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Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?

Como o preço da gasolina está sempre oscilando, muitos motoristas acabam buscando meios para economizar ao máximo. No entanto, há diversos mitos referentes a este assunto, e é bom o consumidor ficar esperto para não cair em pegadinhas.

Em vista disso, resolvemos explicar um tema que vem circulando há muito tempo: será que a gasolina aditivada rende mais do que as outras? Será que vale mais a pena do que a comum?


Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?

Antes de responder às perguntas anteriores, é importante conhecer a função da gasolina aditivada e, em seguida, tiramos uma conclusão sobre o seu rendimento no automóvel.

Uma das práticas mais recomendadas para ter ciência de qual o combustível ideal para o seu carro, é verificando o manual do veículo.


Através dele você poderá encontrar informações como a gasolina certa que deve-se usar no dia a dia, também qual tipo de combustível colocar em situações onde você esteja dirigindo o carro em outro país e o valor da octanagem correta para o motor do seu carro, que é definida como a capacidade que o combustível possui de resistir às altas pressões e temperaturas sem detonar.

Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?

Atualmente, temos no Brasil, as gasolinas comum, aditivada, premium, podium, formulada e a de aviação, todas elas têm diferenciações, e isso explica as distinções no preço final para o consumidor.

Já mostramos aqui no NA uma matéria explicando sobre todas elas e como você deve utilizá-las: tipos de gasolina.

As gasolinas comum e aditivada são as mais comercializadas. Com índice antidetonante mínimo de 87, a comum é mais simples porque não contém aditivos, apenas etanol anidro.

Já a aditivada tem o mesmo valor de octanagem da comum (IAD 87 mín.), mas a sua principal diferença está no pacote de aditivos e nos efeitos positivos que ela traz para o motor do seu carro.

Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?

Esse pacote inclui detergente/dispersante que mantém limpo as válvulas do motor e o sistema de alimentação de combustível.

Além disso, há uma ação de limpeza com redutor de atrito, que cria uma fina camada nas paredes dos cilindros e nos anéis de segmento, reduzindo o atrito destas superfícies. Com esse trabalho, a aditivada pode facilitar o trabalho do motor, mas, ainda assim, isso é diferente de “render mais”.

Basicamente todas as gasolinas aditivadas do mercado recebem um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum. Inclusive, com ela, pode-se abastecer qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.

Gasolina aditivada rende mais do que as outras?

Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?
Como explicamos anteriormente, com toda a sua ação positiva, ela aperfeiçoa o desempenho do veículo. Mas, dizer que a gasolina aditivada rende mais é um mito.

Um motor sujo acaba tendo seu consumo de combustível elevado, por isso que ao realizar a limpeza abastecendo com a aditivada, ele pode voltar com o seu desempenho original e isso cria a impressão de maior rendimento. É entendível que circule essa informação, mas ainda assim continua sendo um mito.

Mas se você está preocupado com a economia, existem algumas dicas, verdadeiras, que poderão te ajudar a economizar, como veremos mais adiante.

Gasolina aditivada: vale a pena?

Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?

De modo geral, é vantajoso abastecer com gasolina aditivada, contudo, como muitos sabem, ela é mais cara em relação às demais. Mas compensa pelos benefícios apresentados ao motor do veículo.

Se o seu automóvel está acostumado a ser abastecido com comum, poderá colocar a aditivada sem nenhum problema, o resultado ainda é benéfico, já que ela irá trabalhar na limpeza.

Misturar as duas no tanque já não é recomendado, afinal os auxílios não serão obtidos na íntegra, então vale pensar bem. Caso você esteja planejando trocar, faça os cálculos de quanto será necessário desembolsar para realizar essa transição.

Como economizar combustível ao dirigir

  • Trocar o ar condicionado pela abertura dos vidros é uma das práticas que podem ajudar em velocidades de até 60 a 70 km/h. Dependendo do modelo, o ar pode gerar um consumo adicional de 15%.
  • Acima de 70 km/h, fechar os vidros ajudará na economia de combustível, porque com os vidros fechados o carro gerará menos arrasto aerodinâmico. Manter o ar condicionado desligado nessa ocasião é o ideal, e pode ser feito em regiões mais frias ou a noite, deixando apenas a ventilação forçada ligada. Se estiver muito quente, ligue o ar ao invés de abrir os vidros.
  • Manter os pneus bem calibrados ajuda na redução do consumo, pois o arrasto também será menor. Algumas marcas até mesmo recomendam colocar 2 ou 3 libras a mais nos pneus se o uso for rodoviário, para uma redução de consumo ainda maior.
Gasolina aditivada rende mais? Vale a pena?
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Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Tibúrcio

    Fazer o carro consumir menos também se deve ao pé do condutor.
    Sair em desespero de farol, ultrapassagens desnecessárias, esticar muito uma marcha, tudo isso também contribui para um consumo maior.

    • Louis

      E é o que mais vejo todos os dias. Cara sai acelerando como louco a cada saída de lombada, semáforo, semplre levando o giro para mais de 3k RMP, muitas vezes com carros pesados e depois reclama que o carro bebe muito…

      • Marcelo Alves

        Sim, saem acelerando igual louco e só tiram o pé do acelerador para frear já chegando no próximo cruzamento, é o que mais tem, gastam combustível, pastilhas de freio e pneus.

    • Realmente.

  • Adauto Vieira Dias Júnior

    Na cidade q eu moro no interior da PB, só uso aditivada, pois não há diferenças de preços. Ambos estão na casa de 4,81 Reais.

  • Ricardo

    Medo das promoções de aditivadas! As vezes pode estar há vários meses parada no tanque do posto e barateiam pra se livrar.

    • E eu acredito que muitos postos vendem comum como aditivada.

      • Meu medo é exatamente esse. Você paga mais por aditivada, mas na verdade está levando a comum mesmo.

      • Pedro Henrique

        por isso o mais importante é achar um posto de confiança, se te vendem comum como aditivada, que outras trambicagens não fazem ao te vender a comum?
        “tenho” postos de confiança o qual abasteço e a gasolinada aditivada é muito boa, é quase instantaneo, vc ta ali com a comum de um posto marromenos e põe a aditivada anda uns km e o carro muda o som, fica mais “liso”.
        abasteço aditivada quando posso sempre, e desde a greve que os estoques de tudo foi embora, gasolina velha é oque não tem kkkkk

        • Posto de confiança na minha cidade eu tenho, em outras cidades quando estou viajando que não.

      • Fabricio

        certeza… tenho medo inclusive que alguns postos ultimamente vendem até alcool como gasolina.. kkkk

        • Elizangela Oliveira

          Minha desconfiança é quando vc abastece num posto estranho, no qual talvez nunca volte. Vc tá num estado com um carro com placa de outro estado. O frentista olha pra vc e pensa “pra esse uma gasosa da boa”. Se pedir alguma informação de endereço ou trajeto, aí tá ferrado, o sujeito vai ter certeza que vc é “turista”.

          • Fabricio

            Bem isso.. sem falar nos controlinhos remotos que acionam o mecanismo que faz milagrosamente o litro passar a ter 900 ml….

            • Andrew B.

              Você precisa saber quantos litros vai no tanque a cada abastecimento. O que está marcando no painel… Por exemplo, um carro quando chega na reserva, é para encher com 40 litros. Se a bomba travar com muita diferença, desconfie.

              • Fabricio

                Sim.. mas os caras são malandros.. colocam uns 10% de diferença… algo assim.. .que o consumidor comum não consegue perceber… .Tem vídeo na internet de um cara que abasteceu um peugeot e colocaram mais litros do que caberia no tanque…

      • Elizangela Oliveira

        Na duvida, gasolina comum, abastecimento sempre no mesmo posto e manutenção regular. Se o carro der algum problema é possível acionar o posto.

    • Zé Mundico

      Pois é…por via das dúvidas nunca na vida abastecí com aditivada, apenas comum.
      E todos os carros que tive e tenho são monocombustíveis a gasolina.

    • Marcelo Alves

      Tem que ficar esperto também que dependendo do posto você manda colocar gasolina e o frentista dá uma de desentendido e coloca gasolina aditivada (isso é o dono do posto que manda fazer), já aconteceu isso comigo algumas vezes e sempre a diferença de preço é de 20 centavos pra mais.

      • Ricardo

        Já aconteceu comigo também! Pedi etanol e colocou gasolina aditivada.

      • Otavio Marcondes

        Olha…no Paraná e em Santa Catarina não vi chegar a isso com frequência não. Somente em postos com preços bem acima da média.

        • Marcelo Alves

          Aqui em Goiânia deve ser mais comum isso, eu fico de olho (as vezes até saio do carro e fico do lado do frentista olhando de qual bomba ele vai pegar a gasolina), porque até uns 2 – 3 anos atrás isso acontecia com frequência comigo.

  • Oberon de Megrez

    Vejo bastante postos oferecendo a gasolina aditivada no mesmo preço da comum… aqui (grande ABC – SP) é bem comum. e não é algo momentâneo, um promoção de curto tempo, sempre é ofertado ao mesmo preço. Quem garante que uma delas esta aditivada mesmo? Triste mesmo é saber que mesmo que eu vá em posto de bandeira tradicional e pagar R$4,90 na gasolina aditivada ainda sim não estou colocando o combustível ideal para o meu carro.

    • Lyn

      Quando se encontram com o mesmo preço eu tenho certeza que não é aditivada

  • Zé Mundico

    A única vantagem da gasolina aditivada é o processo de limpeza de partes e componentes do motor que ela desempenha. Fora isso, não adianta achar que usando aditivada o carro vai render mais ou gastar menos, pois não vai nada. O resto é só papo furado e achismo sem noção.
    Quanto a gaolina podium, é outro papo. Além de aditivada, a podium tem mais octanas, o que melhora o DESEMPENHO do motor e não a sua potência. Em outras palavras, seu carro vai render mais com menos gasolina, mas não vai aumentar potência nem resposta de aceleração. Traduzindo, seu carro pode até ficar mais econômico mas não vai virar um foguete.

    • Leandro

      Motor sujo consome mais. Gasolina aditivada limpa o motor. Logo, gasolina aditivada contribui para um consumo melhor…

    • Guedes

      isso depende hein. a Podium otimiza o aproveitamento de toda potência do motor, ou seja: se com a comum um carro de 140 cv nao deselvolve totalmente a cavalaria, com a Podium a ” chance” da potência atingir o máximo é maior…

      • Otavio Marcondes

        Não deixando de lembrar que a Podium tem aditivos também.

  • zekinha71

    Quando falam de gasolina aditivada, parece que é uma coisa super tecnológica, mas na real é a coisa mais simples que existe, o caminhão tanque chega no posto com gasolina comum, no tanque que vai ter a aditivada no posto simplesmente colocam uns dois litros do aditivo e depois colocam a gasolina, igual as pessoas fazem com aqueles frascos de aditivo que colocam no tanque dos carros.
    Pra ter certeza que se está comprando gasolina aditivada, tem que reparar na hora que o posto está sendo reabastecido.

    • Isso era comum antigamente e atualmente em posto sem bandeira, pois atualmente as grandes distribuidoras fazem a mistura com sua própria fórmula, para evitar discrepâncias.

  • Pedro Henrique

    geralmente o preço dela é 10 centavos mais que a comum, a pessoa querer economizar uns 4 reais por tanque de 40~45 litros cheio (maioria nem põe isso) é o tipo de pessoa que não deve dar uma manutenção adequada, só faz quando quebra, sem usar aditivada pode ter problemas mais caros do que se tivesse usado aditivada.

    • Elizangela Oliveira

      O maior problema é ter certeza que é aditivada!. Meu carro tem manutenção preventiva. O óleo para 10mil km é trocado a cada seis meses, independentemente da quilometragem. Fluido de direção e freio conforme o manual.Não coloco água de torneira no esguichador nem no radiador, não dou partida e já saio andando com o motor totalmente frio, inclusive na primeira partida do dia ligo a chave e espero alguns segundos para a leitura completa da central (coisas simples que muitos não fazem), parida apenas com a embreagem acionada, etc, etc. Nem por isso considero primordial abastecer com aditivada. Não acredito que cause ou deixe de causar algum dano ao carro. Enfim, se tivesse certeza do aditivo até pagaria mais por ele.

      • Pedro Henrique

        só um adendo, na sua primeira partida, a unica espera que deve fazer é até a bomba de combustível fazer o trabalho de pressurizar corretamente a linha, pois depois de dada a partida é mais saúdavel sair andando com o carro do que deixar ele parado “esquentando”, mesma coisa quando chega, se você não fez uma decida de serra ou uma corrida e logo chegou em casa, o melhor a se fazer é parou desligou, não tem q ficar parado esperando com ele ligado pra nada. só oque vai estar fazendo é poluindo e gastando combustível.

        caso não confie em aditivadas de postos de confiança existem aditivos para se colocar no tanque, que claro, precisa de muito mais cuidado em saber oque você ta colocando ali, de que marca é e eles geralmente não “diluem” bem como os preparados pelas produtoras de combustível.

    • Leandro

      Exato. Se economiza 4 reais na gasolina, imagina na troca de óleo. Deve colocar só óleo mineral e nunca trocar os filtros, isso sem falar em outros itens de desgate, que não devem nem olhar. Só trocam quando quebra.

      • Pedro Henrique

        ou alguns pior ainda, nem trocam peças com defeito, vão no posto marbarato(e suspeito) da cidade sempre, por causa de 4 centavos no litro da comum…

    • Marcelo Alves

      Pode comprar frascos de aditivo e usar a parte também, colocando coisa de 200ml por tanque (ou conforme a recomendação do fabricante para uso preventivo), além de ser melhor que confiar no posto você ainda tem a possibilidade de aumentar a concentração do aditivo para uma limpeza melhor. Se o carro for Flex é só rodar um tanque no álcool que a água que tem no álcool limpa tudo, a carbonização é toda dissolvida e o motor fica limpo.

  • el punidor

    Para evitar todos os problemas e dúvidas, só uso álcool há décadas, isso aqui nos Estados de São Paulo e Paraná, mais especificamente Curitiba.

    • Elizangela Oliveira

      Mas tem álcool aditivado também. Uns 10/15 centavos a mais por litro sem garantia nenhuma que é realmente aditivado. Então, vai comum mesmo, seja álcool ou gasolina. Eu costumo alternar esporadicamente.

  • Leandro

    Eu tenho receio de que postos vendem comum como se fosse aditivada. No Brasil vale tudo.

  • Leandro

    Motor sujo consome mais. Gasolina aditivada limpa o motor. Logo, gasolina aditivada contribui para um consumo melhor.

    • jonases

      Ou vc usa gasolina comum e periodicamente adiciona o aditivo super concentrado da STP (o da garrafa dourada). É o mesmo que a VW vende como “AG2000”. Assim tem CERTEZA que está limpando o motor, ao invés de confiar em posto.

      • Lennes

        Boa Jonases

  • Ricardo Alexandre da Rocha Bri

    Tenho um Prisma Joy 2016/2017 adquirido 0 Km vai fazer 2 anos agora em outubro, e sempre o abasteci e continuo abastecendo somente com gasolina aditivada. E o quê mais me impressiona é o desempenho e á economia que o carro têm. Pois chego á atingir quase 1.000 Km rodados em rodovia com um único tanque de combustível, mais precisamente 962 Km rodados com 52 litros utilizados dos 54 que o tanque possui, o que dá uma média de 18,5 Km e meio por litro de gasolina. E o desempenho que surpreende também muita gente que anda comigo, e acha que o carro não é uma motorização de 1.000 cilindrada por causa do bom desempenho que o mesmo possui. E outra coisa é á limpeza que esse combustível proporciona ao motor do carro. Pois toda vez que vou fazer as revisões do carro, o mecânico da autorizada Chevrolet me pergunta se utilizo etanol no carro para manter tudo limpo como ele encontra nas revisões não sei porque. Aí respondo pra ele que só abasteço com gasolina aditivada. Por isso recomendo á qualquer pessoa que abasteça somente com gasolina aditivada.

  • Kadett

    Já fiz o test diversas vezes em meus dois carros… Colocando R$ 100,00 no tanque…. A Gasolina Grid rende entre 25 a 30km a mais que a Gasolina Comum.

    • Andrew B.

      O velho teste do 100.

  • Estevão Gonçalves

    Já fiz várias vezes testes com comum e aditivada.
    Quando pego estrada com aditivada, a autonomia se estende em uns 30 km ou mais.
    A aditivada da shell foi a que consegui maior autonomia chegando até 50 km a mais.
    Meu carro: Peugeot 308 1.6 Flex aspirado.

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