6 melhores crossovers e SUVs compactos para famílias

family suv

O mercado de utilitários esportivos de porte compacto tem um bom espaço no Brasil e vem atraindo cada vez mais a atenção os consumidores, em especial de famílias que precisam de espaço, conforto e porta-malas. Com praticamente o fim das peruas pequenas e mesmo as de segmento médio com preços competitivos, os clientes passaram a mirar neste novo tipo de carro.

Antes reservados ao segmento superior e com preços muito altos, os SUVs agora contam com os modelos de porte compacto, que surgiram como uma alternativa, embora os preços igualmente tenham decolado com a procura. Além das vantagens acima citadas, os crossovers e SUVs apresentam ainda dimensões que cabem bem na garagem, seja residencial ou predial.

Eles oferecem ainda desempenho – na maioria dos casos – condizente com uso mais urbano, onde é o dia a dia das famílias, mas com capacidade para viagens de fim de semana ou até férias. Poucos oferecem condições para uma aventura mais radical no fora de estrada.

A posição de dirigir elevada também é um atrativo para muitos, dando sensação de segurança e confiança, que carros mais baixos ou menores não cumprem. O público feminino gosta bastante disso.

Top 10: Crossovers automáticos mais baratos (2023)

E quais seriam os melhores crossovers e SUVs compactos para famílias? Antes de tudo, tamanho não é documento, embora pareça ser um requisito para um carro que pretende oferecer um bom espaço interno e também porta-malas. Mas no caso de utilitários esportivos compactos, isso não é necessariamente uma regra.

Alguns modelos pequenos – dentro do segmento – cumprem bem as duas tarefas citadas acima. O segmento em geral vai de 4,00 m até pouco menos de 4,40 m em nosso padrão de tamanho, que é semelhante ao europeu. Dentro dessa faixa existem outras duas bem definidas, com uns até 4,20 m e outros com até pouco mais de 4,30 m.

family suv 2

Um bom crossover ou SUV compacto para a família precisa ter um bom espaço para quem vai atrás, especialmente porque as crianças crescem e muitas famílias tem seus filhos já bem grandes. Um ambiente mais amplo também confere bem-estar, especialmente se os membros da casa têm de ficar muito tempo no habitáculo do automóvel, que acaba se tornando uma extensão da casa.

Porta-trecos, copos e outros espaços são bem-vindos, assim como conexões USB, Bluetooth e suporte para DVD. Um bagageiro grande é útil não só para malas de todos, mas para tudo o que se precisa para uma viagem de férias ou fim de semana, mas também para as compras do mês.

Afinal, quanto maior a necessidade alimentar da família, maior é o volume de caixas ou sacolas. Assim, um volume acima de 400 litros já é suficiente.

O preço é ainda uma parte sensível do negócio no mercado brasileiro, mas como já comentamos acima, os valores foram inflados e um bom crossover compacto ou SUV compacto hoje em dia não sai por menos de R$ 80 mil. Os mais equipados já passaram dos R$ 100 mil.

O pior é que poucas alternativas existem e, para captar futuros clientes, os fabricantes converteram hatches compactos em “aventureiros urbanos”, que antes eram uma alternativa para a falta de utilitários compactos.

Abaixo, listamos alguns modelos que atendem bem estes e outros aspectos de um bom crossover ou SUV compacto para a família. Evidentemente, a preferência por uma marca ou outra, assim como por estilo ou tecnologia embarcada, podem influenciar alguns chefes de família na hora da compra.

Citroën Aircross

citroen c3 aircross eat6 NA 6

Nasceu como aventureiro de uma minivan e acabou ganhando contornos mais focados no segmento de utilitários esportivos, sendo agora considerado um crossover. O Citroën Aircross não evoluiu no Brasil como na Europa, onde ganhou um estilo mais “SUV”, embora com a mesma plataforma PF1.

Aqui, a marca aposta em revisões com preço fixo e custo convidativo.

Tem bom espaço interno, especialmente altura e facilidade de acesso. Seu porta-malas tem 403 litros e pode ser bem ampliado com o rebatimento do banco traseiro.

Na mecânica, agora adota uma desejada caixa automática de seis marchas, que dá ao Citroën Aircross melhor performance e eficiência, mesmo que seu motor 1.6 16V Flex tem perdido 4 cv. Para uma família com membros de boa estatura, especialmente, atende bem, apesar de consumo não ser um ponto forte do modelo.

Honda HR-V

Honda HR V 2019 1

Anterior líder do segmento, o SUV/crossover compacto da Honda caiu nas graças do consumidor brasileiro. O HR-V apresenta um visual moderno e até certo ponto atraente, mas é o conjunto que o destaca.

Com ótimo espaço interno, o utilitário esportivo amplia ainda mais as possibilidades com o ajuste múltiplo ULTRa Seat, que permite o transporte de objetos altos ou longos com apenas alguns ajustes. Além disso, tem bancos confortáveis e um porta-malas que satisfaz muitas famílias: 430 litros.

Além disso, o Honda HR-V explora um conjunto mecânico já conhecido e respeitado, empregando motor 1.8 com mais potência (140 cv) com gasolina, invertendo a tendência do mercado. Ele vem com uma caixa CVT que dá economia e um rodar linear, privilegiando mais o conforto, que é o objetivo da maioria das famílias.

Tem um bom nível de conectividade com entradas USB e HDMI. Confiabilidade e baixa desvalorização atribuídas à marca garantem o sucesso do modelo.

Hyundai Creta

HB20S está com preço de hatch e Creta tem IPVA ou combustível grátis

Sem chamar atenção, o Hyundai Creta faz a lição de casa. O modelo da marca sul-coreana é discreto visualmente, mas chama atenção pelo bom acabamento interno e igualmente pelo espaço oferecido. O porta-malas está dentro da média com seus 431 litros.

Não possui a mesma versatilidade do líder, mas atende bem ao propósito familiar. Há bons porta-trecos e conectividade para interação dos membros da casa.

Como já mencionado, o Hyundai Creta não inova também em motorização, fazendo uso do que já está disponível, contando com um 1.6 Flex de até 130 cv e o 2.0 Flex com até 166 cv.

Nos dois casos, a transmissão automática de seis marchas se faz presente, garantindo trocas bem suaves e rapidez, sendo bem próxima de uma dupla embreagem, dada o bom casamento motor/câmbio. A dirigibilidade é outro ponto alto do crossover, embora não tanto em consumo.

JAC T50 Plus

jac t50 plus 1

Considerado o melhor carro da marca chinesa, o JAC T50 não prima exatamente pelo visual, sendo bem chamativo na frente e conservador atrás. Com frente longa demais e habitáculo que parece uma minivan, o crossover/SUV ganha bons pontos em espaço interno, que é ótimo pelo seu porte e entre eixos, que é de apenas 2,56 m.

Pelo que se vê, o projeto teve êxito em aproveitar bem essa distância e ainda fornece ao modelo um bagageiro com 600 litros (até o teto).

O painel não tem um visual moderno e mesmo com tela de 8 polegadas, sua multimídia carece de intuitividade, mas tem HDMI, USB e Bluetooth para a família. A condução é boa, tendo direção elétrica bem leve, posição de dirigir elevada, retrovisores enormes e mais segurança com controles de tração e estabilidade.

O JAC T50 usa um motor 1.6 Flex de até 138 cv e há opção de câmbio CVT. Com este, o conjunto tem performance que atende no dia a dia urbano, mas carece de força em estrada.

Nissan Kicks

nissan kicks 2022 6

Desenvolvido no Brasil para o mundo, o novo Nissan Kicks apela para um bom visual, jovial e até “esportivo”, que chama ainda mais atenção com o teto em cor contrastando com a pintura geral (confira aqui Avaliação Kicks 2022: visual retocado, mas continua sem pressa), um item que começa a se destacar no mercado automotivo.

Tem um habitáculo com volume dentro do esperado, com um porta-malas bom: 432 litros. O ambiente se destaca pelo visual moderno e acabamento do painel, assim como pelo volante de fundo chato e conectividade com apps diversos, incluindo o desejado Waze. Para a família, dá até para jogar Angry Birds, por exemplo.

Na dinâmica de condução, o Nissan Kicks é focado no conforto e apresenta até controle eletrônico de chassi, garantindo boa dirigibilidade. Seu conjunto mecânico é apenas adequado, tendo motor 1.6 Flex com 114 cv e câmbio CVT.

O pacote garante eficiência energética e conforto, reforçados pelo bom isolamento acústico. Opções de personalização interna e externa deixam o carro ainda mais agradável.

Renault Duster

Na Argentina, novo Renault Duster terá motor 1.3 turbo

A nova geração do Duster chegou e manteve as qualidades que o modelo anterior sempre mostrou, o que acabou conquistando uma parcela do público desse segmento.

Simples e robusto, o modelo nunca escondeu sua origem de baixo custo, tanto por fora quanto por dentro, especialmente no segundo caso. As portas dianteiras, por exemplo, são as mesmas do Sandero.

O espaço é bom, mas o acabamento é fraco, comparável aos populares Logan e Sandero, com os quais compartilha componentes. Para os mais exigentes nos quesitos acima, ele passa batido, mas para famílias que estão migrando de segmento abaixo e não querem ou não podem pagar pelos crossovers mais sofisticados, o Duster aparece como opção.

Já reconhecido pelo mercado, o Renault Duster (veja uma avaliação do Duster) dá também o porta-malas que as famílias querem: 475 litros. Dá e sobra para muitas casas. Conhecido pela robustez, o modelo se adapta bem às condições ruins de ruas e estradas brasileiras.

Simples também na mecânica, o crossover da marca francesa agora vem com motor 1.6 Flex com até 120 cv e a boa opção CVT, que gera mais eficiência e conforto.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X