Venda de carros importados aumentará em junho, segundo a Anfavea

haval h6 gt 2024 toriba santos (2)
haval h6 gt 2024 toriba santos (2)

Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, afirmou que as vendas de veículos importados aumentará em junho e o motivo não tem relação com preços, mas com a tributação de carros que chegam de fora, segundo a Reuters.

Como se sabe, o imposto de importação aumentará em julho, passando de 10% para 18% no caso de carros elétricos e de 12% para 20% no caso dos híbridos e de 15% para 20% para os híbridos plug-in.

Lima Leite disse: “No mês de junho os elétricos devem vir muito fortes, porque em julho a tarifa vai ser elevada para 18% e, por isso, o mês de junho vai ser marcado por aumento significativo”.

O presidente da Anfavea ainda disse que os emplacamentos não feitos em maio ocorrerão em junho, haja visto que os licenciamentos no mês passado caíram 9% no caso dos importados.

Ainda assim, o segmento teve alta de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o aumento do imposto, haverá uma aceleração não só nas vendas, mas também o relógio começa a contar contra as marcas chinesas que estão chegando.

O motivo é que o aumento do imposto de importação impactará nas contas de BYD, GWM e outras a partir de julho, enquanto as operações de produção localizadas não entram em atividade.

Um aumento de preços já pode ser esperado, ainda mais no período de julho de 2024 a junho de 2025, quando as alíquotas acima estarão em vigência. Após isso, até junho de 2026, os percentuais aumentarão mais até chegarem a 35%.

Ainda não sabemos o quanto de carvão os fabricantes chineses têm para colocar na brasa e manter suas vendas aquecidas até o cumprimento dos prazos de produção e do imposto de importação alcançar o limite da OMC.

Seja como for, com EUA e Europa barrando a entrada deles, o Brasil – de portas abertas – se torna um caminho atrativo para se obter espaço muito rapidamente.

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X