Vendas de carros elétricos nos EUA e China já afeta demanda por gasolina

combustivel gasolina
combustivel gasolina

Pode parecer cedo para isso, mas não é. As previsões para a demanda por gasolina nos mercados dos EUA e China em 2024 apontam para estagnação e o motivo são os carros elétricos e, da mesma forma, híbridos plug-in.

Ainda que haja uma desaceleração nas vendas de carros elétricos em todo mundo, o montante já produzido e o que está sendo vendido, em especial na China, afetará a demanda pelo derivado de petróleo já no segundo semestre de 2024, segundo a Reuters .

O levantamento aponta um aumento no consumo de gasolina ao nível global, porém, nos EUA e também na China, esse aumento será neutralizado pela presença de veículos que não consomem o combustível.

Esse é o primeiro efeito dos carros elétricos na demanda por gasolina que se tem notícia e a pandemia de Covid-19 teve papel crucial nisso após o retorno, onde a busca por carros elétricos aumentou nos states e explodiu na China.

caoa chery tiggo 8 plug in hybrid 4
caoa chery tiggo 8 plug in hybrid 4

A previsão de consumo na China é de 340 mil barris diários, porém, isso é menos da metade dos 700 mil barris/dia do ano passado. Sushant Gupta, analista da Woodmac, comentou: “A penetração dos veículos elétricos tem vindo a aumentar nos Estados Unidos e na China. Para este ano, a procura chinesa crescerá apenas 10.000 barris por dia devido à maior adoção de veículos elétricos”.

Toril Bosoni, chefe da indústria petrolífera e da divisão de mercados da Agência Internacional de Energia, já havia alertado no ano passado: “Será um desafio para as refinarias reequilibrarem a sua produção”.

Isso significa que a China, como um enorme contraste, terá de ver suas refinarias exportando gasolina, diesel e querosene de aviação para outros países da Ásia em 2025. Isso mostra o tamanho do impacto do carro elétrico no país.

Nos EUA, apenas 11% das vendas são de carros eletrificados, com 25% na Europa e 45% na China, o que é uma parcela considerável, ainda mais num mercado de 25 milhões de carros anualmente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X