![jac e js1 120 mil km avaliação na (18) jac e js1 120 mil km avaliação na (18)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/jac-e-js1-120-mil-km-avaliacao-na-18.jpg)
Há poucos meses, os carros elétricos usados tinham preços que começavam na faixa dos R$ 100 mil, com muitas ofertas com preço sugestivo de R$ 99.990.
Todavia, os preços mais baixos dos carros elétricos novos, empurram os preços dos usados para baixo.
Desde a chegada do BYD Dolphin, os preços dos carros elétricos novos de entrada baixaram rapidamente. A novidade chinesa chegou com um preço de R$ 149.800, que sustenta até hoje.
Vale lembrar que, na época, carros elétricos como Renault Kwid E-Tech, JAC E-JS1 e Caoa Chery iCar custavam entre R$ 140 mil e R$ 160 mil. O Dolphin chegou e jogou esses preços para a faixa atual, que vai de R$ 99.990 a R$ 126.900.
![byd dolphin mini avaliação na (48) byd dolphin mini avaliação na (48)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/byd-dolphin-mini-avaliacao-na-48.jpg)
Esse movimento para baixo, reforçado pela presença do Dolphin Mini, que chegou com preço de R$ 115.800, enterrou qualquer chance de preços maiores para carros elétricos das marcas já estabelecidas no país antes de BYD ou GWM, por exemplo.
Com esta última incapaz de seguir a conterrânea, por ora, a situação se estabilizou com quatro ofertas entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.
Todavia, isso pode mudar com a chegada iminente do também chinês Leapmotor T03, já confirmado pela Stellantis no Brasil.
Então, como ficam os carros elétricos usados?
![renault kwid e tech test drive na 1 renault kwid e tech test drive na 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-kwid-e-tech-test-drive-na-1.jpg)
Tudo ainda é muito novo e, ainda que alguns modelos usados nas mãos de particulares já tenham vencido a garantia por km rodado, nas lojas, o que se encontra são carros elétricos usados de baixa quilometragem.
No entanto, o movimento natural de descida dos preços dos novos, em virtude da concorrência, também empurra os preços dos carros usados elétricos para baixo.
![kona 2023 1 kona 2023 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/kona-2023-1-1024x629.jpg)
Assim, aqueles que há um ano custavam na casa dos R$ 100 mil ou até mais que isso, hoje podem ser encontrados custando entre R$ 79 mil e R$ 129 mil.
Essa perda de valor nos usados não é em virtude da concorrência entre os carros de segunda mão, mas também não é exclusiva dos carros elétricos mais acessíveis.
![jac iev20 2 jac iev20 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/jac-iev20-2-1024x576.jpg)
Nos carros elétricos 0km, a perda de R$ 100 mil nos preços foi verificada desde o Hyundai Kona EV até o Peugeot e-2008.
Tudo por conta de BYD e GWM com seus eletrificados, que mexeram até com os carros a combustão na faixa entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.
Ainda assim, o que impressiona é mesmo a faixa de entrada, já que os carros elétricos sempre foram considerados caros e inacessíveis, mas por R$ 74 mil, por exemplo, você encontra um JAC E-JS1 2022.
Nesse caso, por exemplo, a oferta tem 178.000 km rodados, o que mostra que foi usado intensamente, provavelmente como carro de aplicativo, mas como vimos na Avaliação NA de um E-JS1 que chegou aos 120.000 km em nossas mãos, pode não ser um negócio ruim.
![peugeot e 208 gt 1 peugeot e 208 gt 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/peugeot-e-208-gt-1.jpg)
Outro, custando R$ 79 mil, tem apenas 23.000 km e é do ano 2023. Qual? Caoa Chery iCar, que chegou a custar praticamente o dobro do valor.
Como segundo carro, no valor de um Fiat Mobi Trekking ou Renault Kwid Outsider, pode-se ter na garagem, um carro elétrico praticamente novo. Outro exemplar da “pequena maravilha do mundo”, mas com 3,85 mil km, sai por R$ 84,5 mil.
![caoa chery icar 2024 caoa santos (1) caoa chery icar 2024 caoa santos (1)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/caoa-chery-icar-2024-caoa-santos-1.jpg)
Também existem modelos elétricos que já estão fora de linha, com o JAC iEV20 2021, com 63 mil km rodados e preço de R$ 83 mil. Este já custou R$ 149.990.
Falando em fora de linha, um velho player inexpressivo também caiu muito de preço como usado, o Renault Zoe 2019, que pode ser comprado entre R$ 110 mil e R$ 120 mil, com km rodado variando de 4 mil a 61 mil. Novo, custou até R$ 289.990…
![renault zoe renault zoe](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/renault-zoe-1024x576.jpg)
Já o Kwid E-Tech, que chegou a custar quase R$ 150 mil, hoje pode ser comprado por R$ 85 mil do ano 2023, mas com 48 mil km. Na faixa dos R$ 85 mil, existem muitas ofertas na internet e com variadas quilometragens, destacando-se mais o pequeno da Caao Chery, que tem média de km rodado em 13 mil.
![fiat 500e eletrico avaliacao (3) fiat 500e eletrico avaliacao (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/fiat-500e-eletrico-avaliacao-3.jpg)
Também pequeno, porém, muito mais caro quando zero km, o Fiat 500e é encontrado facilmente com preços a partir de R$ 132 mil ou pouco menos, mas isso reflete exatamente aquela perda monumental de preços até R$ 300 mil.
Hoje ele custa R$ 214.990. Ou seja, ainda muito caro. Todavia, como usado ainda, o km rodado do JAC gira em torno de 12 mil. O mesmo não se pode contar com o Hyundai Kona EV, que custa na tabela R$ 189.990 para o 0km e usado fica na casa dos R$ 160 mil, com alguns tem em média 11 mil km.
![mini cooper se mini cooper se](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/mini-cooper-se.jpeg)
Enquanto zero km, a MINI tirou R$ 60 mil de seu valor, mas como usado, deixando o MINI Cooper S E começar em R$ 199.950. No mercado de usados, o inglês elétrico começa em R$ 140 mil e com km rodado em torno de 20 mil km.
Outro hatch elétrico é o francês Peugeot e-208 GT 2023, encontrado por R$ 131 mil e com menos de 20 mil km. Novo? R$ 235.990. Ou seja, mais de R$ 100 mil perdidos em apenas um ano de uso. Tentador para quem compra, péssimo negócio para quem vende.
![peugeot e 2008 (3) peugeot e 2008 (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/peugeot-e-2008-3.jpg)
Então, continuaremos a ver queda de preços? A resposta é sim. Com o T03 da Leapmotor, a Stellantis quer brigar pelo título de carro elétrico mais barato do Brasil. Isso mexerá realmente com a Renault, além de ajudar a mover mais preços para baixo.
Ainda não sabemos os limites dos chineses em preços, mas fica claro que, para um segundo carro e até mesmo o veículo da família, em alguns casos, o carro elétrico já se tornou uma opção viável, ainda mais para quem mora em casa. Você considera ter um carro elétrico? Quem sabe um usado?
Até tu, Brutus?
![byd dolphin na 1 byd dolphin na 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/byd-dolphin-na-1-1024x576.jpg)
Antes de terminarmos, lembra do causador desse rebuliço todo? Pois é, o BYD Dolphin também desvalorizou e, nesse caso, quase R$ 30 mil. Se você está se perguntado sobre a quilometragem dele como usado, sinto em dizer, mas não. Não estamos falando de usado.
Em ofertas na internet, o Dolphin zero km é oferecido por nada menos que R$ 119 mil… Isso mesmo, R$ 30 mil a menos que na tabela, pelo carro líder em vendas entre os elétricos e o Top 20 do mês de abril. Então, o “culpado” sente agora o gosto do próprio veneno…
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