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Venezuela: como funciona o mercado de automóveis

ford-fiesta-venezuela-620x354 Venezuela: como funciona o mercado de automóveis

Você deve ter ficado espantado com os preços sugeridos para o recém-lançado Dodge Forza no mercado venezuelano. Mesmo sendo feito no país, o Fiat Siena rebatizado com a marca americana custa o equivalente a R$ 95.000! E não é somente ele. Uma rápida pesquisa mostrará que um simples Chevrolet Spark (do antigo) custa R$ 47.000 ou que um Ford Fiesta Hatch (o nosso Rocam) sai a partir de R$ 57.000!



Tem algo estranho? Realmente. A Venezuela hoje pode se considerar o país com os carros mais caros do mundo, e não outro latino-americano deitado em berço esplendido, como muitos pensavam. Lá, uma Toyota Fortuner 0 km (SW4) custa em torno de R$ 220.000 na loja. Ok, não está tão distante assim do modelo vendido aqui. No entanto, se o espanto é com os preços de tabela, pior é saber que fora da loja o negócio (para quem vende, é claro) é muito melhor.

Com as restrições às operações com dólar, a Venezuela passou a importar e produzir menos veículos. O governo tem uma taxa cambial de 6,30 bolívares para 1 dólar. Isso faz com que os preços dos veículos novos subam às alturas. Além disso, as próprias montadoras reduzem a produção por causa da falta de peças e impossibilidade de investir mais dinheiro nas operações.

dodge-forza-venezuela-620x336 Venezuela: como funciona o mercado de automóveis

Se a indústria e o comércio de automóveis estão mal na Venezuela, o poder de compra dos consumidores não segue a mesma rota. A demanda por carros é muito grande, só que não há disponibilidade de produto. Muitas lojas nem tem prazo de entrega e quem consegue comprar, imediatamente vende por duas ou três vezes o valor de tabela. Lembra-se da Fortuner? Depois de emplacada, ela realmente vira uma fortuna na mão do proprietário, que pode vender facilmente por 1,5 milhão de bolívares ou mais de R$ 522,4 mil!

O preço alto é compensado pelo subsídio aos combustíveis, sendo que a gasolina custa em média R$ 0,09 o litro. Em alguns locais, nem mesmo é preciso pagar para abastecer, já que os valores são irrisórios. No entanto, se você está lá e quer unir o útil ao agradável, pode partir para o mercado negro, onde a cotação do dólar é bem mais baixa e a Fortuner pode custar em torno de R$ 60.000…

Mesmo assim, os números não ajudam. A importação tem despencado, já que o governo quer priorizar a produção nacional, assim como o Brasil faz atualmente, mas controlando os preços e retendo a entrada de dólares. Em 2008, a Venezuela importou 135.499 veículos, mas em 2012 apenas 25.296 entraram no país. A produção cai de 172.418 em 2007 para 105.000 em 2012. No primeiro trimestre de 2013, a produção caiu 51,7% e não passou de 14.316 unidades. A imposição de regras para cotação de preços sugeridos e comercialização de veículos tem prejudicado enormemente o mercado local. Assim, a Venezuela é um país com demanda fortemente reprimida.

[Fonte: La Capital/El Tiempo]

  • dirceu

    Que irônico… combustível abundante e não tem carro pra consumir… e depois ainda defendem lixo de país.

    • experientdriver

      Não sei se o blog se atentou a isso, mas na Venezuela o câmbio divulgado pelo governo é bem diferente daquele praticado.

    • Pedro_Lourenco

      É como Cuba, quem defende jamais se atreveu a morar lá para saber onde o calo aperta.

  • Diegorji

    A qualidade de vida na Venezuela é péssima, vide os indicadores de desenvolvimento humano. É incrível como um país com tantas riquezas pode se restringir a uma idéia vanguardista de esquerda e que toda uma nação fique prostrada apenas observando. Neste sentido eu acredito que o Brasil como sociedade deu um longo passo na idéia de participação popular na política.

    Olhe o preço desses carros, isso na minha avaliação é como um crime contra economia popular, mesmo com a inflação apresentada esses carros não valem tudo o que é pedido.

    • CleSilva

      e eu achando que o BrasIl tinha preços horiveis! #CHUPAVENEZUELA

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      • Sr_Wilson

        Mas eles ainda pagam 0,09 reais por litro de gasolina, enquanto nós pagamos 3,20 por litro de gasolina de baixa qualidade e cheia de alcool.

        • Rodrigo

          Eu prefiro pagar quase R$3,00 na gasolina do que comprar um carro 0km por quase 3 vezes o valor dele no mercado e ter que esperar a boa vontade de um dia recebê-lo.

          Sem contar que viver na Venezuela é muito pior do que no Brasil, por vários motivos. Desde falta de liberdade de expressão até violência e insegurança sem igual em outro país da América Latina.

          • bva

            Fiesta Rocam aqui é 32.000 la é 47.000 a diferença é de 15.000 e a gasolina se para 0,09, então lá ainda é bem melhor que aqui. Basta fazer as contas.

          • granrs78

            Mas o problema da matéria é querer colocar os preços deles em reais, coisa que é completamente fora da realidade, pois eles ganham e pagam os carros com a moeda deles e não em reais. Para saber se está caro ou barato, teriámos que saber quanto é o salário médio dos Venezuelanos.

            • ThiagoLMC

              O Salário mínimo é de 1.407,00 bolívares, portanto mesmo supondo uma média salarial de 5 mil bolívares… continua sendo impressionante um siena custar 285.000 bolívares…
              Um bom exemplo de conversão seria considerar o salário mínimo no brasil sendo 1.407 reais… e o siena custando 285 mil reais… ia ser complicado. rs

              • granrs78

                Desse jeito realmente chega até a dar pena dos consumidores da Venezuela.

          • LTD1976

            Eu não sou carro para viver de gasolina. Prefiro viver num pais que pelo menos tem papel higiênico a viver em um que passa por uma crise de de abastecimento só porque tem gasolina subsidiada.
            Quem viveu a época de hiperinflação e desabastecimento na década de 80 certamente concordará.

            • Edson Roberto

              O que eu vejo aqui no NA é um problema recorrente de se enxergar apenas um lado da moeda. Se esquecem que nem sequer carros podem ter e quem tem, fica com ele e só Deus sabe como se faz manutenção. É tudo adaptado.

              Quer dizer, adianta pagar R$0,09 de gasolina, sendo que, para namorar, viajar, gastar em despesas com a casa, entre muitas coisas, eu ficarei sem ter como fazer pelo regime que existe por lá?

              Doido de quem pensa assim. Eu nunca sairia do Brasil para viver na Venezuela.

        • AlceuF

          E ainda vivem num país destruído pelo "socialismo bolivariano", seja lá o que for isto.

          • Pedro_Lourenco

            É uma coisa sem pé nem cabeça que a turma usa para definir o regime desorientado com nuances de comunismo e totalitarísmo usando o nome de Simão Bolivar, o grande líder Venezuelano.

      • gradcvel

        kkkkkkkkkkkkkkkkk eita chorei de rir com esse comentário só rindo mesmo dessa situação

    • Tygra10

      Você não sabe o que está falando. Considerando os dados de 2012 do IDH a Venezuela está no grupo de alto IDH (0,748), o que a coloca em 71º lugar. Enquanto isso o Brasil está apenas em 85º. Quando se fala de igualdade social a Venezuela é destaque, pois lidera o ranking da igualdade social na América Latina segundo relatório da ONU, o Brasil no mesmo relatório é o quarto mais desigual.

      Fonte para o IDH 2012 :http://oglobo.globo.com/infograficos/idh-2012/
      Fonte para o relatório da ONU: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/brasil….

      • AlceuF

        Você já foi para a Venezuela? Um país onde os turistas são hostilizados por serem "burgueses", ou atacados por esmola. Um país onde não há respeito à propriedade privada. Cara, você está DEFENDENDO A SITUAÇÃO DA VENEZUELA?
        Cara, na boa, é muito fácil perceber porque lá tem mais igualdade. É PORQUE LÁ TODO MUNDO É POBRE!!!!!

        Cada uma que a gente vê…

        • EduP

          Aqui é bem diferente disso, só que prá pior…

        • Tygra10

          Pela sua lógica então a República Democrática do Congo seria o país mais igualitário do mundo e a Noruega a mais desigual. Na verdade o IDH leva em consideração diversos elementos como: renda per capita, grau de escolaridade e longevidade. A Venezuela no conjunto desses elementos está numa posição melhor que o Brasil. Eu não quis ofender o Diegojli, apenas demonstrar que a Venezuela não é aquilo que os meios de comunicações apresentam. Isso porque para afirmar que a vida na Venezuela é péssima ele disse que os indicadores de desenvolvimento humano apontavam isso, o que não é verdade. Pelo contrário, o que os índices demonstram é que a Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, efetivamente após a chegada de Hugo Chaves ao poder.

          • AlceuF

            "os índices demonstram é que a Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, efetivamente após a chegada de Hugo Chaves ao poder"

            Foi por isso que eu perguntei se você já havia ido à Venezuela. É o tipo do lugar que você sai do aeroporto e já está querendo voltar para o avião.
            Há estátuas de Simon Bolívar que são um misto da sua imagem com a do Hugo Chavez (!).
            Lá você vê prédios inteiros invadidos, sendo que os invasores são protegidos pela polícia. Se invadirem sua propriedade lá, um abraço.
            Quem é que vai investir num país com uma bosta de política dessas? É uma terra de ninguém.
            De que adianta investir pesado no social e deixar a economia em segundo plano? O país está cada vez mais miserável. Nesse ponto, o FDP do Lula foi mais cauteloso.

            O melhor que poderia ter acontecido para a Venezuela foi a morte do Hugo Chavez.

          • AlceuF

            "os índices demonstram é que a Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, efetivamente após a chegada de Hugo Chaves ao poder"

            Foi por isso que eu perguntei se você já havia ido à Venezuela. É o tipo do lugar que você sai do aeroporto e já está querendo voltar para o avião.
            Há estátuas de Simon Bolívar que são um misto da sua imagem com a do Hugo Chavez (!).
            Lá você vê prédios inteiros invadidos, sendo que os invasores são protegidos pela polícia. Se invadirem sua propriedade lá, um abraço.
            Quem é que vai investir num país com uma bosta de política dessas? É uma terra de ninguém.
            A Venezuela não é aquilo que os meios de comunicações apresentam. É pior.
            De que adianta investir pesado no social e deixar a economia em segundo plano? O país está cada vez mais miserável. Nesse ponto, o pilantra do Lula foi mais cauteloso. Gastou muito e roubou muito, mas não quebrou tanto o país quanto seu par venezuelano.

            O melhor que poderia ter acontecido para a Venezuela foi a morte do Hugo Chavez.

          • AlceuF

            "os índices demonstram é que a Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, efetivamente após a chegada de Hugo Chaves ao poder"

            Foi por isso que eu perguntei se você já havia ido à Venezuela. É o tipo do lugar que você sai do aeroporto e já está querendo voltar para o avião.
            Há estátuas de Simon Bolívar que são um misto da sua imagem com a do Hugo Chavez (!).
            Lá você vê prédios inteiros invadidos, sendo que os invasores são protegidos pela polícia. Se invadirem sua propriedade lá, um abraço.
            Quem é que vai investir num país com uma bosta de política dessas? É uma terra de ninguém. Não, a Venezuela não é aquilo que os meios de comunicações apresentam. É pior. De que adianta investir pesado no social e deixar a economia em segundo plano? O país está cada vez mais miserável. Nesse ponto, o pilantra do Lula foi mais cauteloso. Gastou muito e roubou muito, mas não quebrou tanto o país quanto seu par venezuelano.

            O melhor que poderia ter acontecido para a Venezuela foi a morte do Hugo Chavez.

          • AlceuF

            "os índices demonstram é que a Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, efetivamente após a chegada de Hugo Chaves ao poder"

            Foi por isso que eu perguntei se você já havia ido à Venezuela. É o tipo do lugar que você sai do aeroporto e já está querendo voltar para o avião.
            Há estátuas de Simon Bolívar que são um misto da sua imagem com a do Hugo Chavez (!).
            Lá você vê prédios inteiros invadidos, sendo que os invasores são protegidos pela polícia. Se invadirem sua propriedade lá, um abraço.
            Quem é que vai investir num país com uma bosta de política dessas? É uma terra de ninguém.
            A Venezuela não é aquilo que os meios de comunicações apresentam. É pior.
            De que adianta investir pesado no social e deixar a economia em segundo plano? O país está cada vez mais miserável. Nesse ponto, o FDP do Lula foi mais cauteloso.

            O melhor que poderia ter acontecido para a Venezuela foi a morte do Hugo Chavez.

      • KaiserM606

        Desculpa mas eu vi na Globo e li na Veja que tudo isso é mentira!

        • mgbalbo

          Gostei da ironia.

        • Tygra10

          Na verdade os dados são da ONU e não da Globo ou da Veja. Eu só usei como fonte o site da Globo porque os dados estão mais fáceis de serem analisados. Já quanto a sua ironia, só falta agora vc achar que Globo e a Veja estão tentando ajudar o governo venezuelano. Seria o mesmo que dizer que a Veja é petista.

      • Diegorji

        Não sei o que estou falando ? Contra fatos não há argumentos ! Esses dados que você apresenta são sem fundamentos, é como comparar países desenvolvidos com a antiga denominação de subdesenvolvidos, querendo insunuar que há desenvolvimento em menor escala, quando na realidade sabemos que não era assim, por isso modificaram para países em Desenvolvimento. Afirmar que a Venezuela está incluído no grupo "alto" não quer dizer nada, depende da região que for considerada, o Brasil por exemplo tem regiões que apresenta o IDH altíssimo como o Sul e em outras baixíssimo como o Nordeste, basear-se nesses dados sem ver o macro é uma total estupidez, não aceite tudo como uma verdade absoluta.

        • Tygra10

          O s dados são da ONU e a Venezuela tem um IDH alto comparado não com países subdesenvolvidos ou com regiões, mas se comparado com todos os outros países do mundo. O IDH é dividido da seguinte maneira: 25% muito alto, 25% alto, 25% médio e 25% baixo. Se os dados apresentados pela ONU não são confiáveis, quais são?

          • Pedro_Lourenco

            São dados da ONU, mapeados com base naquilo que o governo venezuelano divulga…acorda meu.

      • Thorngeen

        a igualdade venezuelana é igual a dizer que não tenho o que comer, mas quem tem? ou mora nos Jardins é dizer que no Brasil não tem pobreza, só vi na TV.

      • MM_

        Ranking da "igualdade social" nesse caso só comprova o óbvio: que existe menos desigualdade e nesse caso, significa que todo mundo é pobre.

        O IDH da Venezuela é igual ao IDH do Acre.

      • hugogyn94

        Não sei qual e a importância comparar o IDH com outro país,é melhorar viver num país sem ditadura,sem violência,sem guerrilha,a pobreza no Brasil é bem menor do que nos EUA.

      • AMLAJD

        Isso aí não quer dizer nada. Os caras não tem nem papel higiênico para comprar pois o país não produz nada. A pouca indústria que existia, o regime chavista destruiu com sua política socialista bolivariana.

    • Murilo

      cara, não é por nada não mas o IDH da venezuela é maior que o do Brasil se não me engano..

  • marciolucasxw

    Socialismo e suas vitimas

    • Leandro1978

      Só que aquilo lá não era socialismo. Era um projeto de um megalomaníaco para permanecer no poder "ad eternum"…

      • marciolucasxw

        E o socialismo é o que? Uma nova elite mais corrupta e ainda mais poderosa.

        • Sr_Andante

          Regime que privilegia elites é o capitalismo. A diferença é que num socialismo corrupto a elite e muito mais restrita.

          • mjprio

            Não é bem assim. O socialismo beneficiava sua "elite", denominada classe burocrata, que manobrava com todos os orgãos que proporcionavam algum tipo de rentabilidade. Hoje esses caras são Goulags , que investem os milhões ganhos com o do petróleo russo nos times europeus!!!

      • Fellipe

        Lá é um PT companheiiiiiro! Mais elaborado

        • Sr_Andante

          Partido dos Trabalhadores que governa num regime essencialmente capitalista, rentista, que privilegia os mesmos de sempre com o dinhero publico. Esse discurso pelego não cola mais amigão.

          • Fellipe

            Tá… então é PT, só PT, sem companheiro!

    • Sr_Andante

      Como se o capitalismo não fizesse milhões de vítimas

  • Mario fernando

    Um mercado pior que o nosso, mas o importante é que um genuino Fiat está lá com a marca Dodge. Isso é interessante, não que o carro seja ótimo, mas é bacana.

  • Luiz Gustavo

    Pensando um pouco, acho que um aumento nos impostos dos carros vendidos no Brasil não seria ruim. Antes que comecem a me xingar, explico:

    1. Grandes cidades não comportam mais carros. De que adianta comprar um esportivo se você está preso em um engarrafamento? Aumentar o custo de aquisição dos carros diminuiria a quantidade dos carros;
    2. Se o imposto for bem aplicado no transporte público, resolveria parte do problema acima. Não seria legal poder ir trabalhar em um metrô limpo e rápido, sem se preocupar com engarrafamento, flanelinhas, estacionamento, batidas, seguro, etc? E se divertir dirigindo em vias sem congestionamento no fim de semana?
    3. Vender mais carros estimula a economia. Mas, convenhamos, produzir produtos com mais valor agregado (computadores, química de alta tecnologia, etc) estimularia mais. Porém, são tecnologias que demoram para dar resultado, e não agradam tanto o povo do ABC, de onde vem um certo ex-presidente…
    4. Aumentar o imposto faria os fabricantes diminuirem a margem de lucro para aumentar a competitividade.

    Enfim, não estou defendendo o preço dos carros hoje – ainda acho que são caros e oferecem pouco pelo preço cobrado. Só inicio uma discussão se um aumento nos impostos dos carros não seria bom a longo prazo para o país.

  • ZEKINHA71

    Se levar pra lá uma cegonha cheia de SW4, ficasse mais rico que o Eike.

    • PabloBahia

      A depender das restrições e impostos na fronteira, pode ser uma boa ideia mesmo vender carros daqui pra lá

    • hoebanger

      esse dai ficando cada dia mais pobre. perceberam como antes ele era o queridinho dos politicos? e agora nem se quer falam nele(!)

  • williamgabriel

    Ja fui algumas vezes na venezuela, posso dizer, que é um país pobre, na maioria das cidades são empobrecidas, carros velhos, uma minoria nos grandes centros urbanos tem grana, a violência é altíssima, policia corrupta, e gasolina quase de graça, inflação alta, falta de alimentos, falta de educação, paisagens lindas e é isso, a situação lá está dificil.

    • Renan21

      E agente aqui com inveja pq a gasolina la é mais barata

      • hugogyn94

        La tem gasolina mais barata,mas la a qualidade de vida é dos piores e a violência é bastante alta.

    • CharlesAle

      E olhem q para alguns loucos que estão no poder no Brasil,a Venezuela é um exemplo a ser seguido….

  • Castle_Bravo

    E tem gente que inveja o "Bolivarianismo" e sonha com esse lixo neo-comunista por aqui.

    "Ah! mas o governo é democrático! milhares de pessoas hoje recebem comida, saúde, educação! antes a Venezuela era explorada pelos americanos! hoje é um país livre!"

    • Pior que o nosso governo atual pensa em trazer isso para a gente…

    • Leandro1978

      Sabe o que acho engraçado? Esse pessoal que elogia Fidel castro, Hugo Chávez, etc, na maioria das vezes, não foram para estes lugares… Lembro que certa vez, receber uns cubanos no meu serviço, eles ficaram loucos quando foram a uma churrascaria e viram a quantidade de carne disponível. Fora que fumavam um cigarro atrás do outro, pois lá era ou é controlado.

      • Sr_Andante

        Sua aferição de valores é extremamente reducionista. E é preciso conhecer Cuba para se saber as consequências do embargo que vigora há cinco décadas ?

        • Castle_Bravo

          Engraçado que tenho aqui em minha estante um Havana Club, fabricado em Cuba, e recentemente também vi charutos cubanos à venda. Ué, que embargo é esse tão horrível onde pode-se vender charutos e rum para outros países? que embargo é esse que os proíbe de cultivarem as próprias terras, obrigando-os a comprar comida de outros países ou receberem ajuda (veja só…) dos EUA?

          A história do embargo é a maior piada do século, só vale para iludir a juventude que um dia acreditou em "Revolução Do Povo" ou qualquer outra bobagem doutrinária.

        • Leandro1978

          Não é isso que estou falando. Estou falando que quem vem elogiar Fidel e cia, querendo implantar o mesmo por aqui, finge não conhecer o que acontece nestes países (ou são um bando de ingênuos), daí que os "mandei" irem para estes lugares.

      • mjprio

        Estes são os ativistas de sofá. Ficam enaltecendo o regime torpe e pernicioso de Mao dentro de seus confortáveis apartamentos na Zona Sul, com Ipad na mão e Nike no pé. Só neste país hipócrita mesmo!!! Já recebi comitivas de cubanos no meu serviço também e eles tiveram o mesmo comportamento. Só não beberam coca-cola rsrsrssr

    • Sr_Andante

      Se você fosse tomador de decisões do Governo de la com certeza o petróleo já seria todo dos americanos. Foi essa mesma ideologia de Simon Bolivar que anulou o Golpe de Estado americano em 2002. Conhecer a história é melhor que ler a Veja. E nunca haverá comunismo sem que os meios de produção não pertençam de fato ao povo. Enquanto o Brasil pagar metade de sua arrecadação em dívidas, juros e favorecendo especuladores e banqueiros não há o que falar em Comunismo por aqui.

      • Castle_Bravo

        Vocês petistas têm um ranço com a Veja absurdo, não? é porque não conseguem ainda por no cabresto a mídia impressa e em meio as emissoras de rádio e TV adestradas há uma voz na oposição? é complicado lidar com opiniões divergentes, talvez um dia os comunistas aprendam.

        Sobre o petróleo, ele é dos Venezuelanos também? não seja hipócrita, o petróleo é de quem extrair, se o Estado não tem condições de extrai-lo qual é o problema de permitir empresas estrangeiras de fazer isso, e se for o caso, cobrar royalties ou direitos de exploração? uma Estatal NUNCA é do povo de seu pais, mas sim do partido ou governo que a administra, ou talvez dos que nela trabalham. O resto? o resto precisa pagar caro e engolir monopólios, como é nosso caso aqui e lá também, onde não há concorrência e os preços são artificialmente manipulados para beneficiar a empresa "escolhida", nunca os consumidores.

        Conheço um pouco história, não leio a Veja e sei bem o que é o comunismo. Da mesma forma que liberais dizem que nunca haverá capitalismo de verdade enquanto o Estado estiver se metendo, os comunistas (convenientemente ou não) dirão que o comunismo de verdade nunca houve e nunca acontecerá, enquanto todos os meios de produção não forem estatizados.

  • johnnyburanelo

    eu tinha um amigo q trabalhava lá antes do golpe dos chavistas e era um otimo país, cheio de carros ameiricanos e mustangs para todo lado, ele disse q parecia q estava na america, aí veio o golpe a empresa dele fechou as portas lá e transferiu ele para o brasil
    e a partir daí o caos se instaurou

  • Cláudio

    A título de curiosidade, o motor usado no Fiesta venezuelano é o 1.6 Lts SOHC EFI ( não sei se é o Rocan) e la existe opção de transmissão automática, coisa que nunca foi disponível aqui para este carro.

    • CyborgPilot

      O Fiesta vendido no México também tinha cãmbio automático.

    • Antonio_Sergio

      Ainda bem que e só a título de curiosidade! Se fosse a título de justificativa, ta louco?

  • hugogyn94

    Meu,la é ruim demais pra se viver a violência ainda é horror,porque o seu governo manipulou o povo venezuelano dai ficou assim,la ha muita plantação de maconha e veículos roubados,coitados esse povo.

    • Sr_Andante

      Pensando bem se os EUA dominassem o país tudo estaria bem melhor…

      • _Rafael

        Seria um pouquinho melhor pois o Brasil está na lama. Mas como diz a piada os EUA não sabem o que é "resto do mundo"

        • hugogyn94

          O Brasil nunca esteve na lama,e o povo que fez o seu país seja assim,agora aguenta.

      • hugogyn94

        Ah não acredito vc é "americanismo",se acontecer isso o mundo só haveria guerras,mortes e escravos,apesar vc precisa se informar um pouco sobre os EUA vive sungando os petróleos,dinheiros de outros países e tbm é um país que mais mata no mundo,eu nunca aceitaria.

        • Sr_Andante

          Verdade. Eu estava sendo irônico. Abs.

  • Paulo

    "A Venezuela hoje pode se considerar o país com os carros mais caros do mundo, e não outro latino-americano deitado em berço esplendido, como muitos pensavam."

    Muitos pensavam???

  • BlueGopher

    Se o país é tão pobre, como há tanta demanda reprimida e são praticados preços tão elevados?
    Meio estranho.

    Agora, por via das dúvidas, é melhor que o Mantega não veja este post.
    Pode ter idéias estranhas…

    • jogador

      País pobre é diferente de país com todos os habitantes pobres…A Venezuela tem uma elite rica e uma classe média miúda que sustenta avidamente essa demanda não atendida pelas estripulia protecionistas do Chavez
      E também espero que o Mantega não se inspire nessa idéia!

  • anderson_sp

    Ficar reclamando dos outros quando aqui não é exemplo de nada é difícil, se fossemos uma potência justa em todos os fatores poderia dar crédito a comentários sobre governos alheios, enquanto aqui for um antro de corrupção e injustiça não temos gabarito nenhum para falar dos outros.

  • Cruz

    Alguém sabe se esses preços absurdos são por causa de alguma política malfeita de impostos com o objetivo de prejudicar os "ricos que podem comprar carro"? Ou é algum "Lucro-Venezuela" medonho?

    • EuMeSmObYmYsElF

      o país está quebrado.. quando um país quebra os preços se descontrolam.. simples assim… e a gente está indo no mesmo caminho. ainda estamos muito longe de acontecer algo do tipo mas com os gastos crescendo mais do que os ganhos há 12 anos seguidos está nos levando à uma situação como essa.. temos tempo pra reagir mas, quanto mais demorar, mais difícil vai ser pra recuperar..

  • GMV20

    E eu reclamando dos preços aqui…

  • Diggo

    Quase uma Cuba…

  • jonasperola

    As vezes eu me pergunto se o diesel no brasil é subsidiado e ainda tem preços nada amistosos, a gasolina podia ser também subsidiada.
    No trecho diz assim "que os valores são tão irrisórios que nem se paga pra se abastecer"
    Aqui tem uma inversão muito grave, carros caros pra nossa realidade e combustível caro por consequencia dos impostos e da tributação em efeito cascata cujo efeito e que o mesmo imposto é cobrado duas vezes.

    • Leandro

      A gasolina aqui vem sendo subsidiada, tanto que está levando a petrobrás pro buraco, junto com as usinas de etanol.

  • ppop176

    Mas o que é pior? Um Fiat Siena custando quase 100 mil reais ou faltar papel higiênico? E olhe que a Venezuela é riquíssimo em petróleo.

  • #CJ#

    Meu Deus a politica na Venezuela é um horror, acho que o Brasil tem que tomar muito cuidado para não se tornar a Venezula de amanhã! Pois o caminho não estava muito diferente. mas parece estar levantando da cama (ainda que com muito sono)!

  • Henrique

    Aí tem uns malucos que acham que isso é modelo a ser seguido… inclusive os dirigentes de um partido aí de esquerda que mandam num país da AL que fala português…
    "El proyecto integracionista tiene larga historia en nuestra región. En su etapa más reciente, tiene relación directa con el ciclo de gobiernos progresistas y de izquierda que empezó con la elección de Hugo Chávez en 1998." (trecho do Documento Base del XIX Encuentro del Foro de São Paulo)

  • PabloBahia

    Exatamente da mesma forma que penso

  • rafa_marcao

    "As cidades não comportam mais carros, por isso o preço deveria aumentar" é a maior piada que leio por ai… haha. Só existe muitos carros nas ruas pois não temos transporte público de qualidade. Para resolver o transito nas cidades temois que Ccolocar transporte coletivo de qualidade (retirando milhares de carros das ruas), aumentar o número de ciclovias, retirar caminhões da cidade com a instalação de trens e a utilização dos rios para transporte.

    Amigo, já pagamos impostos abusivos. Com o que pagamos já é possível realizar tudo isso. Basta ele ser aplicado e utilizado corretamente.

    Fora que nossas ruas vias tem projetos dos anos 40/50…

    • Castle_Bravo

      Chega a me dar enjoos todas as vezes que leio isso também… :@

  • vicegag

    Será que ele é tão mais caro do que o daqui, vamos lá: um Siena 1.4 completo, R$ 42.128,00 (para São Paulo) mais kit GNV uns R$ 4.000,00 = 46.128,00 não sei os impostos da Venezuela mas se considerarmos só o IPVA de SP em 20 anos (prazo que ele é cobrado) sei que existe a desvalorização do carro nos 20 anos, mas como não colocarei o valor da gasolina cobrado aqui com imposto de 53% neste período, então 46.128,00 mais 84% de IPVA (21 parcelas de 4%) 38.640 = R$84.640,00, agora não ficou tão distante do nosso.

    • thales_sr

      Lá não tem imposto de propriedade veicular não?
      PS: O IPVA não diminui à medida que o valor FIPE do carro diminui?

      • vicegag

        Diminui, ele é 4% do valor, mas por isto que não considerei o custo do combustível (quase de graça lá), a maior nos 20 anos.

        • thales_sr

          Não entendi, na Venezuela não tem algo parecido com o IPVA não? Se tiver algo parecido, deve ser levado em consideração… Mas pra que o kit GNV? De qualquer forma, ele não é considerado pra efeitos de IPVA.

          • vicegag

            É que noutro post aqui do NA informa: "Nas duas versões, o motor é o 1.4 Fire com gasolina e GNV, entregando assim 79/67 cv e 9,1/7,8 kgfm. ", se ele sair de fabrica como na Venezuela com o GNV ele estará no valor final do veiculo e sim estará valendo no IPVA, sobre impostos sobre a propriedade de veículos não existe um muitos paises não sei se existe na Venezuela nos EUA não existe (lá existe o registro (licenciamento), e inspeção).

  • Leandro1978

    Transporte público eficiente = menos carros nas ruas. Não precisa de mais impostos para ter isso.

    Já pagamos muitos impostos e o dinheiro e muito mal aproveitado para aumentar ainda mais. Dinheiro há. Não é bem utilizado. só 15% da verba prevista no Programa de Mobilidade Urbana saiu do cofre. Desde 2005, R$ 8 bilhões foram previstos em orçamento para o Programa de Mobilidade, mas só R$ 1,2 bilhão foi efetivamente gasto. No governo Dilma, R$ 5,7 bilhões foram disponibilizados – dos quais R$ 489 milhões pagos. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do governo federal.

    De onde você tirou a ideia de que o aumento do imposto fariam os fabricantes diminuírem a margem de lucro?

    • Engraçado é que o povo quer resolver os problemas do mundo impondo ou restringindo de alguma forma algo para os outros, mas nunca melhorando as condições ou resolvendo os problemas…

      • expresso222

        É mais fácil assim! Ninguém da elite (digo financeira e política) quer realmente mudar o status quo, pois só eles se beneficiam com isto.

    • zemarreta

      Alias a tal CIDE q foi criada ha uns 10 anos para melhorar o transporte no nosso pais, nao mudou coisa benhuma. Cade as ferrovias, os metros, hidrovias q foram feitos com essa grana? Nada. Ferrovia norte e sul esta em construcao desde os anos 80.
      A grande verdade eh q mais imposto nao garante mais retorno para o publico. Apenas menos dinheiro no nosso bolso…

  • vini_B
  • shdn2010

    O brasil literalmente fode com a gente, mas antes aqui do que viver lá.

  • Renato_Valente

    Tenho alguns parentes na Venezuela, e alguns dias atrás eles vieram ao Brasil pra nos visitar, e ao perguntarem a minha tia venezuelena qual o presente que ela gostaria de ganhar de aniversário ela disse sem exitar, papel higiênico, sabonete, pasta de dente e comida, pois segundo ela o país está m uma crise de abastecimento terrível, os supermercados estão com as prateleiras vazias.

  • Moe

    Muito bom!

  • tmsales

    "4) Aumentar o imposto faria os fabricantes diminuirem a margem de lucro para aumentar a competitividade" Quando o governo falava em voltar com o IPI as montadoras faziam uma verdadeira chantagem, dizendo que teriam de cortar empregos. Resultado: isenção de IPI prorrogada inúmeras vezes.

  • LTD1976

    Algumas considerações:
    Para o 1. acontecer, o 2. tem de vir antes. Não adianta forçar as pessoas a utilizar um transporte público ruim. Tá aí na rua o movimento popular para provar.
    O 3. depende mais de se rever a reserva de mercado e aumentar a competição com os importados do que com os metalúrgicos que não tomam decisões das empresas onde trabalham
    No mundo real o 4. funciona exatamente ao contrário. Quanto maior os impostos e menor as vendas, maiores terão de ser as taxas de lucro para viabilizar o investimento.

  • jpietrcwb

    E agora, com a Venezuela no Mercosul o que isso ajuda a eles e a nós? Lembro que quando entrou no bloco até fiquei animado com o Ford Edge fabricado na Venezuela… Bem que o combustível poderia baixar no Brasil e exportarmos carros baratos para eles.

  • John Galt

    (…)Pensando um pouco, acho que um aumento nos impostos dos carros vendidos no Brasil não seria ruim. Antes que comecem a me xingar, explico: (…)

    Agora que você terminou: burro! Quer pagar mais imposto, pega uma DARF taca 5.000 reais no valor, paga todo mês, e fica feliz da vida! Mas não inventa de se meter na vida dos outros! Mané!

  • azardo

    nove centavos, cara NOVE CENTAVOS! Se eu morasse lá, ia de V8 até pra padaria da esquina.

  • Edson Roberto

    Legal sua ideia. Agora pegue a mesma malha viaria que temos…. e force as pessoas de repente pegar transporte publico. Vc por acaso já viu uma foto da estação de metro da Sé? Vc já viu uma foto de um ponto na estação Itaquera? Se vc já viu, pense com essas pessoas usando esse transporte.

    Agora que vc viu, pense que vc tbm teria que participar disso. Porque não adianta onerar os outros, VOCE também participa da sociedade. E então vamos ver que de fato, usar o transporte publico e pagar MAIS impostos não ajuda em nada. Vc quer resolver o seu problema e eu tbm quero. Mas a solução não é me acarretar em mais impostos. E sim resolver com o que temos e o que pode ser feito.

  • GUILAVINA

    depende quanto eles ganham por mes dessa moeda.. se o cara ganhar 20.000 da moeda do pais os preços são interessantes

  • _Rafael

    Se o transporte publico fosse de qualidade (e há dinheiro para isso, é só investir e acabar com a máfia das empresas de ônibus), a maioria das pessoas preferiria se locomover lendo um livro, falando ao telefone ou até dormindo, sem se preocupar com transito e estacionamento. ISSO REDUZIRIA MUITO O TRÂNSITO. As pessoas tem direito de ter seu carro, principalmente as famílias, os corretores, os representantes comerciais e outros profissionais que precisam do carro. As pessoas já pagam muito imposto e o dinheiro não é aplicado, podem cobrar o dobro que ainda assim vai tudo pra roubalheira. É PRECISO TAMBÉM MELHORAR A MALHA VIÁRIA DO PAÍS, que hoje é uma lástima. DINHEIRO TEM! As pessoas não podem ser forçadas a usar um transporte publico sucateado!

  • mjprio

    Eu concordo em parte com seu ponto de vista mas considero que o problema é a facilidade de crédito: com financiamentos de 60 80 meses, aquele indivíduo sem a menor chance de MANTER um veículo acaba podendo comprar; e o que se vê nas ruas, são carros com IPVA atrasado, manutenção deficiente, prestações atrasadas, etc.. Experimenta , ao invés de aumentar os impostos, tirar das ruas os veículos nas condições acima e garanto que a frota diminui , numa expectativa mais pessimista uns 30%

  • mjprio

    Exato, pois estatizando é que os comunas colocam os vagabundos empregados neste imenso cabide! 40 ministérios, mais de 200 mil comissionados na Petrobrás, um absurdo!!!

  • Lexus GS300

    Um país onde a população coree aos prantos por frango em um supermercado, consegue ainda comprar um carro? Falta até papel higiênico!

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