Autobahn poderá ter limite de velocidade de 130 km/h até 2026

autobahn speeds original scaled
autobahn em trecho com limite

A Autobahn é um dos maiores exercícios de responsabilidade e segurança viária que existem, um templo para a peregrinação de fiéis entusiastas de velocidade de todo mundo e uma das marcas quase indivisíveis da cultura da Alemanha.

Todavia, enquanto muitos de nós (não alemães, é claro) sonhamos com impossíveis filiais da Autobahn, na terra da velocidade sem limite, alguns não querem que as autoestradas germânicas sejam o que são, impondo-lhes um limite como em todo o mundo.

Ainda que a Autobahn não seja “todo mundo”, a Deutsche Umwelthilfe e a BUND, querem impor um limite para as vias sem placas de velocidade máxima, um recurso que fará os carros alemães rodarem até 130 km/h.

Recentemente, o Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, deu um veredito em que obriga o governo alemão a tomar medidas para cortar as emissões de poluentes e o limite de velocidade na Autobahn é uma dessas ações.

Para quem roda regularmente na Autobahn em velocidades bem elevadas, 130 km/h é como entrar nos boxes durante um GP de F-1. Bem, nem tanto, mas digamos que é andar com os ônibus e caminhões.

Nascidas a partir do circuito AVUS, as Autobahns foram impulsionadas nos anos 30 e no pós-guerra, essas estradas sem limite de velocidade se tornaram um marco para o transporte rodoviário com elevada segurança.

bugatti chiron 2
bugatti chiron 2

Projetadas para um tráfego de altas velocidades, as Autobahn são complexas em infraestrutura e suportam mesmo o pouso e a decolagem de aeronaves, sendo parte do sistema de defesa da OTAN e compondo hoje 13 mil km.

Ainda que não estejam isentas de acidentes, o problema do limite de velocidade na Autobahn não tem relação com a segurança viária, mas com a poluição, segundo a associação de defesa dos consumidores Deutsche Umwelthilfe e a fundação ambiental BUND.

Num país altamente rígido em suas leis, especialmente no que concerne à condução, as Autobahns são um exemplo de liberdade, porém, os que são contrários à tradição alemã contemporânea, dizem que o limite de 130 km/h cortaria mais de 11 milhões de toneladas de CO₂ por ano.

Além disso, Deutsche Umwelthilfe e a BUND defendem o desejo do cidadão alemão, que numa pesquisa em 2021, apontou em 57% das respostas, a concordância em ter limites na Autobahn.

Com essa decisão do tribunal de Berlim, especialistas dizem que entre 2025 e 2026, o Bundestag (parlamento alemão) deverá aprovar o limite para a Autobahn e, assim, quem quiser andar sem limite, terá de ir para Líbia, Haiti ou partes rurais da Índia…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X