TOP 6: Como comprar carros usados sem ter problemas?

Como comprar carros usados?

Você sabe comprar um carro que já teve outros donos? Se nunca fez este negócio ou está pensando em trocar e pegar um usado, siga as dicas que preparamos abaixo para evitar um mau negócio.

1 – FAÇA UM “TEST DRIVE”

Mesmo sabendo de sua importância, ainda há aqueles que não fazem um test drive. Engana-se quem pensa que isso só serve apenas para os modelos de concessionária. É de extrema importância andar com o carro para realizar alguns testes, como analisar o motor, os pedais (acelerador/freio/embreagem), dirigibilidade e o funcionamento em geral.

Especialistas também recomendam contar com um mecânico de confiança, assim ele poderá analisar o veículo em andamento, na prática, e atestar que o mesmo encontra-se em perfeitas condições.

2 – VOCÊ CONHECE O CARRO QUE ESTÁ COMPRANDO?

Ainda é comum adquirir um carro por meio de empolgação e é aí que mora o perigo. Comprar sem pensar pode gerar sérios problemas como gastos sem necessidade e arrependimento no futuro por não atender às suas necessidades.

Em razão disso, é indispensável conhecê-lo bem, pesquise em fóruns, revistas e sites especializados todas as informações e os seus prós e contras. Se notar alguns pontos que não te agrade, procure por outros modelos e quem sabe até os concorrentes.

Veja também: Qual é a melhor época para comprar carro 0km?

Veja também: Coisas a consultar e verificar antes de comprar um carro usado

3 – SE POSSÍVEL, COMPRE DE UM CONHECIDO

Quanto mais próximo você for de quem está vendendo, menos riscos terá. Isso vale se for um amigo próximo ou familiar, se houver algum problema futuro terá mais facilidade para contatar o antigo dono. Já com desconhecidos, caso não seja de confiança, a situação poderá ser bem diferente.

4 – PESQUISE PELO HISTÓRICO

Na empolgação de querer fechar um bom negócio o mais rápido possível, esquecemos de analisar alguns pontos importantes. Um deles, que em muitas vezes acaba passando batido, é averiguar o histórico do veículo que você pretende adquirir.

Descubra se ele já foi ou é roubado. Ao comprar um automóvel de pessoa física, é imprescindível fazer uma vistoria para checar os documentos, número do chassi nas placas e nos vidros, pesquisar no site do Detran sobre alguma pendência ou multa. Se ainda ficar dúvidas, busque por empresas especializadas em vistorias de veículos.

5 – PROCURE SABER SE ELE JÁ SE ENVOLVEU EM ACIDENTES

Acidentes graves, onde a estrutura do carro pode ser danificada, desvaloriza e muito na hora de revender. Mas muitas vezes não tem como “esconder” um defeito aqui ou ali para quem sabe comprar.

A primeira coisa a ser feita, que já informamos anteriormente, é conhecer o histórico. Verifique a pintura e veja se encontra ondulações na lataria. Se achar, pode ser um sinal de que ele já se envolveu em batida/acidentes.

Faça essa análise nas portas, capô, teto e para-choques. Identifique também se ele já passou por enchentes (veja aqui: Carro que passou por enchente tem conserto?), para quem nunca sofreu com isso, é comum acabar não perguntando.

A forma mais acessível de detectar é pelo odor. Após a limpeza, é provável encontrar principalmente em partes estreitas alguns vestígios como barro. Bancos e carpetes podem ajudar.

6 – ESTADO DE CONSERVAÇÃO

Por fim, faça uma averiguação geral sobre o estado de conservação daquele carro que você pretende comprar. Veja se o antigo dono era preocupado em cuidar dele em relação à manutenção, combustível de qualidade, óleo, limpeza interna e externa, além de pendências e multas. Não esqueça de procurar pelo manual do automóvel, assim ele pode te ajudar a conhecer o carro melhor.

Teste o motor não apenas pelo olhar, faça isso também na prática, ande com o veículo e preste atenção no som. O mesmo vale para os freios. Os pneus também são importantes, eles podem até indicar sobre o estado da suspensão e/ou alinhamento.

Como comprar carros usados?

Só feche negócio após ter todas dúvidas tiradas. E não deixe a empolgação, o que é comum, te atrapalhar.

Alguns modelos, em especial, conseguem manter uma ótima pós-venda e apresentam muitos pontos positivos, por isso são menos desvalorizados e estão entre os mais vendidos no país: confira os carros que valem a pena comprar.

E você já comprou carros usados? Tem outras dicas e gostaria de compartilhar conosco e com outros leitores? Deixe abaixo nos comentários.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011