Home Marcas Mitsubishi Carro da semana, opinião de dono: Mitsubishi Pajero TR4 2007

Bom dia pessoal, ja estava devendo um tópico sobre a nossa Pajero. O carro só é usado em finais de semana porque usamos um carro da firma (Gol G5 1.6) no dia-a-dia, portanto a Pajero é mais usada em finais de semana, passeios, viagens e etc.

Ela foi comprada em abril de 2009, marcava 28.000 kms, hoje ela esta com quase 45.000 kms, até agora nenhum defeito apresentado, as revisões da Mitsubishi são caras, a dos 30.000 custou 900 reais e a dos 40.000 custou 500 reais, mas são bem feitas apesar de empurrarem alguns serviços desnecessários.

Até aqui ela tem se apresentado como um carro robusto, foram algumas trilhas de leves para médias e o carro não demonstra isso (apenas o protetor de carter amassado) nem um barulhinho de acabamento nem nada.

Vou falar de cada item em tópicos para ficar mais organizado…

Desempenho: O carro não empurra nada em baixa, por isso o cambio é curto, se quiser andar rápido tem que aproveitar as marchas. É um 2.0 16v longitudinal 4G94 de 131 cv e 18 Kilograma Força Metro de torque, o grande problema como eu disse é que os dois só aparecem em alta, inadequado para esse tipo de carro em que muitas vezes o mais adequado é um propulsor diesel. Só para constar esse motor é o mesmo dos Lancer e Galant antigos, mas a preparação é diferente. O 0-100 já fizemos em 14 segundos.

Despesas Gerais: Fora as revisões caras, ela gasta bastante, na cidade ela não faz mais que 6 km/l, na estrada 10 km/l com ar-condicionado desligado, tudo bem que a aerodinamica é ruim, o carro é pesado e tem cardã, mas é muito exagerado, o Kadett 97 2.0 do meu pai fazia 14 km/l na estrada, será que 10 anos depois não conseguiram fazer um motor mais econômico (e olha que Kadett nunca foi referencia em economia)? Os pneus também são caros, como os nossos Scorpion ATR não dão conta das trihas estamos prestes a trocá-los por um jogo de BF-Goodrich MUD e dificilmente se acha eles por menos do que 600 cada, os originais dela devem custar em torno de 450, 500, lembrando que são 225/75 R16.

Conforto: Para um jipe é ótimo, o carro tem um bom conforto na cidade e não enverga demais nas curvas rápidas, claro que não vai ter o equilibrio de um carro baixo, mas enfim… os bancos dão bom apoio e são macios, a única restrição é que pessoas grandes não andam com conforto atrás, até o acesso é ruim, para os mais baixos também não é muito legal porque o cinto de segurança é alto e não tem regulagem, então se você ficar perto da janela ele vai pegar no pescoço.

Dirigibilidade: É fato que ela freia bem, vide testes feitos na Anchieta sob chuva @120 km/h, a estabilidade é melhor do que se imagina, principalmente com o 4X4 ligado, não é um carro baixo, mas é ótimo perto das Ranger e Hilux da firma. Por motivos óbvios o carro não é bom em alta velocidade, balança bastante, devido à aerodinâmica de parede. A direção hidraulica é bem calibrada, leve na cidade, e firme em altas velocidades.

Segurança: Mediano, as MT após 2008 tem AB2, mas até 2007 só tinham do motorista, é o nosso caso. ABS e disco nas quatro rodas são de série ( a 2008 tem tmb EBD). Pelo preço podia ter 4AB +ABS + EBD. Também faltam encosto de cabeça e cintos de três pontos para o quinto passageiro. No EuroNcap esse carro (lá aparece como Pajero Pinin) teve 3* em segurança, levando se em conta que é um carro com projeto de 1994 considero um ótimo resultado.

Acabamento: Os materiais não são de primeira qualidade, mas é aceitavel pela proposta do carro. Pelo menos a montagem é muito boa, pois não faz barulho nenhum, por falar nisso o isolamento acustico também é bom, quase não sem ouve o motor na cidade com o vidro fechado.

Som: Kit duas vias na dianteiras e dois coaxiais de 5″ atras se não me engano, e aparelho Blaupunkt com logo Mitsubishi. O som não é dos mais potentes, não é som para você ligar no churrasco no fds, mas tem uma qualidade boa pra dentro. É bem equilibrado por ser aparelho original, não é abafado nem chia muito, a menos que você aumente bastante o volume.

Off-Road: Aqui ela vai bem, o sistema de tração é excelente, 4X2, 4X4 On-road (bom para chuva), 4X4 Off-Road (diferencial central bloqueado, bom para lama, gelo e superficies escorregadias em geral) e 4X4 reduzido (para quem não sabe, a reduzida deixa o cambio curtissimo (cambio de Celta), assim o carro entra na lama a 15KM/H a 5.000RPM ou seja, com mais força) a estrutura é reforçada e suporta muito bem as exigencias propostas, a unica coisa que incomoda é que a suspensão é um pouco mais baixa do que devia, o que pode ser resolvido com calços de 2″ na dianteira e molas dianteiras da Courier na traseira, um diferencial traseiro blocante como o da L200 Outdoor também ajudaria bastante em situações em que o carro fica com uma roda dianteira e uma traseira no ar. Os pneus originais não prestam na lama, mas é algo facil de se resolver. Enfim, o carro tem potencial.

Abraços

Por leo.est



  • lucasfs87

    trilhas de leve? não é o que vejo na segunda foto, heeheh

  • MarcosMV

    Eu achava que as revisões eram mais caras do que a citada na matéria.

    • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

      Também achei as revisões baratas para o porte e valor do carro.
      Uns 3 anos atrás eu paguei 740 reais numa revisão de 30 mil km, para um Palio 2006 ELX 1.3

      • mho

        Idem e ibidem para o meu Mille.

    • jttrainer

      tbm, o nosso grand vitara 2011 tem as revisoes meio caras

  • RicRB

    …" na cidade ela não faz mais que 6 km/l"…
    Pesado esse consumo…. mesmo se tratando de um carro 4×4 (bem mais pesado por causa da tração)
    Mesmo assim, parabéns pelo carro.. valente que só ele!

    • joaopbezerra

      Sinceramente, o pé do dono deve ser muito gordo. Meu carro é exatamente idêntico ao seu: TR4, 2007, gasolina, pneus Scorpion ATR. E faço na cidade, Fortaleza, 8 km/l tranquilos.

      • pauloorlandi

        tb tenho uma 2009 mecânica do mesmo modelo, a minha tem feito 8,7km/l de média (50/50 em cidade pequena). Acredito fazer mais de 11 km/l na estrada tranquilamente.

      • VictorRusso

        Fortaleza eh uma cidade plana, e a cidade do autor do texto pode ter varias elevacoes oque influencia no consumo, alem da qualidade da gasolina utilizada e etc.

    • Renato

      A minha 2007 aut faz 8 na cidade.

  • fmarcanzoni

    Eu acho esse carro lindo por fora, mas por dentro acho ele muito simples pelo valor.
    Mas pelo que vi nos novos carros da Mitsubishi, eles melhoraram internamente seus carros.

  • LuccasVillela

    Gostei do texto… Não sabia que era um projeto de 94, que coisa :/

    Minha mãe quase comprou uma 2003 vermelha, mas a gente terminou decidindo por um Scenic na época… Adoro o TR4, por fora ele consegue se manter "moderno", mas o interior é muito antiquado :/

  • maiamachadoch

    dizem que o espaço interno é péssimo, pelo relato parece que se confirma essa informação

    • jvcs10

      sim, já tive uma, se regular o banco da frente pra uma pessoa de 1,80 quase não sobra espaço para as pernas no banco de tras.

      • mjprio

        e só pra complementar o comentario abaixo, tenho 1,70 de altura

    • mjprio

      Pode acreditar, andei no carona com o com os joelhos quase no queixo; e com a cara quase no vidro. O banco de trás é claustrofóbico. Não tem mala nenhuma. Pode ser bom pra solteiros, mas pra família, nem pensar.

  • Fábio Vicente

    Quanto ao jogo de pneus, se ele realmente achar pneus na medida 225/75 R16 por menos de 700 reais, pode se considerar uma pessoa de sorte! Porque pneus aro 15 195/55 já estão nessa faixa de preço (pelo menos os pneus de primeira linha).

    • leandrojucaSC

      ta brincando né?para a space fox pneus pirelli aro 15 195/55 custam 400 reais por cima. pneus goodyear 195/60 aro 15 custam 350…

  • PKuster

    Apesar de algumas poucas boas qualidades, é antiquado e ultrapassado. Está mais que na hora de vir outro para seu lugar.

    • bittcorp

      O TR4 está longe de ser ultrapassado… é um ótimo projeto 4×4. Encara trilhas como "gente" grande.
      Só precisa melhorar o espaço interno e o consumo.

  • TTropicthunder

    Achava que tinha mais segurança. Valeu pela matéria.

  • Eduardoig

    Ja tive um automatico ( quando ainda era so a gasolina, nao flex ) e no Rio de Janeiro ( trajeto diario bastante livre de autoestrada entre a barra e a lagoa ) nao fazia mais de 330 Kms por tanque de 55 litros. Gasta, mesmo. Mas foi o unico carro que tive que nao fazia um unico barulho ou rangido ao passar por buracos em nosso asfalto ( na lista de outros carros que tive entram Audi, Azera, C5, etc etc ). Ponto pra ele.

    • Julio_F

      Ponto pra ele nada. Ponto a menos para o nosso asfalto. Um carro alto desse não tem que fazer barulho mesmo. Já Audi no nosso asfalto dá pena.

  • CristianoPrates

    Muito bem analisado. Parabéns, imparcial e técnico. Ainda farei uma descrição do meu carro.

  • JulienAvril

    131 hp , 18 kgmf , 10km litro sem AC ??????????????
    meu C4 vtr com 143cv e AC ligado faz 15.6 com AC !!!

    consumo meio elevado hein ….

    • fmarcanzoni

      É pra rir né??

      • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

        KKKKKKK, é para gargalhar mesmo!

    • BlueGopher

      Não dá para comparar o C4 VTR com um jipe traçado.
      São carros completamente diferentes, peso, tração, arrasto, etc,etc.

    • Euzi0

      O problema da TR4 é que é pesada alem de ser 4×4… Estou enganado ??

      Abraços

      • JulienAvril

        mesmo assim amigo, achei muito elevado o consumo !!!

    • 7roll3r

      Minha motinho 50cc faz 42 km/l!!!11

    • mbarbosa697

      Que descarado,kkk!!

  • spok

    Pra quem for trilheiro uma ótima opção… de resto é bem mediano.

    Nossa, olhei no site, uma 0km dessa ai sai por absurdos 70 mil… carissima pelo carro q é (carro nao, jipe)

    • GuilhermeD.

      Esses carros são caros pelo oq oferecem mesmo…. Vide o Troller também…

  • buxada_ce

    um dos melhores carros que já tive!! não sei como mais na cidade consegui fazer 7km/l e na estrada no máximo 12 km/l e para mim o único defeito do carro e o motor que realmente merecia ser a diesel!! tem alguns modelos dela com versão especial que são a diesel, mas é uma raridade!!

    • joaopbezerra

      E eu consigo 8 km/l na cidade. Do jeito que tá a buraqueira, esse carrinho é show.

    • GuilhermeD.

      TR4 a diesel? essa eu não sabia…

      Qual ano saiu modelo a diesel??

  • ernestojr

    O dono pareceu criticar muito o carro. O único elogio foi para a robustez

    • _biolog_

      Pareceu é ser realista, isso sim. Muito melhor alguém assim àquele dizendo que o Sandero é lindo, o Vovorolla não quebra, o Hyundai não dá manutenção, etc.

    • Julio_F

      O que tem pra falar de bom dos "carros" comercializados no nosso país? O dono foi é honesto.

  • blackSagaris

    Sempre gostei da TR4 mas ja ta na hora da Mitsubishi mudar esse interior. Isso tambem vale para a Pajero Sport.

    • vini_B

      foi encerrada a Produção do Pajero Sport então ñ tem como melhorar.

    • eokn

      A TR4 mudou (mas não muito) na ultima reestilização e a Sport já saiu de linha.

    • mbarbosa697

      Aperta o F5 ae companheiro,Sport saiu de linha tem um tempo ja.

  • RobertoBW

    Tenho uma TR4 07/08 Auto , o carro é excelente , na cidade faz 5 km/l no alcool , fiz a revisão dos 30.000 em abril de 2010 e gastei R$500,00. Essa semana acabou de passar dos 33.000 Km. O único problema que tive até agora foi que a bomba de combustivel quebrou numa viagem devido "excelente qualidade" dos nossos combustiveis..

  • eokn

    Vai uma dica – já tive uma TR4 e assustado com os preços das revisões, especialmente na exploração da troca de oleo (a cada 5000km), fazia sempre a troca intermediária (com 5, 15, 25, etc) fora da concessionária, visto que a Mitsubishi não obriga a fazer lá dentro, sem perda de garantia. Quanto a troca na revisão, eu levava o óleo com nota fiscal e tudo bonitinho, e eles aceitavam, apenas anotando que o oleo foi fornecido pelo cliente (comprava um Lubrax conforme especificação do manual, ao invés do "original" da Mitsubishi, que era um semisintético de 10000km que eles trocam com 5000km). Só nessa brincadeira eu economizava na troca obrigatória de oleo mais de R$ 100,00, sem contar a outra…. Filtros de oleo e ar fazia a mesma coisa. Acredito no seguinte: faça o que eles mandam, mas não faça nada a mais do que eles mandam.
    Hoje tenho uma S10 diesel e o problema é o mesmo: o manual fala em primeira troca com 5000 e as demais a cada 10000 e eles querem sempre trocar a cada 5000, dizendo que é recomendação da GM – eu pergunto aonde que está escrito isto e troco apenas a cada 10000km e ponto final!

    • Sr_Andante

      Eu ja tive as duas e comigo era assim: na ccs eles obrigavam a utilizar o óleo da Mit que era Magnatec eu tentei fazer igual vc faz e disseram que eu ia perder a garantia. Em supermercado o óleo sempre era $10,00 mais barato. Mas so trocava com 10.000Km. Com a S10 sempre eram 10.000 na CCS até o fim da garantia foi 1 ano. Depois comecei a por top turbo a cada 10.000 por conta propria. O motor MWM dessa S10 é perfeito e com 90.000 nunca troquei nada alem do habitual. A pajero so fiquei com ela ate 30000 eu gostei mas o conforto , espaço , consumo eram ruins. Hoje em dia o consumo pesa muito para mim no momento de adquirir um veiculo.

  • jersaosp

    Sonho de consumo, para as ruas da minha cidade esse carro é perfeito! Caramba, esse consumo ai parece de carro carburado, mesmo sendo um 4×4 nos dias de hoje é inaceitável esse consumo! Vish maria, essa ai é mono combustível neh ? Caramba será que a flex conseguiu piorar ainda mais essa média ? O interior da nova deu uma tremenda melhorada se comparado com esse da versão antiga! 73k eu ainda acho caro pelo carro que apesar de ser um jipe é um projeto muito antigo!

    • GuilhermeD.

      Sim, a flex consegue "beber" mais ainda…

      • Sr_Andante

        Andando a 2.000 2.500 giros, ou seja de 80 a 100Km/h eu consegui que ela fizesse 700 Km com um tanque de gasolina 70 l. Para andar acima de 120Km/h somente acima dos 3500 giros e o consumo fica inadmissível. Não há mais espaço atualmente para um carro com esses níveis insanos de consumo. Aliás, não está muito diferente dos outros flex que tem por aí. Agora na terra ela é perfeita, se colocar uns pneus yokohama geolandar G012 ficaria melhor ainda. Para quem gosta de aventura e não liga muito para gastar $$ em combustível está ótimo. P.S. As mulheres adoram uma dessas.

  • moreira11

    Para ser um jipe a TR4 passou bem longe, né?

  • douglasareado

    18kgfm de Torque, e em Giro muito alto, contribui para um alto consumo, como está sendo no caso dele.
    Deveria ser uns 20 ou 21kgfm mas ali pra baixo das 2500RPM pra ter força, e provavelmente um Consumo menor.
    Mas a cidade dele deve ser montanhosa e cheio de morros. #hehe

  • joaopbezerra

    Agora aqui eu preciso falar… hehehe. Amigo, meu carro é exatamente o mesmo do seu, a diferença é que a minha está com 54 mil km. O meu consumo na cidade, Fortaleza, está em 8 km/l. A TR4 tem bastante torque em baixas rotações, e por isso pra uso urbano dá pra andar na faixa de 1.500 rpm de 4a tranquilo que o carro vai responder ao pé sem precisar reduzir, o que o torna um carro silencioso. A suspensão indenpendente nas 4 é um tanto dura, mas pro carro ser firme na terra, tem que ser duro no asfalto. Gostaria de apontar quanto as revisões. Se você sabe guiar bem na trilha e mantém o carro manso no asfalto, não tem motivo pro carro quebrar. E ela não quebra mesmo. As revisões da minhas desde que comprei com 39.000 km foram só óleo, filtro de ar, combustivel e óleo. E as pastilhas de freio. No mais, o carro é uma beleza.

  • joaopbezerra

    Detalhe, ao invés do MUD, porque não opta pelo ALL TERRAIN A/T da BF?

  • jonathan1985

    Sou fan desse carro, acho muito bonita!
    Parabéns pela avaliação, muito boa. Sobre o consumo, acho uma pena esse carro ser a gasolina e os últimos flex…

  • granrs78

    Não gosto muito desse modelo, pois realmente é muito apertado dentro e seu visual é muito ultrapassado. O modelo mais novo com o facelift até que ficou bonito, mais que está devendo uma nova geração, isso está. Seu preço também não ajuda, pois o aut. Okm custa em torno de 75.000,00. Acho que se a Mitsubishi lançasse uma versão 4×2 e abaixasse para uns 65.000,00 a aut. com certeza iria vender bem mais.

    • bittcorp

      Jipe Mit 4×2 é uma heresia… :)

  • tuago007

    Pra mim que pego muita estrada de terra é a melhor opção, pois tem bom desempenho na terra sem sacrificar demais o conforto. Agora comprar esse carrinho 0KM é loucura, muito caro.

  • mikaelbrian

    é ja ouvi q esse carro as manutenções são kras e o consumo alto, eu acho esse carro bonito so na versão de 2009 q o volante mudou pq esse volante eu acho horrivel isso pra mim q estraga o carro

  • Galvão

    Já andei em um,e é dificil obeso e idoso subir nele,pois é bem alto!
    Só o Painel,que é meio sem graça!!

  • GustavO-B

    Finalmente um jipeiro aqui no NA.

    Esse carrinho é valente, não se compara aos Willys, Engesas, mas vai bem para caramba.

    Bebe bastante, mas tem bastante força também, reduzida, bloqueio, completa.Show de bola.

  • sfstefano

    Na minha opnião dá um pau na Eco

  • brunnoaugusto

    TR BOMBA, Como e chamada por nós de Catalão da Fabrica ….. E cheia de remendos e gatos estou ate surpreso por falar que o painel não faz barulho , tem modelos que sai ate colados os painel pois os parafusos espana …rsrsrs , que bom que ele ta gostando;

  • SilasCoul

    Interior da década de 90, simplório e plásticos duros. Mas bom pra quem quer um off road leve.

  • GuilhermeTucson

    Eu iria de tucson! haha

    • bittcorp

      Trilha de Tucson ??? Tem certeza ???

      • GuilhermeTucson

        Não trilha nunca, mais em consumo, desempenho, qualidade, aerodinâmica e belesa ela é bem melhor que essa caixinha ai quadrada!

        • bittcorp

          são objetivos distintos… TR4 é um jipinho muito bom de trilha, por sinal. Tucson é um SUV urbano.

  • mho

    Po, o cara quer comprar um carro de trilha 4×4 pesado com pneus apropriado para lama com um de estrada com tração dianteira? Brincadeira. É obvio que o veterano Kadett tem um consumo bem mais equilibrado.

    120km/h em rodovia? Tudo bem, não é uma velocidade muito alta, mas não recomendo abusar da sorte com um 4WD, nem mesmo se fosse um AWD em chuva.

  • lcds22

    Tenho uma tr4 ano 2008 atutomatica, com 110 mil km rodados em lama, agua do mar, agua de rio, buraco, erosoes brabas, dunas pesadas. Com toda sinceridade, no nivel dela nao existe hj no Brasil carro nenhum que faça o que ela faz, tem um excelente motor, otimo sistema de bloqueio e reduçao. Faço as revisoes com mecanico da minha confiança.

  • Rud

    Bom dia amigo o que vc me diz de segurança passiva da TR4, tenho um Novo Voyage que uso no Dia a Dia e tenho vontade de trocar em algo mais robusto por causa da segurança passiva, princialamnte depois di nascimento de meu filho, o que vc me diz? Eo preço do Seguro?

  • Gilmar

    Podem me ajudar? tenho uma pajero TR4 e quando estou a 110KM ela começa a gritar como se estivesse pedinco marcha. é altomatica o que pode ser?
    Abs
    Gilmar

  • luiz henrique

    tenho 48 anos tenho uma tr4 ano 2007 atm 4×4 e digo ja tive civic corolla astra corsa e mais um monte de carros mais o carro q me apaixonei mesmo foi por esse gente é só alegria em todos os ponto ainda hoje fui no hospital estacionei em um lugarzinho meio ruim e vi q mais pra cima tinha lugar melhor só q tinha q pular a calçada e passar por um barranquinho de tr4 é moleza é só alegriakkkkkvaleu todos pelas dicas quanto voceis pagam de seguro