O Smart ForTwo é um microcarro europeu que fez muito sucesso e ainda está em produção no velho continente, já estando na terceira geração.
Quem fabrica o Smart ForTwo?
Fabricado em Hambach, uma cidade de origem alemã na França, o pequenino ForTwo é fruto de uma parceria antiga da Daimler, através da Mercedes-Benz com a suíça Swatch, fabricante de relógios de pulso.
Lançado em 1997, o carrinho evoluiu e hoje ainda tem seu público fiel na Europa e EUA, mas já com vistas ao mercado chinês, onde deverá ser produzido pela Geely em recente acordo.
A Mercedes-Benz decidiu vender a fábrica de Hambach para a Ineos, que fará no local o Grenadier. Com isso, o Smart ForTwo será feito na China pela Geely.
Apresentada em 2016, a atual geração é oferecida nas carrocerias hatch e conversível, apesar da marca identificar a primeira como cupê.
Smart ForTwo – versões
- Smart EQ ForTwo Coupé
- Smart EQ ForTwo Cabrio
Equipamentos
Smart EQ ForTwo Coupé – Motor elétrico de 82 cavalos e 16,6 kgfm, transmissão direta nas rodas traseiras, baterias de 17,6 kWh, faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED e rodas de liga leve.
Vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, espelho interno dia e noite, conta-giros destacado, ar condicionado automático, direção elétrica, freios com ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e alarme.
Computador de bordo, multimídia com projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento, fonte 12V, entrada USB, banco do motorista com ajuste em altura e coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.
Cintos de segurança de três pontos, para-sóis com espelhos iluminados, iluminação interna, seletor de marcha no console, sistema de som premium, alças no teto, vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.
Lavador e limpador do vidro traseiro, defletor de ar no teto, cobertura do compartimento de bagagem, abertura elétrica da tampa traseira, bagageiro com iluminação, entre outros.
Smart EQ ForTwo Cabrio – Itens acima, capota em tecido de acionamento automático e tampa do bagageiro com compartimentos internos.
Preços
Qual o preço do smart ForTwo?
- Smart EQ ForTwo Coupé – € 18.370
- Smart EQ ForTwo Cabrio – € 21.630
Smart ForTwo – motor
O Smart ForTwo tinha dois tipos de motor, sendo um deles a combustão e outro elétrico. O propulsor a gasolina é o M281 da Mercedes-Benz, que é o H4B/D da Renault, foi retirado.
Ele tem três cilindros e construção em alumínio, com cabeçote de duplo comando de válvulas variável, com aspiração natural na versão de 1.0 litro.
Este tinha 999 cm³ e entregava 76 cavalos a 6.000 rpm e 9,6 kgfm a 2.850 rpm, tendo transmissão manual de cinco marchas nessa proposta.
Já a versão turbinada de 0.9 litro, sendo 898 cm³ de volume, dispunha de 90 cavalos a 5.500 rpm com 13,7 kgfm a 2.500 rpm.
O propulsor tinha transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas.
O motor elétrico atual tem 82 cavalos e 16,6 kgfm, além de transmissão direta.
Desempenho e consumo
O Smart ForTwo tem desempenho e consumo que difere de acordo com a versão e propulsão, mas novo é movido apenas por energia elétrica.
No caso dessa versão elétrica, a EQ, o consumo é de 6,67 km/kWh e autonomia média de 135 km no ciclo WLTP.
Ele vai de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos na versão Coupé e 11,9 segundos no Cabrio, tendo final limitada de 130 km/h.
Existiu opção com 90 cavalos, mas ela foi reajustada com a perda das versões a gasolina, passando para 82 cavalos.
Modelo antigo a gasolina
Qual o consumo de um smart ForTwo?
Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Smart ForTwo – gerações antigas
O Smart ForTwo teve duas gerações anteriores, sendo a primeira lançada em 1997 na ainda parceria com a Swatch, tendo o conceito Tridion em aço de alta resistência para suportar impactos.
Com 2,5 m de comprimento, o primeiro ForTwo usava um conceito de kei car e tinha um pequeno motor de três cilindros montado na traseira com 599 cm³.
Ele tinha três versões com 45, 51 ou 61 cavalos, sendo que em todas, o motor tinha turbocompressor.
Em 2002, a Mercedes-Benz, agora controladora da Smart, aumentou o tamanho do motor para 698 cm³ e a potência foi para 50 ou 61 cavalos.
Para bater de frente com os “quadriciclos” (pequenos micro carros movidos a diesel) franceses, a Smart – cuja produção do ForTwo também era na França – lançou sua versão com óleo combustível.
O Smart ForTwo diesel tinha motor de 0.8 litro com 41 cavalos e bom torque, sendo assim uma opção realmente muito interessante em termos de consumo.
Esta primeira geração, a W450, só teve a versão hatch e câmbio automatizado de seis marchas, mais uma versão Brabus com 75 cavalos.
A segunda geração surgiu em 2007 e logo chegou ao Brasil. Com o tamanho do modelo atual, o Smart ForTwo dessa época manteve o design anterior.
Sua mecânica também preservou o motor diesel, mas com 54 cavalos. Um novo motor 1.0 chegou com 71 cavalos na versão aspirada e com sistema “mhd” e 1.0 Turbo com 84 cavalos.
A Brabus criou sua versão anabolizada do ForTwo Turbo com 102 cavalos.
Para o Brasil, chama atenção no mundo que o país tenha sido um dos poucos a ter versão específica.
Nesse caso, era o Smart ForTwo Brazilian Edition, que trazia o sistema micro-hybrid drive ou “mhd”.
Com sistema de desligamento automático do motor, o propulsor 1.0 tinha 71 cavalos a 5.800 rpm e 9,3 kgfm a 4.500 rpm.
Qual o consumo de um smart ForTwo?
Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
O ForTwo Brazilian Edition ia de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e tinha máxima de 145 km/h.
Como em todas as gerações do Smart ForTwo, as rodas aro 15 polegadas tinha pneus mais largos na traseira, gerando uma dinâmica de condução interessante.
Smart ForTwo – ficha técnica
Motor | 1.0 | 0.9 Turbo | Elétrico |
Tipo | |||
Número de cilindros | 3 em linha | 3 em linha | |
Cilindrada em cm3 | 999 | 898 | |
Válvulas | 4 | 4 | |
Taxa de compressão | ND | ND | |
Injeção eletrônica | Indireta | Direta, turbo | |
Potência máxima | 76 cv a 6.000 rpm (gasolina) | 90 cv a 5.500 rpm (gasolina) | 82 cv 0 rpm (energia) |
Torque máximo | 9,6 kgfm a 2.850 rpm (gasolina) | 13,7 kgfm a 2.500 rpm (gasolina) | 16,6 kgfm a 0 rpm (energia) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Automatiza de dupla embreagem com sete marchas. | Automática 1 marcha |
Tração | |||
Tipo | Traseira | Traseira | Traseira |
Direção | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Multilink | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 15 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas |
Pneus | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 2.695 | 2.695 | 2.695 |
Largura (mm) | 1.663 | 1.663 | 1.663 |
Altura (mm) | 1.555 | 1.555 | 1.555 |
Entre eixos (mm) | 1.873 | 1.873 | 1.873 |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 260 | 260 | 260 |
Tanque de combustível (L) | 28 | 35 | 35 |
Carga (Kg) | ND | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 880 | 890 | 1.085 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
Smart ForTwo – fotos
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