Smart ForTwo: um projeto entre a Mercedes e a Swatch

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O Smart ForTwo é um microcarro europeu que fez muito sucesso e ainda está em produção no velho continente, já estando na terceira geração.

Quem fabrica o Smart ForTwo?

Fabricado em Hambach, uma cidade de origem alemã na França, o pequenino ForTwo é fruto de uma parceria antiga da Daimler, através da Mercedes-Benz com a suíça Swatch, fabricante de relógios de pulso.

Lançado em 1997, o carrinho evoluiu e hoje ainda tem seu público fiel na Europa e EUA, mas já com vistas ao mercado chinês, onde deverá ser produzido pela Geely em recente acordo.

A Mercedes-Benz decidiu vender a fábrica de Hambach para a Ineos, que fará no local o Grenadier. Com isso, o Smart ForTwo será feito na China pela Geely.

Apresentada em 2016, a atual geração é oferecida nas carrocerias hatch e conversível, apesar da marca identificar a primeira como cupê.

Smart ForTwo – versões

  • Smart EQ ForTwo Coupé
  • Smart EQ ForTwo Cabrio

Equipamentos

Smart EQ ForTwo Coupé – Motor elétrico de 82 cavalos e 16,6 kgfm, transmissão direta nas rodas traseiras, baterias de 17,6 kWh, faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED e rodas de liga leve.

Vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, espelho interno dia e noite, conta-giros destacado, ar condicionado automático, direção elétrica, freios com ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e alarme.

Computador de bordo, multimídia com projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento, fonte 12V, entrada USB, banco do motorista com ajuste em altura e coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.

Cintos de segurança de três pontos, para-sóis com espelhos iluminados, iluminação interna, seletor de marcha no console, sistema de som premium, alças no teto, vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.

Lavador e limpador do vidro traseiro, defletor de ar no teto, cobertura do compartimento de bagagem, abertura elétrica da tampa traseira, bagageiro com iluminação, entre outros.

Smart EQ ForTwo Cabrio – Itens acima, capota em tecido de acionamento automático e tampa do bagageiro com compartimentos internos.

Preços

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Qual o preço do smart ForTwo?

  • Smart EQ ForTwo Coupé – € 18.370
  • Smart EQ ForTwo Cabrio – € 21.630

Smart ForTwo – motor

O Smart ForTwo tinha dois tipos de motor, sendo um deles a combustão e outro elétrico. O propulsor a gasolina é o M281 da Mercedes-Benz, que é o H4B/D da Renault, foi retirado.

Ele tem três cilindros e construção em alumínio, com cabeçote de duplo comando de válvulas variável, com aspiração natural na versão de 1.0 litro.

Este tinha 999 cm³ e entregava 76 cavalos a 6.000 rpm e 9,6 kgfm a 2.850 rpm, tendo transmissão manual de cinco marchas nessa proposta.

Já a versão turbinada de 0.9 litro, sendo 898 cm³ de volume, dispunha de 90 cavalos a 5.500 rpm com 13,7 kgfm a 2.500 rpm.

O propulsor tinha transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas.

O motor elétrico atual tem 82 cavalos e 16,6 kgfm, além de transmissão direta.

Desempenho e consumo

O Smart ForTwo tem desempenho e consumo que difere de acordo com a versão e propulsão, mas novo é movido apenas por energia elétrica.

No caso dessa versão elétrica, a EQ, o consumo é de 6,67 km/kWh e autonomia média de 135 km no ciclo WLTP.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos na versão Coupé e 11,9 segundos no Cabrio, tendo final limitada de 130 km/h.

Existiu opção com 90 cavalos, mas ela foi reajustada com a perda das versões a gasolina, passando para 82 cavalos.

Modelo antigo a gasolina

Qual o consumo de um smart ForTwo?

Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

Smart ForTwo – gerações antigas

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O Smart ForTwo teve duas gerações anteriores, sendo a primeira lançada em 1997 na ainda parceria com a Swatch, tendo o conceito Tridion em aço de alta resistência para suportar impactos.

Com 2,5 m de comprimento, o primeiro ForTwo usava um conceito de kei car e tinha um pequeno motor de três cilindros montado na traseira com 599 cm³.

Ele tinha três versões com 45, 51 ou 61 cavalos, sendo que em todas, o motor tinha turbocompressor.

Em 2002, a Mercedes-Benz, agora controladora da Smart, aumentou o tamanho do motor para 698 cm³ e a potência foi para 50 ou 61 cavalos.

Para bater de frente com os “quadriciclos” (pequenos micro carros movidos a diesel) franceses, a Smart – cuja produção do ForTwo também era na França – lançou sua versão com óleo combustível.

O Smart ForTwo diesel tinha motor de 0.8 litro com 41 cavalos e bom torque, sendo assim uma opção realmente muito interessante em termos de consumo.

Esta primeira geração, a W450, só teve a versão hatch e câmbio automatizado de seis marchas, mais uma versão Brabus com 75 cavalos.

A segunda geração surgiu em 2007 e logo chegou ao Brasil. Com o tamanho do modelo atual, o Smart ForTwo dessa época manteve o design anterior.

Sua mecânica também preservou o motor diesel, mas com 54 cavalos. Um novo motor 1.0 chegou com 71 cavalos na versão aspirada e com sistema “mhd” e 1.0 Turbo com 84 cavalos.

A Brabus criou sua versão anabolizada do ForTwo Turbo com 102 cavalos.

Para o Brasil, chama atenção no mundo que o país tenha sido um dos poucos a ter versão específica.

Nesse caso, era o Smart ForTwo Brazilian Edition, que trazia o sistema micro-hybrid drive ou “mhd”.

Com sistema de desligamento automático do motor, o propulsor 1.0 tinha 71 cavalos a 5.800 rpm e 9,3 kgfm a 4.500 rpm.

Qual o consumo de um smart ForTwo?

Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.

O ForTwo Brazilian Edition ia de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e tinha máxima de 145 km/h.

Como em todas as gerações do Smart ForTwo, as rodas aro 15 polegadas tinha pneus mais largos na traseira, gerando uma dinâmica de condução interessante.

Smart ForTwo – ficha técnica

Motor 1.0 0.9 Turbo Elétrico
Tipo
Número de cilindros 3 em linha 3 em linha
Cilindrada em cm3 999 898
Válvulas 4 4
Taxa de compressão ND ND
Injeção eletrônica Indireta Direta, turbo
Potência máxima 76 cv a 6.000 rpm (gasolina) 90 cv a 5.500 rpm (gasolina) 82 cv 0 rpm (energia)
Torque máximo 9,6 kgfm a 2.850 rpm (gasolina) 13,7 kgfm a 2.500 rpm (gasolina) 16,6 kgfm a 0 rpm (energia)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Automatiza de dupla embreagem com sete marchas. Automática 1 marcha
Tração
Tipo Traseira Traseira Traseira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 165/65 R15 na frente e 185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 2.695 2.695 2.695
Largura (mm) 1.663 1.663 1.663
Altura (mm) 1.555 1.555 1.555
Entre eixos (mm) 1.873 1.873 1.873
Capacidades
Porta-malas (L) 260 260 260
Tanque de combustível (L) 28 35 35
Carga (Kg) ND ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 880 890 1.085
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND ND

Smart ForTwo – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X