Chery Matérias NA SUVs

Avaliação completa do Chery Tiggo

detalhes-e-imagens-do-chery-tiggo-agora-vendido-no-brasil-1 Avaliação completa do Chery Tiggo

Depois da decepção com o Effa M100 os brasileiros se tornaram receosos em relação à procedência dos chineses. Acabamento mal feito e medo de que a marca saia do Brasil, como ocorreu nos anos 90 com Daewoo e Hyundai, mas todo chines é igual? Nessa hora o ceticismo é bem vindo, “só acredito vendo”, por isso fui à mais nova concessionária Chery na minha cidade para realizar o “Teste do Consumidor”- visualmente o Chery Tiggo não apresenta aquela fragilidade do Effa, mostrando que é um carro de nível semelhante ao nacional.



Interior:

Como o Effa M100 era o único carro de passeio chinês à venda no Brasil ele acabou se tornando a comparação com o Tiggo, e no ponto que mais assusta no Effa o Tiggo se destaca, o interior do Effa chega a ser nojento e mal acabado com presença de plásticos frágeis, sendo que até a trava de direção faz batidas secas demonstrando a má qualidade. No caso do Tiggo é o contrario, o acabamento interno apesar de aparência simples é bem feito, confesso que cheguei a socar o painel para ver sua resistência, percebi que há um revestimento macio por trás desse plástico mostrando que seu acabamento é mais refinado, não terá problemas com barulhos “de escola de samba” por causa da má qualidade, mas isso é questão de tempo.

Tecidos são bons e macios, uma pequena faixa de tecido nas portas é simples porem não é um tecido em cima de plástico, da para perceber uma camada fina de espuma por baixo, já a maçaneta tem aparência simples e quando puxada dá a impressão que se quebrará ao meio. Um ponto interessante no Tiggo são os bancos traseiros, eles reclinam e correm sobre trilhos como os bancos da frente, podem tanto proporcionar mais conforto para os passageiros de trás numa viagem quanto aumentar a carga do porta-malas (520L segundo a Chery), aliás a tampa não é removível, ou seja cargas altas, nem pensar.

detalhes-e-imagens-do-chery-tiggo-agora-vendido-no-brasil-2 Avaliação completa do Chery Tiggo

Porém os bancos bipartidos podem incomodar já que ao invés da típica divisão 1 banco 2, ele é dividido em 1 banco + meio e 1 banco + meio, sendo desconfortável para o passageiro central. Muitos dos comandos do carro estão bem posicionados devido a relativa altura de seu console porém por causa desta mesma altura alguns comandos ficam escondidos e mal posicionados, no geral os comandos são bons, não excelentes. Senti falta de tapetes de série no carro, mas qualquer um compra um tapete automotivo em qualquer supermercado.

Espaço traseiro é relativamente bom, eu com mais de 1,80m consigo sentar atrás de alguém com a mesma altura porém com nenhum conforto porque ficaria espremido. Detalhe, o piso não é plano apesar do túnel central ser baixo.

Exterior:

Ao bater a porta do jipinho chinês sinto algo de Honda, borrachas de qualidade são aquela batida abafada na porta denunciando uma qualidade das borrachas melhor que seu concorrente direto o EcoSport (falaremos sobre ele mais tarde).

Seu design, como sabemos, é a copia da RAV4 mas apesar disso, ele é um carro mais jovial e diferente da sua “inspiração” japonesa, um farol bi-parábola seria bem vindo, assim como um novo parachoque traseiro, reto demais para as linhas do carro. A cobertura do estepe traz mais segurança mas é realmente estranha, sinceramente prefiro sem tampa ao estilo EcoSport. Ainda sobre a tampa traseira, o que as revistas estão criticando é o fato da tampa abrir “contra a calçada, mas isso é relativo de onde você para o carro, ou seja não incomoda, só é ruim ter que abri-la em espaços apertados como garagens de shopping e vagas nas ruas. Um coisa vista na traseira do Tiggo, mas especificamente com a tampa aberta é a quantidade enorme de soldas aparentes, mas como estão onde a tampa fica fechada, desta vez passa.

detalhes-e-imagens-do-chery-tiggo-agora-vendido-no-brasil-3 Avaliação completa do Chery Tiggo

Assim como as soldas aparentes, embaixo do carro não há aquele acabamento que esconde as rebarbas o que dá um receio ao ver as chapas aparentes, uma pequena saia lateral já resolveria o problema. A nova grade é realmente mais bonita que a antiga, mas elas poderiam ser usadas para diferenciar versões, mais cara (antiga) e mais barata (nova). Uma coisa decepcionante é o rack de plástico!! Sim de plástico.

Motorização:

Um destaque é a motorização (não fiz o test-drive no carro), o motor é um ex-Mercedes-Benz com potência de 135 cv a 5750 rpm e 18,8 Kgmf de torque num motor 2.0 podemos ver que o motor não é ruim. Com excelente consumo de 9km/l na cidade e 13km/l na estrada ele consome muito menos que muitos 1.0 flex que são extremamente beberrões. Uma observação em relação ao motor é o cuidado, ao contrario do típico ferro para segurar o capô do motor o Tiggo usa amortecedores de gás, os mesmos encontrados na tampa do porta-malas da maioria dos carros, assim não é necessário segurar a tampa do motor ou pegar na haste quente de ferro.

Detalhes sobre a Chery no Brasil:

A aceitação do Tiggo está sendo muito melhor do que a própria montadora chinesa esperava. Além disso, o brasileiro esta aceitando de braços abertos esta marca, na concessionária que fui, já havia sido vendido um Face antes de desembarcar no Brasil, em regime de pré-venda, sendo que o compacto não estava na concessionária.

A fábrica no Brasil deverá ser instalada em Brasília/DF, onde será produzido o Cielo, ou seja, a Chery não sairá das nossas terras.

Informações úteis sobre o Tiggo:

Garantia: 3 Anos
Motor: 2.0 135cv a 5750rpm
Torque: 18,8Kgmf de torque
Dimensões :

Comprimento: 4,285m

Largura: 1,765m

Altura: 1,705m

E o EcoSport?

Segundo a revendedora Chery de Campinas, o modelo que está dando mais entrada na troca por um Tiggo é o próprio Eco!Mostrando que daqui pra frente a Ford vai ter dor de cabeça.

Texto de João Vitor Brigato (http://www.brigatodesign.blogspot.com/)

  • Rafael

    Eae Eber!

    Uma sugestão: melhor dar uma revisada nos textos a serem publicados para manter a qualidade do site – são poucos detalhes, mas para o padrão deste site convém fazê-lo.
    Não precisa nem publicar este comentário se preferir, ok!

    abraço!

  • Rafael Loureiro

    Dois pequenos detalhes observados no texto.

    1 Aonde esta a confirmação de que a Chery se instalaria em Brasilia?? Em seu planejamento sequer vemos a possbilidade de se instalar no DF, alem do mais os locais ja citados aqui no NA teriam uma boa mão de obra capacitada, tendo em vista outras montadoras ja presentes.
    2 Com relação a cobertura do porta mala. Então a propia chery estaria fazendo uma divulgacao errada do seu produto em seu site, devido ao fato da foto apresentada não conter a cobertura do porta mala, dandose a impressão da mesma ser movel e nao fixa como mencionado no texto.
    Bom, e esperar pra ver. Alias, amigos que ja possuem esse novo veiculo poderiam tirar essa nossa duvida a cobertura do porta mala e fixa??
    Deixo uma outra pergunta. Como será a manutenção do Tiggo, seu motor de aluminio.

  • ricardo soares

    Está tendo aceitação só pelo fato de ter vendido apenas UM modelo pré-venda????
    Cara, se o brasileiro tivesse recebido bem teria uma fila longa para comprá-lo.
    Essa reportagem tá muito tendenciosa.

  • George

    A cobertura da mala é móvel, inclusive com uma parte em tela bipartida e retrátil e a outra parte é de encaixe com dois níveis de altura, mas se necessário é total e facilmente removível.
    Até o momento foram duas revisões programadas feitas em nosso Tiggo e gastamos pouco mais de R$ 350,00 e no mais é por combustível e rodar!!!
    A aceitação do Tiggo está bem acima das previsões da Chery, até porque o consumidor está se informando mais e mais e a reputação do carro na China é bem alta (lá é um dos mais vendidos no maior mercado mundial), deixando de lado a resistência natural do brasileiro acostumado a marcas tradicionais.
    Outra coisa, um carrinho maneiríssimo e completaço por R$ 49.900,00 …não tem nada parecido no mercado para fazer frente!

  • anderson dak

    Queria saber como esse carro vai nos teste com de colisão estabilidade capotamento …. pois ´prezo muito em um carro sua segurança. na internet tem varios videos mostrando a segurança dos SUV's chineses e não podia ser pior… uns o aibag nem abre! outro amassa totalmente!

  • Coala

    Minha única preocupação com os Chineses e Koreanos é o pós-venda. Se derem assistência boa, fará sucesso.

  • George

    O Tiggo é um carro excelente, já rodamos 13.000 km de setembro/2009 prá cá, duas viagens longas (SP-Salvador/BA e SP-Tapes/RS), muito confortável e gostoso de dirigir, vc roda 1.200 km num dia e no dia seguinte está "pronto" para outro trecho… nada de cansaço, a posição do motorista é excepcional! Só te que tomar cuidado porque se o motorista se distrair ele vai sem dificuldade aos 180 km/h, estamos satisfeitíssimos e já pensammos para daqui uns 2 anos trocar por outro zero. Recomendo!

    • Diego

      Bom demais para acreditar! Só tem pontos positivos? Desconfio…

    • Rafa

      quando for vender me chama!

  • Frederico

    Gostaria de saber a fonte da informação que indica a instalação da fábrica da Chery em Brasília. Não seria mais uma especulação?

  • anderson dak

    Queria saber como esse carro vai nos teste com de colisão estabilidade capotamento …. pois ´prezo muito em um carro sua segurança. na internet tem varios videos mostrando a segurança dos SUV's chineses e não podia ser pior… uns o aibag nem abre! outro amassa totalmente!

  • Sobre o comentário "…o modelo que está dando mais entrada na troca por um Tiggo é o próprio Eco!…", é natural de se entender: quem tem uma Ecosport usada e quer trocar, ficando no mesmo segmento das SUVs, tem 3 opções:
    – Sobe de nível e compra um Tucson
    – Fica no mesmo nível e compra uma Eco por mais grana
    – Fica no mesmo nível e compra um Tiggo completo por bem menos grana

    A escolha mais racional das 3 é a última.

  • André

    O Cherry é ótimo, tenho dois em casa um da minha mulher e outro meu. Rodamos em média 2000Km por mes e da vontade de rodar bem mais. O carro parece que anda nas nuvens…. O melhor carro que já tive em toda minha vida. Só mais um detalhe, tudo que eu disse é mentira, igual a avaliação ruim desta reportagem. Pessoal !! qualquer um que entra num carro zero Km acha ele ótimo. A avaliação da 4rodas já deu pau na Effa e mais uma novidade igual ao Tiggo e todo mundo esquece do passado. O aviso foi dado….cuidado com falsas informações.

  • Depois que tiver fábrica no país, a marca pode deslanchar.
    Mas até a Chegada da JAC, creio que a Chery seja a melhor montadora chinesa por aqui.

    • Eu acho que o fato do HORRÍVEL Effa M100 ter sido o primeiro carro chinês a ser vendido em terras tupiniquins foi péssimo para a reputação de todas as montadoras chinesas. Uma lástima que ele tenha se tornado o icônico “carro chinês“.

      Elas têm muito o que provar ainda, mas as grandes montadoras na China estão evoluindo muito rápido. Em breve, as maiores terão produtos de qualidade e preço competitivo. Estou aguardando pacientemente a chegada da BYD aqui nos EUA.

  • pedro

    "Senti falta de tapetes de série no carro, mas qualquer um compra um tapete automotivo em qualquer supermercado."

    -> Toyota que o diga!

    Tirando o farol dianteiro, até achei bacana o visual do carro, mas por dentro não sei, achei muito branco e a impressão que dá é que o interior é de baixa qualidade. Mas só ao vivo e a cores para ter certeza. Se forçar os preços pra baixo, já tá valendo.

  • vinicius

    Eu ñ tenho tiggo, + sou moderador da comunidade no orkut do Chery Tiggo, posso afirma que o carro é bom.

  • Diegoo

    esse chery tinha que custar no máximo uns 45 mil e completão pra valer a pena.

  • Ricardo

    O motor 2.0 da Chery é ex-Mercedes-Benz? De onde vem essa informação? Não estou duvidando, é que nunca li sobre isso antes.

    Quanto ao carro, só me arrisco depois que a Chery começar a produzir aqui, com fornecedores nacionais. Esperar peças virem da China é dose…

  • anderson dak

    Queria muito saber os testes dele como estabilidade impactos capotamento ….pois prezo muito em um carro a segurança! na net tem varios videos mostrando o fracasso desses testes com carros chineses principalmente chineses SUV.

  • André

    Carro bom é o carro que não dá problema, quando muito tenha a cobertura da garantia. Essa história de peça de reposição é conversa, as concessionárias nacionais pedem no mínimo 2 dias úteis para entregar uma peça e isso se ela for simples e o pagamento tem que ser adiantado. Quem compra carro com garantia de fábrica não fica atrás de peça em mercado paralelo e nem procurando mecânico de fundo de quintal. Se a Chery dá garantia de 3 anos e coloca uma fábrica no Uruguay é porque quer levar o negócio a sério. Não sejamos bôbos, os chineses não vieram pra fazer papel de ridículo aqui. Estudam esse mercado, o 4º maior do mundo, há anos. Automóvel é diferente de MP4 e o mercado globalizado dá informação rápida para todos os países do mundo. Do oriente ao ocidente o Tiggo está sendo vendido. Leiam e vejam a opinião dos proprietários. Procurem os Cherys clubes no mundo, só eu encontrei um na Ucrânia, Chile e Venezuela.

    • Edson Roberto

      André,
      Perai, antes de qualquer coisa não pode sair dizendo que um carro que tenha Air Bag seja seguro se o sistema é ruim ou pior se o carro em si é ruim. Na Europa o famoso conhecido grupo Alliance queria vender um modelo sedan no mercado com um preço abaixo de qualquer outro sedan da categoria e ao fazer o teste de colisão frontal, o carro ficou totalmente destruido onde a traseira foi para na frente e os passageiros foram destruidos, isso que tinha os fabulosos Air Bag.

      Portanto para um bom produto se consagrar ele precisa sim além dos itens de segurança, ter uma estrutura que possa suportar problemas com acidentes para que se possa proteger em caso de acidentes. E ai, o tempo dirá se realmente o carro é tão bom e se a marca veio mesmo para mostrar que vai se manter em nosso mercado.

      Abraços
      Edson

  • Rodrigo

    Me desculpe Eber, mas essa reportagem está tendenciosa demais.
    Dá a impressão de que quer convencer o leitor de que esse carro é o máximo.
    Exemplo como: "…o brasileiro esta aceitando de braços abertos esta marca, na concessionária que fui, já havia sido vendido um Face antes de desembarcar no Brasil…".
    Vendido apenas UM modelo que nem chegou já se pode concluir que o brasileiro está o aceitando?????? Lógico que não.

  • Bom!! Parece ser um bom carro!

  • Antonio

    Espero que o sucesso de vendas não faça os chineses querer ganhar igual os fabricantes nacionais…..Estou namorando este carro tenho um Renault SYMBOL completo e a minha hora vai chegar!!!!! sair montado num chines

  • renato dantas

    Os chineses estão longe de montarem um carro com qualidade e durabilidade, os bons preço vem da mão de obra quase escrava pelo que pagam, as marcas famosas montados na China tem um rigoroso controle de qualidade para não caírem em descrédito e arruinar sua marca com produtos de baixa qualidade, é esperar para ver a que veio este Chery Tiggo, no dia dia das nossas esburacadas ruas e estradas.
    Não compraria um Chinês sabendo que tem coisa melhor no mercado, e se precisar de peças deve ser igual as coreanas caras e demoradas.

    • luiz

      Tenho um tucson e nunca tive problema com peças, qual coreano você tem?

  • Rafael Rocha

    O unico medo desses carros é se eles terão aceitação na hora da revenda. Até porque ninguem compra um carro para ficar com ele pelo resto da vida…. Tomara que os carros na Chery não sejam ruins de se revendelos como até hoje acontece com renalt, peugeot e citroen que são verdadeiros carmas para se vender depois que saem da concessionarias.

  • luiz

    Porque as pessoas falam de algo que não conhecem com tanta propriedade??? tenho carro coreano e NUNCA tive problema com peça, o carro tem muito mais qualidade do que nacionais na mesma faixa de valor, e outra o pós venda e manutenção são superiores a qualquer marca nacional…então quem anda de gol ou classic comente do seu carro e não dos que sonha em ter!!!

  • @nunowgomes

    Aqui no RJ pelo visto a aceitação está sendo boa. Logo quando a Chery iniciou as vendas do Tiggo eu cruzei com um em Niterói. De lá pra cá tenho visto muitos por aqui. Torço para que a Chery cresça e muito no nosso mercado e desbanque essas "nacionais" que se acomodaram com a falta de concorrência e transformaram nosso mercado em um verdadeiro museu. Gosto muito da Eco mas não vejo a hora da sua nova geração chegar, afinal de uns tempos para cá nenhuma mudança significativa foi feita no modelo. Só espero que a Ford não faça com a Eco o mesmo que fará com o Fiesta. E que venham mais chineses para cá. Parabéns pelo texto!

  • luiz

    engraçado que o povo fala pra caramba qdo vem chines, e o fiesta indiano ng reclama??? o classic sail tb?

  • Harim Salas

    Comprei meu Tiggo em Janeiro e o carro me satisfaz. Igual a todos os outros que já tive. Por ser Chinês eu não me incomodo. O mundo todo tem produtos de lá. O que falta é o Brasileiro ser menos demagogo e parar de criticar sem conhecer e avaliar o produto. Teve um cidadão aí em cima que disse que é temerário comprar um veículo de uma montadora que não tem fábrica no país. Deve ser por esse motivo que ele desistiu de comprar a Ferrari, Jaguar, Mercedes…………………………..

  • Brazzucca

    Eita carrinho feio, as rodas não parecem de fábrica, o interior tem mal disposição da saídas de ar laterais, costura dos bancos torta, desenho central do painel mal trabalhado e essa pintura e cromados parecem que saem depois de umas 3 ou 4 lavadas.

  • Anderson

    Brasileiro é mto engraçado… a gente fica questionando os carros chineses com relação a qualidade e tal mas compramos Fiat Mille zero KM até hoje! E o Gol GIV? O carro tem grandes problemas de projeto.. volante torto.. desconfortável, acabamento porco.. e mesmo assim foi o carro masi vendido do Brasil nos anos em que reinou!! Ah!! E só perdeu o reinado porque chegou o Gol GV.. se não estaria anda vendendo mais do que qualquer um… então porque a gente exige tanto de um chines e não exige nada de um nacional? Fica aqui a minha reflexão!!

    • Rafael Rocha

      Concordo com vc. Brasileiro fica falando mau de carro chines mas fica comprando gol, palio, kombi, mille, celta e por ai vai. Enfim essa imundices vendidas aqui. Efim não presisa nem ser um grande entendedor de carro para perceber que esse carro e muito superior do que praticamente todos os carros produzidos aqui no Brasil por: VW, Fiat, Ford, Chevrolet, etc.

  • RafaelRJ

    Aqui no Rio já perdi a conta de quantos Tiggo eu vi pela rua.

    Só no sábado, foram 9!

  • PAULO CESAR SANTANA

    noticiasautomotivas, muito boa a sua avaliação. Mas pra mim só falta uma grande informação que voces poderiam colocar, se fizerem, que eh a de postar os numeros de arrancada, retomada, ruido, frenagem e consumo. Abraços, Paulo Cesar Santana

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend