Assim como outros carros da Honda, o CR-V é uma moeda de troca e vem há muitos anos sendo a preferência de quem busca um SUV com espaço, conforto e desempenho, seja usado ou novo, e mudando normalmente de geração.
Agora, surge mais uma com o Novo Honda CR-V e:HEV ou Advanced Hybrid, como a marca gosta de chamá-lo.
Com tudo novo, o Honda CR-V e:HEV pode não parecer aos olhos de quem aprecia o produto da marca japonesa, pelo mesmo motivo das gerações anteriores.
Não há saltos gritantes de estilo ou proposta, mas a preservação dos atributos que fazem dele um dos SUVs mais desejáveis de sempre.
Assim como “sempre”, um novo Honda CR-V normalmente impacta quando chega e não necessariamente positivamente, já que seu preço assusta os desavisados, mas quem o conhece já sabe que a conta é mesmo alta.
Então, este não é diferente ao sair por R$ 352.900… Mas, é aquilo, trata-se do preço da noiva.
Aliás, esta vem com algo especial e não é exatamente a beleza, mas a esperada propulsão híbrida, que chega para tentar resolver uma questão que sempre o CR-V coloca para os seus… O consumo elevado.
Com 207 cavalos e um conjunto motriz similar ao dos irmãos Civic e Accord, o SUV de sempre da Honda traz um alento nesse aspecto, num casamento que agora parece perfeito.
Robustez expressiva
O Novo Honda CR-V e:HEV adota um estilo mais expressivo sem perder suas formas básicas, o que é ótimo para manter sua clientela fiel, com uma frente escurecida por faróis full LED com máscara negra e luzes diurnas em LED compactas.
A grade com elementos hexagonais é em preto brilhante, recuada numa moldura frontal avançada.
O para-choque tem spoilers integrados, além de faróis de neblina em LED. Já o logotipo da Honda também segue a proposta da versão Touring, oferecida por aqui.
Com uma carroceria volumosa e sólida em aspecto, o CR-V tem ainda maçanetas grandes, enquanto as rodas de liga leve aro 19 polegadas são escurecidas e com pneus 235/55 R19. Apenas o friso cromado nos vidros quebra o visual mais sóbrio.
Na traseira, o Novo Honda CR-V e:HEV mantém as lanternas em LED envolventes, que sobem pelas colunas D e avançam sobre a tampa do bagageiro, de acionamento elétrico.
Spoiler na parte superior, assim como duas bocas cromadas de escape, se apresentam, bem como teto solar panorâmico com antena barbatana. Sem surpresas.
Dentro, o Novo Honda CR-V e:HEV tem ótimo acabamento com mescla de tons escuros e claros, estes nos assentos em couro, teto, apoios de braço, entre outros, além de apliques madeirados no painel e nas portas.
O visual contrasta com a proposta exterior, escurecido. O painel segue o estilo do Civic, seu parente de plataforma, com difusores de ar fusionados numa grade com hastes estilo dos anos 60.
Já o cluster é digital e segue o padrão da Honda, sendo de fácil visualização e acesso às informações, destacando-se a imagem 3D do ACC funcionando como o Auto Pilot da Tesla.
O volante em couro com paddle shift e comandos diversos tem boa pegada, enquanto a multimídia tem tela pequena, mas com câmera de ré e reprodução do Lane Watch, além de gerenciamento de energia do sistema híbrido.
No Honda CR-V e:HEV, o console tem carregador indutivo de smartphone, assim como modos de condução, controle de descida, Auto Hold, freio de estacionamento elétrico, entre outros.
O ambiente é amplo e confortável, com bancos dianteiros com ajustes elétricos (com 2 memórias para o condutor), tendo ainda espelho interno convexo, HUD e ótimo espaço traseiro.
Ali, os bancos para três pessoas possuem ajustes longitudinais e de encostos que permitem literalmente dormir em viagens longas com conforto de ônibus, tendo ainda difusores de ar, apoio de braço central e boa área para visualizar o caminho.
O sistema de som Bose é ótimo. No bagageiro, 581 litros são mais que suficientes e sob o assoalho, sem estepe, o kit de reparo, já que ali tem uma bateria.
Hibridização é o caminho
O Novo Honda CR-V e:HEV abandona o motor 1.5 Turbo da geração anterior e aposta tudo na hibridização com um conjunto motriz apoiado pelo conhecido motor R 2.0 de aspiração natural e um motor elétrico potente, garantindo assim um bom desempenho e com economia.
O conjunto é composto pelo 2.0 i-VTEC de ciclo Atkinson com 147 cavalos a 6.100 rpm e 19,4 kgfm a 4.500 rpm, sendo na teoria o mesmo motor usado pelo Honda ZR-V no Brasil, por exemplo, apenas menos potente.
Com taxa de compressão alta, de 13,9:1, esse propulsor a gasolina move o veículo também e trabalha com uma caixa CVT de duas marchas com embreagem de partida, ou seja, multidisco banhado a óleo, como no primeiro Honda Fit.
Além disso, um potente motor elétrico de 184 cavalos e 34,2 kgfm funciona em paralelo, alimentado por uma bateria de lítio de 1,06 kWh localizada na traseira.
Como é tradição, o CR-V mantém a tração permanente nas quatro rodas sob demanda, não permitindo que se mude apenas para dianteira, por exemplo. Com tudo isso, de forma combinada, são 207 cavalos e um torque desconhecido, que pode chegar perto de 54 kgfm.
Com modos Econ, Normal e Sport, o Novo Honda CR-V e:HEV tem boa disposição com o uso desse elétrico potente, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade final de 194 km/h.
Não há modo EV de operação humana, sendo o mesmo ativado automaticamente.
Assim, nas saídas tranquilas, o Novo Honda CR-V e:HEV usa normalmente o motor elétrico quando a bateria está cheia e o motor 2.0 só entra se o motorista exigir muito do carro, como mudar para uma condução esportiva.
Conforme a carga vai sendo consumida, mais o propulsor a combustão entra na equação, mas normalmente, na cidade, ele é pouco utilizado.
Uma maneira de manter a bateria cheia é usar o modo Normal e de preferência na estrada, assim como apelar para o modo Sport, já que o SUV não tem recarga externa e é até possível blindar a carga para usar mais tarde.
Outra forma é usar a frenagem regenerativa de três níveis nos paddle shifts, adicionando mais carga ou reduzindo ela.
O Novo Honda CR-V e:HEV no modo Econ usa menos força no dia a dia, mas a sensação não é de lentidão ou falta de agilidade, garantindo assim um desempenho adequado com bom consumo de combustível.
Já no modo Normal, o SUV é bem mais ágil e usa a tração nas quatro rodas com maior frequência, tornando-se um carro bem agradável de guiar, sempre com saídas entusiasmantes e disposição para responder prontamente.
No caso do modo Sport, até o ronco do motor muda e o Novo Honda CR-V e:HEV empolga realmente com seu conjunto motriz, que rapidamente chega a 100% de força, já que não dispõe de conta-giros.
Aliás, tudo é medido em % de potência, então, é preciso se acostumar. Mesmo com 1.819 kg, a carga da cavalaria ofertada transforma o enorme CR-V num SUV compacto.
Já no consumo, o Novo Honda CR-V e:HEV fez uma boa média urbana com 15,4 km/l, com bateria cheia, que não dura muito tempo. Calculamos entre 3 e 4 km no modo EV ativado, por exemplo.
Não é muito, mas as intervenções rápidas do motor baixaram a média, que zerava o consumo de gasolina.
Todavia, na estrada, o consumo foi menos destacado, com 14,1 km/l a 80 km/h, 12,3 km/l a 100 km/h e 11,5 km/l a 120 km/h. O melhor consumo sempre será apoiado por uma bateria cheia em qualquer híbrido e o desafio é mantê-la ao nível alto, o que é muito difícil.
Para ter uma ideia, com o nível baixo, o consumo ficou entre 8 km/l e 10 km/l, na cidade, por exemplo.
Então, a regra de ouro no CR-V é manter a bateria cheia, assim como em outros híbridos comuns (HEV), permitindo que o motor elétrico seja usado por mais tempo.
Isso garante números empolgantes no painel, especialmente entre 20 km/l e 28 km/l. O ideal para uma média melhor é a versão PHEV, ainda não disponível aqui.
Na estrada, o modo EV entra também, mesmo em cruzeiro elevado, assim como a função Engine Drive, onde apenas o motor 2.0 funciona, com enorme prejuízo no consumo e de desempenho mediano, usado somente para uma transição de velocidade, quando a bateria está no mínimo.
Infelizmente, não ter o controle sobre essas funções é muito ruim.
Ao volante, o Novo Honda CR-V e:HEV é bem gostoso de dirigir, com posição adequada e volante de ótima ergonomia, assim como os controles e a posição do cluster, tendo ainda um HUD.
A direção elétrica é bastante macia e responsiva nos modos usados, enquanto os freios estão na medida certa de conforto e precisão.
Com um conjunto de suspensão que foca no conforto, o Novo Honda CR-V passa bem pelos pisos irregulares, ruas com alguns buracos e bloquetes, bem como não teme lombadas e depressões moderadas.
Nas curvas, o conjunto tem até boa estabilidade, graças aos pneus largos. Trata-se de um carro altamente confortável para o dia a dia ou viagens com a família.
Tendo reserva de força suficiente para boas retomadas e ultrapassagens sem esforço, o Novo CR-V não fica devendo em nada nesses aspectos, sendo a escolha certa da Honda para seu tradicional SUV.
Além disso, vem recheado de segurança, com 10 airbags e um pacote ADAS+ com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, assistente de faixa e ponto cego, LaneWatch, entre outros.
Para casar
O Novo Honda CR-V Advanced Hybrid é um carro bem completo e feito para quem gosta de pegar a estrada com conforto, segurança, desempenho e agora, economia, algo sempre ruim nos CR-Vs anteriores.
Não é barato, ainda mais agora com a entrada dos chineses na história.
Por R$ 352.900, o único balizador é outro clássico japonês, o Toyota RAV4 Hybrid, que custa R$ 349.290, com seu motor 2.5 Dynamic Force e os três motores (o dianteiro é duplo), sendo ele um pouco mais potente com 211 cavalos.
Este não é tão atraente visualmente, mesmo que seu interior seja acolhedor.
Na mesma faixa, se considerar apenas preço, o Novo CR-V parecerá em um mundo paralelo, com Volvo XC40 e C40, totalmente elétricos, assim como o também japonês Lexus NX 350h, um pouco mais acima, por R$ 373.990.
Enfim, para os tradicionalistas, o preço não será um argumento de compra, afinal, se já estão casados com o CR-V há anos, então, por que mudar? A resposta é: não precisa.
Já que o SUV de sempre da Honda continua sendo ele mesmo e isso, para quem é fiel, já basta.
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