Avaliação: Novo Honda CR-V e:HEV 2024 melhora ainda mais seus atributos com eficiência

honda crv hybrid avaliação na (2)
honda crv hybrid avaliação na (2)

Assim como outros carros da Honda, o CR-V é uma moeda de troca e vem há muitos anos sendo a preferência de quem busca um SUV com espaço, conforto e desempenho, seja usado ou novo, e mudando normalmente de geração.

Agora, surge mais uma com o Novo Honda CR-V e:HEV ou Advanced Hybrid, como a marca gosta de chamá-lo.

Com tudo novo, o Honda CR-V e:HEV pode não parecer aos olhos de quem aprecia o produto da marca japonesa, pelo mesmo motivo das gerações anteriores.

Não há saltos gritantes de estilo ou proposta, mas a preservação dos atributos que fazem dele um dos SUVs mais desejáveis de sempre.

honda crv hybrid avaliação na (5)
honda crv hybrid avaliação na (5)

Assim como “sempre”, um novo Honda CR-V normalmente impacta quando chega e não necessariamente positivamente, já que seu preço assusta os desavisados, mas quem o conhece já sabe que a conta é mesmo alta.

Então, este não é diferente ao sair por R$ 352.900… Mas, é aquilo, trata-se do preço da noiva.

Aliás, esta vem com algo especial e não é exatamente a beleza, mas a esperada propulsão híbrida, que chega para tentar resolver uma questão que sempre o CR-V coloca para os seus… O consumo elevado.

Com 207 cavalos e um conjunto motriz similar ao dos irmãos Civic e Accord, o SUV de sempre da Honda traz um alento nesse aspecto, num casamento que agora parece perfeito.

honda crv hybrid avaliação na (7)
honda crv hybrid avaliação na (7)

Robustez expressiva

O Novo Honda CR-V e:HEV adota um estilo mais expressivo sem perder suas formas básicas, o que é ótimo para manter sua clientela fiel, com uma frente escurecida por faróis full LED com máscara negra e luzes diurnas em LED compactas.

A grade com elementos hexagonais é em preto brilhante, recuada numa moldura frontal avançada.

O para-choque tem spoilers integrados, além de faróis de neblina em LED. Já o logotipo da Honda também segue a proposta da versão Touring, oferecida por aqui.

Com uma carroceria volumosa e sólida em aspecto, o CR-V tem ainda maçanetas grandes, enquanto as rodas de liga leve aro 19 polegadas são escurecidas e com pneus 235/55 R19. Apenas o friso cromado nos vidros quebra o visual mais sóbrio.

honda crv hybrid avaliação na (6)
honda crv hybrid avaliação na (6)

Na traseira, o Novo Honda CR-V e:HEV mantém as lanternas em LED envolventes, que sobem pelas colunas D e avançam sobre a tampa do bagageiro, de acionamento elétrico.

Spoiler na parte superior, assim como duas bocas cromadas de escape, se apresentam, bem como teto solar panorâmico com antena barbatana. Sem surpresas.

Dentro, o Novo Honda CR-V e:HEV tem ótimo acabamento com mescla de tons escuros e claros, estes nos assentos em couro, teto, apoios de braço, entre outros, além de apliques madeirados no painel e nas portas.

honda crv hybrid avaliação na (30)
honda crv hybrid avaliação na (30)

O visual contrasta com a proposta exterior, escurecido. O painel segue o estilo do Civic, seu parente de plataforma, com difusores de ar fusionados numa grade com hastes estilo dos anos 60.

Já o cluster é digital e segue o padrão da Honda, sendo de fácil visualização e acesso às informações, destacando-se a imagem 3D do ACC funcionando como o Auto Pilot da Tesla.

O volante em couro com paddle shift e comandos diversos tem boa pegada, enquanto a multimídia tem tela pequena, mas com câmera de ré e reprodução do Lane Watch, além de gerenciamento de energia do sistema híbrido.

No Honda CR-V e:HEV, o console tem carregador indutivo de smartphone, assim como modos de condução, controle de descida, Auto Hold, freio de estacionamento elétrico, entre outros.

honda crv hybrid avaliação na (46)
honda crv hybrid avaliação na (46)

O ambiente é amplo e confortável, com bancos dianteiros com ajustes elétricos (com 2 memórias para o condutor), tendo ainda espelho interno convexo, HUD e ótimo espaço traseiro.

Ali, os bancos para três pessoas possuem ajustes longitudinais e de encostos que permitem literalmente dormir em viagens longas com conforto de ônibus, tendo ainda difusores de ar, apoio de braço central e boa área para visualizar o caminho.

O sistema de som Bose é ótimo. No bagageiro, 581 litros são mais que suficientes e sob o assoalho, sem estepe, o kit de reparo, já que ali tem uma bateria.

honda crv hybrid avaliação na (27)
honda crv hybrid avaliação na (27)

Hibridização é o caminho

O Novo Honda CR-V e:HEV abandona o motor 1.5 Turbo da geração anterior e aposta tudo na hibridização com um conjunto motriz apoiado pelo conhecido motor R 2.0 de aspiração natural e um motor elétrico potente, garantindo assim um bom desempenho e com economia.

O conjunto é composto pelo 2.0 i-VTEC de ciclo Atkinson com 147 cavalos a 6.100 rpm e 19,4 kgfm a 4.500 rpm, sendo na teoria o mesmo motor usado pelo Honda ZR-V no Brasil, por exemplo, apenas menos potente.

Com taxa de compressão alta, de 13,9:1, esse propulsor a gasolina move o veículo também e trabalha com uma caixa CVT de duas marchas com embreagem de partida, ou seja, multidisco banhado a óleo, como no primeiro Honda Fit.

honda crv hybrid avaliação na (49)
honda crv hybrid avaliação na (49)

Além disso, um potente motor elétrico de 184 cavalos e 34,2 kgfm funciona em paralelo, alimentado por uma bateria de lítio de 1,06 kWh localizada na traseira.

Como é tradição, o CR-V mantém a tração permanente nas quatro rodas sob demanda, não permitindo que se mude apenas para dianteira, por exemplo. Com tudo isso, de forma combinada, são 207 cavalos e um torque desconhecido, que pode chegar perto de 54 kgfm.

Com modos Econ, Normal e Sport, o Novo Honda CR-V e:HEV tem boa disposição com o uso desse elétrico potente, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade final de 194 km/h.

Não há modo EV de operação humana, sendo o mesmo ativado automaticamente.

honda crv hybrid avaliação na (48)
honda crv hybrid avaliação na (48)

Assim, nas saídas tranquilas, o Novo Honda CR-V e:HEV usa normalmente o motor elétrico quando a bateria está cheia e o motor 2.0 só entra se o motorista exigir muito do carro, como mudar para uma condução esportiva.

Conforme a carga vai sendo consumida, mais o propulsor a combustão entra na equação, mas normalmente, na cidade, ele é pouco utilizado.

Uma maneira de manter a bateria cheia é usar o modo Normal e de preferência na estrada, assim como apelar para o modo Sport, já que o SUV não tem recarga externa e é até possível blindar a carga para usar mais tarde.

Outra forma é usar a frenagem regenerativa de três níveis nos paddle shifts, adicionando mais carga ou reduzindo ela.

honda crv hybrid avaliação na (40)
honda crv hybrid avaliação na (40)

O Novo Honda CR-V e:HEV no modo Econ usa menos força no dia a dia, mas a sensação não é de lentidão ou falta de agilidade, garantindo assim um desempenho adequado com bom consumo de combustível.

Já no modo Normal, o SUV é bem mais ágil e usa a tração nas quatro rodas com maior frequência, tornando-se um carro bem agradável de guiar, sempre com saídas entusiasmantes e disposição para responder prontamente.

No caso do modo Sport, até o ronco do motor muda e o Novo Honda CR-V e:HEV empolga realmente com seu conjunto motriz, que rapidamente chega a 100% de força, já que não dispõe de conta-giros.

Aliás, tudo é medido em % de potência, então, é preciso se acostumar. Mesmo com 1.819 kg, a carga da cavalaria ofertada transforma o enorme CR-V num SUV compacto.

honda crv hybrid avaliação na (21)
honda crv hybrid avaliação na (21)

Já no consumo, o Novo Honda CR-V e:HEV fez uma boa média urbana com 15,4 km/l, com bateria cheia, que não dura muito tempo. Calculamos entre 3 e 4 km no modo EV ativado, por exemplo.

Não é muito, mas as intervenções rápidas do motor baixaram a média, que zerava o consumo de gasolina.

Todavia, na estrada, o consumo foi menos destacado, com 14,1 km/l a 80 km/h, 12,3 km/l a 100 km/h e 11,5 km/l a 120 km/h. O melhor consumo sempre será apoiado por uma bateria cheia em qualquer híbrido e o desafio é mantê-la ao nível alto, o que é muito difícil.

Para ter uma ideia, com o nível baixo, o consumo ficou entre 8 km/l e 10 km/l, na cidade, por exemplo.

honda crv hybrid avaliação na (13)
honda crv hybrid avaliação na (13)

Então, a regra de ouro no CR-V é manter a bateria cheia, assim como em outros híbridos comuns (HEV), permitindo que o motor elétrico seja usado por mais tempo.

Isso garante números empolgantes no painel, especialmente entre 20 km/l e 28 km/l. O ideal para uma média melhor é a versão PHEV, ainda não disponível aqui.

Na estrada, o modo EV entra também, mesmo em cruzeiro elevado, assim como a função Engine Drive, onde apenas o motor 2.0 funciona, com enorme prejuízo no consumo e de desempenho mediano, usado somente para uma transição de velocidade, quando a bateria está no mínimo.

Infelizmente, não ter o controle sobre essas funções é muito ruim.

honda crv hybrid avaliação na (31)
honda crv hybrid avaliação na (31)

Ao volante, o Novo Honda CR-V e:HEV é bem gostoso de dirigir, com posição adequada e volante de ótima ergonomia, assim como os controles e a posição do cluster, tendo ainda um HUD.

A direção elétrica é bastante macia e responsiva nos modos usados, enquanto os freios estão na medida certa de conforto e precisão.

Com um conjunto de suspensão que foca no conforto, o Novo Honda CR-V passa bem pelos pisos irregulares, ruas com alguns buracos e bloquetes, bem como não teme lombadas e depressões moderadas.

Nas curvas, o conjunto tem até boa estabilidade, graças aos pneus largos. Trata-se de um carro altamente confortável para o dia a dia ou viagens com a família.

honda crv hybrid avaliação na (34)
honda crv hybrid avaliação na (34)

Tendo reserva de força suficiente para boas retomadas e ultrapassagens sem esforço, o Novo CR-V não fica devendo em nada nesses aspectos, sendo a escolha certa da Honda para seu tradicional SUV.

Além disso, vem recheado de segurança, com 10 airbags e um pacote ADAS+ com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, assistente de faixa e ponto cego, LaneWatch, entre outros.

Para casar

O Novo Honda CR-V Advanced Hybrid é um carro bem completo e feito para quem gosta de pegar a estrada com conforto, segurança, desempenho e agora, economia, algo sempre ruim nos CR-Vs anteriores.

Não é barato, ainda mais agora com a entrada dos chineses na história.

Por R$ 352.900, o único balizador é outro clássico japonês, o Toyota RAV4 Hybrid, que custa R$ 349.290, com seu motor 2.5 Dynamic Force e os três motores (o dianteiro é duplo), sendo ele um pouco mais potente com 211 cavalos.

honda crv hybrid avaliação na (41)
honda crv hybrid avaliação na (41)

Este não é tão atraente visualmente, mesmo que seu interior seja acolhedor.

Na mesma faixa, se considerar apenas preço, o Novo CR-V parecerá em um mundo paralelo, com Volvo XC40 e C40, totalmente elétricos, assim como o também japonês Lexus NX 350h, um pouco mais acima, por R$ 373.990.

Enfim, para os tradicionalistas, o preço não será um argumento de compra, afinal, se já estão casados com o CR-V há anos, então, por que mudar? A resposta é: não precisa.

Já que o SUV de sempre da Honda continua sendo ele mesmo e isso, para quem é fiel, já basta.

Honda CR-V Hybrid 2024 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X