Avaliação: Polo TSI 2023 simplifica proposta e agrada ao volante

vw polo tsi avaliacao na 1

O Volkswagen Polo 2023 teve que se reinventar com o fim do Volkswagen Gol e agora tem a missão de ser a porta de entrada da marca alemã no Brasil.

Para isso, simplificou sua proposta, modernizou-se em parte, mas cortou demais em outras.

O hatch compacto até reduziu seus números de desempenho para oferecer uma nova proposta.

vw polo tsi avaliacao na 5

Na versão TSI, finalmente o Polo oferece transmissão manual, que no caso é de cinco marchas, tendo ainda o motor 1.0 TSI com ímpeto reduzido para 109 cavalos na gasolina e 116 no etanol.

Com atualização visual, o Polo TSI 2023 reposiciona-se para ser mais ágil no mercado, mas ainda mantém opções para ser reconhecido como compacto premium, mas aqui por R$ 92.990.

Veja os detalhes do Polo 2024.

Por fora…

vw polo tsi avaliacao na 12

A frente do VW Polo TSI 2023 foi positivamente refeita com novos faróis full LED, simples como suas luzes diurnas em LED, mas de desenho agradável, enquanto a grade retilínea é bem limpa e conta apenas com uma entrada de ar no acabamento.

O para-choque com novo visual também colabora para um conjunto agradável, enquanto a traseira, com lanternas escurecidas e para-choque retrabalhado na parte inferior, ajudam.

vw polo tsi avaliacao na 10

Novo logotipo preto da VW, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15 também correspondem, bem como a antena pronunciada no teto.

O layout atualizado lhe caiu bem, sem denegrir sua proposta e ainda com maçanetas e retrovisores na cor do carro.

Por dentro…

vw polo tsi avaliacao na 29

No interior, o Polo TSI 2023 ganhou acabamento em preto brilhante com linhas que imitam fibra de carbono, tendo ainda multimídia com tela de 5 polegadas com Android Auto e CarPlay.

Não há câmera de ré, o que é uma falha, assim como o cluster digital configurável de 8 polegadas não tem conta-giros e o computador de bordo pode se tornar confuso, especialmente para zerar hodômetro.

vw polo tsi avaliacao na 25

O acabamento é simples, com novas texturas nas portas, que se destacam num tom de cinza, tal como os bancos em tecido de dois tons com apoios de cabeça integrados na frente.

Duas entradas USB-C já forçam o proprietário a mudar o cabo de carregamento do celular. Atrás, sem novidades no espaço e o bagageiro de 300 litros se apresenta sem iluminação.

Por ruas e estradas…

O motor EA211 1.0 TSI da VW é um bom propulsor, mesmo que você tente capá-lo, reduzindo sua carga, sempre gerando números bons em rotações apropriadas, garantindo a elasticidade que conhecemos bem.

No caso do Polo TSI 2023, são agora 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm, enquanto o torque único de 16,8 kgfm aparece a 1.750 rpm.

vw polo tsi avaliacao na 38

Naturalmente que a percepção de diferença se faz em relação ao antigo de até 128 cavalos e 20,4 kgfm, mas o motor ainda assim é forte e não decepciona em resposta ao acelerador.

O foco, como já se imagina, é o consumo, por isso, o câmbio manual de cinco marchas aproveita a força em baixa para alongar as marchas e garantir um rodar tranquilo.

vw polo tsi avaliacao na 32

Com indicador de mudança de marchas necessário, o Polo TSI 2023 explora os limites da rotação baixa, onde só podemos imaginar algo abaixo dos 1.500 rpm, mas não dá para saber.

Sem conta-giros, que parece uma moda agora — o Novo Citroën C3 segue essa mesma pegada — só podemos sentir a força do EA211 empurrando o Polo com bom vigor, enquanto o câmbio trabalha preciso e pouco suave.

vw polo tsi avaliacao na 14

O engate é mais parecido com o T-Cross que o Polo 1.0 anterior, mas é questão de costume. A embreagem é bem ajustada e o conjunto pode ser bem explorado ao rodar, garantindo saídas vigorosas.

De 0 a 100 km/h, o Polo TSI manual precisa de 10,7 segundos com final de 197 km/h, enquanto no consumo, ele fez bons 13,1 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.

vw polo tsi avaliacao na 17

Isso com gasolina, tendo assim boa desenvoltura e eficiência, enquanto o conjunto de carroceria rígida e suspensão bem ajustada, deu conta do recado em ruas bem ruins.

Na estrada, o Polo TSI 2023 sobra com sua força em baixo giro, garantindo um rodar menos cansativo, mas falta piloto automático e apoio de braço para o motorista.

vw polo tsi avaliacao na 9

Com pneus altos, o Polo atualizado garante ainda mais conforto em ruas e estradas ruins, mas não inclina demais em curvas, sendo bem equilibrado nesse aspecto, especialmente com a direção elétrica, leve e responsiva, filtrando bem os movimentos do carro.

Tendo controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial, o Polo TSI garante a assistência necessária com boa dirigibilidade e dinâmica de condução aceitável.

Por você…

vw polo tsi avaliacao na 2

O Polo TSI 2023 se ajusta à proposta da VW para o compacto, com um conteúdo esperado para esta versão, como vidros e travas elétricas nas quatro portas, assim como retrovisores elétricos com tilt down na direita.

Ar condicionado e chave canivete também estão incluídos, bem como luzes de leitura, banco do motorista com ajuste em altura, entre outros. Faltam itens já mencionados, assim como airbags de cortina, apesar dos laterais.

vw polo tsi avaliacao na 7

Mesmo com a redução de potência e torque, ainda é um carro apreciável por seus atributos já citados, focando mais em economia e buscando um preço mais competitivo.

Por R$ 92.990, o VW Polo TSI 2023 custa pouco menos que o Hyundai HB20 Comfort 1.0 TGDI manual, com conectividade superior, por exemplo.

vw polo tsi avaliacao na 28

Outro concorrente é o Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo manual, que sai por R$ 93.400 e tem conteúdo melhor, especialmente em conectividade e segurança, onde apresenta seis airbags.

Diante deles, o Polo TSI 2023 precisa melhorar a oferta, mas ainda é um bom carro, bem equilibrado e agradável ao volante.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volkswagen Polo TSI MT 2023

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 109/116 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 16,8 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – manual de cinco marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,1 segundos

Velocidade máxima – 197 km/h

Rotação a 110 km/h – ND

Consumo urbano – 13,1 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 15,9 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.074 mm

Largura – 1.751 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.471 mm

Entre eixos – 2.566 mm

Peso em ordem de marcha – 1.112 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 300 litros

Preço: R$ 92.990

Volkswagen Polo TSI 2023 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X