Avaliação: Creta Platinum agrada, mas preço atrapalha

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O Hyundai Creta de segunda geração vem para manter o bom posicionamento do modelo no mercado brasileiro, onde na versão Platinum, custa salgados R$ 137.990.

Este já é o segundo preço da nova geração, que custava R$ 135.490. É verdade que ele é bem equipado, e deverá conquistar por isso, pois o Novo Creta Platinum tem um visual polêmico, como todo Hyundai atual.

Seu conjunto renovado traz a eficiência do motor 1.0 TGDI de 120 cavalos e 17,5 kgfm, que já equipa o Novo HB20, obrigatoriamente com a mesma caixa automática.

Com bom espaço interno, apesar de um detalhe importante, o resto do pacote agrada muito, especialmente pela tecnologia empregada, focando na conectividade.

Por fora…

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Bonito? Feio? Você decide. Para nós, é apenas um conjunto interessante. Fora da curva, o Novo Creta exibe linhas que serão realmente notadas na rua, e é isso que a Hyundai quer.

As luzes diurnas em LED, segmentadas, tiram do observador o foco no projetor do farol, que infelizmente não é de LED, fazendo o mesmo com os faróis de neblina, que escondem luzes de curva.

A grade hexagonal com elementos interligados na grelha é a parte mais “normal” da frente chamativa. Na traseira, o mesmo se repete com as lanternas em LED parcial.

O para-choque preto tenta dar um ar mais esportivo ao Creta Platinum, que tem teto solar panorâmico e antena barbatana. As rodas aro 17 polegadas tem um aspecto agradável.

Por dentro…

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O ambiente se renovou completamente e o painel chama atenção pelo duplo cockpit e pelos difusores de ar estilosos, destacando cluster e multimídia, mas quem rouba a cena é o volante.

Com quatro raios, a direção do Novo Creta lembra um volante da Audi, porém, em tamanho bem mais confortável. Atrás dele, a instrumentação chama atenção pela tela de 7 polegadas.

No modo Eco, ela fica verde e indica visualmente apenas a velocidade instantânea e as mais próximas, deixando o aro do mostrador vazio. No Normal, tudo azul e os números aparecem.

Já no Sport, temos um vermelho bem claro, mas aí é o ponteiro que fica enevoado imitando um certo movimento. Usando câmeras nos retrovisores, a imagem é mostrada nesta tela.

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Computador de bordo e demais, ficam ao centro. Combustível e conta-giros são analógicos. Ao lado do cluster, botão de partida e a multimídia blueNav com tela de 10,1 polegadas.

O conjunto traz diversas funcionalidades como Android Auto e CarPlay, além de reprodução das câmeras de monitoramento em 360 graus, navegador GPS nativo e personalização com ID.

Abaixo, o ar-condicionado digital tem aspecto funcional, e ele pode ser ajustado remotamente pelo BlueLink, um app que permite acessar até as câmeras externas e a ventilação do banco.

Este permite também localizar e ligar o carro, destravar as portas e abrir os vidros ou fechar, entre outros. No console do Novo Creta, o carregamento indutivo é uma boa para o celular.

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A alavanca de câmbio em forma de manete e com acabamento metalizado, agrada. O conjunto tem freio de estacionamento elétrico, Auto Hold, ventilação do assento, Start&Stop e câmeras.

Com modos de condução num botão vistoso, perto do câmbio, o Novo Creta chama atenção pelo uso de botões personalizáveis e até guia de direção nas câmeras em 360.

Ele também atrai pelo bom espaço interno e acabamento condizente com sua categoria, conforto dos bancos em couro e o teto solar panorâmico, que deixa o ambiente arejado.

O porta-malas tem 422 litros e é menor que o anterior, que comportava 431 litros. Ainda assim, está dentro do esperado e acomoda bem o que tem de se levar no dia a dia.

Por ruas e estradas…

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Finalmente a Hyundai está deixando o motor Gamma 1.6 de lado, adotando o mais moderno Kappa 1.0 TGDI com seus vibrantes três cilindros, bem notados no dia a dia e com portas abertas.

O pequeno propulsor do Novo Creta não é suave, mas entrega o que se espera com turbo e injeção direta de combustível, roncando gostoso em giro alto, enaltecendo assim sua força.

Seus 998 cm³ dispõem de 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, tendo ainda uma curva de torque bem plana, garantindo elasticidade no funcionamento diário.

Trabalhando com uma boa caixa automática de seis marchas, o Novo Creta Platinum tem mais disposição nas saídas, mesmo em modo Eco, garantindo boa sensação ao volante.

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Com força suficiente para mover agilmente seus 1.270 kg, o Novo Creta 1.0 TGDI não precisa ficar gritando e nem segurando marcha para realmente andar como se deve, o que é ótimo.

Transitando em torno dos 1.500 rpm, ele garante um rodar agradável na cidade. Na estrada, lembrando o correspondente Chevrolet Tracker, mantém-se nos 2.600 rpm a 110 km/h.

Com força adequada, realiza ultrapassagens com conforto e sobra, ampliando a sensação de segurança, e também apresenta retomadas interessantes.

No Novo Creta, pode-se optar tanto pelo modo manual (na alavanca ou nos paddle shifts do volante) como pelos modos Normal ou Sport. Neste último, o 1.0 TGDI usa todo o seu potencial.

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Tendo progressão entusiasmante, o Novo Creta nesse modo vai até os 6.500 rpm rapidamente, permitindo ao SUV compacto andar como se tivesse motor maior.

Bem, isso ele tem na versão Ultimate, com o Smartstream-G 2.0, que provaremos numa oportunidade futura. Usando somente etanol, o combustível fornecido pelo fabricante para nosso teste, mesmo o 1.0 TGDI não pode fazer milagre.

Conseguimos 8,1 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada. Com os preços atuais, isso desanima, ainda mais que não se ganha nada nos números, em relação à gasolina.

No dia a dia, a condução do Hyundai Creta Platinum é agradável, tendo direção elétrica com leveza e resposta na medida certa, porém, os freios são sensíveis demais em baixa velocidade.

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O sistema acaba tendo respostas bem parecidas com o Volkswagen Nivus, por exemplo. Falando em freios, o Novo Creta poderia dispor de detector de pedestres e frenagem autônoma pelo preço pedido.

Não agrada a sensação de tocar no pedal e observar o carro travar como se estivéssemos evitando uma colisão. Falando nisso, o Start&Stop também é indigesto, mas pelo menos pode ser desligado.

Já a suspensão tem um comportamento adequado, com bom equilíbrio dinâmico e filtragem razoável das trepidações do solo mal pavimentado ou de bloquetes e paralelepípedos.

Só o curso da suspensão poderia ser maior, dado que algumas ondulações de asfalto detectáveis em cima, acabam deixando o conjunto exposto ao limite – e ele é curto.

Com boa posição de dirigir, ainda mais com bancos ventilados, o Novo Creta tem ainda detector de ocupante no banco traseiro e retrovisores com rebatimento elétrico, bons para as vagas.

Para auxílio à condução, além do citado freio automático de emergência, poderia dispor de alerta de faixa com correção e de tráfego traseiro em ré, o que ajudaria muito no dia a dia.

Isso você só encontra na versão Ultimate do Creta, ainda com centralização de faixa e sensor de fadiga. Pelo menos o Creta Platinum tem o monitoramento lateral com câmera, seis airbags e sensor de pressão dos pneus.

Por você…

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O Hyundai Creta Platinum é a versão mais equipada com motor 1.0 TGDI, tendo um pacote de equipamentos bom para sua proposta, mas dado o preço, faltaram mais itens de segurança.

Obrigatoriamente com controle de tração e estabilidade, assistente de rampa e as bolsas infláveis, ele poderia dar um pouco mais. Ainda assim, as câmeras e a visão de ponto cego ajudam.

Com bom espaço e ar-condicionado no banco traseiro, o Novo Creta Platinum destaca seu teto panorâmico e o banco do motorista ventilado, assim como a multimídia com tudo dentro.

O maior ganho, no entanto, não é a personalização do painel e nem o wireless para celular, mas o emprego da lógica com motor 1.0 Turbo que convence e dá a disposição que se exige.

Por R$ 137.990, o Creta Platinum fica entre Tracker Premier 1.0T (R$ 135.380) e o T-Cross Comforline 1.0 TSI (R$ 140.790), oferecendo a mais teto, câmeras e banco ventilado. Vale? Apesar do preço, sim, se você não se importar com o visual.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Hyundai Creta Platinum 1.0 TGDI 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo

Cilindrada – 998 cm³

Potência – 120 cv a 6.000 rpm

Torque – 17,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão – Automática de 6 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 11,5 segundos

Velocidade máxima – 180 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.600 rpm

Consumo urbano – 8,1 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 9,0 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 215/60 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.300 mm

Largura – 1.790 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.635 mm

Entre-eixos – 2.610 mm

Peso em ordem de marcha – 1.270 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 422 litros

Preço: R$ 137.990

Hyundai Creta Platinum 2022 – Galeria de fotos

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X