Azera 2013: sem mudanças em relação ao ano 2012

hyundai azera 2015 br

O Hyundai Azera 2013 chegou ao mercado sem mudanças em relação ao anterior 2012, quando recebeu a mudança de geração, que o deixou mais sofisticado, fluido e confortável, porém, seu motor ficou menor.

Fabricado na Coreia do Sul, o Azera era um carro elegante e ainda altamente desejado, mantendo ainda a boa imagem da geração anterior, que virou um carro cult na virada de década.

Com 4,910 m de comprimento, 1,860 m de largura, 1,470 m de altura e 2,845 m de entre eixos, o Hyundai Azera 2013 tinha um bom espaço interno e porta-malas generoso com 461 litros.

Equipado com motor V6 3.0, o Azera teve sempre motores aspirados e de injeção multiponto de combustível, não tendo as tecnologias envolvidas em versões vendidas nos mercados dos EUA e Europa.

Aqui, o Azera 2013 tinha ainda transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, com alguns recursos de assistência eletrônica e vários itens de conforto e entretenimento.

Azera 2013 – detalhes

Hyundai Azera 2013

O Azera 2013 tinha um visual sofisticado e que ainda é moderno, com linhas inspiradas no estilo Fluidic Sculpture com profusão de cromados e formas esticadas, que não só passam a impressão de velocidade e fluidez, mas também são aerodinâmicas, com o coeficiente em 0,28 de cx.

Os faróis espichados com projetores únicos de xénon, com luzes diurnas em LED e piscas integrados, davam uma identidade forte ao sedã executivo, que também trazia imensa e estilosa grade cromada. Os faróis de neblina grandes e emoldurados em cromo também eram destacados no visual.

Esculpido, o Azera 2013 tinha ainda belas rodas aro 18 polegadas com pneus 245/45 R18, tendo ainda frisos cromados nas bases das portas, janelas e retrovisores, que possuíam repetidores de direção.

Na traseira, com as colunas C apoiadas sobre uma linha de cintura mais alta e larga, com porta-malas pronunciado e grandes lanternas em LED, além de para-choque volumoso com friso cromado, sensores de estacionamento e molduras cromadas nas saídas de escape.

Leia também sobre o Azera 2015.

Por dentro, o Azera 2013 tinha uma mescla de cores, com detalhes em cinza e preto brilhante, além de bancos em couro preto ou bege, mais acabamento geral claro, além de teto solar panorâmico com persiana elétrica.

Aliás, ele tinha persiana elétrica no vidro traseiro e manuais nas janelas das portas traseiras, além de banco traseiro com bom espaço para as pernas e saídas de ar.

Na frente, o volante multifuncional tinha aplique em madeira e coluna de ajuste elétrico, além de sistema de som Infinity com CD player, mais ar condicionado dual zone. Os bancos dianteiros eram elétricos e aquecidos.

Azera 2013 – versões

  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013

Azera 2013 – equipamentos

Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – Motor V6 3.0 e câmbio automático de seis marchas, mais faróis de xénon, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 18 polegadas diamantadas, pneus 245/45 R18, grade cromada, frisos cromados, vidros verdes, vidro traseiro térmico e para-brisa degradê.

Teto solar elétrico e panorâmico, antena em estilo barbatana, duas saídas de escape com molduras cromadas, faróis de neblina, luz de neblina, retrovisores na cor do carro com repetidores de direção em LED, entrada presencial, botão de partida, multimídia com navegador, bancos em couro e alarme.

Volante em couro e madeira com comandos multifuncionais, computador de bordo, bancos dianteiros com regulagem elétrica e memórias para o motorista, bancos dianteiros com aquecimento, apoios de braços centrais, porta-copos dianteiros e traseiros, luzes de leitura, para-sóis com espelhos iluminados e retrovisor interno eletrocrômico.

Retrovisores elétricos com rebatimento elétrico e desembaçador, vidros elétricos com one touch, travamento central elétrico, abertura elétrica do porta-malas e bocal do tanque, chave presencial, acabamento em couro, persiana de teto elétrica, persianas nas janelas traseiras e persiana traseira elétrica.

Ar condicionado automático dual zone, sistema de som premium Infinity, controle de cruzeiro, coluna de direção ajustável eletricamente em altura e profundidade, direção hidráulica, acabamento com detalhes em preto brilhante, volante com aquecimento, airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina e airbag de joelho.

Freios com sistema ABS com EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, carpetes, acesso interno ao porta-malas, luz interna no porta-malas, sistema anti-sequestro no bagageiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, lavadores de faróis e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sensor de pressão dos pneus, CD player, USB, auxiliar, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, cluster personalizado, porta-luvas com chave, fonte 12V, saídas de ar no banco traseiro, bancos traseiro bipartido, cintos de segurança de 3 pontos, cintos dianteiros com ajustes de altura e pré-tensionadores.

Veja os detalhes do Azera anterior, até 2011.

Azera 2013 – preços

  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – R$ 75.398

Preço da tabela Fipe de maio de 2023.

Azera 2013 – motor

autowp.ru hyundai azera 5

Fabricado inicialmente em Montgomery, Alabama, o motor Lambda do Azera 2013, passou a ser feito em Asan, na Coreia do Sul, sendo um V6 3.0 litros de construção em alumínio.

Cada cabeçote tinha quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável, com acionamento das engrenagens por corrente, tendo ainda injeção eletrônica multiponto.

Com 2.999 cm³, o V6 3.0 Lambda tinha taxa de compressão de 10,6:1, entregando 250 cavalos a 6.400 rpm e 28,8 kgfm a 4.700 rpm, sendo mais fraco em potência e torque que o V6 3.3 anterior.

Este último também era da família Lambda e equipou a geração anterior do Azera com 265 cavalos e a família de motores tinha uma versão de 3.8 litros, usado geralmente no Genesis.

Nos mercados dos EUA e Europa, o propulsor ganhou injeção direta de combustível, fazendo o motor ser conhecido como GDi, com maior potência e rendimento.

Aqui, a Hyundai CAOA divulgou na época que o Azera 2013 tinha 270 cavalos, mas na verdade era 20 cavalos mais fraco.

Já a transmissão automática de seis marchas é a A6LF1 com seis marchas e conversor de torque, além de mudanças manuais na alavanca de câmbio.

Azera 2013 – desempenho

  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – 0 a 100 km/h – 8,7 segundos
  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – velocidade máxima – 235 km/h

Azera 2013 – consumo

  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – urbano – 8,2 km/l
  • Hyundai Azera V6 3.0 GLS 2013 – rodoviário – 10,7 km/l

Azera 2013 – ficha técnica

Motor V6 3.0
Tipo
Número de cilindros 6 em V
Cilindrada em cm3 2999
Válvulas 4
Taxa de compressão 10,6:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 250 cv a 6.400 rpm (gasolina)
Torque máximo 28,8 kgfm a 4.700 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automática de 6 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 245/45 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 4.910
Largura (mm) 1.860
Altura (mm) 1.470
Entre eixos (mm) 2.845
Capacidades
Porta-malas (L) 461
Tanque de combustível (L) 70
Carga (Kg) 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.581
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,28
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X