O BMW 330i foi o primeiro da nova geração G20 a chegar ao Brasil. E ele veio carregado de expectativa, pois estamos falando de um dos sedãs premium mais vendidos em todo o mundo.
Como novidades, o modelo trouxe visual totalmente renovado, mais segurança e novos itens de tecnologia, além de uma mudança importante debaixo do capô ao deixar para trás o motor de 6 cilindros em linha.
Confira tudo sobre o BMW 330i!
BMW 330i – versões
Confira as versões que o modelo alemão teve no Brasil, entre 2019 e 2021:
- BMW 330i Sport (2019 a 2020)
- BMW 330i M Sport (2019 a 2021)
Cores disponíveis: Branco Alpino (sólida), Preto Safira, Cinza Mineral, Prata Glacier, Azul Portimao e Laranja Sunset (metálicas).
BMW 330i – diferença
A diferença da BMW 330i para a BMW 320i é a potência.
Ambos os modelos usam o mesmo motor, mas na 320i, ele é calibrado para entregar 184 cavalos, ao passo que na 330i ele tem 258 cavalos.
Veja os detalhes da BMW 320i 2023.
BMW 330i – equipamentos
BMW 330i Sport – motor 2.0 turbo de 258 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina dianteiros e traseiros), freios ABS, câmera de ré, luzes de condução diurna, Isofix, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampa, chamada de emergência inteligente, controles de estabilidade e tração, Driving Experience Control com Eco-Pro, Dynamic Braking Lights, Função Auto Start/Stop, função Siga-me, kit de ferramentas completo, lanterna de neblina traseira, monitoramento da pressão dos pneus, regeneração de energia de frenagem, tecnologia Car e Key Memory, segredo de roda, Active Protection, entre outros.
CONFORTO: acabamento interno em alumínio Tetragon, ajuste de lombar para motorista e passageiro, banco traseiro tripartido (40:20:40), bancos dianteiros com ajustes elétricos (e memória para o motorista), bancos dianteiros esportivos, Comfort Access, direção eletro-hidráulica, iluminação ambiente interna, retrovisor interno com função anti-ofuscante, revestimento dos bancos em couro Vernasca, tapetes em veludo, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, entre outros.
TECNOLOGIA: ar-condicionado automático digital com controle de três zonas e saída traseira, carregador de celular por indução, Driving Assistant Professional, informação de trânsito em tempo real, pacote Connected Professional, Parking Assistant Plus, preparação para Apple CarPlay, serviços ConnectedDrive, sistema de som Hi-Fi, sensor de chuva, serviços de concierge, shift-paddle, teto solar elétrico, entre outros.
VISUAL: faróis de neblina em LED, faróis BMW Laserlight, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus run flat 225/45 R18, retrovisores externos com declinação e rebatimento, entre outros.
BMW 330i M Sport – motor 2.0 turbo de 258 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 marchas e tração traseira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + assistente de farol alto, head-up display colorido, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas (BMW Live Cockpit Professional), sistema de som Surround Harman Kardon, volante M em couro, porta-malas com abertura e fechamento automáticos, visual M Sport com spoilers e saias laterais exclusivas, freios e suspensão M Sport e rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus run flat 225/40 R19.
BMW 330i – preços
Veja abaixo os preços do BMW 330i em suas duas versões, de acordo com a tabela Fipe. Já fora de linha, hoje temos apenas o BMW 330e M Sport, que não sai por menos de R$ 400 mil.
Confira:
- BMW 330i Sport – R$ 244.845 (2019) a R$ 251.125 (2020)
- BMW 330i M Sport – R$ 270.598 (2019) a R$ 309.510 (2021)
BMW 330i – motor
O BMW 330i chegou renovado ao nosso mercado em 2019, mas uma grande mudança debaixo do capô chamou a atenção dos fãs da marca: o fim do motor 6 cilindros em linha que acompanhava essa sigla.
Com mudanças recentes na gama do Série 3 de geração G20, o 330i chegava como o substituto do 328i, usando então uma versão mais forte do motor 2.0 turbo de 4 cilindros.
Esse propulsor longitudinal de 2,0 litros tem turbocompressor de duas entradas e pressão mais elevada, injeção direta e 16 válvulas, gerando 258 cavalos a 5.000 rpm e 40,8 kgfm de torque a 1.550 rpm.
Movido sempre a gasolina, o conjunto ainda aparecia ligado ao câmbio automático ZF de 8 velocidades, com conversor de torque, e à tração traseira.
Em dezembro de 2019, porém, a marca alemã anunciou um recall para o BMW 330i. Ele incluía modelos Sport ou M Sport, produzidos entre janeiro e agosto de 2019, todos com um possível problema no motor.
Segundo a marca, o motivo do chamado era uma degradação prematura da bronzina do eixo de balanceamento do propulsor, o que gerava menos lubrificação no conjunto e até um travamento do motor.
Em alguns casos, todo o conjunto deveria ser substituído na concessionária.
BMW 330i – desempenho
Confira o desempenho desse modelo esportivo da BMW, que sempre agradou no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h e também em sua velocidade máxima:
- BMW 330i 2.0 Turbo – 5,8 segundos e 250 km/h
BMW 330i – consumo
Veja também os números de consumo do sedã alemão, que ficava dentro do esperado em trechos urbanos, mas que impressionava no percurso rodoviário.
CONSUMO CIDADE
- BMW 330i 2.0 Turbo – 8,5 km/l
CONSUMO ESTRADA
- BMW 330i 2.0 Turbo – 13 km/l
BMW 330i – manutenção e revisão
A BMW não é adepta do sistema convencional de revisões, onde a marca tem um cronograma detalhado em seu site, com valores e serviços de cada parada. Na verdade, os modelos da marca podem variar bastante na periodicidade desses serviços.
Desde o ano 2000, seus carros usam sensores para verificar o uso e as condições de cada unidade específica para informar, no painel de instrumentos, quando a próxima revisão é necessária. Esse é o chamado CBS (Serviço Baseado nas Condições do Veículo).
Na teoria, isso faz com que apenas as peças realmente desgastadas sejam trocadas, mas na prática muitos proprietários reclamam de serviços exigidos em intervalos bem menores que o convencional (que seria de 10.000 km ou 12 meses).
De qualquer maneira, o BMW 330i era vendido com 2 anos de garantia (com a opção de 24 meses adicionais), então apenas alguns modelos no mercado de seminovos ainda estão dentro da cobertura.
BMW 330i – ficha técnica
Motor |
2.0 Turbo |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, turbo e gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.998 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 10,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Combinada | 258 cv @ 5.000 rpm |
Torque Combinado | 40,8 kgfm @ 1.550 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de 8 marchas, com conversor de torque |
Tração | |
Tipo | Traseira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco ventilado |
Direção | |
Tipo | Eletro-hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 18 ou 19 polegadas |
Pneus | 225/45 R18 ou 225/40 R19 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.709 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.827 |
Altura (mm) | 1.435 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.851 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 365 |
Tanque (litros) | 59 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 590 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.470 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,24 |
Fonte BMW
BMW 330i – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!