O que está por trás do sucesso das chinesas BYD e GWM no Brasil?

haval h6 2024 toriba santos (1)
haval h6 2024 toriba santos (1)

Líderes em carros elétricos e híbridos, a dupla BYD e GWM domina o mercado com seus eletrificados chineses que estão conquistando os compradores brasileiros.

A BYD ficou em 13º lugar no ranking de outubro com 2.732 carros vendidos, acumulando 8.805 unidades vendidas em 2023. Desse total, o Dolphin aparece na liderança, com 1.366 unidades no mês.

Com plano de fechar 2023 com 15 mil carros vendidos, a BYD não tem muito tempo para isso, porém, seu desempenho é bom, dado que seus carros mais vendidos são elétricos.

Ainda assim, o BYD Song Plus está sendo bem-recebido pelos compradores e vendeu 1.100 unidades no mês passado, totalizando 4.266 unidades, sendo o PHEV mais vendido do país.

Apesar de apenas o Song Plus ser PHEV, a BYD foca suas atenções em carros elétricos com volume, como no caso do Dolphin, que criou o chamado “efeito Dolphin”, puxando de cima os preços para a faixa dos R$ 150 mil, além de forçar a chegada de um rival.

byd dolphin na 31
byd dolphin na 31

Já a Great Wall Motor tem no Haval H6 2024 seu principal player, lembrando que ainda há o H6 GT, que tem carroceria e estilo diferente.

Híbrido ou híbrido plug-in, o H6 emplacou 1.450 unidades em outubro, sendo o eletrificado mais vendido do Brasil e superando o rival Toyota Corolla Cross Hybrid.

Essa é a segunda vez que o H6 alcança tal marca, já que em agosto foram 1.452 unidades, superando modelos da BYD e Toyota com 1.365 e 1.124 unidades, respectivamente Dolphin e Corolla Cross.

Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM Brasil, comenta: “Com isso, a GWM vem se consolidando no Brasil, em um patamar médio de vendas de 1.500 unidades por mês, lembrando que no início das nossas operações, o projeto inicial era de que fossem comercializadas 700 unidades por mês. Isso comprova o sucesso da marca, que chegou para revolucionar o mercado brasileiro”.

Com tais números, parece que o carro elétrico não só veio para ficar, mas também para ser protagonista.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X