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O câmbio CVT é um tipo um pouco diferente de câmbio automático, pois ele não tem marchas propriamente ditas.
Ele tem um conjunto de polias de tamanhos diferentes, que conseguem manter a rotação do motor sem se alterar, ao passo que o carro vai ganhando velocidade.
O CVT funciona através da otimização constante da rotação do motor. Isso é feito ajustando a relação de transmissão entre duas polias em forma de “V”.
O CVT diferencia-se das transmissões automáticas tradicionais pela forma como entrega potência. Isso faz a aceleração ser mais suave e o motor trabalhar de maneira mais eficiente.
![cambio cvt cambio cvt](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/cambio-cvt.jpg)
Com essa tecnologia, dirigir se torna uma experiência linear e sem sobressaltos, parecida com o aumento gradual de velocidade de barcos e aviões.
Mas como a rotação do motor se estabiliza em um certo ponto para alcançar essa velocidade desejada?
Bem, os câmbios continuamente variáveis, ou CVT, são controlados por um sistema eletrônico. Este sistema tem algoritmos que levam em conta a rotação do motor e também a posição em que está o acelerador.
Assim, a decisão de que rotação manter é tomada. Em muitos modelos ela fica na faixa entre 2.500 e 3.500 rotações.
Veja algumas vantagens do controle eletrônico do câmbio CVT:
Aspecto Avaliado | Sem Controle Eletrônico | Com Controle Eletrônico |
---|---|---|
Estabilidade de Rotação | Variações Maiores | Variações Mínimas |
Consumo de Combustível | Alto em Alterações de Velocidade | Otimizado para Diversas Velocidades |
Experiência de Direção | Irregular | Suave e Previsível |
Mas o câmbio CVT não agrada a todos, pelo contrário, existem muitas pessoas que se sentem incomodadas com o fato da rotação do motor não subir e descer, como acontece em carros com câmbio automático convencional.
Para sanar essa “irritação”, algumas marcas adotaram o uso de caixas CVT com simulação de marchas, onde a rotação do motor sobe e desce, como se o câmbio em questão fosse do tipo comum.
Essa simulação é feita por meio de software.
Veja algumas diferenças entre o câmbio CVT e o câmbio convencional automático:
Característica | Câmbio CVT | Transmissão Automática Convencional |
---|---|---|
Eficiência | Otimização da economia de combustível | Depende do padrão de troca de marchas |
Sensação de Aceleração | Suave e Contínua | Marcada por trocas de marchas perceptíveis |
Manutenção da Rotação do Motor | Estabilidade de rotação em diferentes velocidades | Variação de rotação conforme trocas de marcha |
Inovação Técnica | Introdução da variação de transmissão | Uso de engrenagens definidas para marchas fixas |
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