Citroen Hatches Usado da semana

Carro usado da semana, opinião de dono: Citroen C3 1.4 Exclusive 2008

citroen-c3-exclusive Carro usado da semana, opinião de dono: Citroen C3 1.4 Exclusive 2008

O relato de hoje é do membro Sandro Medeiros, do fórum NA. A foto é mesmo do carro dele.



Pouco tempo atrás adquiri um Citroen C3 Exclusive 1.4 08/08, segue abaixo descrição:

Quilometragem atual: 2.700km

Média de consumo (no geral, contando estrada, cidade etc…):
Isso vou verificar certinho, tenho anotado todas as vezes que fui ao posto, porém, estou achando o consumo dele na cidade um pouco alto, está fazendo uma média (no zóio) de 6km/l no álcool, muito baixo na minha opinião, não sei a autonomia aumentará depois de uns 3.000 km

Revisões
A Citroen está com um plano de revisões tabeladas, a primeira é de R$ 195,00 vai demorar um pouco ainda para usar, é aguardar e fugir da “empurraterapia”.

Previsão para primeira revisão: 10.000km

Seguro: R$ 1.400,00

Itens de série
Ele é um carro muito completo esse meu modelo só falta ABS que vem de série no 1.6

Equipamentos
Air bag para o motorista e passageiro
Ar condicionado
Bancos (revestimento) veludo
Computador de bordo
Faróis de neblina
Rodas em ferro 15″
Travas das portas e porta-malas com comando central
Volante com regulagem de altura e profundidade

Pack Elétrico
Retrovisores motorista/passageiro com acionamento elétrico
Travas das portas e porta-malas com comando à distância – PLIP
Vidros com acionamento elétrico dianteiro/traseiro
Travas de segurança elétrica nos vidros traseiros

Opcional
Rodas de Liga Leve

Ocorrências até agora:
Luz do Air Bag acesa e vidro elétrico traseiro esquerdo parou de funcionar, problemas resolvidos rapidamente na concessionária com bom atendimento.

Satisfação:
Até o momento satisfeitos com o carro, muito confortável, considero que anda bem para um motor 1.4, ainda não apresenta ruídos internos, carro silencioso à 120 km/h conta-giro fica em torno de 3.500 rpm.

4.0

  • dolphin

    Não sei se todos os Citroen C3 1.4 bebem esse tanto, mas 6 km/l em álcool é muita raça de pinga pra pouco motor. O Corolla flex, por exemplo, faz mais do que isso.

  • Guilherme Henrique

    Fodinha :assob:

  • Lauro

    Por enquanto o consumo ta so no zóio né… tem q por na ponta do lapis.
    Aqui temos um 206 1,4 (é o mesmo motor)
    O consumo depende de quem dirige. Quando eu dirijo o carro faz facil 9km/l sem ar condicionado (aqui usamos pouquissimo). Quando fica mais com meu velho, o consumo fica na casa dos 8k/l.
    ou seja depende de quem dirige.
    ja andei em um C3 1.6 do meu cunhado, dos primeiro que sairam, era o mais top, com ABS e EBD.
    Olha, o carro é muito confortável, estável demmmaaaissss… E anda muito em, mas muito mesmo, esse motor 1,6 é valente.
    O 1,4 no 206 eu acho q anda muito tambem em, mais ate do q a maioria q critica por ai pode imaginar, c pode pisar q ele responde bem. Nao sei como ficoou no C3, pois nao sei dizer se o carro é mais pesado ou nao, mas acho q ainda tenha ficado bom.

  • macarrone

    6 km/l realmente tá um pouco alto…o meu punto 1.8 (manzatech,beberrão,etc,etc) tá fazendo uns 6,5 na cidade e uns 7-8 na estrada..maneirando, faz uns 9.
    :drinkk:

  • Guilherme Guimaraes

    Tive um Kadett SL 1.8 EFI original a álcool que fazia 6~6,5 na cidade… na estrada fazia 10~11, e olha que o bixo andava d+ heim!!

    Tá muito pinguço esse C3 aí!

  • Guilherme

    Tive um C3 1.4 Exclusive 06/07 e aí vai minha opnião:

    Quilometragem: 21.000km

    Em relação ao consumo tem algo errado aí meu amigo… o meu (mesmo motor) fazia cerca de 9km/l na cidade, esses 6km/l que vc diz é em SP neh? ¬¬’ – Na estrada, cerca de 11,5km/l.

    Revisões:
    Pode até aparentar ser um pouco cara quando chega na 3º revisão mas é melhor a tabela de preço fixo do que ter surpresas…

    Satisfação:
    Com muita certeza eu também afirmo (Jornal Folha de São Paulo) que o C3 é o melhor carro relação Custo X Benefício do Brasil (dentro de sua categoria), o carro é o mais confortável e econômico na visão que tenho dentre muitos outros carros da mesma categoria que dirigi. É uma compra que não tem arrependimentos, a não ser das concessionárias :espar:

    Ocorrêcias:
    Nenhuma ao decorrer do uso, mas adiei a entrega do carro em 1 dia por causa do cabo da buzina que estava aparentemente cortado (Também aconteceu comigo no Ceta 1.0 05).

  • Filipe Augustus

    Minha tia tem um tbm que ela comprou zero KM e hj o carro está chegando nos 30mil KM ,o dela é 2007 mod 2008 1.4flex GLX e é mais econômico que isso aí…faz uns 8 com álcool na cidade,o único problema que ele deu foi no pc de bordo e barulhos estranhos na suspensão que desde zero KM já tinha,mais é um bom carro!!!

  • Kokokil

    Alguém sabe por que algumas pessoas dizem que o C3 é “carro de mulher”?

    • Ricardo

      Porque é moderninho e não tem a “cara de mau” do Gol. Ou seja, se é um carro conservador, é “carro de homem”. Se é moderninho, é “carro de mulher”. Mas aí eu te pergunto: você compra carro pra que os homens olhem, ou para que as mulheres olhem? :assob:

    • Mineiro

      O fato delas gostarem do C3 mais do que os homens é devido aos seguintes motivos:

      – direção elétrica (mulher odeia direção pesada para manobrar);
      – inumeros porta-objetos (para guardar toda a tralha que elas carregam);
      – carro pequeno que cabe em qualquer lugar;
      – banco mais alto e muito confortável;
      – painel digital (diferente dos demais modelos desse segmento e como mulher adora novidades…)

      E por fim, mulher olha o carro de dentro para fora (opcionais, porta-objetos, espaço), ao contrário do homem que escolhe o carro de fora para dentro, pois se o carro não agradar nem vale a pena conferir o interior.

      • Luquinha

        Eu sempre achei o C3 um carro bonito. Mais que gol, Pálio, Celta, Mille e 206.
        Também gosto de direção hidráulica, AC.

        • guilherme

          com relaçao ao banco ser mais alto, isso é 100% certeza
          em quase todos ecosport, tucson e suvs da vida que passam por aí é uma mulher que tá dentro

          e o c3 é meio afeminado mesmo, e é o sonho da minha mãe, pq ela diz que ele parece um fusquinha :teeth2:

          • fernando

            a própria citroen admite ele lembrar o fusca.
            sendo que ele foi baseado no 2cv haeuaehuaeuaeh
            minha mãe tb queria um. mas a gente tem um peugeot 206 e é só desgraça (apesar de ser 1.6 16v gasolina e fazer 12,5km/l na cidade =P, ele quebra muito), logo PSA a gente não quer mais =/

        • Mauro

          É direção elétrica progressiva…dependa da velocidade do carro ela fica mais leve ou mais pesada…

      • Mauro

        Vc tem um ponto de vista muito correto…homem prefere carro pelado com cara da mau…e mulher prefere carro mais completo e com melhor acabamento

    • Mauro

      Pq elas tem preconceito, inveja, adoram GOL, UNO, CHEVETTE…vários motivos…..

  • Claudio

    1- Meu kadett 1.8 EFI álcool, faz 7km na cidade e 10,5 na estrada!
    2- Esse Citroen deve estar com sonda ou maf queimado!
    3- Ja vi alguns C3 e me decepicionei, pois pareciam carros populares por dentro, puro plástico e super simplório, mesmo que tenham sido modelos de entrada, o que se paga por um não poderia ser assim!

    • Mauro

      É que tem que ver que Kadett é o auge!

  • Anderson Puff

    Pessoal alguem que já teve ou tem um Fiesta 2008 desses modelos mais novos pode dar uma opinião, hoje tenho um celta que adoro, puxa muito, não estraga nunca, e é economico em estrada, to querendo comprar um Fiesta que é bem maior e mais bonito também, só que não vejo comparativos do carro em revistas em lugar nenhum, me falam que o zetec rocam é super moderno que não quebra mas que o fiesta é gastador pois é pesado, outros já falam ao contrario?? o que acham, podem me ajudar, a minha segunda opção e um C3 mas o problema do mesmo parece ser a manutenção..

    Alguem ai tem um Fiesta 1.0?? pode me ajudar??

    • impreza

      Anderson,

      Tenho amigos que possuem o fiesta 1.0, e a principal queixa deles é o motor que é muito fraco para o peso do carro, em uma ladeira ou ultrapassagem sofre . :down:

    • na.ss.er

      Compre o 1.6! Fiesta é pesado! Mas é um ótimo carro.

    • EduardoRN

      Possuo um Fiesta 1.0 hatch, modelo 2008 mas comprado no inicio de 2007. O carro no inicio é meio travado como a maioria da categoria mas, com o tempo, o carro vai ficando experto, principalmente com álcool. Pode não acompanhar o celta nas arrancadas mas o espaço interno compensa. Me senti num latifúndio quanto o comprei e olha que meu carro anterior era um Gol GIII bem mais espaçoso que o Celta. Nunca deu problemas, o motor é suave e só um pouco áspero quanto com álcool, nas saídas e retomadas. Diferente do que dizem, achei-o dentro da média de consumo da maioria, fazendo 8,0/8,5 km/L com álcool na cidade e 10/11 km/L com gasolina ou mais. Na estrada segue também na média proporcionalmente. A suspensão não é tão voltada para o conforto mas o carro tem uma estabilidade muita boa. Na estrada, em alta velocidade, não dá aquela sensação que quer flutuar e faz curvas muito bem. De barulhos internos só dois, um que aparece de vez enquando e some do mesmo jeito, parecendo um molho de chaves no console(não muito irritante e quando passo em alguma irregularidade) e outro no teto, ao lado do motorista, que parece pedras batendo no vidro mas que, quando empurro o forro pra cima, some e passa meses para aparecer de novo.Não deveria aparecer nenhum barulho no acabamento mas já vi piores, como um Palio de uma colega que às vezes pego carona e é do mesmo ano que o meu.O carro dela chacoalha o painel que nossa senhora e tem uns estalos no teto igual meu Fiesta. Meu irmão possui um, sendo sedan e 2006/2007. Ele roda umas três vezes mais que eu por ano, nunca deu problemas sendo uma coisa a se notar as maçanetas que “eram” pretas e estão desbotadas.

      • EduardoRN

        *Leia-se “quando” e não quanto em algumas frases.

    • Commando

      Eu tenho um Fiesta 1.0. É um ótimo carro…mas, se eu fosse vc gastaria um pouco mais pelo 1.6. O 1.0 realmente é manco quanto se precisa dele. Se a Ford colocasse um 1.3 com uns 90 cv seria ótimo, igual ao Fiesta da geração anterior tinha. O supercharger tb seria legal. Bom mas voltando…
      Até agora poucos barulhos internos, como a da direção, mas só. De resto ele tem ótima dirigibilidade, muito na mão e se aproxima muito do Gol nesse quesito. Ele é bem espaçoso tb.Mas o pecado do carro realmente é o motor 1.0…se bem que ele da conta do recado na cidade, agora na estrada…

      Pega o 1.6.

    • Claudio

      Se quer subir de categoria, e ter mais conforto, vai de Fiesta, se der pra comprar um 1.6 melhor ainda!
      Não tenha medo de ser feliz!

    • guest

      O consumo é o mesmo, mas o desempenho é muito superior: parta para o Fiesta 1.6. Mas se vc quer MESMO um 1.0, pense no Logan/Sandero (pelo espaço e desempenho) ou no Mille (economia).

    • A. Porto

      Anderson

      Talvez eu posso lhe ajudar. Eu troquei meu Gol Geração 4 1.0 2 portas 2006/2007 Flex por um Fiesta 1.0 4 portas Flex (todos são) 2008/ 2009 e não me arrependo. O Gol era mais econômico e mais ágil (andava mais) mas o Fiesta é muito mais confortável, acabamento 10 vezes melhor, vários porta-objetos, espaço interno excelente (quem anda no banco traseiro não sofre). O carro ainda é 4 portas. Silencioso. Gosto muito do design (das lanternas traseiras elevadas e dos faróis alongados sobre o capô. Direção macia (a minha é hidráulica) alavanca de câmbio e pedais macios. Economia: com álcool, o Fiesta faz uma média de 10 km/litro na estrada, 14 km/litro com gasolina. O Gol chegava a fazer 12 km/litro (álcool) na estrada e quase 17 km/litro (gasolina) na estrada. Só que viajar no Gol era muito desconfortável, perto do Fiesta. Não comprei um Gol G5 porque achei o interior do carro muito ordinário. Meu irmão teve um Celta 1.0 2005/2006 muito econômico e ágil. Mas o espaço interno (principalmente dos bancos traseiros) era bem apertado, e o acabamento (plástico) muito ordinário. Realmente como postaram outros comentários: o defeito maior do Fiesta é ser meio lerdo, principalmente quando novo, antes de amaciar o motor, depois melhora um pouco. Melhor seria pegar um com motor 1.6 (Daí, é 4 mil reais a mais, veja se vale a pena para você). De resto o Fiesta é o melhor carro compacto (da sua categoria, do mercado). Eu estou bastante satisfeito com o meu. Seria bom se você fizesse um test drive do Fiesta para tirar suas próprias conclusões.
      Um abraço

  • impreza

    Olha já andei muito de C3 1.6 pois uma pessoa da minha familia tinha um…

    Pontos positivos:

    – Motor silencioso
    – Acabamento
    – posição para dirigir

    Pontos negativos:
    – Embreagem dura ( chega a ser desconfortavel no transito)
    – Câmbio ( engates imprecisos)
    – Vidro traseiro apresentava um barulho incomodo (as concessionarias não tinham a solução)
    – Pane no alarme ( diversas magrugadas acordando a vizinhança, também sem solução)
    – visibilidade na coluna da frente.
    – suspensão ( não tão bem adaptado ao no solo esburacado)

    Veredito:

    Apesar de ser um carro bom, não consegue ser confortavel quando em trasnsito intenso. Não compraria outro. :down:

  • leobozo

    sem querer criticar a iniciativa que é muito boa… mas acho que o carro tá muito novo pra um depoimento ainda. Talvez daqui a um ano ficasse melhor pra falar o que achou do carro e quem sabe o depoimento poderia ser até maior e mais detalhado…

    ou então poderia escrever um pouco mais, acho que no BC os depoimentos são no geral mais completos… enfim só uma dica pra melhorar os daqui

  • Tiago

    Boa sorte com teu carro, mas acho que a tendência de manutenção é piorar…..
    Luz do air-bag acesa…… Hummmmm fica de olho, pois quando vc precisar pode não funcionar…
    Carro muito fraco e com pouca credibilidade….boa desvalorização…
    Mais uma vez, boa sorte !!!

    :banana: :nanao: :down:

    • dolphin

      Seu comentário tá parecendo daquele “zoiudo” do Zorra Total: eu sempre quis ter um carro assim… :eyess: :eyess: :eyess:

  • na.ss.er

    Meu, carro com 2700 kms rodados é o “usado da semana”?

    Deve ser porque eu quase rodo isso em UMA SEMANA!

  • Luquinha

    Menos de 3ooo km é carro novo. Ainda está em lua de mel.

  • Bisinski

    Sandro seu carro vai ficar mais economico, espera dar uns 3000-4000 Km nele que o consumo baixa.
    Espero, porque dentro dessa kilometragem o meu corsa passou a consumir menos.

    Curta o carro parece ser show de bola.

  • Renan Negreiros

    c3 é carro de mulher sim, o do meu cunhado qnd esta com alcool bebe q é uma desgraça……carro frances nunca!!!

  • VTR2008

    Tive um C3 Exclusive 1.6 16V por 3 anos, vendi com 33 mil KM…uso pouco mesmo!
    Excelente carro…gostei muito, esse motor 1.6 tem 110CV na gasolina e 113CV no álcool…como basicamente usava só gasolina..na cidade fazia fácil 10km/l sempre com ar ligado e na estrada 12km/l aí já depende do pé do motorista..já na cidade usando álcool nas poucas vezes que usei fez média de 7km/l….carro anda muito bem…durante esses 3 anos que fiquei com ele nunca tive problemas…o maior defeito dele ao meu ver são alguns barulhos internos que vem ao decorrer do tempo por causa das estradas ruins…do resto foi só alegria

    • B.Navarro

      Aqui em casa estamos com um C3 1.6, e ele tem mesmo uns rangidos esquisitos…
      O que eu mais gosto desse Citroën é a agilidade dele…consegue embalo rápido, rápido! E é engraçado, porque ele anda muito bem, e não tem aquela “cara de mal”… acho que isso faz o C3 ter um lado irônico….
      Por aqui, estamos satisfeitos com o francês.

  • Bussade

    Tá doido!
    S10 faz 5 – 5,5 km/l na cidade!

  • juninho

    é carro de mulherzinha sim. Por dentro é tudo muito “bunitinho”, muito frufruzinho, parece de brinquedo…e um motorzinho bem meia boca…ou seja: o carro é bem feminino. Sem ofensas.

    • Mauro

      1.6 16V de 113 CV é motor meia boca? vc tem um MUSTANG na garagem? KKKK

    • Lauro

      meia boca… cada um q aparece… esse é o problema do brasil… nunca andou no carro, ta acostumado a andar de onibus e fala q o carro tem motorzinho…
      Leia os comentarios meu amigo, vai ser que quem ja andou no carro, sabe q o motor anda muuuiiittooo mesmo.
      Tenho certeza que o carro anda mais e é mais estavel que qualquer modelo da categoria.
      Só quem andou sabe o q to falando

    • B.Navarro

      O C3 tem um motorzinho? Já andou no 1.6?
      Depois que você dirigir um, duvido que você vá falar de novo que ele tem um motorzinho.

  • Claudio

    Vi um C3 e não sei aonde esta o bom acabamento, parecia que estava dentro de um popular!Só plástico e bem xulé!

  • Robert

    Junto com a Volks na minha opinião essa Citroen é outra montadora que desenha os carros mais ridículos do mercado. Esse C3 é feio demais. Nunca achei um carro dessa montadora bonito.. Agora o mais feio mesmo são aqueles painéis digitais horríveis no meio do painel do carro. Feio demais.

    • Mauro

      Isso aí..BONITO é O UNO, o KA, a BLAZER, o PRISMA, AZERA…tdo carro lindão! :banana: :banana:

  • Gabriel

    Em Dezembro/08 comprei um C3 1.4 Exclusive para minha esposa e estou MUITO arrependido. Eu queria ter comprado o "Old" Fit, mas ela achou o C3 mais "bonitinho".

    Em Fevereiro/09 o marcador de combustível ficou doido, tive de me guiar pelo hodômetro durante 1 semana até que a peça chegasse, no mês seguinte o carro não ligava mais, foi de guincho para a concessionária que disse que o motor de arranque estava com defeito.

    Houveram outros problemas menores, mas para um carro que tinha apenas 3 meses e cerca de 5.000 km rodados eu acho que foram muitos defeitos graves e muitas visistas a oficina em pouco tempo. Não quero nem imaginar como vai ser depois que a garantia de apenas 1 ano acabar.

    Vi a tabela de preços das revisões e os valores são bem acima dos que pago nas revisões do meu New Civic.

    • k3p13r

      minha mulher quer um C3 também, mas vou mostrar esse seu comentário. Estou vendo um old fit semi novo para ela. Acho que agora vai… rsrsrssr

  • Márcio L. M.

    Pensei em comprar um desses usados, após foruns, orkut, etc eu acabei desistindo e peguei um Fit 07..
    Já rodei uns 5 mil e até agora tudo tranquilo.. Existem relatos de problemas cronicos em muitas unidades, desde problema no computador de bordo, buzina, suspensão, barulhos internos por todos os lados, entre outros.. Acredito que fiz uma boa escolha em não ter abraçado um desses.

  • Yasu

    6km/l realmente é um consumo um tanto quanto alto. Mesmo eu que moro em São Paulo e pego transito pesadíssimo todos os dias.

    Esperava uma autonomia melhor de um 1.4. O lance é eu continuar com o meu Fit só gasolina por enquanto mesmo. Estou vendo que não vou conseguir economizar nada com um Flex desses.

    • Martinho

      Você sabe ler direito? vc viu que ele chutou 6km/l num carro de 2700km…o meu que era 1.6 fazia 7km/l na cidade e minha cidade é só subida e descida!

  • victorcvs

    Nossa esse carro está consumindo muuuito. O meu gol 1.6 está fazendo uns 14km/l (percurso misto com alguns engarrafamentos e sem ar ligado) com gasolina e 9km/l com alcool e olha que ele tem apenas 2500km rodados. Agora eu acho esse carro até bonitinho, um pouco feminino não por ter design moderno mas sim por ter desenho muito redondo. Eu acho que compraria um 1.6 porque um 1.4 não deve ter um desempenho muito bom e com esse consumo não compensa.

  • roger krugrer

    Citroen na hora da revenda deve ser a coisa mais triste…, depois bate o arrependimento e ja e tarde! Nao adianta falar das qualidades, porque depois dos 100.000Km, ate o Mille vai ta valendo mais do que esse C3

  • Navix

    O meu é 1.4 exclusive 08/09 está fazendo 9km/l na estrada ( com ar ligado ) e uns 7 km/l na cidade. ( Medidos pelo computador de bordo ), tem uns 4500 km rodados, acho que dificilmente vai passar dos 10 km/l. No geral ainda estou satisfeito com carro, não vi problemas na suspensão com falaram aqui.

  • C3/XTR2008/2009

    Meu é 1.4 XRT 08/09 está fazendo 10 km/l na estrada ( com ar ligado ) a 120 km e uns 8,5 km/l na cidade com alcool – medido pelo computador de bordo. Estou satisfeita. E meu carro causa boa impressão por onde passo :teeth:. Tive um problema no condicionador de ar que estava condensando um pouco de agua por dentro do carro:cry:, mas foi corrigido. Espero um dia comprar o modelo que será produzido na europa em 2010 :cool:

  • giuli554

    Temos um GLX 1.4 e ele também gasta bastante, mais um pouco depois dos 10mkm ele melhora, hoje até faz uns 9 no alcool, na cidade, e na estrada da uns 10/11 km/l <~ sem muita certeza pois pegamos muito pouca estrada com esse carro

  • Alex

    Eu comprei um C3 1.4 GLX com 29000 Km e já rodei mais ou menos 1000 Km. Minha impressão é de um carro exageradamente confortável (impressão de quem andou 10 anos de Gol). A embreagem é macia, diferentemente do que foi dito por alguém acima. O consumo não tem sido nenhuma supresa desagradável. Como Gol 1.0 básico eu fazia 13/14 Km por litro e hoje fazendo 9/10 com álcool com ar ligado direto é um lucro. Vejo muita gente se baseando pelo computador de bordo, o que não acredito ser muito confiável. O consumo que informei foi feito da seguinte forma: Enchi o tanque com álcool e zerei o hodômetro parcial, após um tempo completei novamente e dividi a Km rodada pela qtde de litros abastecida, dessa forma se tem o consumo real do veículo. Uma vez que o computador de bordo em ladeiras e outras situações que exigen mais do carro chega a apontar consumos que duvido serem reais, como por exemplo na subida de uma ladeira o computador indica 25/100 o que daria um consumo de 4Km por litro. No mais estou satisfeito com o carro apesar de ainda não estar tão seguro como ficava no interior do Gol. Mas acredito que essa impressão vá passar com o tempo. Os barulhos na suspensão e internamente muito comentados ainda não percebi. Tem uns rangidos na tampa traseira que já verifiquei serem causados pelo atrito, o que vai ser resolvido com o revestimento de uma fita. No mais estou muito satisfeito com o carro que apesar de ser visto como um carro feminino (rs), faz muito sucesso por onde passa.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend