Carros 8V ou 16V? Qual tem manutenção mais barata?

tsi motor

Embora hoje em dia muita gente nem se preocupe mais em saber sobre muitos detalhes do motor, se importando apenas com desempenho ou consumo, outros ainda se perguntam se um motor 8V é melhor que um 16V.

A questão é formulada com base em alguns pontos, entre eles custo de manutenção, força em baixa e performance em alta rotação.

Especialmente em relação a força e desempenho em certas rotações existem diferenças bem perceptíveis para o comprador. Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre a manutenção de motores de 8V ou 16V.

A questão nos anos 90 era muito mais importante que nos dias atuais, pois a garantia era pequena e não havia custos fechados para revisões.

Qual é melhor na manutenção?

A primeira coisa que podemos considerar é que o custo de manutenção entre motor 8v e 16v, ou melhor, de cabeçote, são equivalentes. Isso é referente às revisões, onde o custo hoje em dia é fechado.

Já no caso de uma reparação, aí a coisa muda, pelo menos um pouco.

O motor 16v vai exigir um custo adicional em caso de retífica, por causa do o número de válvulas e componentes para sustentá-las, entre eles duas polias, correia dentada maior, dois comandos de válvulas e o dobro de válvulas, falando basicamente.

Isso implica em maior custo, mas não tão grande a ponto de um motor 16V ser evitado. Aliás, com exceção da Fiat, todas as demais apostam nas quatro válvulas por cilindro, mas é a concorrência que vai ditar o futuro da marca italiana.

Qual motor tem mais força nas saídas ou arrancadas?

A maior parte do tempo é passado nas cidades, locais onde a população que deixou a zona rural decidiu viver e trabalhar. Como se trata de espaços onde as vias são estreitas e limitadas, ter um automóvel ágil é fundamental.

Por isso, o motor 8V (foto acima) se torna uma opção interessante. Na cidade, o motor 8v tem uma melhor saída em arrancadas. Acontece que esse propulsor tem duas válvulas por cilindro e, por aspirar mais ar-combustível em regimes de trabalho mais baixos, entrega mais disposição para atuar no dia a dia urbano.

Em rotação mais alta, como por exemplo, na estrada, a situação se inverte, o motor 16v tem melhor desempenho. As duas válvulas do motor 8v não possuem a capacidade de aspirar mais ar. Os sistemas de controle do propulsor são desenvolvidos para atender bem nos dois regimes, mas isso não é suficiente para que o 8v tenha uma performance melhor.

Assim, o motor 8V obtém mais força em baixa, mesmo que o torque seja menor, oferecendo uma condução mais agradável e passando menos aquela sensação de perda de força.

Porém, vale lembrar que sistemas eletrônicos e arquiteturas de funcionamento irregular estão virando o jogo a favor dos motor 16V.

volkswagen polo msi 2018 avaliação NA 57

Performance em alta rotação

Sem treinamento para assistência e sem conhecimento básico da manutenção por parte do proprietário, os motores 16V logo começaram a quebrar e dar um enorme prejuízo para quem não efetuou a revisão como deveria. Nas oficinas particulares, muitos se arriscaram sem ter qualquer experiência e acabaram gerando prejuízos para seus clientes.

Fora isso, se o motor 16V era bom em altas rotações, extraindo o máximo de potência do motor, ele também tinha seu defeito: a falta de força em baixa. Na época, poucas marcas dispunham do comando de válvulas variável, que permite ajustar o tempo de abertura e fechamento das válvulas, impossível em comandos convencionais.

Assim, o motor rendia mais em alta e morria em baixa. Esse foi um dos fatores que levaram ao abandono dos motores de 16V por parte dos fabricantes “oldcomers”, que acabaram retornando ao motor 8V.

Hoje, os comandos variáveis, seja de admissão ou também de escape, permitem que a eletrônica ajuste os tempos de abertura das válvulas, fazendo com que o motor aspire mais ar-combustível em baixa para produzir melhor resposta nas saídas.

Por outro lado, também permite abri-las para que o motor também respire mais em alta, resultando em performance superior. Na estrada, motores assim são mais vantajosos para quem gosta de uma condução mais esportiva.

Com essa tecnologia, os motores atuais já conseguem satisfazer os donos de carros 16V no uso urbano, pois no rodoviário esse tipo de motor sempre prevaleceu. Mas não é apenas isso. Com a chegada dos blocos de três cilindros (foto acima), o termo 12V começou a se popularizar, especialmente entre os motores 1.0.

O funcionamento irregular com dispositivo antivibração, aliado à boa relação diâmetro x curso, permitem que esses pequenos motores tenham um torque bem mais generoso em baixa rotação, mas há exceção em número de válvulas: 6V na Fiat. Pequenos e versáteis, eles agradam mais pelo desempenho e economia do que pelo ruído característico.

Atualmente, os motores 16V (ou 12V) funcionam bem com tais comandos variáveis, mas existem exceções em cilindradas mais altas. A falta de força em baixa ainda é perceptível, mas está bem atenuada. As tecnologias ajudam muito nesse momento, que permite também maior eficiência por parte do veículo.

Com exceção da Fiat, todos os demais fabricantes só pensam em motores de quatro válvulas por cilindro. A GM, por exemplo, utiliza motores 1.4 e 1.8 litro, ambos com 8V no cabeçote, na base de produtos.

No entanto, isso vai mudar, pois a montadora demorou anos atualizando esse longevo motor, mas agora percebeu que chegaram ao seu limite tecnológico. O próximo passo será sua extinção.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X