10 Carros do Brasil com melhores notas em crash test (2024)

Você sabe quais são os carros com as melhores notas em crash test no Brasil?

Esse é o objetivo do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, conhecido como Latin NCAP, que desde 2010 informa aos consumidores o nível de segurança em diversos aspectos dos veículos vendidos na região.

Cada teste usa métodos reconhecidos internacionalmente, qualificando os carros (sempre em sua versão mais básica) com uma nota que varia entre 0 e 5 estrelas nas categorias adulto e criança.

Além de verificar o nível de proteção para ocupantes adultos nos bancos dianteiros e crianças (com assentos adequados) no traseiro, o Latin NCAP também avalia a proteção para pedestres em caso de atropelamento e quais equipamentos de segurança cada carro oferece.

É importante ressaltar também que, com o passar dos anos, o Latin NCAP foi atualizando seus protocolos de avaliação. O primeiro foi usado entre 2010 e 2015, o segundo apareceu em 2016 e o mais recente veio em 2020.

Para fazer a lista abaixo, selecionamos apenas modelos que tem a nota máxima (cinco estrelas) nas duas categorias. Depois eles foram ordenados pela pontuação média nos testes de proteção para adulto e criança.

1) Chevrolet Tracker

chevrolet tracker 2024 absoluta santos (1)
chevrolet tracker 2024 absoluta santos (1)

O Chevrolet Tracker com seis airbags obteve cinco estrelas no teste do Latin NCAP, com 91% de proteção para o motorista, 92% de proteção para crianças, 83% em sistemas de assistência à segurança e 54% de proteção a pedestres.

Uma observação foi feita no teste do modelo, comentando que foi observado fogo no lado não esmagado do veículo, na área do pretensor do cinto de segurança.

O fabricante descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados.

2) Toyota Corolla

toyota corolla 2024 collection santos (1)
toyota corolla 2024 collection santos (1)

O Corolla com sete airbags também teve cinco estrelas. Ele tem uma nota de 83% de proteção para o motorista, inferior ao Tracker. Na proteção para crianças, a nota é de 92%, em sistemas de assistência à segurança, a nota foi de 82%, e a proteção a pedestres ficou em 60%.

Estas notas do Corolla mostram que não devemos achar que os SUVs são mais seguros do que sedãs, só pela sua altura maior. Um carro baixo pode ser tão seguro quanto.

3) Volkswagen Novo Virtus

volkswagen virtus 2024 comeri santos (1)
volkswagen virtus 2024 comeri santos (1)

O Virtus continua sendo o mesmo carro, mas o Latin NCAP chama o modelo com visual atualizado, a partir de 2022, de Novo Virtus.

O modelo ficou com cinco estrelas, e alcançou nota de 92% de proteção para o motorista, 92% de proteção para crianças, 85% em sistemas de assistência à segurança e 53% de proteção a pedestres.

4) Volkswagen Taos

volkswagen taos 2024 comeri santos (1)
volkswagen taos 2024 comeri santos (1)

Mais um modelo da Volkswagen na lista, o Volkswagen Taos é aquele tipo de SUV médio que se espera realmente que alcance cinco estrelas, dado o seu segmento e preço.

Além de conseguir cinco estrelas, o Taos obteve nota de 90% de proteção ao motorista, 90% de proteção a crianças, 85% em assistência à segurança e 61% de proteção a pedestres.

5) Chevrolet Onix e Onix Plus

chevrolet onix 2024 absoluta santos 1
chevrolet onix 2024 absoluta santos 1

A partir de agora, temos notas mais antigas do Latin NCAP, pois foram somente os quatro modelos acima que tiveram cinco estrelas nos testes de 2020, da entidade.

O teste do Onix e do seu irmão Onix Plus (com seis airbags) foi feito em 2019, mas isso não traz prejuízo à qualidade desses modelos em termos de segurança.

As notas eram dadas de maneira diferente, então não temos aquelas porcentagens citadas acima. Temos apenas cinco estrelas para motorista e para crianças.

6) Chevrolet Cruze

chevrolet cruze 2024 absoluta santos (1)
chevrolet cruze 2024 absoluta santos (1)

O Chevrolet Cruze, apesar de estar morrendo uma morte bem lenta no mercado brasileiro, ainda apresenta uma ótima segurança para seus compradores.

Ele obteve cinco estrelas para o motorista, mas a nota de proteção para crianças em cadeirinhas não foi excelente: foram quatro estrelas.

7) Toyota Hilux

toyota hilux 2024 collection santos (1)
toyota hilux 2024 collection santos (1)

A Toyota Hilux cabine dupla também tem excelente níveis de segurança em acidentes.

O modelo tem cinco estrelas tanto para o motorista quanto para crianças em cadeirinhas.

8) Volkswagen Tiguan

tiguan r line 2024 1
tiguan r line 2024 1

O SUV médio Volkswagen Tiguan, também entra na nossa lista, em oitavo lugar, pois tem cinco estrelas assim como o Taos.

E, se for para escolher um modelo usado, sabemos que o Tiguan é superior ao Taos em quase tudo.

9) Volkswagen T-Cross

volkswagen t cross 2024 comeri santos (1)
volkswagen t cross 2024 comeri santos (1)

A lista de modelos com melhores notas nos testes do Latin NCAP entre 2016 e 2019 é recheada de modelos da Volkswagen, portanto nossa nona e décima posições também tem modelos da marca alemã.

O T-Cross também recebeu cinco estrelas nas duas avaliações feitas na época.

10) Volkswagen Polo

volkswagen polo track 2024 comeri santos (1)
volkswagen polo track 2024 comeri santos (1)

O Polo, apesar de ser um hatch “popular”, também teve uma ótima nota, junto com o Onix, que é do mesmo segmento.

São cinco estrelas para motorista e crianças.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.