O Tiggo 8 Max Drive, está brigando pelo seu lugar no restrito mercado das SUVs de 7 lugares.
Para isso aposta em acabamento de qualidade, tecnologia embarcada e, claro, tamanho.
Seus principais rivais são o Jeep Commander, Trailblazer e Pajero Sport.
No nosso texto de hoje, falaremos dele, que é vendido em versão única (desconsiderando a versão híbrida Tiggo 8 Pro Hybrid).
Vamos aos detalhes:
O Tiggo 8 tem preço sugerido de R$ 179.990,00, de acordo com a Caoa Chery, e vem com os seguintes itens de série:
Ar-condicionado, ajuste elétrico dos bancos, acabamento em couro, cluster digital, teto solar, multimídia, chave presencial, cambio automatizado, carregador por indução, sete lugares, sensor de estacionamento, câmera 360°, partida sem chave, abertura elétrica do porta-malas, detector de ponto cego, assistente de mudança e permanência de faixa, frenagem autônoma com radar frontal, alerta de colisão traseira, iluminação interna em LED, 8 alto-falantes, faróis Full LED, airbags, ABS, controle de tração estabilidade, rodas de liga 18”, Lanternas traseiras em LED e mais.
Abaixo os principais pontos do Tiggo 8 Max Drive:
Motor 1.6 Turbo da conta do recado
O motor 1.6 turbo, de 4 cilindros e injeção direta, rende 187 cv e 28 kgfm de torque, somente na gasolina, e é sempre acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, com 7 velocidades.
Pesando 1.564 kg, tem uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h.
Pode não parecer muito, mas tem uma aceleração superior à do Commander, perdendo apenas na velocidade final, o rival acelera aos 100 km/h em quase 10s, e tem velocidade máxima próxima de 200 km/h.
Nesse segmento, a Tiguan já foi a campeã disparada, mas foi capada pela VW, seu motor 2.0 TSI tinha potência de mais de 200 cv, hoje tem 186 cv, além de pesar mais de 1700 kg.
Isso se traduz num desempenho menor, com 0 a 100 km/h na casa dos 9s e velocidade máxima de 215 km/h.
São números melhores que o do Tiggo, mas custa bem mais caro, além da aceleração não ser absurdamente melhor.
Quanto ao consumo, o Tiggo 8 faz 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na rodovia, lembrando que é só na gasolina.
Números de consumo muito próximos do Commander e ligeiramente superiores à Tiguan.
Interior recheado e bem acabado
A Chery não mediu esforços para fazer do interior do Tiggo 8 bonito e com aspecto que passa qualidade.
As forrações de porta têm acabamento de couro nos puxadores e frisos prateados nas saídas dos alto-falantes, que tem texturas e a inscrição “Tiggo”.
Elas têm um filete de LED logo acima das maçanetas, que continuam quase por toda sua extensão.
O painel tem difusores de ar grandes, com um acabamento prateado sobre eles, que percorre todo o painel, de fora a fora.
Boa parte do painel é recoberta pelo mesmo acabamento em couro, presente nas forrações de porta, e o filete de LED também está presente.
O cluster digital é bonito, um pouco menos bonito e interativo que da linha VW, mas de qualquer forma cumpre sua função.
O volante tem a base reta, com os comandos multifuncionais e um friso prateado, tem um bom aspecto, mas não se destaca (nem deveria).
No meio do painel, a multimídia é comprida e baixa, ficando mais discreta, tem as bordas arredondas e harmoniza satisfatoriamente bem com o conjunto.
Logo abaixo dela estão os difusores centrais, que parecem um só, e o botão de partida do motor.
Os acionamentos do ar-condicionado não têm um grande destaque, mas são bem funcionais, ficando logo abaixo dos botões de controle da multimídia e do pisca alerta.
No console central, junto à manopla de câmbio, há o carregador de indução, no console também existe acionamento dos controles de faixa, modos de condução, freio de estacionamento e outros.
O teto solar é bem amplo e agrada no segmento, não como um opcional de luxo, mas quase que um requisito do mercado.
Os bancos são bem agradáveis, com costuras marcadas, abas nas medidas ideais, ajustes elétricos e design levemente esportivo e sóbrio.
Somente o couro, que apesar de bonito e agradável ao toque, passa a sensação que poderia ser mais grosso e de qualidade superior.
O espaço interno é suficiente para 7 lugares, só esqueça o porta-malas nessa configuração, não sobra quase nada.
Visual exterior atende bem ao mercado
Os compradores de SUVs de 7 lugares, normalmente, não procuram por um visual agressivo, mas robusto e tecnológico e o Tiggo entrega isso.
De frente, a grade frontal chama atenção, com linhas e pontas cromadas, de fora a fora, trazem imponência para a dianteira.
Os faróis de neblina, compostos por quatro fileiras de LED, são responsáveis por trazer um ar de tecnologia para a dianteira.
Os faróis em LED também não ficam para trás, mas tem um visual mais conservador, com linhas retas, pontas levemente arredondadas e interior cromado.
Visto de lado, o Tiggo é bem “quadradão”, mas não tem como fugir muito disso nesse tipo de carroceria, afinal o espaço interno é preservado em detrimento ao design.
O teto tem uma caída sutil visível no friso superior das janelas, que é espelhada pelo friso na base das janelas, convergindo até chegar no final da lateral.
As rodas diamantadas com fundo escuro são de 18” e apresentam um aspecto complexo, com muitas linhas e detalhes, eventualmente um desenho mais minimalista cairia bem.
Os retrovisores tem repetidores de seta e são pintados na cor do veículo.
A tampa do porta-malas tem um aerofólio de grandes dimensões, e ela se abre e se fecha ao toque de um botão.
Na traseira, as lanternas são unificadas e compostas por LED, são modernas, mas sem exageros.
Na tampa estão o modelo “Tiggo 8”, motorização “Turbo GDI”, o logo da Chery ao centro e ainda o “CAOA Chery”, todos cromados e espalhados, um exagero, na minha opinião é muita informação.
Na porção inferior está o para-choque que é dividido em duas partes, a superior, pintada na cor do veículo, tem os refletores vermelhos e acabamentos plásticos.
Na metade inferior, tem dois acabamentos cromados, simulando saídas de escapamento, e um acabamento em plástico prata, que apresenta “dentes” sutis, transmitindo um ar mais esportivo, mas não o suficiente para mudar o perfil mais sério do carro.
Vende bem, por preço interessante
O Chery tem motor moderno, interior bonito e tecnológico, além de opcionais dignos de carros premium.
Além de tudo isso, pode ser considerado “barato”, não no sentido literal da palavra, afinal R$ 180.000,00 é muita grana, mas comparado aos rivais ele é mais em conta.
O Commander parte de R$ 234.000,00, A Tiguan R$ 284.590,00, e o Tiggo por R$ 179.000,00 parece uma bagatela.
Atualmente o Tiggo 8 ocupa a vigésima posição dentre as SUVs mais emplacadas do país, foram 2.296 unidades no acumulado de janeiro a março de 2024.
No ano passado foram 9.545 unidades emplacadas.
Até março de 2024 o Commander emplacou 3.217 unidades, ante 19.874 do ano passado, que lhe garantiram a décima terceira posição em 2023 e o colocam na décima sétima posição desse ano (por enquanto).
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!