Chinesa NETA promete carro elétrico com motor flex

neta l
neta l

A marca chinesa de carros elétricos NETA tem muitas pretensões no mercado brasileiro e uma delas é usar o etanol como combustível, mas como um fabricante de veículos que usam somente energia faria isso?

Ainda que os três primeiros lançamentos da NETA no Brasil sejam de carros 100% elétricos, os chamados BEV, a marca planeja lançar aqui com extensor de alcance ou autonomia estendida, conhecidos como EREV, segundo a revista Auto Esporte .

Essa tecnologia não é nova e chegou ao Brasil em 2014 a bordo do BMW i3, que usava um motor de dois cilindros de um modelo de scooter da BMW Motorrad, de modo a extensor o alcance da bateria funcionando como gerador.

Nesse tipo de propulsor, o motor a combustão funciona somente como gerador, alimentando a bateria e/ou o motor elétrico, num princípio parecido com os das locomotivas de carga diesel-elétricas tão comuns em nossas ferrovias.

Diferente do i3, o EREV da NETA é um motor 1.5 aspirado, disponível atualmente apenas no modelo NETA L, um SUV médio que também virá ao mercado brasileiro, mas até lá, a marca promete adaptar o motor para a tecnologia flex.

Como o propulsor não movimenta as rodas, ele não precisará ser necessariamente muito potente para fazer seu trabalho, diferente dos HEV e PHEV que usem o propulsor para também mover as rodas.

Com planos de produção nacional, a NETA está de olho na fábrica da Toyota em Indaiatuba, interior de São Paulo, pois a mesma será fechada até o final do próximo ano, o que coincide com os planos da chinesa de ter uma planta aqui em 2026.

Mesmo sem ser um híbrido de fato, o NETA L e outros que virão, poderão atrair consumidores que possuem receio quanto à autonomia ou temor de ficar na estrada sem energia. No fim, pode-se rodar muito, como neste modelo, que tem autonomia de 1.200 km.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X