Chinesa NETA quer comprar fábrica do Corolla no interior de São Paulo

toyota indaiatuba 1
toyota indaiatuba 1

A Toyota irá fechar sua fábrica de Indaiatuba, na região da Grande Campinas, onde produz o Corolla, porém, a planta surge como uma boa oportunidade para outros fabricantes de veículos, especialmente de carros elétricos e híbridos.

Nesse caso, estamos falando de marcas chinesas, as que estão chegando ao mercado brasileiro e, pelo ritmo do desembarque, querem logo estabelecer raízes por aqui e essa é o caso da NETA.

A marca chinesa, que acaba de chegar ao mercado nacional, já demonstrou interesse pelo famoso endereço da Avenida General Motors na cidade do interior paulista.

Já tendo confirmado três modelos para 2024, além de estudar outros para o próximo ano, a NETA tem pretensões de produção nacional e, segundo a revista Auto Esporte , considera a planta da Toyota, próxima do Campo de Provas da Cruz Alta da GM.

A NETA estaria considerando também outros locais e diz que cogita iniciar a produção no Brasil no 2026, ano em que o imposto de importação para carros elétricos e híbridos.

toyota indaiatuba 2
toyota indaiatuba 2

Para a montadora chinesa, devido ao prazo apertado das restrições, ter uma fábrica pronta é mais viável que dispor de pelo menos dois anos para construir uma nova.

Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da Neta no Brasil, comentou: “Faz sentido [do ponto de vista estratégico] uma fábrica no estado de São Paulo e que já esteja pronta. Portanto, existe esse estudo [sobre a possível compra de Indaiatuba]”.

Assim como a GWM, a NETA deverá apostar no processo CKD para fabricar seus carros, adicionando mais conteúdo importado, porém, a longo prazo. Para a Toyota, será uma maneira de recuperar parte do investimento feito na unidade.

Para os trabalhadores da planta da Toyota, pode ser a chance de manter o emprego em uma nova montadora na cidade. Atualmente, a fábrica ocupa uma área de 1,5 milhão de m².

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X