Citroen DS5 – conheça seus defeitos

Citroen DS5 2016 2

O Citroen DS5 é um hatchback de porte médio (o maior vendido no mercado nacional) e proposta premium que a marca francesa vendeu entre 2012 e 2017.

Estiloso, o DS5 era um carro bem sofisticado e que tinha um visual realmente arrebatador. Por fora, um design bem fluido e único, que apresentava ampla área envidraçada e teto solar dividido em três partes.

Tinha ar condicionado dual zone, bancos com massagem e multimídia, além de um ambiente realmente atraente. O Citroen DS5 teve apenas um motor oferecido no Brasil, sendo esse o 1.6 THP de 165 cavalos e 24,5 kgfm.

Com câmbio automático de seis marchas, o DS5 tinha um bom desempenho, entregando ainda conforto relativo, já que a suspensão era firme e as rodas aro 18 tinham pneus de perfil baixo. Era o único com opção de roda menor que a de série.

Tendo várias atributos e um enorme apelo emocional, o Citroen DS5 também tem problemas e a maioria verificada nos depoimentos dos donos está relacionada com os defeitos crônicos do motor THP.

Tensor da corrente de comando, bomba de combustível de alta pressão, dificuldades na partida e vazamento da tampa de válvulas são alguns deles.

Problemas no motor THP

Citroen DS5 2016 3

O Citroen DS5 tem poucos relatos de proprietários na internet. Nestes que encontramos, os donos falam de defeitos e problemas, exceto relacionados com o motor THP, que são considerados crônicos dentro dos produtos da PSA.

Para o restante do carro, apenas defeito no sensor presencial das portas dianteiras. Contudo, o propulsor da família Prince reúne desde comentários em clubes e fóruns de carros até reclamações em sites especializados.

Embora seja um motor forte e com boa eficiência, o propulsor 1.6 THP tem alguns problemas crônicos que os proprietários do Citroen DS5 (e de outros modelos da PSA) reclamam muito e até questionam o motivo de não haver um recall.

Um dos defeitos que mais eles reclamam é da chamada “bomba de alta”, que é a bomba de combustível de alta pressão, que fica próxima do motor. Os donos falam de falta de potência e falhas de funcionamento, bem como em dificuldades na partida.

Alguns relatam que ao acelerar fundo, o DS5 começa a falhar e engasgar, acusando falha na alimentação. Mas, não fica apenas nisso. Outros dizem também que alguns problemas ocorridos em seus carros foram motivados pelo sensor de temperatura do motor.

Relatos dizem que um alerta no painel indica “temperatura excessiva do motor”. Aparentemente, seria um defeito no dito sensor do motor, mas em realidade, falam que é o chamado “calculador do motor – ECU”.

Tem proprietário que relata a troca deste componente (ECU) e o problema é resolvido. Outros falam que o remapeamento da ECU pode ser feito se o defeito estiver apenas na mapeamento da injeção.

Corrente barulhenta

Citroën DS5 2012 19

Outro defeito relatado por donos de Citroen DS5 é o do tensor da corrente de comando de válvulas. Tal como em outros carros da PSA, os donos dizem que o kit desse acionador das duas árvores que acionam as válvulas de admissão e escape tem problemas.

Eles relatam que a troca é indicada a cada 70.000 km, mas que aos 50.000 km e até antes, já era necessário faze-la. O motivo é que, com o carro frio, o motor THP é acionado e um ruído metálico variável em sonoridade, é bem audível.

Depois de alguns segundos, o barulho de corrente para e o motor funciona sem nenhum ruído estranho. Vários falaram que o problema começa assim, mas com o tempo, o mesmo vai aumentando e, em casos mais extremos, gera falhas e desligamento do motor.

Nesse ponto, o posicionamento dos comandos fica comprometido, devido à corrente ter pulado com a falha do esticador (tensionador). Alguns relataram que fizeram a troca após a garantia, sendo que um deles disse que a concessionária disse ser normal.

Este dono de DS5, alega que a oficina autorizada afirmou que o ruído metálico era normal no motor THP, quando o carro ainda estava na garantia. Quando venceu a mesma, foi fazer a revisão de 70.000 km e acusaram o problema, cobrando alto valor pelo serviço.

Vazamento e quebras

Citroen DS5 2016 1

No Citroen DS5, um defeito relatado por alguns donos coincide com o de outros carros da Citroen (leia também a opinião de dono sobre o Citroen C4 VTR) e Peugeot, equipados com o THP. Trata-se do desligamento do ar condicionado.

Alguns alegam que o compressor não é acionado por defeito na válvula termostática do sensor de temperatura, que provoca o desligamento do ar condicionado, mesmo sem superaquecimento ou relacionado.

Além disso, existem relatos de vazamento de óleo na tampa do comando de válvulas, que é outro defeito crônico do THP. Comenta-se que a passagem de lubrificante para o exterior, altera a pressão interna e gera um ruído incômodo.

O problema só é resolvido com a troca da própria tampa, que já vem com o sistema de vedação. O defeito provoca perda de potência por causa da alteração de pressão interna.

Existem ainda depoimentos referentes aos coxins de motor e câmbio, que não duram o suficiente, quebrando mesmo antes de 50.000 km, com alguns bem abaixo disso. A conclusão que chegam os proprietários é que o DS5 não foi projetado para rodar no Brasil.

Contudo, o componente não deveria quebrar tão cedo.

Em anos recentes, o Citroen DS5 não registrou tantas reclamações, pois é um carro com volume baixo de vendas. Aquelas que aparecem são referentes a problemas isolados com o motor THP e a falta de peças (ou a demora na entrega delas).

Já em relação aos demais itens do carros, os donos de DS5 não relatam problemas e até elogiam o conforto do carro, assim como seu estilo e desempenho. Não existe recall para o modelo no Brasil.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias DS5

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X