Renault Megane – conheça seus defeitos

Renault Megane Sedan Dynamique 2

O Renault Megane chegou ao Brasil em 1998 para substituir o antigo Renault 19. Importado inicialmente da Argentina, o modelo foi fabricado posteriormente na segunda geração.

Quando chegou, o médio da marca francesa chegou em versão hatch e sedã, tendo motor 1.6 8V de 90 cavalos na versão RN e RT e 2.0 8V de 115 cavalos na RT e RXE.

Posteriormente, o Megane ganhou motor 1.6 16V de 110 cavalos e até um 2.0 16V com 138 cavalos, entregando assim uma boa performance.

Com linhas modernas, porta-malas generoso (520 litros) e algum toque tecnológico, como a chave-cartão com acesso ao carro e partida por botão, o Megane foi bem apreciado inicialmente, mas revelou muitos problemas depois.

De acordo com os proprietários, cujos comentários estão em sites de opinião e fóruns de internet, o médio da Renault apresenta mais defeitos e problemas relacionados com luz do airbag, ar condicionado e quadro do motor (subchassi).

Problemas no subchassi

renault megane privilege 2005

O Renault Megane era um carro que deu algumas dores de cabeça para uma parte dos donos, segundo eles mesmos. Entre defeitos e problemas, muita reclamação do sedã médio da marca francesa.

Um dos defeitos mais recorrentes nos depoimentos de proprietários do modelo é sobre o subchassi ou subframe. A estrutura que sustenta motor e câmbio, sendo presa ao monobloco, tem amortecimento hidráulico.

Contudo, o coxim hidráulico usado no subchassi gerou várias reclamações no Megane. A maioria dos relatos fala de excesso de vibração quando o motor está frio ou mesmo em baixa rotação, como em marcha lenta, por exemplo.

Mesmo em unidades novas, alguns proprietários de Megane disseram que a sensação é ruim nesse caso. O problema nos coxins hidráulicos são mencionados por outros donos.

Um deles disse que a Renault não vende cada batente individualmente, mas somente o conjunto completo, com o próprio quadro, que seria importado da França e com preço salgado. Na internet, só a estrutura custa atualmente R$ 2.128,00.

Suspensão dianteira barulhenta

Falando em barulho, o Renault Megane (veja aqui opinião de dono sobre Renault Megane 2.0 16v 2006/2007) também é relatado como tendo suspensão dianteira barulhenta.

Mesmo com quilometragem e tempo de uso dentro da garantia, relatos falam de troca completa de buchas, batentes, pivôs e coxins.

Além disso, falam que o conjunto é muito seco, o que eleva ainda mais o ruído dentro do carro. Aliás, juntando com esse, falam ainda de defeitos e problemas na coluna de direção.

Um dos proprietários viu todo o sistema de direção ser trocado ainda na garantia. Outro também relatou que o problema foi resolvido com substituição na concessionária.

Outros reclamam que a direção faz muito ruído e incomoda durante a condução. Fora esse, mais um barulho associado com a direção, não está realmente ligado ao sistema, mas com a suspensão.

O rolamento dos amortecedores dianteiros com defeito provocam enorme ruído ao esterçar o volante, sendo a solução sua substituição.

Também existem relatos sobre ruídos torcionais da carroceria quando em lombadas ou entrada de garagem, com alguns falando que os estalos chegam a assustar. Um cliente disse que parece que o carro vai torcer de fato…

O Renault Megane tem mais ruídos no para-brisa durante chuva, por conta dos limpadores, muito criticados pelos proprietários do sedã, devido ao atrito entre as palhetas e a superfície do vidro.

O painel também é outra fonte de ruído, assim como os vidros elétricos, especialmente o do motorista, que chega a ter folga de alguns centímetros, segundo donos. É como se estivesse solto, sendo obrigada intervenção na porta.

Defeitos elétricos e eletrônicos

Front panel Renault Megane

O Renault Megane também apresenta alguns defeitos e problemas elétricos e eletrônicos, de acordo com os donos. Um deles é relativo aos vidros elétricos, sendo que os traseiros tendem a parar de funcionar, simplesmente.

O mesmo em relação ao vidro da porta do passageiro dianteiro, que alguns dizem que teima a atuar de forma correta. Existem relatos de trepidação e substituição de componentes internos das janelas ainda na garantia.

Dentro do sedã, outro item mencionado é o computador de bordo, que marca errado e não funciona direito. Um dos proprietários disse que o defeito está num conector sob o painel.

As mensagens de erro sem que algum item apresente defeito é relatado também. O ar condicionado teve depoimentos que falaram de problemas com o compressor, sendo até trocado na garantia, assim como no ventilador.

Neste último, um dos defeitos mais relatados é o circulador de ar, que não funciona, assim como o próprio ventilador. O defeito estaria em um conector igualmente sob o painel, que basta desconectar e conectar novamente para resolver.

A bomba de combustível é outra relatada com problemas, provocando dores de cabeça na alimentação com falhas no funcionamento do motor. Um dos donos chegou a ter o dispositivo trocado com apenas 10.000 km.

Relatam ainda defeito na chave-cartão, cujo sensor danificado, não permite ligar o carro e não dá acesso pela porta. Esse defeito é bem complicado, visto que o dispositivo é importado e demora muito tempo, custando em média R$ 400.

Luz do airbag

airbag 1

O segundo defeito mais recorrente do Renault Megane é a luz de alerta do airbag do passageiro. O alerta desabilita a bolsa inflável de proteção do ocupante.

Muita gente se queixou do alerta sempre ativado no painel, com alguns achando que o problema estaria em algum conector sob o painel, contudo, a maioria diz outra coisa.

Trata-se mesmo de um conector, mas o plugue fica abaixo do banco do passageiro e dá o erro que aparece no painel. A solução encontrada é reconectá-lo, eliminando o alerta. Mas, mesmo assim, o defeito voltou em alguns casos.

Um dos proprietários disse que quando acende, ele já sabe do que se trata e abaixa até o local para reconectar, o que aconteceria com alguma frequência.

Mas, como ocorre o defeito? Alguns dizem que sempre que se ajusta a distância do banco do passageiro, o plugue desconecta, dando o alerta de airbag. Nunca houve recall desse item.

Nos modelos mais antigos, o defeito principal é o bobina de ignição, que prejudica o funcionamento do motor e até a partida, precisando de substituição.

Quando olhamos apenas para as reclamações mais recentes do Renault Megane, como as registradas no Reclame Aqui, vemos o efeito de um carro fora de linha e que nunca teve tantas unidades nas ruas.

Ainda assim, suas poucas reclamações incluem falta de peças, problemas com recalls, mensagens de erro no painel e problemas no câmbio, muitos desses defeitos que já apareciam anteriormente.

Recall

autowp.ru renault megane hatchback 2

O Renault Megane teve três chamadas no Brasil. A primeira delas foi relativa ao tubo da rampa de injeção que, em casos extremos, pode provocar um acidente. Foi convocado em abril de 2013 para modelos produzidos em agosto de 2012.

Um recall feito ao mesmo tempo, envolve um acessório do Megane, sendo o automatizador dos vidros. Por fim, os cintos de segurança dianteiros também foram envolvidos num recall para o mesmo ano/modelo e data de início dos demais.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X