Citroën vende furgão Jumper “dois em um” na Europa; entenda

citroen jumper 2 em 1 1
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A economia em escala pode trazer à luz algumas ideias bem estranhas e uma delas é vender um veículo “dois em um”, sendo esse conhecido Citroën Jumper ou Relay, como é vendido no Reino Unido.

A Stellantis passou a comercializar o Jumper numa configuração para motor homes, mas apesar da proposta, este veículo não é oferecido como se imagina, ou seja, na configuração chassi-cabine tradicional.

citroen jumper 2 em 1 2
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Essa opção, que existe em vários mercados, mas não oferecida aqui no Brasil. Seja como for, com chassi-cabine, basta ao fabricante do motor home adicionar a carroceria sobre o chassi que, dependendo da marca do veículo, tem a cabine já aberta atrás.

Não é o caso do Citroën Jumper “dois em um”, mas este sai de fábrica com duas cabines com rodas dianteiras e chassis cortados, unidos mutualmente, criando um estranho veículo com duas frentes.

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A impressão visual é que se trata de uma projeção divertida ou mesmo algo relacionado com 1 de abril, mas é uma forma da Stellantis economizar junto aos fabricantes de motor homes no Reino Unido, entregando dois veículos num só.

Os chassis, ao chegar ao fabricante de motor home, são cortados nas marcações para serem unidos aos chassis da empresa, já devidamente preparados para a carroceria que vai sobre eles.

Isso permite que a Stellantis embarque mais rápido dois veículos por vez, já que não é necessário, pelo menos para motor homes, ter todo o chassi para ser montado sob a carroceria da casa móvel.

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A empresa de motor homes ainda precisa cortar a parte traseira da cabine para que a frente se una à carroceria da casa. Trata-se de um forma engenhosa de reduzir custos que lembra a fabricação de chassis de ônibus.

Os chassis de ônibus rodoviário e urbano com motor traseiro, são curtos quando saem da fábrica, reduzindo seu tamanho para serem transportados. Nas encarroçadoras, eles são cortados e montados sob as carrocerias urbanas ou rodoviárias.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X