Civic 2013: uma linha mais enxuta apenas com motor 1.8

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O Civic 2013 chegou forte para continuar sua briga com o Toyota Corolla, logo depois de terminarem 2012 nas primeiras posições entre os sedãs médios.

Para isso, o Honda apostava numa linha mais enxuta e apenas com o motor 1.8, que logo ganharia a companhia do 2.0, associado ao câmbio manual ou automático.

Será que ele ainda segue como uma boa opção entre os usados?

Confira tudo sobre o Civic 2013!

Civic 2013 – versões

  • Civic LXS 1.8 MT 2013
  • Civic LXL 1.8 MT 2013
  • Civic LXS 1.8 AT 2013
  • Civic LXL 1.8 AT 2013
  • Civic EXS 1.8 AT 2013

Leia também sobre o Civic 2014 e o Civic 2015.

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Civic 2013 – equipamentos

Civic LXS 1.8 MT 2013 – motor 1.8 16V flex de 139/140 cavalos de potência e 17,5/17,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

SEGURANÇA: airbag duplo, freios ABS, câmera de ré, alarme perimétrico, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, travamento central das portas, desembaçador do vidro traseiro, Isofix, entre outros.

CONFORTO E TECNOLOGIA: ar-condicionado automático, direção elétrica, sistema de som com rádio, CD Player e USB, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, apoio de braço para o motorista, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, apoio de braço central para os ocupantes traseiros, ajuste de altura dos cintos de segurança, piloto automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido e rebatível, iluminação no porta-malas, porta-luvas e de teto, indicador de temperatura externa, comando interno para abertura da tampa de abastecimento, destravamento remoto do porta-malas, entre outros.

VISUAL: faróis com refletores duplos, espelhos retrovisores externos elétricos com repetidores de seta, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, entre outros.

Civic LXL 1.8 MT 2013 – motor 1.8 16V flex de 139/140 cavalos de potência e 17,5/17,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos revestidos em couro e faróis com acendimento automático.

Civic LXS 1.8 AT 2013 – motor 1.8 16V flex de 139/140 cavalos de potência e 17,5/17,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão LXS manual + câmbio automático.

Civic LXL 1.8 AT 2013 – motor 1.8 16V flex de 139/140 cavalos de potência e 17,5/17,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão LXL manual + câmbio automático.

Civic EXS 1.8 AT 2013 – motor 1.8 16V flex de 139/140 cavalos de potência e 17,5/17,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 5 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + airbags laterais, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, teto solar elétrico, central multimídia com GPS, entre outros.

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Civic 2013 – preços

Confira os preços do sedã da Honda no mercado de usados atualmente, de acordo com os dados da tabela Fipe:

  • Civic LXS 1.8 MT 2013 – R$ 57.499
  • Civic LXL 1.8 MT 2013 – R$ 58.941
  • Civic LXS 1.8 AT 2013 – R$ 60.799
  • Civic LXL 1.8 AT 2013 – R$ 61.858
  • Civic EXS 1.8 AT 2013 – R$ 69.500

(Preços de agosto de 2023.)

O grande rival do Civic 2013, para a surpresa de ninguém, era o Corolla. Assim como em boa parte da história recente no segmento, os dois modelos japoneses também brigavam pela preferência dos brasileiros naquele ano.

O Toyota contava com uma linha mais extensa, com as versões XLI, GLI, XEI, Altis e a “esportiva” XRS. Levando em conta que ele tinha os motores 1.8 e 2.0, ligados ao câmbio manual ou automático, no total eram 7 versões.

Olhando para o mercado de usados hoje, o Corolla 2013 tem preços que variam entre R$ 55.600 (XLI 1.8 manual) e R$ 68.250 (Altis 2.0 AT), com a mais vendida XEI 2.0 AT tabelada em R$ 63.670.

Ou seja, quando comparamos os valores entre os dois rivais, vemos que eles tem preços bem próximos (pelo menos na teoria) e que o modelo da Toyota fica um pouco abaixo em cada versão.

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Civic 2013 – motor

O Civic 2013, assim como na linha 2012, era vendido por aqui com o mesmo motor em todas as versões. O que mudava era apenas a transmissão, que poderia ser manual ou automática.

Estamos falando do propulsor de 1,8 litro i-VTEC com disposição transversal, aspiração natural, injeção multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Como dito acima, o câmbio variava, mas sempre com cinco marchas.

Com isso, o sedã da Honda entregava 139 cv com gasolina e 140 cv com etanol, a 6.500 rpm, além de 17,5 kgfm com gasolina e 17,7 kgfm com etanol, sempre a 4.500 rpm. Dá pra notar que a diferença entre os dois combustíveis era bem pequena.

Outra característica do Civic 2013 é que sua potência realmente aparece em giros mais altos, assim como o torque. No geral, é um motor confiável, de bom comportamento e que não costuma dar dor de cabeça.

Se ele é sua preferência, saiba que esse foi um dos últimos modelos a focar no propulsor 1.8, pois logo em seguida a Honda começou a vender seu sedã com o motor 2.0 de até 155 cavalos.

E o Corolla? Seguindo uma linha parecida, o rival da Toyota oferecia o motor 1.8 de 139/144 cv e 17,7/18,6 kgfm nas versões de entrada e o 2.0 de 142/153 cv e 19,8/20,7 kgfm nas mais caras.

Aqui temos algumas vantagens, como mais potência e torque no propulsor 1.8 e a opção do 2.0, algo ainda inexistente no Civic 2013. Além disso, o Corolla ainda vinha com câmbio manual de 6 marchas.

Por outro lado, as versões mais equipadas só eram associadas à transmissão automática de 4 velocidades, que limitava o desempenho do motor e ainda elevava o consumo.

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Civic 2013 – desempenho

Veja como o Civic 2013 se comporta na aceleração de 0 a 100 km/h e qual era sua velocidade máxima:

  • Civic 1.8 MT 2013 – 10,2 segundos e 190 km/h
  • Civic 1.8 AT 2013 – 11,1 segundos e 189 km/h

Seguindo nossa comparação com o Corolla 2013, vemos que o Civic não faz feio. Equipado com motor 1.8 e câmbio manual de 6 marchas, o Toyota leva 10,6 segundos até os 100 km/h e atinge 204 km/h de máxima.

Se mudarmos para o modelo 1.8 automático, os números mudam para 11,3 segundos e 190 km/h. Finalmente, com motor 2.0 e câmbio AT4, ele leva 11,6 segundos até os 100 km/h e atinge 193 km/h de máxima.

Civic 2013 – consumo

CONSUMO CIDADE

  • Civic 1.8 MT 2013 – 7,4 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina
  • Civic 1.8 AT 2013 – 7,3 km/l com etanol e 10,5 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Civic 1.8 MT 2013 – 9,5 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina
  • Civic 1.8 AT 2013 – 10 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina

O consumo do Civic 2013 não é dos piores, e a união do motor 1.8 com câmbios de 5 marchas certamente colabora para isso. Mas será que ele supera o Corolla 2013 nesse quesito?

A resposta depende da situação. No modelo 1.8 manual, o Toyota faz 7 km/l (etanol) e 9,6 km/l (gasolina) na cidade e 10,2/13,5 km/l na estrada (respectivamente), ou seja, ele ganha no trecho rodoviário.

Com esse mesmo motor e câmbio automático de 4 marchas, os números urbanos são 7,1/10,5 km/l (etanol/gasolina) e os rodoviários ficam na casa dos 9,1/13,3 km/l (etanol/gasolina).

Finalmente, se pegarmos o Corolla 2.0 automático, suas médias são de 6,1 km/l (etanol) e 8,2 km/l (gasolina) na cidade e 9/12,8 km/l, respectivamente, na estrada. Aqui sim o consumo é mais elevado.

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Civic 2013 – manutenção e revisão

As revisões do Civic 2013 seguiam o padrão de mercado, sendo feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorresse primeiro. Infelizmente, o site da Honda não exibe mais as informações detalhadas de cada parada para esse ano/modelo.

Mesmo assim, podemos falar um pouco mais sobre a manutenção desse sedã, que tem fama muito boa no mercado quando entramos nesse quesito. Alguns até costumam dizer que ele é inquebrável.

É claro que isso soa exagerado, mas o fato é que o Civic 2013 tem peças facilmente encontradas no mercado, o que reduz o valor de sua manutenção.

Além disso, quem não abre mão de levar o carro na concessionária vai encontrar um ótimo serviço. Isso tudo, é claro, tem seu preço, o que na autorizada Honda costuma ser ainda mais salgado.

Fique atento também se o modelo que você está de olho cumpriu os dois recalls envolvendo o sedã de 2013: substituição dos insufladores dos airbags frontais (chassi – 201449 a 226272) e troca do sensor de nível de combustível (DZ200001 a DZ226341).

Civic 2013 – ficha técnica

Motor 1.8
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1799
Válvulas 16
Taxa de compressão 11,7:1
Injeção eletrônica Multiponto
Potência máxima 139/140 cv @ 6.500 rpm
Torque máximo 17,5/17,7 kgfm @ 4.500 rpm
Transmissão
Tipo Manual ou Automático de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos ventilados / discos sólidos
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.525
Largura (mm) 1.755
Altura (mm) 1.450
Entre eixos (mm) 2.668
Capacidades
Porta-malas (L) 449
Tanque de combustível (L) 57
Carga (Kg) 460 (MT) 404 (AT)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.230 (MT) 1.286 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,28

Civic 2013 – fotos

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.