Civic Si Coupé 2020: mais atraente, custa R$ 179.990

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Purista, o Honda Civic Si Coupé 2020 é uma das poucas oportunidades que os consumidores podem ter em forma de esportivo com transmissão manual no Brasil.

O cupê feito no Canadá está indo embora, mas isso não significa que a Honda vai deixar de lado a sigla Si depois dele. Mais atraente, o esportivo continua mexendo com o público nas ruas.

Seu visual atualizado para a linha 2020 não reflete exatamente todas as novidades. Com diferencial 6% mais curto, o Civic Si 2020 arranca melhor e fica bem mais rápido.

Trouxe outras novidades mais sutis, embora uma delas enalteça a performance para quem está andando esportivamente. Com motor 1.5 Turbo de 208 cavalos, o Si é pura diversão.

Preço? Subiu e muito, em relação ao anterior, custando agora R$ 179.990. Esse é o valor para ter um dos últimos esportivos manuais do mercado.

Por fora…

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Você passa e as pessoas sempre te olham, ou melhor, estão olhando para ele. O Civic Si 2020 mantém a atração visual nas ruas, com novas rodas aro 18 e com acabamento escurecido.

A frente recebeu vinco em vermelho nas molduras laterais, que agora não imitam mais a grade. Já a grade central inferior permanece a mesma, assim como a superior em preto brilhante.

Com seus faróis full LED e de neblina (agora em LED), o Civic Si mantém sua cara nervosa, enquanto a traseira preserva as lanternas envolventes.

O para-choque traseiro se apresenta com molduras laterais, enquanto o aerofólio proeminente e o escape central achatado tornam o Honda Civic Si mais exclusivo e chamativo.

Por dentro…

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O ambiente do Honda Civic Si 2020 não mudou visualmente, continua tendo revestimentos escurecidos e painel com textura Dry Metal Carbon.

Pedais de alumínio são um convite para acelerar, assim como as soleiras exclusivas e os bancos esportivos em forma de concha, com seu tecido agradável e a tradicional cor vermelha das faixas.

Confortáveis, eles se ajustam bem ao corpo. O legal do Civic Si é a alavanca de câmbio curta e justa, com pomo prateado. O cluster de iluminação vermelha é destaque no carro.

Indicadores de centro de gravidade, pressão do turbo e luzes indicadoras de mudança de marcha, como aquelas da F-1, torna a condução mais divertida.

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De boa empunhadura, o volante escurecido é revestido em couro. Novidade também é o carregamento indutivo de smartphone, bem prático. Outra coisa nova é o sensor de chuva.

Esse não dá para ver, mas apenas escutar. O sistema de som de 450 watts agora vem com o Active Sound Control, que reproduz digitalmente e amplifica o som do motor na cabine.

A multimídia vem com Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré e o Lane Assist, que é acionado na haste do pisca para manter a imagem da lateral direita ao conduzir.

Nada mudou no espaço, que continua ótimo para dois e suficiente para quatro, com efeito-memória apenas no banco do passageiro da frente.

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Seu pequeno porta-malas de 334 litros dá conta do recado, mas pode ser ampliado com o rebatimento dos dois assentos traseiros, embora o acabamento dos mesmos seja bastante simples.

Sem exageros ou pretensão ao luxo, o habitáculo do Civic Si reflete sua filosofia de entregar desempenho e dirigibilidade em vez de detalhes visuais para se tornar mais atraente.

Por ruas e estradas…

O Civic Si 2020 ficou mais esperto com uma redução no diferencial, que ficou 6% mais curto. E isso se reflete diretamente na aceleração.

Equipado com motor 1.5 Turbo VTC da família “L”, o Civic Si tem a força do turbocompressor e a eficiência da injeção direta de combustível para compôr um conjunto apreciável.

Com a transmissão manual de seis marchas, o cupê é uma atração ao andar. Seus engates curtos, justos e precisos, permitem uma condução prazerosa.

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Com embreagem macia, o Civic Si tem uma tocada bem gostosa, com permissão de giro até 6.500 rpm, onde o corte aparece. Mas nessa altura, o cupê já está bem rápido.

São 208 cavalos a 5.700 rpm e 26,5 kgfm a 2.100 rpm, que sempre estão disponíveis para se aproveitar ao máximo.

A disposição imediata do 1.5 turbinado, aliada ao câmbio curto e à vontade do condutor em acelerar, tornam suas saídas mais rápidas que no modelo anterior, devido ao já citado diferencial.

Essa alteração é mais fácil de notar ao manter o carro a 110 km/h, quando o ponteiro marca 2.700 rpm ante 2.500 rpm do anterior.

A redução dessa relação garante um 0 a 100 km/h em menor tempo, mas isso também afetou o consumo, que caiu de 11,5 km/l na cidade para 10,8 km/l.

Na estrada, passou de 14,5 km/l para 14,1 km/l. Ainda assim, para um carro de sua classe e que bebe apenas gasolina, o resultado não é nada ruim.

Para engrossar a coisa, o modo Sport eleva a rotação e muda os parâmetros do motor, assim como de direção e suspensão, cujos amortecedores ficam mais enrijecidos para maior estabilidade.

Falando nela, o Civic Si é aquele esportivo que você usa no dia a dia sem tanto medo de ficar nas lunares ruas brasileiras.

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Apesar das rodas grandes, agora em preto fosco e medindo aro 18 polegadas com pneus 235/40 R18, o conforto a bordo é bom para um esportivo.

A calibração da suspensão é firme, contudo, o ajuste para nossa realidade é muito bom, filtrando boa parte dos pisos irregulares e mantendo um comportamento dinâmico excelente.

Nesse caso, em asfalto bom e traçado com muitas curvas, o Honda Civic Si 2020 apresenta uma interação muito boa, com direção bem direta e precisa, assim como os freios.

O equilíbrio em curvas e a assistência eletrônica, mesmo no modo Sport, que geralmente é mais solto, deixa o condutor à vontade para explorar mais os limites do carro.

Com o Active Sound Control, que amplia digitalmente o som do motor, como “aditivo” para a empolgação, ele gruda bem no chão e garante retomada interessante.

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Os bancos envolventes prendem bem o corpo nessas curvas boas de fazer, enquanto o Lane Assist ajuda no dia a dia do trânsito, evitando surpresas ocultas nas laterais.

Graças ao bom ajuste entre volante e banco, o condutor se sente bem à vontade em sua posição. Com freios potentes, o Civic Si dá mais liberdade de explorar um traçado mais preciso.

Para maior interação com o carro, o cluster apresenta ao condutor diversos parâmetros de desempenho, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h, orientação de gravidade ou a troca no tempo certo.

Tudo é facilmente controlado pelo volante e nos dispensa de ficar de olho nessas alterações durante a condução, aumentando a segurança.

Para o dia a dia, o Honda Civic Si não fica exigindo giros altos para manter uma condução tranquila ou econômica, se for o caso. Ele se mantém dócil até ser acordado.

Por você…

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O Honda Civic Si 2020 é um carro para poucos, mas não necessariamente pelo preço. Com foco numa condução esportiva mais purista, onde a troca manual é obrigatória, ele fica à margem do mercado.

Tendo um conteúdo bom para sua proposta, não se dá ao luxo de impor couro nos bancos – que continuam sempre os mesmos, para manter a identidade – ou mesmo ajustes elétricos.

Também não tem piloto automático adaptativo e nem suspensão com ajustes variáveis, assim como inúmeros modos de condução. Só o Sport e pronto! Para seus clientes, o essencial é tudo.

Em troca, além da disposição aprimorada do conjunto motriz e de uma relação mais curta, o Honda Civic Si oferece a dirigibilidade que todos querem e o estilo que muitos desejam.

Assim, mesmo com os R$ 179.990, o Civic Si 2020 é um carro apreciável – e para alguns, necessário – agora e nos próximos anos, quando certamente se tornará um clássico disputado.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Honda Civic Si Coupé 2020

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta

Cilindrada – 1.498 cm³

Potência – 208 cv a 5.700 rpm (gasolina)

Torque – 26,5 kgfm a 2.100 rpm (gasolina)

Transmissão – manual de seis marchas

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – ND segundos

Velocidade máxima – 238 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.700 rpm

Consumo urbano – 10,8 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 14,1 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 18 com pneus 235/40 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.522 mm

Largura – 1.799 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.421 mm

Entre eixos – 2.700 mm

Peso em ordem de marcha – 1.321 kg

Tanque – 47 litros

Porta-malas – 334 litros

Preço: R$ 179.990 (versão avaliada)

Honda Civic Si Coupé 2020 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X