Comprando e Vendendo Hatches Honda

Comparativo: E agora? Compro um Fit 1.4 ou 1.5?

honda-new-fit-2009-lancamento-brasil-1 Comparativo: E agora? Compro um Fit 1.4 ou 1.5?







Quem está com vontade de comprar um New Fit fica na dúvida. Leva um modelo com motor 1.4 ou com motor 1.5? Até porque as diferenças não se resumem ao motor. Eles tem diferentes níveis de acabamento entre si. Agora o Fit 1.4 ficou bem mais parecido com o 1.5, pois ganhou potência, e os preços ficaram perto entre si.

Comparando um New Fit 1.4 LXL automático com um New Fit 1.5 EX, também automático, a diferença de preço é pequena, fica na casa dos 3.800 reais, ali entre 60.000 e 64.000 reais. Um preço bem alto, praticamente na casa do Honda Civic, mas para quem insistir em gastar tanto dinheiro em um carro tão pequeno e com motor não tão potente assim, aqui vai uma pequena ajuda.

O investimento extra de quase 4.000 reais que você fizer no Fit 1.5 EX automático será imperceptível para seu vizinho. Você terá que esfregar na cara dele os piscas nos retrovisores e as rodas de aro 16. Os motores das duas versões do Fit são diferentes? Sim, mas abrindo o capô você nem percebe, pois o bloco é o mesmo, apenas mudando o curso dos pistões.

honda-new-fit-2009-lancamento-brasil-2 Comparativo: E agora? Compro um Fit 1.4 ou 1.5?

E em termos visuais, não dá para saber qual é qual através dos emblemas na traseira, que antes tinham detalhe vermelho no 1.4 e detalhe azul no 1.5. Se antes os dois motores tinham papéis diferentes, agora não mais. Antes, o 1.4 era o Fit econômico e entediante, com 83 cavalos, e o mais caro tinha motor de 101 cavalos, mas quase ninguém queria pagar 3.000 reais a mais por isso.

Agora a diferença ficou bem pequena. Ambos os motores são VTEC e ambos são Flex. O 1.4 tem 101 cavalos, e ganha o mesmo vigor do 1.5 anterior. E o 1.5 atual chega a 116 cavalos, com desempenho muito bom para sua proposta. O câmbio automático é ágil, e melhor em tempo de resposta que o anterior CVT. O sistema i-VTEC faz com que uma válvula de admissão fique fechada quando o motor é pouco exigido, melhorando a economia.

Mas não fique muito animado, pensando que o desempenho do 1.4 ficou uma maravilha. Ele é sim mais potente, mas ficou 100 quilos mais pesado, acelerando de 0-100 em apenas 15,3 segundos, uma eternidade para um carro desse preço. Ele ficou esperto na cidade, mas dentro de suas limitações. O 1.5 faz o mesmo teste em 13,5 segundos, também lento.

honda-new-fit-2009-lancamento-brasil-3 Comparativo: E agora? Compro um Fit 1.4 ou 1.5?

O bom do Honda Fit, qualquer que seja a versão que você estiver escolhendo, é que ele torna o ato de dirigir uma coisa menos cansativa. Ele faz manobras com facilidade, seu volante é leve, os espelhos são grandes, ou seja, praticamente em tudo é um carro otimizado para as mulheres.

Vale a pena pagar quase 4.000 reais a mais e levar o 1.5 EX? Só pelo motor não, mesmo ele andando mais e consumindo a mesma coisa. Mas pela sigla EX sim, pois ele vem com mais equipamentos de série, como por exemplo rádio integrado ao painel, bancos em veludo, ar-condicionado digital, volante de couro e piloto automático. É o caso de um valor a mais por equipamentos a mais, que valem a pena.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]



  • JBAFilho

    Melhor pegar um Polo. O Fit é um bom carro, mas é muito caro e muito feio. Será que a Honda ainda não aprendeu que brasileiro adora aparecer? Bem que podiam colocar algum emblema na traseira para chamar atenção. Aí o cara não pensava duas vezes e se sacrificava todo pagando 4 mil a mais só para aparecer de gostosão. Quanta gente besta!

  • mcrafilski

    [Comentario #129779 sera citado aqui]

    hummm mais questao de gosto, nao?
    vc acha que da pra comparar um honda com um VW???
    e os itens de serie?
    piloto e cambio automatico, bancos, air bag? tem no polo? aposto que nao hein…
    alias, se o fit fosse tao ruim assim, pq eh um sucesso de vendas?
    o brasileiro ta começando a se preocupar menos com aparencia e mais com qualidade…
    esse fit eh um belo carrinho pela sua proposta, embora o preço seja bastante salgado (mas carro no brasil sempre foi e sempre vai ser caro, infelizmente)…

  • Roger

    O Fit está com um preço muito próximo do Civic (então parece mais lógico comprar o Civic, no lugar do Fit). Também há aquela história da transmissão automática CVT. A Honda disse que não conseguiu adaptar o CVT ao motor bicombustível e, por isso, colocou um outro câmbio automático, convencional, no novo Fit. Mas a Nissan trará agora, no começo do ano, o Nissan Sentra com motor flex, e continuará, no Sentra, opção do câmbio CVT. Não seria uma desculpa esfarrapada da Honda não oferecer o câmbio CVT porque supostamente ele não teria adaptado-se ao motor bicombustível?

  • ary

    [Comentario #129784 sera citado aqui]

    ela nao conseguiu nem um flex decente

  • cezar

    Minha mão comprou um LX 1.4 por 48.700. Não achei caro não, se levarmos em conta a qualidade e os concorrentes. o carro tem ar, dir, vid, trav, comp bor, air bag, retr. el e o principal, o acabamento é muito bom. Em um nível totalmente diferente dos Vw e fiat nacionais. Ah o painel com iluminação permanete é lindo.
    Agora, é um carro leve e com proposta urbana. Na faixa de 60.000 na minha opinião não vale a pena.

  • ric_mc

    O 1.5 ou o Polo hatch

  • IGAUM

    Polo??? an que? quem? aonde? que carro é esse? nossa…

    Isso ai ainda esta em linha? Pensei q tivesse fora de linha…nem se vê novos na rua ou se ouve falar mais. Morreu! hauhauhuaau :hauhau:

    60~64 Contos nisso? Por uma carinha de Pókemon mais bonitinha? Sorry Dude!!!

    Honda comeu cocô!!! Nao vou nem citar, pq a materia citou que na propria casa tem coisa melhor.

    E as outras opçoes do mercado? Nossa… isso é só para mostrar para o vizinho mesmo! Para medir quem tem o pi-piu maior q o outro?

    HUAHUAUAHUAHUAUAHUA….

    Comééédia!!! Desculpe, mas esses orientais estão comendo galinha e arrotando peru!

    Mas enfim, vale tudo para aparecer! Gosto é gosto como disseram ai em cima e quer gastar? Gaste!

    Enfim, bon apetit!

    :assob:

  • paulo.s

    É uma proposta interesante este fit. Como dito no post é carro para mulher, discreto, pequeno…Para seu segmento pra mim é um dos melhores produtos à disponibilidade do consumidor. Seu que tem o punto, mas ja é outra historia.
    Alem de tudo a assistencia e prestação da Honda perante o consumidor (pelo menos aqui em salvador-ba) é a melhor possivel, são rapidos e pelo que vejo nunca tiveram problema. Posso dizer por que, já fiz manuntenção nos computadores da lojas (fiquei quase 3 meses, atualizando o servidor, instalando maquinas e etc) e não ve nada que me levasse a não prestação de servidor da marca. Enfim… se eu tivesse dinheiro, não seria uma mà ideia.

  • LFSP2

    Melhor comprar um Sentra, que está por 45 mil aqui, do que o Fit, bom carro, mas que a Honda acha que pode cobrar o que quiser por ele.

  • number431

    Em 2003, ocasião de lançamento do fit e polo, cogitei comprar um dos dois. Fiz o test drive em um fit manual e depois num cvt, sai com boa impressão do carro , apesar de achar o motor fraco demais parecia um bom negócio. Então dirigi um polo 1.6, ao manobrar no estacionamento da concessionária já me senti em um carro superior. Nos primeiros metros rodando já não entendia mais o que levava alguém que gostasse de dirigir a comprar um fit. Seus atributos a meu ver são totalmente direcionados ao público feminino que geralmente nem imagina o que seriam dados como torque, potencia, etc.

    Comprei o polo rodei muitos quilômetros com ele, excelente carro não me arrependi em momento algum como carro é muito superior ao fit embora este muitas vezes seja mais bem equipado.

    Hoje ao ver dados de desempenho e o preço do fit vejo que o que mais importa para o consumidor brasileiro é a opinião do vizinho a aparência e o “status” da marca honda que (a mesma que fabrica aquelas irritantes motocicletas de 125 cc )
    do que a impressão própria criada com argumentos concretos.

  • JBAFilho

    [Comentario #129783 sera citado aqui]

    É que eu acho melhor pagar 40 num carro que deveria valer 30, do que 60 num carro que deveria valer 40. E acho que brasileiro se liga no design. Eu jamais compraria o Fit, pois ele é feio.

  • mcrafilski

    [Comentario #129816 sera citado aqui]

    na verdade, o polo deveria valer 20…
    concordo com vc, o fit eh feio pra caramba… mas nem sempre a escolha deve ser feita pela beleza….
    o que eu quero dizer eh q polo e fit sao carros completamente diferentes, com motores, acabamentos e propostas diferentes… acho que nao da pra comparar…

    ps.: leve em consideraçao que o fit tem MILHOES de itens de serie a mais…
    equipe um polo com os acessorios do fit, e vc vera preços bem semelhantes…

  • Weddly

    Não pegaria nenhum enquanto a Honda insistir nesses preços.

  • Gadernal

    O que muda nos motores é mesmo o curso?? Não seria o diametro não??
    Pq se for o curso mesmo que muda…brevemente poderemos colorar pistões maiores e botar o 1.5 pra uns 1.55 ou 1.6…algo próximo.
    Com um aumento legal na cilindrada, um trato na injeção/ignição, coletores, comandos melhores,etc…deve bater fácil nos 150CV, coisa de 2.0 brasileiro.
    Se for pensar em um supercharger tipo o do fiesta(eaton) bate fácil nos 180CV! :inluv:

  • JBAFilho

    [Comentario #129818 sera citado aqui]

    Bom, não sei se o Polo deveria valer 20, mas para mim quanto menos melhor. E aí o Fit valeria 30. Realmente são propostas diferentes, mas outro post comparava o Fit com a Meriva e o Punto, então…

    O que pesa a favor, bem a favor do Polo, é o design, que mesmo defasado ganha fácil do Fit. O problema do Polo é a suspensão, que tem problemas e devem ser definitivamente resolvidos na próxima geração.

    Adoro a VW, mas sei que ela não é perfeita e não escondo os seus problemas. Mas, que o Polo é bonito e elegante, não se pode negar.

  • mediasonic

    A pergunta básica aos criticos é: Quem são os concorrentes? Meriva? Idea?

    É simples entender o sucesso do FIT. Quem quer minivan não quer saber de hatch, perua, sedan. E quem vai ver as minivans percebe facilmente que o FIT está anos luz a frente.

    Pessoal, sem essa de “ah, eu compraria o Sentra”, “ah, eu prefiro o Polo”. São categorias distintas, com propostas distintas. Desde quando esses dois exemplos bastante citados na thread tem as caracteristicas praticas de uma minivan? DESDE NUNCA. Bancos rebativeis naquele nivel, porta malas com mais de mil litros com bancos rebatidos? Espaço útil? Ergnonomia? Os conceitos de ULT (Utility, Long e Tall) e Refresh (do FIT)? São categorias distintas. É o mesmo absurdo que dizer: Vou comprar um trator e usa-lo como veiculo de passeio, afinal, um trator também nos leva para onde for.

    Outra coisa: Beleza. Cada um tem seus gostos e opiniões e isso acaba se relativizando. Nem sempre numa festa o mais bonito leva a garota. Tem que ter conteudo. Uma pessoa com conteudo se torna mais bela. Um bom exemplo é o Stilo. Particularmente acho-o lindo, porém, o motor vibra demais, bebe demais e anda de menos, some ao cambio pseud-automático e uma manutenção carissima e encarne-o apenas como um rosto bonito. Pensemos então no nosso tema, o FIT, de suposto gosto duvidoso. É economico, confiável, prático, dócil e recheado de equipamentos. Quem deixou o design num patamar inferior e comprou, com certeza começará a achar o carro bonito, justamente pela satisfação.

    Então, vamos nos contextualizar antes de sair repetindo o mesmo refrão.

    Resumo da opera: Enquanto a concorrencia não fizer algo que realmente preste, a Honda vai colocar o preço que quiser, porque o FIT está em outro patamar. E terá quem compre (e muito).

  • [Comentario #129822 sera citado aqui]

    se mudasse o diametro não seria exatamente o mesmo motor.

  • Pereira

    comparar fit e polo :trowup: é no mínimo falta de conhecimento de produtos. Além de propostas diferentes (um é monovolume, com seus sistemas práticos de banco, muito espaço interno mesmo com dimensões reduzidas externamente e o outro é um hatch compacto com pouco espaço interno) Para acabamento, os dois se equivalem, porém o fit é mais equipado (existe polo com abs?? só os top dos top… o airbag é de série?), tem manutenção mais barata, e seguro também. Desing é subjetivo, então há quem goste mais de um do que do outro…. Desempenho: o motor 1.4 8v tem desempenho comedido, mas fazer 17km/l na estrada com um carro automático (fit lxl 1.4 cvt) nem em sonho em um Vw. Mesmo o 1.5 fazia seus 15km/l (lembrando q automaticos consomem mais).
    Porém, com 60 ou 64 mil, eu compraria um sentra, um tiida, um focus novo, um megane ou grand tour :inluv:, sei la, um carro de porte médio, não um compacto premium…. por melhor q o compacto seja, o carro médio esta (sem trocadilhos) uma categoria acima!

  • Ferrari

    Depende: se for burro e quiser torrar dinheiro numa caixa de fosfóros com motor 1.4 por R$ 60.000,00 vá de LXL 1.4. Se for mais burro ainda, e tiver mais R$ 4.000,00 para torrar, compre a caixa de fósforos com motor 1.5 por R$ 64.000,00. Ah, vamos se respeitar hein, 60k nesse brinquedinho aí é dose, não? Só para filha de magnata que fala pro pai (indignado por ter que pagar esse absurdo num carrinho desse tamanho, mas querendo agradar a filha, ou a esposa…), “ah, pai, mas eu acho ele tão lindinho…”. Daí o papi compra né. Preço de Focus 2.0 Ghia com IPI reduzido é pra acabar. Mesmo preço de Mégane 2.0 Dynamique também. Sem comentários. Ainda fico também com o Linea 1.9 16V Absolute, pelo mesmo preço do 1.5. E o pessoal ainda mete o pau no preço do Linea (também achei um pouco salgado, mas é 10x mais carro que esse FIAT LUX aí…).

  • MarckUs

    [Comentario #129821 sera citado aqui]

    somos 2 então!

  • EDBSB

    Resposta. Não vá com nenhum dos dois. Esse POKEMON é ridículo demais, pelo amor de DEUS, e por esse preço?
    Tem coisa muito melhor no mercado.

  • brunojefferson

    reza a lenda que esse carro faz 15km/L com ar ligado.

  • sabatino

    Que caro! Melhor um Punto.

    Nos EUA o Fit è un dos carros mais barato do mercado. Aqui na europa o Fit è bem barato e mesmo assim ninguem compra porque todos preferem carros como o Punto, 207, Opel Corsa, Renault Clio.
    No Brasil sò existe o Punto entre esses carros populares da europa entao acho que convem comprar o Punto.

  • Surtado

    Achei ótimo esse preço do FIT. Serve pra mostrar pra esse bando de palhaços que a HONDA é uma montadora como as outras, não tem respeito nenhum pelo consumidor.

    Esse carro é ridículo. O preço do 1.5 dá pra pagar um C4 Pallas…

  • Pereira

    [Comentario #129848 sera citado aqui]

    na estrada faz…

  • Pereira

    [Comentario #129884 sera citado aqui]

    o carro em si, é ótimo. só q deveria custar 40, não 60….

  • zzzz

    Está com muita gordura nos preços, a resposta é não comprar nenhum deles. Indústria automotiva ganha demais por aqui, baseada na habitual desinformação/conformismo do povo.

    Experimentemos cobrar mais por nosso trabalho, como fazem os fabricantes de carros: seremos trocados por quem custa menos…

    Que a recessão se aprofunde nesse novo ano e acabe com essa ‘soberba’.

  • number431

    [Comentario #129888 sera citado aqui]

    Pior é que vai ter nego comprando porque gasta pouco combustível.

    Porém tem desempenho digno de uma kombi e preço de focus.

    Para justificar esse preço ele teria que fazer uns 40km/l e olhe lá.

  • Carlos Prado

    Achei o Fit muito caro e continua sendo o carrinho da moda, apesar que suas vendas não estão lá estas maravilhas…
    Ficaria com o Polo sem dúvidas, melhor design, melhor dirigibilidade, motor melhor que entrega torque e potências em baixas RPM.
    A revista Carro traz o novo Polo na capa deste mês, muito bonito mesmo, e diz que virá para desbancar justamente o Fit. Aguardemos…

  • Julio

    Olá colegas. Sou vendedor de veículo Honda e frequento o blog. Estas informações estão bem erradas, à começar pelos preços citados: Estão quase 4 mil reais à cima do valor real que praticamos na rede. E o New Civic está na casa dos R$60.000,00 pois está com um MEGA DESCONTO por estar na linha 2008. Quanto ao comparativo, o que mais motiva o consumidor à partir para os FIT’s de motor 1.5 não é mais o motor mas sim a lista de itens de série – muito mais completos e não tão mais caros.

  • rlaranjo

    [Comentario #129948 sera citado aqui]

    Continua muito caro.

  • ALE

    ACORDA POVO …UMA LATINHA NOVA E ACHAM O MAXIMO, TEM CARRO E DIGO CARRO MAIOR E MELHOR E AINDA MAIS CUSTANDO MENOS E GASTANDO EM COMBUSTIVEL O MESMO. ALEM DE SE PEGAREM ESTRADAS DO INTERIOR E PASSAREM PELAS BURRAQUEIRAS DAS MESMAS PROVAVELMENTE VOLTARAS DE GUINCHO É NESTA HORA QUE VAIS SENTIR QUANTO CUSTA UM HONDA NA BOCA DA OFICINA….


Send this to a friend