Comparativo: E agora? (Compro um Fit 1.4 ou 1.5?)

new-fit

Quem está com vontade de comprar um New Fit fica na dúvida. Leva um modelo com motor 1.4 ou com motor 1.5? Até porque as diferenças não se resumem ao motor. Eles tem diferentes níveis de acabamento entre si. Agora o Fit 1.4 ficou bem mais parecido com o 1.5, pois ganhou potência, e os preços ficaram perto entre si.

Comparando um New Fit 1.4 LXL automático com um New Fit 1.5 EX, também automático, a diferença de preço é pequena, fica na casa dos 3.800 reais, ali entre 60.000 e 64.000 reais. Um preço bem alto, praticamente na casa do Honda Civic, mas para quem insistir em gastar tanto dinheiro em um carro tão pequeno e com motor não tão potente assim, aqui vai uma pequena ajuda.

O investimento extra de quase 4.000 reais que você fizer no Fit 1.5 EX automático será imperceptível para seu vizinho. Você terá que esfregar na cara dele os piscas nos retrovisores e as rodas de aro 16.

Os motores das duas versões do Fit são diferentes? Sim, mas abrindo o capô você nem percebe, pois o bloco é o mesmo, apenas mudando o curso dos pistões.

new-fit

E em termos visuais, não dá para saber qual é qual através dos emblemas na traseira, que antes tinham detalhe vermelho no 1.4 e detalhe azul no 1.5. Se antes os dois motores tinham papéis diferentes, agora não mais. Antes, o 1.4 era o Fit econômico e entediante, com 83 cavalos, e o mais caro tinha motor de 101 cavalos, mas quase ninguém queria pagar 3.000 reais a mais por isso.

Agora a diferença ficou bem pequena. Ambos os motores são VTEC e ambos são Flex. O 1.4 tem 101 cavalos, e ganha o mesmo vigor do 1.5 anterior. E o 1.5 atual chega a 116 cavalos, com desempenho muito bom para sua proposta. O câmbio automático é ágil, e melhor em tempo de resposta que o anterior CVT. O sistema i-VTEC faz com que uma válvula de admissão fique fechada quando o motor é pouco exigido, melhorando a economia.

Mas não fique muito animado, pensando que o desempenho do 1.4 ficou uma maravilha. Ele é sim mais potente, mas ficou 100 quilos mais pesado, acelerando de 0-100 em apenas 15,3 segundos, uma eternidade para um carro desse preço. Ele ficou esperto na cidade, mas dentro de suas limitações. O 1.5 faz o mesmo teste em 13,5 segundos, também lento.

new-fit

O bom do Honda Fit, qualquer que seja a versão que você estiver escolhendo, é que ele torna o ato de dirigir uma coisa menos cansativa. Ele faz manobras com facilidade, seu volante é leve, os espelhos são grandes, ou seja, praticamente em tudo é um carro otimizado para as mulheres.

Vale a pena pagar quase 4.000 reais a mais e levar o 1.5 EX? Só pelo motor não, mesmo ele andando mais e consumindo a mesma coisa. Mas pela sigla EX sim, pois ele vem com mais equipamentos de série, como por exemplo rádio integrado ao painel, bancos em veludo, ar-condicionado digital, volante de couro e piloto automático. É o caso de um valor a mais por equipamentos a mais, que valem a pena.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Fit

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.