Antigos Brasil Clássicos História Mercado Volkswagen

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

A ex-concessionária Volkswagen, chamada Comercial Gaúcha, localizada na cidade de Estrela, RS, que fica a uma distância de 115 quilômetros da capital Porto Alegre, continua preservada depois de 11 anos de encerramento de suas atividades comerciais, o que aconteceu em 2002.


A empresa teria fechado as portas por causa do aumento de cotas estipuladas pela montadora alemã, que elevou de 25 para 60 carros vendidos ao mês a exigência para que ela pudesse continuar a ser responsável pela marca em sua cidade.

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

Sabia-se que a meta era muito alta para a cidade, que não comportaria um volume tão grande de vendas mensais. Assim, o proprietário teria decidido fechar as portas e mandou todos os funcionários embora.


Isso gerou um grande problema dentro da sua família, já que seus filhos eram sócios do negócio, e até hoje não conversam mais com o pai. Além disso, a perda da esposa na mesma época findou qualquer ideia de reabertura do negócio.

Hoje, as instalações estão mais preservadas do que muitas revendas na ativa em nosso país, já que manutenção é feita regularmente pelo proprietário, que vai todos os dias até a sua concessionária.

Mas um observador mais atento nota que apesar da concessionária estar em ótimo estado de conservação, os carros novos ali dentro são bem diferentes dos carros vendidos hoje em dia pelas concessionárias da Volkswagen.

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

O dono da concessionária, Otmar Walter Essig, de 79 anos, está sempre no local, mas não espera por clientes, ele fica fechado lá dentro sem permitir a visitação do público.

Dentro da loja, tudo foi preservado e além disso continua em excelente estado. Mesas de escritório, computadores da época, documentos, folders dos modelos, entre outros, continuam como eram no ano de 2002.

Até mesmo os arquivos da empresa continuam do mesmo jeito, com informações sobre faturamento, fichas dos seus funcionários, e tudo mais. Tudo digno de uma verdadeira concessionária “fantasma”.

Além disso, vários carros em “exposição” são 0 km, incluindo vários VW Fuscas, um VW Santana e uma perua VW Quantum. No estoque, outros carros também foram preservados, embora alguns já tenham sido usados.

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

Os fãs do Fusca encaram a coleção particular da concessionária Comercial Gaúcha uma verdadeira relíquia. Pois ali existem, além de um Fusca 86 da “última série”, dois Fusca Série Ouro 96 pratas. Os três são zero quilômetro, acredite se quiser. Ainda estão, por assim dizer, no showroom da empresa.

Há todo tipo de peça, incluindo laterais originais de VW Brasília ainda na embalagem e muitas outras peças, que hoje podem ser raridades excepcionais no mercado de autopeças. Infelizmente a história é triste, mas a preservação da loja, dos carros e das peças do jeito que era quando fechou, guarda muitas histórias de tempos bons, que nós gostávamos muito.

O senhor Otmar tem orgulho da sua empresa, embora ela não possa funcionar mais normalmente como acontecia antes. O seu espaço acabou se tornando uma espécie de museu, mostrando ao vivo e em detalhes como era uma concessionária da VW muitos anos atrás.

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km

Diz-se que uma pessoa já ofereceu R$ 300.000 pelos três Fuscas zero quilômetro, valor que ele teria prontamente recusado. Se isso é verdade ou não, não sabemos, mas a realidade é que um homem que tem até hoje uma concessionária cheia de carros antigos-novos dentro realmente não é alguém que ficaria maravilhado com uma oferta de “míseros” R$ 300.000, não concorda?

Essa é mais uma daquelas histórias surpreendentes de concessionárias fechadas.

Lojas que, por vários motivos, encerraram suas atividades comerciais e preservaram quase tudo dentro das dependências, transformando-as em verdadeiras cápsulas do tempo.

Galeria de fotos da concessionária fechada Vokswagen Covipa:

[Fonte: Reginaldo de Campinas]

Agradecimentos ao nosso leitor Fernando Van Woensel pela dica.

Concessionária VW está fechada há 11 anos e ainda tem veículos 0 km
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email