![honda truck hydrogen 1 honda truck hydrogen 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/honda-truck-hydrogen-1.jpg)
Além de investir R$ 267 bilhões em carros elétricos, a Honda continua a apostar no hidrogênio e desta vez não apenas em automóveis, mas também em caminhões pesados. Como assim? A marca japonesa não vende e nunca comercializou extrapesados…
Pois é, agora a Honda pode diversificar suas atividades e mostra isso com um caminhão extrapesado conceitual da chamada Classe 8 de veículos de carga pesados do mercado norte-americano, mas no lugar de diesel, usa o hidrogênio.
Fruto da parceria da Honda com a GM em células de combustível de hidrogênio, o caminhão Classe 8 da Honda (e o próprio tipo do veículo) é inédito, além de usar os dispositivos de conversão feitos na fábrica da GM-Honda em Brownstown, Michigan.
![honda truck hydrogen 3 honda truck hydrogen 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/honda-truck-hydrogen-3.jpg)
Para mover um cavalo-mecânico da Classe 8, a Honda precisou unir três sistemas de células de combustível de 80 kW cada, que juntas produzem 240 kW ou 322 cavalos. Além de uma bateria de lítio de 120 kWh e tanques de hidrogênio, o veículo consegue rodar 644 km com uma carga completa de H2.
Isso tudo tracionando 37 toneladas de PBTC e com apenas 82 kg de hidrogênio nos tanques pressurizados de 10.000 PSI que vão atrás da cabine, tendo assim velocidade máxima de 112 km/h.
Vai produzir este caminhão? Por ora é uma possibilidade, mas a Honda também diz que está “buscando ativamente colaborações comerciais e clientes para trazer essas soluções de células de combustível de hidrogênio para o mercado aqui na América do Norte”.
![honda truck hydrogen 2 honda truck hydrogen 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/honda-truck-hydrogen-2.jpg)
A Honda poderia se unir a um dos vários fabricantes de caminhões pesados dos EUA, estabelecendo uma parceria onde poderia permitir uma variante com a marca do sócio, assim como seu próprio modelo.
A experiência poderia levar a “Honda Trucks” para a Europa com outra parceria e assim também na Ásia. E aqui? Não espere nada do gênero, por enquanto, embora avanços localizados em prol do hidrogênio já estejam sendo feitos.
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