Conheça o caminhão extrapesado da Honda movido a hidrogênio

honda truck hydrogen 1
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Além de investir R$ 267 bilhões em carros elétricos, a Honda continua a apostar no hidrogênio e desta vez não apenas em automóveis, mas também em caminhões pesados. Como assim? A marca japonesa não vende e nunca comercializou extrapesados…

Pois é, agora a Honda pode diversificar suas atividades e mostra isso com um caminhão extrapesado conceitual da chamada Classe 8 de veículos de carga pesados do mercado norte-americano, mas no lugar de diesel, usa o hidrogênio.

Fruto da parceria da Honda com a GM em células de combustível de hidrogênio, o caminhão Classe 8 da Honda (e o próprio tipo do veículo) é inédito, além de usar os dispositivos de conversão feitos na fábrica da GM-Honda em Brownstown, Michigan.

honda truck hydrogen 3
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Para mover um cavalo-mecânico da Classe 8, a Honda precisou unir três sistemas de células de combustível de 80 kW cada, que juntas produzem 240 kW ou 322 cavalos. Além de uma bateria de lítio de 120 kWh e tanques de hidrogênio, o veículo consegue rodar 644 km com uma carga completa de H2.

Isso tudo tracionando 37 toneladas de PBTC e com apenas 82 kg de hidrogênio nos tanques pressurizados de 10.000 PSI que vão atrás da cabine, tendo assim velocidade máxima de 112 km/h.

Vai produzir este caminhão? Por ora é uma possibilidade, mas a Honda também diz que está “buscando ativamente colaborações comerciais e clientes para trazer essas soluções de células de combustível de hidrogênio para o mercado aqui na América do Norte”.

honda truck hydrogen 2
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A Honda poderia se unir a um dos vários fabricantes de caminhões pesados dos EUA, estabelecendo uma parceria onde poderia permitir uma variante com a marca do sócio, assim como seu próprio modelo.

A experiência poderia levar a “Honda Trucks” para a Europa com outra parceria e assim também na Ásia. E aqui? Não espere nada do gênero, por enquanto, embora avanços localizados em prol do hidrogênio já estejam sendo feitos.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X