Manutenção Mercado Segurança Trânsito

Conheça os carros com maior e menor resistência à alagamento e veja as dicas para não ficar no caminho

renault-fluence-gt-auto-press-21-620x414 Conheça os carros com maior e menor resistência à alagamento e veja as dicas para não ficar no caminho

Quase toda grande cidade (para não falar também das pequenas) sofre algum tipo de alagamento na época das chuvas. Claro, desde que a região seja propícia para este tipo de evento. E como sempre, ruas e avenidas ficam submersas, impossibilitando alguns modelos de veículos transitarem pela via. No entanto, existem carros que resistem razoavelmente bem a alagamentos, enquanto que outros são mais prejudicados.



Assim, o CESVI criou uma tabela com o Índice de Danos de Enchente, que vai desde risco de calço hidráulico até funcionamento de sistemas fundamentais do veículo. Foi estudada a cilindrada do motor, sistemas de escape e admissão, taxa de compressão, sensores de oxigênio e rotação do motor, alternador, dispositivos de controle e embreagem.

renault-fluence-gt-auto-press-21-620x414 Conheça os carros com maior e menor resistência à alagamento e veja as dicas para não ficar no caminho  fiat-palio-20131 Conheça os carros com maior e menor resistência à alagamento e veja as dicas para não ficar no caminho

A classificação foi feita por quantidade de estrelas de 0 a 5 unidades. Assim, os mais propícios a dar problemas em alagamentos foram o Fiat Palio Fire, Fiat Mille, Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa Hatch e Chevrolet Prisma.

Os mais seguros em alagamentos são: Renault Fluence, Renault Duster, Chevrolet Cobalt, Citroën C4 Picasso e Citroën C4 Hatch. Além dos modelos avaliados, o CESVI dá dicas de como não ficar no caminho em meio à um alagamento. Veja as dicas abaixo:

1) Em caso de desligamento do motor ao atravessar área alagada, não religue novamente. Reboque o veículo até uma oficina, pois ao dar a partida novamente, água pode entrar no sistema e até provocar um calço hidráulico.

2) Observe a altura da água na via. Geralmente o nível seguro vai até a metade da roda, depois disso o risco de ficar no caminho é maior.

3) Manter velocidade baixa e rotação em torno de 2.500 rpm, isso reduz o risco de admissão de água no motor e componentes eletrônicos.

4) Nos modelos automáticos, manter a marcha de forma manual em posição “1” ou “L” e dependendo do sistema até a posição “N”, a fim de evitar velocidades mais altas e sempre controlando a rotação em 2.500 rpm.

5) Automáticos com função neve ou inverno (Snow ou Winter) manter o dispositivo acionado para melhor controle da velocidade e rotação.

6) Aumento do esforço ao esterçar volante (direção hidráulica), freios com maior exigência de força, variação da luminosidade do painel, luzes de bateria e ABS acesos, flutuação dos ponteiros, alarmes sonoros, desligamento da tração 4×4 (diesel) e luz de injeção eletrônica são sintomas causados pela perde de aderência entre as polias da direção hidráulica, alternador, bomba de vácuo, etc. O problema é passageiro e o condutor deve desligar a maioria dos dispositivos, mantendo somente os essenciais.

7) Ar condicionado deve ser desligado para reduzir o risco de calço hidráulico pela admissão de água na entrada de ar do motor. Carro rebaixado e turbinado tem maior risco de calço hidráulico.

8) Após enfrentar áreas de grande alagamento, realize um check-up no veículo a fim de verificar possíveis danos, especialmente no sistema eletrônico.

9) Também verifique itens de suspensão, freios, eixos diferenciais, embreagem, óleo da transmissão, cânister, entre outros.

10) Por fim, fala uma limpeza no sistema de climatização do veículo, pois pode haver proliferação de fungos e micro-organismos nocivos à saúde.

Depois das dicas, abaixo você pode conferir a lista com estrelas dos modelos avaliados pelo CESVI na questão de alagamento:

• FIAT PALIO FIRE 1,0
• FIAT MILLE 1,0
• CHEVROLET CELTA 1,5
• CHEVROLET CORSA HATCH 1,5
• CHEVROLET PRISMA 1,5
• CHEVROLET ONIX HATCH 2,0
• JAC J3 HATCH 2,5
• NISSAN MARCH 2,5
• FIAT NOVO UNO 2,5
• JAC J3 TURIN 2,5
• RENAULT LOGAN 2,5
• CITROËN C4 PALLAS 2,5
• JAC J6 2,5
• TOYOTA ETIOS HATCH 2,5
• FIAT NOVO PALIO 3,0
• SUZUKI SX4 3,0
• NISSAN LIVINA 3,0
• FIAT GRAND SIENA 3,0
• VOLKSWAGEN SPACEFOX 3,0
• FIAT BRAVO 3,5
• NISSAN VERSA 3,5
• FORD NEW FIESTA SEDAN 3,5
• PEUGEOT 308 3,5
• CITROËN NOVO C3 HATCH 3,5
• CITROËN C4 HATCH 4,0
• CITROËN C4 PICASSO 4,0
• CHEVROLET COBALT 4,0
• RENAULT DUSTER 4,0
• RENAULT FLUENCE 5,0

[Fonte: CESVI via Exame]

  • Será que depois dessa já dá pra tentar inscrever um Renault Fluence em um campeonato de Camel Trophy? Ou num campeonato de jet-boat…

    • Lokarro

      Ridículo colocar a foto do Fluence GT…pra quem não sabe…carros turbo tem muito mais possibilidades de sofrerem calço hidráulico em enchentes!!

      • ahsoliveira

        mas Sabe exatamente porquê??? simples eles aspitam um volume maior de ar, logo tem uma possibilidade maior de entrara água, MAS não é porque um carro é turbo que necessariamente ele será ruim em alagamentos isso é questão de PROJETO.

        • Lokarro

          td bem…mas com certeza o fluence que ganhou nota boa não é o GT!!!

          • ahsoliveira

            também acho! MAS conheço um carro com motor turbo que comprovadamente poe estes no Chinelo…




            Troller T4!!!
            heheheheheh

            • Lokarro

              boa!

              • BlackJacket

                kkkk Boa. Uma vez um canal de TV acompanhava o alagamento de uma via em SP. Todos os carros pararam no começo da inundação. Mas o T4 atravessou e o helicóptero foi acompanhando. Aquele "snorkel" pra admitir ar no teto ajuda muito né. Carrinho ousado! kkkk

                • icsn

                  Virou até comercial da Troller dps

        • diegolouro

          Admissão forçada é o problema dos turbinados,e não o volume aspirado.

          • ahsoliveira

            MEU DEUS!!! Pai, porquê?! Porquê???!!!
            A admissão forçada aumenta o volume de ar admitido, SOME 2+2 sabichão, como é que um turbo aumenta a potencia e o torque de um motor? como um motor funciona mesmo?! quais os fatores que interferem na Combustão?! o que é mistura rica e mistura pobre?!

            • diegolouro

              Se você é técnico deveria saber interpretar o que eu quis dizer. Admissão forçada arrasta água para dentro com muito mais facilidade,ao contrário da aspiração natural. Fui claro?

              • ahsoliveira

                VOCÊ que deveria interpretar direito, pois foi que eu quis dizer desde o primeiro comentário, só que disse de forma simplificada para evitar pedantismo e para que muitos que leem sites como esse e não possui muita noção técnica e nem são obrigados a possuir!

                • diegolouro

                  Eu apenas complementei o comentário,sequer havia criticado alguma coisa dita,mas você preferiu vir com 300 pedras na mão.

                  • ahsoliveira

                    Mi Dispiace! não ficou muito clara a complementação com uma frase com uma preposição aditiva e um advérbio de negação ligando as orações.
                    P.S.: é que tô estudando português, implementar esses conhecimentos no cotidiano é uma boa forma de absorver o conhecimento!

    • O_Corsario

      Hahaha Camel Trophy é legal… Existe um livro relatando a "campanha" brasileira em bornéu… Muito bacana!
      Quem quiser saber mais: http://resenhasnanet.blogspot.com.br/2012/03/aven

    • bandaxadibar

      Acima do C4 pallas, um bando de GM!!!

  • PONCIO PILATOS

    muito útil. mas será que testaram todos os carros? kd o CIVIC, COROLLA, ETC?
    em tempo:

    Calço Hidráulico é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, onde o líquido (água ou óleo) por sua incompressibilidade acaba por deformar as peças de metal internas do motor, sendo as que mais sofrem as que fazem mais força (biela, pino de biela, virabrequim/munhão), árvore de comando e válvulas. Esses líquidos no interior da câmara, impedem o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando empeno severo das bielas e consequente travamento do motor.

    • MM_

      Era o que eu ia dizer. Os caras testaram até SX4 e não testaram Corolla, Civic, Cruze, etc.

      Aliás, qual a grande diferença entre C4 hatch e Pallas?

      • PONCIO PILATOS

        pois é, é cada uma.

      • XandeeM

        E repare ainda que as notas foram diferentes,só nã me pergunte porquê..

      • Ubaldir

        Seria bom dar uma checada em quais os quesitos usados para chegar nessa nota, não? É algo bem subjetivo de se calcular o potencial de um carro ser danificado em alagamento. Essa discrepância entre notas do C4 hatch e sedã é bem fora do que seria intuitivo de se esperar.

      • mho

        A frente, o cofre e o motor são iguais. Mas o escapamento deve ser diferente.

    • Acelerando

      Mas pelo que li não testaram nenhum carro, apenas avaliaram. É tudo teoria, na prática pode ser bem diferente.

    • Ubaldir

      Rapaz, não tem nem o Gol na lista…

    • dferraz88

      Muito estranha essa avaliação. Deixou algo meio parcial, pois não testaram os concorrentes do Fluence. Fico sem parâmetro para achar se o Fluence é bom ou não em alagamento, tirou 5..mas o Corolla tiraria quanto 9, 4 ?

  • Henrique

    Como sempre a FIAT entre os piores, eu tenho coragem de comprar carro chinês mas não compro essas carroças italianas.
    Agora o DACIA Duster me surpreendeu, nunca pensei que debaixo de tanta feiura tivesse tanta qualidade.

    • MM_

      Vc viu a colocação do Sandero, Clio, Gol e Ka?

    • Absinthe666

      não ficou especificado mas acho que o fato de ser alto ajudou na nota

    • Renatc_

      Engraçado é a Fiat estar sempre entre "as piores" e liderar o mercado…

      Amigo, não vamos generalizar – a Fiat, assim como qualquer outra montadora (exceto as de nicho) tem seus bons produtos e ruins…
      Por isso não julgue a marca, por determinados produtos, a não ser que você já tenha tido experiência com todos os veículos da marca – inclusive de seus produtos mundiais..

      Assim como os chineses que vem aperfeiçoando seus produtos…
      Comentários desse tipo, "abaixam" o nível do site, além de ser "manjado" já…

      quanto a pesquisa…a que nível chegamos ein…lista de melhores carros para enchentes..haha
      E mais uma vez o Fluence mostra suas qualidades, porém suas vendas ainda não decolaram…:(

      • Ric53

        E os tao escrachados franceses, na frente!

        • AndreLReis

          Mais têm francês lá atrás tambem…

    • Maycon102

      E isso que nao entendi! ETIOS , Onix, Renault Fluence, Renault Duster, Chevrolet Cobalt e outros bem novatos já pegaram tanta chuva assim? ah umas duas semanas para traz não estava chovendo em lugar nenhum do Brasil, represas secas, como Etios e Onix já tem classificação de alagamento?

      • Em SP e MG está chovendo bastante já por uns 45 dias seguidos. Aqui no Sul de Minas chove TODO dia desde a virada do ano.

        • mikaelbrian

          aqui em bh ñ chove todo dia ñ, esse mes ñ choveu mais que 10 dias no mes passado com certeza ñ passou de 20, essa história de 45 dias seguidos eu acho que pode ate ser mas ñ em bh.

        • Maycon102

          Nossa que horror, eu não imaginei, a noticias eram de que estava seco em todo lugar, por isso as represas estavam em emergencia! Aqui em Vitória ficamos mais de 1 mes sem chuva.
          Bom de qualquer forma desejo que a chuva pegue leve ai com vcs pra nada de ruim acontecer.

          Valeuuu Eber, sou teu Fânnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn d++++, voce é muito educado e gente boa.

      • MM_

        É como o Eber disse. Aqui em SP está chovendo todo dia. Minha esposa está na praia com meu filho e vão voltar mais brancos do que foram. rs

        • Maycon102

          kkkkkk aqui ta meio chovend agora, mas o calor está tão grande que parece que estamos num forno assando! :)

    • Hellvins

      tenho um palio e nunca tive problema passando em alagamento com ele, achei essa pesquisa meio sem fundamento, não que defendo a fiat, o palio é um carro ruim tenho consciência disso, não sou igual a alguns aqui que defendem a marca, até por que a Fiat não me paga, então dane-se o carro é um lixo sim, mas na questão de alagamento já arrisquei varias vezes e nunca tive problema nem de motor nem nada, o carro por incrível que pareça é bem vedado, é mais bem vedado que os chineses, aí já vi muito J3 parado na rua por causa de chuva!

      • MM_

        Pelo q entendi é indice de danos, não a probabilidade de ter danos. Algo como, se inundar todos, quantas coisas vao quebrar em cada um.

  • PabloRJ

    O Fluence é quase um anfíbio. Renault Anfíbio.

    • Readgis

      É, parece mesmo, um sapo. HUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUAS

  • LuccasVillela

    Sempre que divulgam essas listas eu penso: Porque os franceses são melhores sempre nelas?

    • Edson Roberto

      Porque o instituto não pode ter preconceito :)

      • LuccasVillela

        Eu tb não tenho, com nenhuma marca, nem com a chinesas, respeito a Chery e JAC, por exemplo… E adoro os franceses, só queria entender porque sempre estão no topo, o que será que os carros deles tem para enfrentar melhor as enchentes?

        • Edson Roberto

          Luccas, confesso: Os Chery eu ainda tenho preconceito depois de ter andado e conhecido os produtos. Ainda que sejam mais completos que os ditos "nacionais", não consigo sentir confiança na assistencia e nem na representação da empresa. E não falo de comercial, falo do aspecto de seriedade com a marca.

          Parece que falta algo que a empresa não sanou e isso fica dessa maneira. A JAC eu só considero que o J3 deveria custar um pouco menos. O J2 eu preciso conhecer. Não gostei do J5. Ainda que em acabamento não deva, acho que faltam itens para um sedan médio a começar pelos itens de série que para mim, não são grandes coisas.

          Sobre os franceses, eu possuo 2 carros. Um C3 e um Xsara hatch. Eu também não tenho nada a reclamar. Em casa meus pais já tiveram alguns VW, GM e Fiat. Minha irmã teve as duas gerações do KA e meu cunhado um Fiesta sedan 1.0. Na minha opinião, o que causa grande atenção para minha pessoa em relação a franceses são os itens de série e o interior diferenciado. No meu caso ainda cito a robustez do C3 (carro que uso no dia a dia, o Xsara não posso atestar ainda sua durabilidade, tenho menos de 1 ano ele e considerando o que rodo com o C3, rodei mto pouco com ele), mas gosto de ambos. O Xsara eu quero ainda deixa-lo do jeito que eu sinta segurança no produto, pois ainda apresenta algumas coisas que como carro usado acontecem mesmo.

          Mas confesso que me dá mais vontade de usar o Xsara (pelo conforto) do que o prorpio C3. E digo mais, não acho que deva em nada para os concorrentes. Como eu te disse minha historia de compra do C3, te digo que não tinha melhor carro na epoca que eu pudesse ter comprado. E não o troco por Gol, Palio, entre outros dessa categoria de compactos (considerando os dito premium também).

          • LuccasVillela

            Eu tenho alguma confiança na Chery porque já quase comprei duas vezes, rs… Alias, três! Só tive medo pelo mercado preconceituoso que ainda temos. Quase comprei quando minha mãe foi comprar o Aircross, namoramos o Tiggo. Depois comprei o C4 hatch e quase levei o Chery Cielo (e adorei dirigi-lo). Depois, ao comprar o Picanto, quase comprei o S18, que também é uma delicinha para dirigir. E o atendimento dos vendedores na Chery sempre foram de extrema educação e simpatia comigo.

            Sobre a JAC, confio pelo nome por trás da marca no Brasil e pelo maior investimento em publicidade (pra mim, a maior falha da Chery). Acho o J3 decente pelo que é (ainda que o resultado do teste no LNCAP tenha sido ridiculo), o J5 peca em equipamentos, o J6 também, mas gosto muito do visual dele. O J2, pra mim, sempre foi o mais interessante, ainda mais por ser um foguetinho e consumir pouquíssimo.

            Sobre os franceses, também os acho bem duráveis e resistentes. O Aircross e o C4, que ficamos por pouco tempo, não tiveram problemas nenhuns que já tivemos com outros carros novos.

            Eu ADORO o Xsara, principalmente os de frente nova. Acho um carro muito bacaninha pro seu tempo :)

            • giodoesitbetter

              Sério que você gostou do S18? Eu odiei aquele carro. Aquele painel tira toda sua visibilidade (e olha que tenho 1,84m).

              • LuccasVillela

                Juro, rs, adoro painel centralizado, acho bem melhor, não sei é porque acostumei com o do C4 hatch que tive. E eu tenho, 1,70, uahsuahsuahus. Gostei mesmo e achei o acabamento bem decente.

            • Edson Roberto

              Então Luccas, eu já acho o visual dianteiro do Xsara hatch atualizado em não-conformidade com o restante do desenho do carro. Quiseram "aproximar" familias de carros da Citroen em um carro que não nasceu para ser daquela familia.

              Tanto que em seguida (até 2003) onde o Xsara ia embora a Citroen colocou o C3 como compacto, Xsara Picasso como Minivan e só voltou a ter um hatch médio com a vinda do VTR. Foi um pouco depois, mas deixou orfãos de um modelo 4 portas e sedan. Foram nesses passos que eu acho que a Citroen pisou na bola no Brasil. Até hoje não entendo o motivo pelo qual a mesma não apostou no seu C1 que poderia ter disputado com os modelos de entrada numa boa. Vc ja andou no Xsara? Porque em comparação ao Picanto, ele é bem macio… talvez vc estranhasse isso nele…rs

              • LuccasVillela

                A Citroen pisou muito na bola nisso também, perdeu campo, deixou de ser lembrada… Assim como a Renautl, que parou de trazer o mégane da argentina e depois voltou do nada, em 2006, com o Megane II. Péssimo.

                Nunca andei no Xsara, mas adoro ele, sempre achei um hatch medio legal, pra mim os melhores da época seriam ele e o Brava (que também adorava). Estranhar ser macio? Nunca, odeio carro duro, hehehe.

    • guinho_pe

      Prova que são bons em muitas coisas mas os consumidores brasileiros se dizem entendidos de carros mas impera preconceito e ignorancia. Prova disso que os modelos mais vendidos aqui no Brasil sao rejeitados na maior parte do mundo devido a baixo nivel de conforto e seguranca.

    • Nesse caso em especifico, os carros da Renault em geral tem bom posicionamento da admissão, sempre com entrada alta e protegida contra respingos. Também conta favor o lado que utilizam para captar ar, no geral os franceses tem filtro e entrada de ar no lado esquerdo do cofre do motor, enquanto os primeiros dessa lista possuem captação do lado direito…

      Não sei se esses critérios foram usados para avaliar esses carros, mas foi dessa maneira que me ensinaram a avaliar se um carro é mais propenso a “engolir” água. Também nada diz que o Mille vai encalhar em qualquer alagamento, depende muito do motorista e da situação, já vi uns Milletos enfrentando até trilha.

      • LuccasVillela

        Ahhhh, entendi, agora dá pra ter noção do porque do resultado, acho que o instituto devia explicar. Obrigado :)

        Enfrentei uma semi-enchente com o C4 Hatch que tinha, na qual os carros estavam parados esperando, mas eu tava morto de pressa, não tinha como esperar, tinha que ir pra faculdade e tal… Fui na coragem e deu tudo certo :)

  • Renan21

    Boa notícia, mas faltam muitos carros aí.
    Queria saber notas de picapes, que aparentemente passam por tudo.

    • bittcorp

      Mesmo sendo mais altas, sem snorkel, as pickups também correm risco de calço hidráulico.
      Mas os motores Diesel, por não utilizarem as velas de ignição, apresentam menos problemas que os motores ciclo Otto.

  • raulgodiano

    Fluence melhor que Duster !!!? :o:o:o

  • Ian_CSB

    Oi?!?!? Renault e o frágil C4 resistentes a alagamentos?!?!? Hahahaha…confesso que fiquei surpreso, enquanto que os caiçaras mille e cia ltda vão de mal a pior…é, vivendo e aprendendo!

    • Ric53

      Bom pra você parar de acreditar em Peças Publicitárias e aceitar os fatos.

      Você acreditou no "É carro mesmo" ? "Bonito como nunca, Gol como sempre"?

      • Ian_CSB

        Não mencionei a Das Auto…que mania desse povo complexado sempre achar que estamos falando da Volks em tudo…eu heim…nem citei o nome do Gol!!!! Estou falando em termos gerais, e não nego os fatos, mas é fato também que o C4 é frágil como um cristal francês. Mas isso não vem ao caso. Não precisa se inflamar no seu comentário meu caro Ric53.
        Não fale como se eu estivesse defendendo o Gol. Não falei nada deste carro. Que resposta mais sem nexo a sua com o que eu comentei!!!
        E pra finalizar, eu não acredito em peças publicitárias, de nenhum tipo, não afirme o que não sabe, vc nem me conhece! Só para constar…tenho pena de quem compra qualquer coisa apenas deixando-se levar por comerciais.

      • Ian_CSB

        Aliás mais humildade e menos arrogância quando for replicar o que alguém disse, ok. Fica a dica.

        • Ric53

          Q isso cara, não quis ofender ninguém…

          Desculpa qualquer coisa, mesmo! hehe

          Abraços

    • Rafael_rec

      Eu tinha um Clio e já passei por algumas enchentes com ele, a conlusão que tiro é que ele é um primo distante do Troller.

  • Felipe_Henrique

    O mais sensato, seria fazer um teste com os modelos mais vendidos de cada segmento…
    Não entendi o por que de alguns modelos aí (mas se foram testados, tudo bem) e da ausência de outros.

  • fredcdb

    QUE DESGRAÇA, vai ter um monte de gente no prejuízo.

    Eles fazem um teste que indica os carros que dão menos despesa ($$$$$$$$$$$$$$) em caso de alagamento – basta ver os fatores considerados – e um monte de gente pensa que isso significa que o carro tal pode atravessar o atlântico enquanto outro só atravessa o mediterrâneo…

    Se fosse pra analisar qual carro é mais submarino que o outro, creio eu, diriam que o carro tal atravessa 60 cm e o outro atravessa 80 cm de água…

  • msouza91

    sempre suspeitei que a cara de sapo do Fluence não era a toa… Mas enfim, o Fluence se saiu bem pq tem uma manta embaixo do carro e o mesmo é muitissimo bem lacrado pela parte de baixo, só é baixo…

    • Tejolo

      Isso mostra a qualidade do projeto do carro. certamente implica custos colocar a proteção, coisa que as concorrentes ou nem colocam, ou tiram para baixar custos. Mostra também que o preconceito que brasileiro tem contra os franceses na verdade é exagerado. Tem seus problemas, mas estão longe de ser o que bradam aos 4 cantos.
      Sobre a altura acho que o fluence, para a categoria, é o mais alto de todos.

  • RicRB

    Não testaram o novo Ecosport??!!??! Fiquei curioso para saber como se saíria!!! O suv do momento…. rsrsrsrs
    De qualquer forma, muito legal as dicas para passar num alagamento!!! E não poderia ser num momento mais propício!!!
    Só uma dica: cuidado com os buracos que a água pode cobri-los em um trecho alagado!!! ;)

  • Dragoniten

    Vivem falando que a frente do Fluence tinha cara de sapo, e ele conseguiu 5 estrelas nesse teste. Alguma coincidência? rs.

  • AF1979

    A nota 1 do Palio mostra que Fire apaga com Water rapidinho.

    • rgmmelo

      uhsushushushsushushs , é vero.

  • oliveirajc

    Um tempo atrás o 207 aparecia bem na lista (206 foi campeão em sua época), agora mesmo sem sair de linha sumiu da lista…

  • WBSantAnna

    Será que só eu que gosto do FLUENCE?

    • rgmmelo

      Da categoria seria minha compra se a minha carteira permitisse…

    • ahsoliveira

      não, apesar do Design controverso sempre achei uma opção interessante!

    • Dragoniten

      Não, também adoro o Fluence (:

    • Não, eu acho o Fluence bem bacana visualmente.

    • Antonio De Julio

      Não é não. Carro espetacular! Se eu tivesse condições…

  • Herumor_

    oloco o palio fire com 1,5m de altura do chão pode ser ruim à alagamento mas como ele é mais alto que um troller tem que ta bem alta a agua eim!

    • Mr. Potato

      Pelo que entendi eles não se basearam pela altura da água, e sim pelos danos num "alagamento padrão" (aí faltaram detalhes).

  • HumbertoRR

    Apesar de ter ficado algumas dúvidas é mais uma notícia que derruba os "entendidos" e preconceituosos brasileiros com bons carros, incluindo os franceses.

  • Moy

    Duvido que, mesmo vendo esse ranking, alguém vá enfrentar um alagamento com seu robusto e reluzente carrinho prata.

  • Hellvins

    cara essa pesquisa tá tão mal feita, que não acredito em nada, cade os dados, cadê outros carros testados??? Qual o critério de avaliação, os carros não tiveram pontuação, foi vista a vedação do carro???

    • Tejolo

      Da maneira que você fala, parece que a CESVI, que é muito bem conceituada no mundo todo, é amadora. Certamente os dados mais completos estão no site, pois aqui é divulgação do resultado, e não do estudo. Praticamente um resumo, já que assuntos muito técnicos não são interessantes de se ler.

  • radiobrasilcombr

    Creio que carros mais altos, crossovers e suv's se deem melhor que sedans.

    • raulgodiano

      NA verdade essa pesquisa pelo que eu entendi é no indice de reparabilidade caso seu carro fiquei debaixo de agua, nao quem vai encarar uma enchente.

      • radiobrasilcombr

        Pois é.. o tópico diz: Conheça os carros com maior e menor resistência à alagamento….

  • SilenceBass

    Isso tudo na teoria. Na prática, tu tá é fufu se pegar uma enchente, só se salvam os offroad , picapes tipo Ranger, SUVs "de verdade" e etc…

    • apneto

      dependendo da água nem eles escapam…

      • giodoesitbetter
        • apneto

          Meu pai tem um desses, amarelo tb, o bixinho é bom de areia e trilha, sempre que posso dou umas voltas nas praias de camocim, jeri, luiz correia etc… mas entre nos, um carro desses nas nossa estradas é ruim viu, a suspensão é dura, so falta quebrar os dentes, mas muito bom de transportar mulher, já que sacode que é uma blz.

  • WislenRamos

    Próximo quesito para testes do NA: Resistência à enchentes/alagamentos!

    Pra que mora em SP isso será muito útil, fator decisivo na hora da escolha do próximo carro! hehehehe

  • duhehe

    Um que é quase um submarino é o TR4 …

  • luizvicalvi

    Franceses, melhor índice nos alagamentos, melhor índice na reparação dos veículos e o povo continua o preconceito, vai entender.

  • AlexandreCE

    O melhor a se fazer num alagamento: PARAR!

    É o que faço aqui em Fortaleza. Se a chuva começa a apertar, procuro um posto e gasolina e só saio uns 20 minutos depois de a chuva parar ou ficar muito fraca. Aí sim continuo meu trajeto.

    • radiobrasilcombr

      Isso se o posto não alagar junto, aí ja era:D

      • WislenRamos

        Exatamente isso que pensei!

        O negócio ñ é vc parar em algum lugar, dar uma de 'ramelão' e esperar a chuva parar (a não ser que ñ se tenha visibilidade e afete a segurança na direção).

        Quando chove forte e vc está numa área que sabe que alaga ou suspeita que possa vir a alagar vc tem de desviar a sua rota original, dirigir procurando ladeiras ou viadutos por onde possa passar longe dos possíveis pontos que possam vir à alagar.

        Eu mesmo só procuro abrigo em posto de gasolina ou em qualquer outro lugar qdo chove granizo, de resto, vc parar e estacionar o carro esperando a chuva passar pode ser o primeiro passo pra ficar ilhado ou até mesmo ser arrastado pela enchente.

    • fschulz84

      Eu tive problema idêntico quando fui buscar meu antigo Focus na concessionária.

      Bem no dia da entrega, eu todo feliz, quando saio da ccs, começa um temporal daqueles bem fortes, procurei um posto na esquina da rua que tinha no canto uma área um pouco mais elevada que a rua e fiquei 01:30hrs parado, esperando a chuva parar totalmente.

      Sorte que tomei essa decisão rápida, em menos de 5 minutos a rua já estava inteira alagada.

      Imagina você acabar de tirar o carro da concessionária (mesmo se tratando de um usado) e já ter o carro tomado pela enxurrada? :(

  • Stilrl
    • ahsoliveira

      PROJETO.

      • giodoesitbetter

        Coréia 5 X 4 Romenia

        • ahsoliveira

          e esse:
          Itália 1 x China 2,5?! 0.o

      • Stilrl

        Publicação da Mecanicaonline referente ao Duster

        "Outro fator determinante para um bom fora-de-estrada é a altura livre em relação ao solo, que no caso do Renault Duster é de 210 mm, o que permite ao novo SUV da Renault superar subidas e descidas, irregularidades presentes nos terrenos fora de estrada, além de terrenos alagados. Por falar em terrenos alagados, em testes realizados pelos técnicos da Renault do Brasil, o Duster venceu regiões alagadas com até 400 mm, adversidade comum nas grandes cidades brasileiras principalmente durante as chuvas de verão e em alguns trajetos off-road"

        Ou o FLUENCE tem suspensão ativa que dobra a altura do carro em relação ao solo ou esses engenheiros do CESVI são cotistas de universidade.

        Vou na segunda opção!!

  • anderson_sp

    Mais um teste inútil desde CESVI, igual aquele que quando mal lançou o C3 novo dizia que o mesmo tinha o menor custo de reparo e de seguro, é do mesmo nível deste.

  • bedotRJ

    Meu singelo Ka 1.6, que não é citado na lista, encarou a famigerada Praça da Bandeira com água quase no capô. E saiu inteiro prá contar história. Testado e aprovado.

  • Fabio D.

    Ontem peguei uma piscina de uns 500 metros, água acima da metade da roda, aqui no RJ. Bicho, deu medo… Mas o carro passou na boa, aprendi com meus pais quando pode passar e como se passa em área alagada. Cliozinho valente como sempre! A única coisa que estranhei é que fez barulho de correia escorregando nas polias. Assim que saí da "piscina", desliguei o carrro e fui ver se era algo. Nada aparente, só água mesmo. Deixei ele descansar 10 minutos, a água secar e toquei em frente!

    Engraçado é o apelido da criança… He-Man! hahahahaha

    • Rafael_rec

      Exato, o meu antigo Clio fazia esse mesmo barulho depois e passar nessas enchentes. Concordo com você que ele muito valente para trechos alagados.

  • AmmmmmP

    Há alguns anos saiu uma matéria assim na Folha e deu o C4 Hatch o melhor em enchentes. Eu achei meio impressionante por ser um carro muito baixo, mas enfim….

    E observar o nível de segurança até a metade da roda, na boa? meio óbvio, não?? tanto porque o assoalho da maioria dos carros nacionais (e antigos) está alinhado com o centro da roda. Eu não acredito que essa regra valha para o C4 pois ele tem as rodas mais enterradas na carroceria!

    E as dicas passaram looooooonge de dizer que o principal perigo ao se passar numa enchente é o disco de embreagem patinar, molhado. É isso que faz os carros pararem no alagamento…. você solta a embreagem e nada de andar, pois o disco fica umedecido igual uma esponja. Por isso tem que passar engatado, colado no platô.

    Já passei por isso e foi teeenso…rsrs

  • mho

    Interessante, poderiam falar do posicionamento dos elementos críticos como o distribuidor, entrada de ar para o motor e escapamento.

    Meu Mille já pegou várias enchentes e nunca me deu dor de cabeça, mas sei que se a água estiver a mais de meio pneu aí é hora de parar, ou melhor, procurar algo mais alto e esperar escoar a água.

  • Marciomaster

    RIDÍCULO, RIDÍCULO, RIDÍCULO, absolutamente sem conhecimento técnico nenhum. Só um exemplo, o C4 assim como 307, possuem rele de injeção (duplo) atras do parachoque lado motorista, mais ou menos na altura do farol de neblina, assim como o ABS na mesma posição. Agua nesse local é pane na certa. Nesse mesmo local ficam o modulo da caixa automatica dos renault megane e fluence, ou seja, pane certa. O palio fire tem seus componentes eletronicos, ECU, caixa de fusiveis acima da caixa de roda, bem proximo ao capô. Mais um estudo ridiculo da CESVI assim como é o programa de etiquetagem veicular do INMETRO.

  • MuriloSoares

    Isso de o carro atravessar áreas alagadas ou não, é bem relativo , uma porque carro não é barco, e porque está relacionada a características de projeto de cada carro e marca. Quem segue tudo que a imprensa diz sem questionar é alienado!

  • Mc_

    Pesquisa mais sem sentido.

  • 3ic

    depende de como se atravessa as vzs.
    ,
    Tenho experiencia com chevette ( esse ficou sem enchente,rs), monza atravessei o rio maracana com a agua subindo pelo caput pela lateral direita ( se fosse de frente tava f…..) e zafira com agua na borracha da mesma ( passando como uma lesma, ja que a agua tava começando a namorar a grade).

    todos sem parar de acelerar e desengrenar.

    Esses nunca saberei a nota deles por essa avaliação.

    • Fabio D.

      Chevette é querreiro pra alagamento sim… Minha vó tinha um 78, branco. Lembro que passei com ela por uma enchente na Av. Brasil, em Bangu, que só passava caminhão e ônibus. Ela colou na traseira do bruto, pra pegar o "bigode" que fica ali atrás, com água mais baixa, e seguiu. Saudade daquela coisa barulhenta (tinha escape Kadron de duas saídas hahahaha acordava meio mundo de manhã)

      • 3ic

        O meu era um SL 1989 bege. Adorava aquele carro, mas o ponto fraco dele era aquele distribuidor baixo que ao molhar..abraço

  • mikaelbrian

    pra mim quem deveria reveber 5 estrelas seria o troller, tac stak, defender pois tem a sucção de ar mais em cima e por serem mais altos

  • EMS1808

    Outro dia estava em Bragança Pts, e começou a chver e a agua subiu pelo menos 1 metro na avenida do comercio ali no estacionamento das casas bahia e da loja marabras, estava numa lanchonete e fique lá esperando a chuva passa e baixar pra poder pegar o carro que tava na rua de cima, tinha um Renault clio em frente a lanchonete que a agua chegou no meio da porta, de pois de 1 hora a dona veio e abriu a porta ,foi uma enxurrada de dentro do carrinho….

  • shdn2010

    Tem mais JAC na lista do que VW, imagine, acho que a cesvi nem teve interesse em testas outros modelos populares da VW por imaginarem o que deve de acontecer.

  • Oyama Almeida

    Os franceses estão bem na fita, apesar de serem odiados pela maioria !

  • Robinho

    Com relação a Fiat, realmente nenhuma novidade.

  • fredcdb

    Diz a lenda que nesse teste quanto pior for o carro melhor vai ser a nota. Afinal M&rd@ boia e não dá problema nenhum em enchente :p

  • CleSilva

    opa kd o gol? 0,5? meia estrela? MISTEERIOO :o

  • Diggo

    Engraçado, em tese os carros mais altos deveriam ter maior resistência.

    • JokerCrow

      São melhores por conta da altura, mas se a água estiver acima disso é aí q anda o problema. O teste ficou sem sentindo por não informar isso, pois onde passa um Duster (ou Eco) já é o limite para o Fluence. O teste levou em conta o limite de cada um (e não uma única altura para todos). Agora só falta ver um bocado de Fluence sendo rebocado por calço hidráulico rs

  • TTropicthunder

    A Suzuki vende o SX4 dizendo que ele aguenta atravessar até 50 cm de água!!!

    E agora Suzuki?

  • afogado

    Corsa Hatch 1.4 testado e reprovado. Qualquer possa d'água é calço hidráulico na certa. Já fiquei a pé por nada.

  • Luiz Lima

    Vejo que o Fluence tá dando calor na língua de muuuuiitttaa gente . Recebe crítica de tudo o que é jeito, mesmo estando entre os 3 melhores da categoria. Final desse ano ou início do ano que vem ele será vendido com o visual do europeu, que não tem mais a cara de sapo. Vão criticar do que mais? Vai ficar difícil pros viciados em sushi.

  • Fernando

    O melhor carro para ruas alagadas tem um nome…TROLLER T4…ESSE SIM!!!!Hoje mesmo estava assistindo o cidade alerta e um motorista em uma Hilux arriscou-se em uma rua alagada….passou ,mas chegou do outro lado parece que deu pane…e uma certa vez a Record filmou ao vivo um motorista em um Troller em um trecho alagado em São Paulo…passou tranquilo e foi embora….não sou muito fã de carro a diesel ,mas se tivesse que comprar um seria um TROLLER!!!!!!Abraços à todos.Feliz Natal.

  • Carlos

    Sem querer questionar o CESVI mas vi recentemente (dezembro 2013) três fluences encostados na concessionária TECAR em Brasília com problemas de calço hidráulico. Eu estava fazendo revisão do meu fluence e o mecânico me advertiu para tomar cuidado com enchente/enxurrada. Mas se for inevitável nem pense em dar a partida. Leve de guincho até uma concessionária para revisão imediata.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend