Corolla 2011: motor 2.0 16v era a grande novidade

Corolla 2011
Corolla 2011

O Corolla 2011 estava na décima geração do modelo, aquela que tinha sido lançada inicialmente no Japão em 2006, e chegou ao Brasil na linha 2009.

A grande novidade do Corolla 2011 era o novo motor 2.0 16v Dual VVT-i Flex, que foi colocado na versão topo de linha Altis, e na versão intermediária XEi, deixando a gama com os motores 1.8 e 2.0.

Até o ano anterior, as versões tinham motor 1.6 ou 1.8 (o 1.6 existia na versão XLi 1.6 2010).

Vamos ver um pouco dos detalhes do Corolla 2011:

Detalhes do Corolla 2011

Em março de 2010 chegou a linha 2011 do sedã japonês, com preços entre R$ 61.000 e R$ 89.000, dependendo da versão.

E a Toyota continuaria com ótimos resultados no mercado brasileiro. Em 2009, ela tinha vendido 93.000 carros por aqui, 10.000 a mais do que 2008.

E dessas 93.000 unidades de veículos vendidos, nada menos que 54.000 tinham sido Corollas, mostrando como o consumidor gostava do sedã.

Leia nossa matéria sobre o Corolla 2012.

Corolla 2011
Corolla 2011

O modelo 2011, além da introdução do novo motor 2.0 na versão topo de linha, também ganhou um novo câmbio automático sequencial com paddle shifts atrás do volante, para trocas manuais.

E esse novo câmbio mantinha as arcaicas quatro marchas. Ele era chamado de Shifttronic, com Super ECT (Electronic Control Transmission).

O que é essa tecnologia chamada de Super ECT? É um sistema eletrônico que analisa as condições de uso do carro, e então seleciona a marcha mais adequada para aquele momento.

O câmbio manual ficou limitado às versões GLi e XLi, que também podiam ser automáticas. A gama começava na versão XLi 1.8, passava pela GLi 1.8 e XEi 2.0, e então chegava na mais cara, Altis 2.0.

O sistema de ar-condicionado do Corolla 2011 recebeu um novo compressor de volume variável, e com isso passou a roubar menos energia do motor, ajudando no consumo de combustível.

Corolla 2011
Corolla 2011

A direção hidráulica cedeu espaço para a elétrica, e as molas da suspensão foram recalibradas, deixando o Corolla 2011 mais firme.

A versão topo Altis era totalmente nova, pois até o ano de 2010, o Corolla topo de linha era a versão SE-G.

As cores do modelo são: Preta Eclipse, Prata Supernova, Bege Aurora, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Boreal e Azul Orion.

Na versão XLi, o Corolla 2011 tem rodas de aço de 15 polegadas com calotas plásticas e pneus 195/65R15. Nas demais versões, as rodas são de liga leve com 16 polegadas, com pneus 205/55R16.

Veja os detalhes do Corolla 2010.

Versões do Corolla 2011

  • Corolla XLi 1.8 2011
  • Corolla GLi 1.8 2011
  • Corolla XEi 2.0 2011
  • Corolla Altis 2.0 2011

Equipamentos do Corolla 2011

  • Corolla XLi 2011: airbag duplo, direção elétrica, ar-condicionado manual, trio elétrico, apoio de braço central, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, sistema de som com rádio e CD player com quatro falantes, para-sol do motorista com espelho e abertura interna do tanque de combustível e da tampa do porta-malas.
  • Corolla GLi 2011: itens da versão XLi, e adiciona vidros elétricos com acionamento com um toque em todas as portas, computador de bordo com mais funções, ar-condicionado automático digital, volante com comandos do som e do computador de bordo, trava automática das portas em 20 km/h, painel com iluminação Optitron, alarme, travamento das portas na chave, espelhos laterais com rebatimento elétrico, banco traseiro bipartido e freios ABS.
  • Corolla XEi 2011: itens da versão XLi e GLi, e adiciona motor 2.0, airbags laterais, faróis automáticos, repetidores de seta nos espelhos, bancos forrados em couro, piloto automático.
  • Corolla Altis 2011: itens das versões XLi, GLi e XEi, e também adiciona interior na cor bege, banco do motorista com regulagens elétricas, sensores de estacionamento, acabamento imitando madeira, sensor de chuva, capacidade de seis CDs no sistema de som e faróis de xenon.
Corolla 2011
Corolla 2011

Preços do Corolla 2011

Motor do Corolla 2011

O Corolla 2011 tem motor 1.8 e motor 2.0. O motor 2.0 foi uma grande novidade neste ano, sendo da família ZR.

Ele tem taxa de compressão de 12,0:1 potência máxima de 153 cavalos a 5.800 rotações, com torque máximo de 20,7 kgfm a 4.800 rotações.

Algumas novidades deste motor são velas de ignição de irídio M12, pistões refrigerados a óleo, balancins roletados e tuchos hidráulicos.

Ele também conta com duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), com comando variável de abertura das válvulas tanto nas válvulas de admissão quanto de escape, sendo que no motor 1.8 do modelo esse comando está presente somente nas válvulas de admissão.

Corolla 2011
Corolla 2011

Desempenho do Corolla 2011

  • Corolla 1.8 2011 – aceleração de 0-100 km/h em 11,8 segundos, velocidade máxima de 186 km/h
  • Corolla 2.0 2011 – aceleração de 0-100 km/h em 11,6 segundos, velocidade máxima de 193 km/h

Consumo do Corolla 2011

  • Corolla 1.8 2011 – consumo na cidade de 10,1 km/l, consumo na estrada de 13,0 km/l (gasolina)
  • Corolla 2.0 2011 – consumo na cidade de 8,2 km/l, consumo na estrada de 12,8 km/l (gasolina)

Ficha técnica do Corolla 2011

Versão XEi 2.0

MOTOR

Dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas flex álcool e/ou gasolina
Número de válvulas por cilindro: 4
DOHC/Dual VVT-i, bloco e cárter de alumínio
Diâmetro x curso 80,5 x 97,6 mm
Cilindrada 1.986 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 142 / 5.600 (gasolina) 153 / 5.800 (álcool)
Torque máximo (kgfm / rpm) 19,8 / 4.000 (gasolina) 20,7 / 4.800 (álcool)
Taxa de compressão 12,0
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica (EFI)

CÂMBIO
Câmbio automático de 4 marchas Shifttronic com Super ECT (Eletronic Control Transmission)
Relação das marchas
1a marcha – 3.943
2a marcha – 2.197
3a marcha – 1.413
4a marcha – 1.020
Ré – 3.145
Redução do diferencial
2.923

DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, elétrica

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção com buchas de correção angular e barra estabilizadora

FREIOS
À disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros, ventilados com ABS e EBD
Dianteiros discos ventilados
Traseiros discos sólidos

RODAS / PNEUS
Rodas aro 16″ polegadas, em liga leve / 205/55 R16

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60 litros

CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
470 litros

DIMENSÕES
Comprimento 4.540 mm
Largura 1.760 mm
Altura 1.480 mm
Distância entre-eixos 2.600 mm
Vão livre mínimo do solo 165 mm

PESO
1.230 kg

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.