Corolla 2010: Um queridinho dos compradores de carros usados

Toyota Corolla 2010

Um sucesso em vendas até hoje no mercado brasileiro, o Toyota Corolla também é um dos queridinhos dos consumidores no mercado de carros usados.

A linha Toyota Corolla 2010 é uma das mais procuradas.

Ele pode ser encontrado entre os usados nas versões XLi, GLi, XEi e SE-G, com motores 1.6 a gasolina e 1.8 flex e transmissão manual ou automática. Segundo a Tabela Fipe, ele parte de R$ 35,9 mil em sua configuração mais básica.

Veja abaixo tudo sobre o sedã 2010 da Toyota:

Mudanças e novidades recentes

Levando em consideração que a Toyota passou boa parte do ano de 2009 preparando o novo motor 2.0 Dual VVT-i flex para as versões topo de linha do Corolla, o sedã médio na linha 2010 (lançado em 2009) chegou com apenas uma novidade.

O Toyota Corolla passou a ofertar a nova versão intermediária GLi, com motor 1.8 manual ou automático.

Esta nova configuração chegou para preencher a lacuna existente entre o XLi 1.8 automático e o XEi 1.8 manual. A primeira era básica demais, enquanto a segunda era mais equipada, mas bem mais cara – com uma diferença de quase R$ 9 mil entre elas.

As Modelos

A linha 2010 do Toyota Corolla foi oferecida no mercado brasileiro com uma ampla gama de versões.

O sedã médio podia ser encontrado nas variantes de acabamento XLi, GLi, XEi e SE-G, com motor 1.6 litro a gasolina e câmbio manual e 1.8 litro flex e câmbio manual ou automático.

Confira a seguir as versões do Corolla 2010:

  • Toyota Corolla XLi 1.6 automático
  • Toyota Corolla XLi 1.8 manual
  • Toyota Corolla XLi 1.8 automático
  • Toyota Corolla GLi 1.8 manual
  • Toyota Corolla GLi 1.8 automático
  • Toyota Corolla XEi 1.8 manual
  • Toyota Corolla XEi 1.8 automático
  • Toyota Corolla SE-G 1.8 automático

Toyota Corolla 2010

Itens de série

Toyota Corolla XLi

Segurança: airbag duplo frontal, dois apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, brake light, entre outros.

Conforto: ar-condicionado manual, direção elétrica progressiva, vidros elétricos nas quatro portas, vidro do motorista com sistema one touch e antiesmagamento, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, porta-objetos nas portas, porta-revistas nos bancos dianteiros, limpador de para-brisa com temporizador, descansa-braço dianteiro deslizante com dois compartimentos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Visual e acabamento: acabamento interno na cor preta, vidros verdes, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, entre outros.

Tecnologia: sistema de som com CD player, MP3 e WMA, quatro alto-falantes, computador de bordo (relógio, consumo instantânea, consumo médio, autonomia e velocidade média), entre outros.

Toyota Corolla GLi

Segurança: recebe encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Conforto: ganha ar-condicionado automático e digital, vidros elétricos com one touch e antiesmagamento em todas as janelas, banco traseiro bipartido e rebatível com porta-copo e descansa-braço central, travas elétricas com acionamento à distância, trava automática das portas após 20 km/h, para-sol do motorista e passageiro com espelho cortesia, entre outros.

Visual e acabamento: agrega rodas de liga-leve de 16 polegadas.

Tecnologia: traz volante com comandos do computador de bordo e do sistema de som e painel de instrumentos com iluminação Optitron.

Toyota Corolla XEi

Segurança: ganha airbags laterais dianteiros e faróis de neblina.

Conforto: dispõe ainda de sensor crepuscular, piloto automático e retrovisores externos retráteis com repetidores de seta integrados.

Toyota Corolla SE-G

Segurança: passa a dispor de faróis de xênon com regulagem automática de altura e lavador e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Conforto: ganha retrovisor interno antiofuscante eletrocrômico, para-sol do motorista e passageiro com luz, sensor de chuva, limpador do para-brisa com temporizador de velocidade ajustável, entre outros.

Visual e acabamento: inclui bancos revestidos em couro, manopla de câmbio e volante revestidos em couro, maçanetas, grade dianteira, moldura das janelas e moldura da tampa do porta-malas cromadas, acabamento interno em padrão madeira, entre outros.

Tecnologia: traz sistema de som CD player para seis discos integrados no painel com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Toyota Corolla 2010

Valores da gama

Abaixo, você pode ver os preços do Corolla linha 2010 quando ele era comercializado como 0 km pela Toyota entre os anos de 2009 e 2010:

  • Toyota Corolla XLi 1.6 automático 2010: R$ 60.280
  • Toyota Corolla XLi 1.8 manual 2010: R$ 60.980
  • Toyota Corolla XLi 1.8 automático 2010: R$ 65.010
  • Toyota Corolla GLi 1.8 manual 2010: R$ 65.750
  • Toyota Corolla GLi 1.8 automático 2010: R$ 69.760
  • Toyota Corolla XEi 1.8 manual 2010: R$ 69.440
  • Toyota Corolla XEi 1.8 automático 2010: R$ 73.470
  • Toyota Corolla SE-G 1.8 automático 2010: R$ 86.260

Motores 1.6 e 1.8

O Corolla 2010 pode ser encontrado no mercado de usados com motores 1.6 a gasolina e 1.8 flex.

Todavia, o Corolla 1.6 é um pouco mais difícil de ser visto nas garagens e concessionárias, visto que ele foi comercializado em somente uma versão.

No primeiro caso, o 1.6 VVT-i a gasolina tem quatro cilindros em linha e quatro válvulas pro cilindro (16V no total). São 110 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 15 kgfm de torque, entregue a partir de 4.400 giros.

Já no segundo caso, o 1.8 VVT-i segue a mesma concepção, com quatro cilindros e 16 válvulas. Entretanto, um dos diferenciais é o sistema flex.

O 1.8 flex do Toyota rende 132 cavalos de potência com gasolina e 136 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 17,3 kgfm com gasolina e 17,5 kgfm com etanol, ambos a 4.200 rpm.

Neste, há dois tipos de transmissão: manual de cinco marchas e automática de quatro velocidades com Super ECT.

Toyota Corolla 2010

Números de consumo

Veja abaixo as médias de consumo de combustível do Corolla linha 2010, conforme os números aferidos pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem:

Toyota Corolla 1.6 automático

  • Consumo de 9,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina.

Toyota Corolla 1.8 manual

  • Consumo de 6,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 8,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina.

Toyota Corolla 1.8 automático

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 8,6 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada com gasolina.

Informações de desempenho

Conforme os números divulgados pela Toyota, os dados de desempenho do Corolla 2010 na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima são os seguintes:

Toyota Corolla 1.6 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 170 km/h.

Toyota Corolla 1.8 manual

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 204 km/h.

Toyota Corolla 1.8 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h 11,8 em segundos;
  • Velocidade máxima de 186 km/h.

Toyota Corolla 2010

Gastos de manutenção

Por se tratar de um carro que está fora do mercado há mais de 10 anos, o Corolla 2010 já não dispõe mais de revisões a preços tabelados no site da Toyota.

Todavia, como já é sabido, o Toyota Corolla não é um carro que costuma dar muitas dores de cabeça quando o assunto é manutenção. Ele, aliás, tem fama de veículo robusto e parte do seu sucesso deve-se justamente a este quesito.

O motor do carro é resistente e tem baixa manutenção. Um dos destaques do propulsor é o sistema de comando por corrente, no lugar de correia dentada. Sendo assim, caso a manutenção seja feita de forma correta e periodicamente, o proprietário não terá muitos problemas com a corrente de comando, não sendo necessário substitui-la durante toda a vida útil do propulsor.

Abaixo, você pode conferir o preço médio dos principais componentes que devem ser substituídos na manutenção preventiva:

  • Jogo de velas de ignição de iridium: R$ 250
  • Fluido de freio – kit com 2 de 500 ml cada: R$ 42
  • Kit de discos e pastilhas de freio dianteiros e traseiros: R$ 630
  • Kit com 5 litros de óleo 5W30 e filtro de óleo: R$ 250
  • Filtro de ar – R$ 30
  • Filtro de combustível – R$ 20

Dados técnicos

Motor 1.6 VVT-i 16V DOHC 1.8 VVT-i 16V DOHC Flex
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.598 1.794
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 10,5:1 10:1
Injeção eletrônica Multiponto Multiponto
Potência máxima 110 cv a 6.000 rpm 132 cv com gasolina e 136 cv com etanol a 6.000 rpm
Torque máximo 15 kgfm a 4.000 rpm 17,3 kgfm com gasolina e 17,5 kgfm com etanol a 4.200 rpm
Transmissão
Tipo Automática de 4 marchas Manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Eletroassistida progressiva Eletroassistida progressiva
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço de 15 polegadas Aço de 15 polegadas ou liga-leve de 16 polegadas
Pneus 195/65 R15 195/65 R15 ou 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.640 4.640
Largura (mm) 1.760 1.760
Altura (mm) 1.480 1.480
Entre eixos (mm) 2.600 2.600
Capacidades
Porta-malas (L) 470 470
Tanque de combustível (L) 60 60
Carga (Kg) 455 455
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.230 1.210 a 1.260
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

Toyota Corolla 2010 – fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.