A CR-V já é uma veterana no nosso mercado, participando da popularização dos SUVs no Brasil, com mecânica robusta, bom espaço interno e a boa reputação da Honda, emplacou 18 mil unidades em 2010. Trouxemos nesse texto tudo sobre ela.
Se você está buscando um SUV por um preço mais acessível, pode ter se deparado com a CR-V, uma 2010 já pode ser encontrada na casa do R$ 50.000,00.
É um carro confortável, deixa a desejar um pouco no desempenho, mas se formos considerar que a proposta do carro é ser um carro de família e ela foi desenvolvida antes da popularização dos motores turbo, podemos dar um desconto, sem contar que o foco do modelo era a segurança, ela trazia até 6 Airbags e teve pontuação 4 no Euro Ncap.
Em 2010 as principais mudanças estéticas foram novos capô, grade frontal e para-choques, uma cor nova, a Polished Metal Metallic, novas grades inferiores e superiores. A versão EXL recebeu maçanetas externas e friso ao redor da grade cromada.
Levando em conta os modelos disponíveis na época nessa faixa de preço, certamente é uma boa opção de carro, se seu foco é espaço e segurança, esse e mais detalhes trouxemos logo abaixo:
Versões
- LX: Nessa versão a tração era dianteira, contava com aribags frontais, alarme, ar quente, ar condicionado, banco e volante com regulagem de altura, computador de bordo, controle de tração, ABS, retrovisor fotocrômico, travas e vidros elétricos, rodas de liga 17” e direção hidráulica.
- EXL: Tinha tração AWD, contava com os mesmos itens de série e opcionais da versão LX, mais teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de portas em couro, controle de som no volante, controle de estabilidade, faróis de neblina 6 airbags, subwoofer e ar condicionado dual-zone.
Motorização
2.0: O motor era um 2.0 16v abastecido somente na gasolina e rendia 150 cv torque de 19,4 kgfm, tem um desempenho bem modesto, apesar da boa potência, promove aceleração de 0 a 100 km/h em 13,7 s e velocidade máxima de 170 km/h.
Transmissão
O câmbio é sempre automático de 5 velocidades, sem defeitos crônicos e com um bom funcionamento para a proposta.
Consumo
O consumo certamente não é um ponto forte da CR-V, afinal o carro tem um motor aspirado e pesa mais de 1500kg, as médias costumam ficar na casa de 8km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Preços
- LX: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00.
- EXL: De R$ 50.000,00 a R$ 57.000,00.
Principais problemas e reclamações
- Suspensão: Os amortecedores apresentam desgaste precoce em alguns casos, causando problemas na suspensão como um todo, a troca deles pode ser um pouco cara então muitos donos negligenciam o que acaba causando um desgaste irregular nos pneus (que não são baratos), verifique bem a suspensão e o estado dos pneus, um lado mais gasto que o outro indica algum problema na suspensão (pode ser apenas alinhamento, mas é bom ficar esperto).
- Caixa de direção: São comuns relatos de barulhos e folga excessiva na direção, uma caixa nova pode custar mais de R$ 5.000,00 na concessionária, então vale a pena o teste.
- Peças de acabamento interno: Algumas peças como porta-copos e suportes costumam quebrar e são caras e difíceis de encontrar, então atenção redobrada com os plásticos do interior.
- Discos de freio: Por ser um carro pesado, os discos de freio costumam sofrer um estresse grande e esquentar, em determinadas situações isso causa o empenamento deles, ao andar com o carro, fique atento a vibrações quando encostar no pedal do freio e faça alguns testes freando mais forte, na rodovia por exemplo.
Ficha técnica
Motorização | |
Combustível | Gasolina |
Potência (cv) | 150 |
Torque (kgf.m) | 19,4 |
Velocidade Máxima (km/h) | 170 |
Tempo 0-100 (s) | 13,7 |
Consumo cidade (km/l) | 8 |
Consumo estrada (km/l) | 10 |
Câmbio | automático de 5 marchas |
Tração | dianteira (AWD na versão EXL) |
Direção | elétrica |
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Suspensão traseira | Independente, braços sobrepostos |
Freios | À disco nas 4 rodas |
Altura (mm) | 1690 |
Largura (mm) | 1820 |
Comprimento (mm) | 4575 |
Peso (Kg) | 1544 |
Tanque (L) | 58 |
Entre eixos (mm) | 2620 |
Porta-Malas (L) | 628 |
Conclusão
A CR-V é um carro ótimo para a sua proposta, é espaçosa, segura e robusta.
Porém tem um desempenho fraco e consumo relativamente elevado (apesar de não ser horrível pela época e categoria), resumindo, é um carro de família, sem mais, se é isso que está procurando, vá sem medo de errar.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!