Governamental/Legal

Faixa de pedestre com fundo vermelho?

faixa-de-pedestres-vermelha Faixa de pedestre com fundo vermelho?

A faixa de pedestres, que segundo o Código de Trânsito Brasileiro “regulamenta o local da travessia de pedestres”, é onde o transeunte deveria ter a prioridade de passagem sobre qualquer outro veículo, exceto em casos onde há sinalização com semáforos. Dessas coisas a maioria de nós já sabe, mas quais efeitos que uma simples mudança de cor nesse tipo de sinalização pode provocar? Confira abaixo.



Em algumas cidades do Brasil, as autoridades de trânsito locais estão implantando essa mudança, alegando que a cor vermelha chama mais atenção do motorista e do pedestre para a necessidade de utilização da faixa. Por um lado isso pode estar certo, afinal, nós motoristas e motociclistas estamos condicionados a sempre que vermos a cor vermelho associar essa cor à ordem de parar ou pelo menos seguir com mais cuidado, mas esse tipo de mudança, mesmo que pequena, deveria ser feita com todo o cuidado, o que aparentemente não está havendo.

Todo o motociclista sabe que em dias de chuva, andar sobre as faixas no asfalto é um convite a ter uma aproximação não muito afetiva com o chão, então, sempre que possível ele passa no ponto onde não há pintura. Mas como nesse tipo de faixa não tem esse “ponto seguro” pra passar, então só resta ao motociclista rezar pra que não tenha nenhum desnível na faixa, porque se houver a queda é bem provável.

Não só motociclistas são prejudicados com as faixas vermelhas, os próprios pedestres também podem escorregar facilmente num dia de chuva, por causa da tinta de baixa aderência que normalmente é usada nas sinalizações verticais.

Há também a questão legal sobre isso, e nisso o Código de Trânsito Brasileiro já é bem claro quando fala sobre as cores da sinalização horizontal, elas são cinco, mas vamos separar apenas as que nos interessam:

– Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

– Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

Não há lugar algum que mencione que faixas de pedestres também podem ser vermelhas o mais próximo disso são as ciclovias, essas sim deveriam ter esse tipo de sinalização. Ou seja, por não estar na lei, as cidades que usam as faixas vermelhas podem ser punidas..

Em 2009 o Ministério Público de São Paulo pediu explicações à Prefeitura de Diadema sobre o porquê de desrespeitar a legislação federal, mas provavelmente não foi tomada nenhuma ação, pois algumas cidades ainda estão implantando essas faixas.

Esse pode parecer um motivo pequeno para fazer um texto, mas as cidades que aderiram às faixas vermelhas, no lugar de fazer experiências pavlovianas ilegais com motoristas poderiam gastar melhor o dinheiro público em campanhas de conscientização e fiscalização sobre o uso de faixas de pedestres. Ou, se continuar assim, que pelo menos usem tintas de melhor qualidade.

Por Marcos Lima Silva

  • ALEZAO2

    realmente asfalto todo pintado prejudica a aderência dos motociclistas

    mas nunca me deparei com pedestres enfrentando dificuldades em atravessar neste tipo de faixa nos dias de chuva

    • iurirx7

      bem que podiam dar um jeito de mudar a tinta e o legalizar isso.
      Se depender de campanhas de conscientização…

      • evtdesign

        Eu acho que o mais sensato, seria desenvolver o 'piche' (o tal do asfalto) com corante, seja na cor branca ou vermelha.
        Depois disso, é só fazer raspagem com ranhuras no local destinado a faixa de pedestres e preencher com o 'piche' colorido.
        Assim teríamos faixas de pedestres bem sinalizadas e seguras para qualquer usuário.

        • Detran

          É só "desenvolver". Que fácil!

    • Romulo_Max

      Manaus aderiu esse tipo de faixa de pedestre… se por um lado é bom pq os motoristas passaram à respeitar e parar com maior frequencia pras pessoas atravessarem. `Por outro… aquilo escorrega mto qnd tá molhado, é mto escorregadio até pro pedestre. Falo isso por experiência propria, em frente ao meu trabalho tem uma faixa dessas e como a rua é larga, com 4 faixas de cada lado, fica mto facil de vc escorregar, ainda mais se tentar atravessar com uma certa pressa, eu mesmo já dei umas belas escorregadas.
      Acho que isso tbm é uma questão de bom senso, acho valida essa pintura em locais de travessia, onde não exista sinal, mas aqui eles pintaram todas as faixas desse jeito, inclusive em curvas, locais onde já existe semaforo e fiscalização eletrônica. Algo desnecessario. Sem falar que como aqui chove mto quase todo mês a pintura precisa ser retocada

      • ro_dp

        Muitas pessoas qdo querem proporcionar maior aderência usam "areia" logo depois de aplicada a tinta, qdo ela ainda esta úmida…faz-se assim: Pinta-se o local demarcado, depois se "polvilha" areia por cima, espera até esta seca a ponto de poder haver contato e pinta-se novamente, dando cor às areas onde ficou com um tom claro por conta da areia. Isso é usado em subidas de rampas muito íngremes como em entradas de estacionamentos elevados ou subterrâneos, proporcionando uma aderência maior na chuva.

    • Herbet23

      Ao invés de branco… porque não pintá-las de AMARELO? Pronto! Aí não precisa pintar a pista inteira!!

    • ThiagoLMC

      Na minha cidade tem essas faixas, que são EXCELENTES para os pedestres.

      Em alguns locais é feito grandes lombadas (e em cima delas essa faixa) que acho ÓTIMO, pois é somente nessas lombadas que os motoristas respeitam os pedestres, alem de diminuir a velocidade do veículo.
      Essas lombadas que mencionei, são feitas de blocos de concreto(aqueles redondos), e o carro não escorrega.

      Quanto ao momento em que o carro passa em cima de uma faixa cuja tanta tinta faz ficar liza, isso pode ser fácil de ser resolvido realizando ranhuras na faixa…isso vai fazer com que o carro não escorregue, nem os pedestres. simples! Só falta o governo aderir, e aí é que é o problema. :x

      • ro_dp

        Vi muitas dessas lombadas largas com faixa de pedestre encima no Paraná (Umuarama). Acho a idéia muito boa, não tem como os carros passarem rápido como em lombadas do tipo "tartaruga". Mas acho complicado pelo seguinte motivo, se vc estiver com um carro importado, q seja muito baixo, vai começar a ficar chato, uma Ferrari por exemplo, não passa nessas lombadas, pra ser sincero ela não foi feita pra passar em nenhuma, mas essas largas exigem mais manobras.

      • RSM

        Vai ter muito salto alto preso nas ranhuras kkkkkk

        • ThiagoLMC

          poe um asfalto com mais pedrinhas.. pra ficar bem aspero então… sei lá… só sei que há muitas formas inteligentes de melhorar essas faixas… hehe

          • pfcmacedo

            Tecnologia e modos de fazer certo existem aos montes, o problema é que no Brasil é tudo feito a "moda boi". Acho que em alguns locais as lombadas largas são validas e faixas vermelhas em outros tambem porem tudo deve ter estudo antes de fazer. Aqui na minha cidade ainda não vi a vermelha porem em frente a todas as escolas eles usam azul nas faixas e causa o mesmo problema das vermelhas

          • evtdesign

            Tá doido? Asfalto com mais pedrinhas, gasta muito mais pneu, e se alguém cair em cima (seja motociclista, ciclista ou até mesmo pedestre) vai machucar bem mais!
            Eu já cai sobre asfalto cheio de pedrinhas (trecho em obra), velho, não só rala sua pele, ARRANCA TECO.

  • andre_0102

    Deve ter sido idéia de algum político querendo aparecer. Está na lei, não há o que discutir..

  • Grizzi

    Gostei da ideia do Vermelho e Branco, só ter materiais que não tirem a "estabilidade" dos pneus quando sobre elas e que sejam refletivas para se tornarem mais visivel ao facho dos farois ….

    • Miguel Osterroht

      Exato, também achei muito boa a idéia, e se não me engano tem bastante em outrso paise, realmente deixa a faixa "mais nobre", tanto o carro respeita mais como o pedestre, que muitas vezes é bem folgado e atravessa em qualquer lugar. É só mudar o tipo de tinta, para ter aderencia. Mas em linha reta, não sei se chega a ser um problemao, mas de qualquer maneira, troquem a tinta. E outra, esse negocio de não estar na legislação, Brasil é muito burocrático, por um lado é uma zona, por outra tenta ser a coisa mais organizada do planeta, e faz uma caca, é burrocracia que não acaba…..

      • evtdesign

        Em linha reta também é problemão sim, tenta relar no freio em cima de uma faixa dessas com uma moto, se ela não escorregar para o lado, no mínimo você vai patinando pra frente anulando sua intenção de ferar, correndo o risco de colidir com algo à sua frente (um cachorro que corre pro meio da rua, por exemplo).
        Eu ja parei na guia, de cara com um poste por conta disso, minha sorte é que estava bem devagar e segurei a moto com os pés. Lembra quando acabava o freio da bike, e o jeito era fritar o chinelo no chão? do mesmo jeito.. ahahaha sorte!

  • danielowner

    Assunto interessante, nunca tinha visto esse assunto sobre esse espectro. O desrespeito pela faixa de pedrestre por parte dos motoristas/motociclista até mesmo os pedestre, é muito comum.

    Algo tem ser feito com certeza, mas de uma coisa eu tenho certeza: Campanha de conscientização não serve para nada, brasileiro só faz uma coisa quando sente no bolso.

    • evtdesign

      Desculpe, mas se o Brasileiro fizesse algo quando sente no bolso, não teríamos 450 milhões arrecadados em multas no prazo de 1 ano em São Paulo e o trânsito ficando pior cada dia.

      E o correto seria campanha de EDUCAÇÃO no trânsito, começando desde a inclusão do tema nas escolas pra pré-formar os futuros motoristas, criar um sistema de auto-escola eficiente, ensinando de verdade como um motorista dirigir NO TRÂNSITO e não só como engatar as marchas e andar pra frente e para trás, aumentar a quantidade de profissionais do transito voltados para a melhoria e educação (Santo andré tem 14 agentes de transito para controlar o tráfego e 48 só pra multar!) e a fiscalização deve ser feita presencialmente, seja por uma polícia específica para trânsito ou por agentes especialistas em educação no trânsito e não só para trabalhar para a industria da multa (aqui no ABC tem 3 multas a cada 2 minutos, adianta?).

      O problema do povo brasileiro é ver aquele bando de inútil fazendo o que quer nos governos, e daí então fazer igual nas ruas, com o pensamento: "afinal, se eles que estão no poder e deveriam ser exemplos, não respeitam nada, por que eu tenho que respeitar?"

      É bem por aí..

  • brenosasouza

    Sou de Itajubá, aqui no sul de Minas, e algumas faixas no centro da cidade e em pontos mais importantes foram pintadas assim, de vermelho. Achei bem interessante! chama mais atenção dos motoristas. Agora… nunca tive problemas pra atravessar em dias de chuva, mas sobre as motos já nao sei dizer! Mas acho a ideia bem legal!

  • BLS

    Tudo é válido para melhorar a segurança de todos, o fato da tinta ser escorregadia em dias de chuva é uma questão de encontrar uma tinta melhor. Mas parabéns, que continuem procurando melhorias.

  • johnsecret

    No brasil as faixas vermelhas são fundamentais, este tipo de iniciativa com certeza traria mais segurança ao pedestre e até mesmo faria com que o motorista respeitasse a faixa, pois sejam justos, motorista que vê pedestre parado na faixa, pelo menos aqui em são paulo, quer que ele nunca consiga atravessar a rua (ou que não tenha que parar para ele passar), não dando passagem e ainda ofendendo se algum pedestre tenta cumprir seu direito.

  • Armando_Perez

    eu achei a idéia interessante, eu acredito que toda tentativas para melhorar a segurança é válida, pois realmente a faixa com fundo vermelho chama mais atenção. Agora o que eu fico indignado nesse país é que quando aparece uma forma de tentar melhorar as coisas, aparecem órgãos ou pessoas reclamando de tais atitudes, como o caso do MP, porque ele não vai se preocupar em notificar a prefeitura por não manter em bom estado de conservação, o asfalto, as faixas de rolamento, os sinais de transito, as calçadas, a acessibilidade das pessoas com alguma deficiencia, as lombadas feitas de formas irregulares, a padronização dos sinais entre outras, exigir das autoridades que sejam feitos trabalhos de conscientização e punição para os infratores, pois é só dessa forma que melhorará as coisas. porque complicar as coisas só pelo fato de ter sido pintado de vermelho? porque em vez de perder tempo em argumentar sobre uma atitude dessas o MP não apresenta então uma outra solução que seria mais viavel? (por ex. deixar algumas partes sem pintar para os motociclistas passarem?)

    • pfcmacedo

      é verdade, ao inves de chegar e punir deveriam procurar as prefeituras pra fazer juntos estudos de como melhorar a ideia e ai sim aplicar no resto do pais. Punir uma ideias de melhorar a segurança é incentivar as prefeituras a não fazer nada

  • franklinsa

    Acho que isso deve estar sendo feito em carater experimental, como as novas faixas q estão sendo implantadas em Brasília, seguindo modelo Londrino: http://maisbrasilia.com/mb2011/noticias/conteudo/

    Dependendo dos resultados , depois o CONTRAN pode normatizar e regulamentar (até pra se utilizar uma tinta mais adequada).

    • bittcorp

      Uma coisa boa do trânsito de Brasília é que a maioria respeita as faixas de pedestres…
      Até achei estranho os carros pararem para eu atravessar a rua sem ter semáforo. :)

      • RSM

        Pelo menos têm uma coisa boa em brasília. mas isso é porque lá é ensinado o respeito a faixa na escola desde pequenino. Lógico que há interesses por trás disso, com tanta gente rica morando por lá e político a perder de vista, os ricaços e ladrões não querem morrer atropelados hehe. senão seria aplicado a mesma educação no país inteiro e não somente lá.

  • bernardomm

    já não consigo compreender porque as leis no brasil nao se atualizam.
    se depender do governo , será tudo igual para sempre… as coisas mudam com o tempo pow..

  • davi_auto

    Ainda não vi essas faixas, mais acho uma boa ideia e não deve dificultar tanto os pedestres e motociclistas.

  • Eddu13

    Não precisa pintar de vermelho, o motorista de longe consegue identificar uma faixa de pedestre. O problema é o desrespeito.

    • brucampa

      e se esse motorista que desrespeita todo mundo for viajar "pra fora" vai achar lindo as pessoas parando pra ele passar na calçada e falar "nossa no brasil poderia ser assim né!" e quando voltar pra ca ele nao vai nem lembrar de parar pra um pedestre!!!!!!

  • gabrielthw

    Aqui em Porto Alegre, eles pintaram algumas faixas próximas aos estádios da dupla GRE-NAL nas cores do time.

  • MatheusFR94

    quimicamente falando… será que é dificil produzir tinta vermelha que não prejudique a aderencia do piso?

  • german&chinesehater

    Cara acho certos pontos válidos, mas no geral essa faixa de fundo vermelho ajudou muuuito a diminuir o número de atropelamentos em Manaus.
    Trabalho na SEMINF, secretaria municipal de infraestrutura de manaus que junto com o Manaustrans decide o posicionamento das faixas, e o numero de atropelamentos caiu numa taxa de 5:1 desde que o fundo foi implantado, mais motoristas dão a vez ao pedestre e mais pedestres atravessam na faixa, isso aos poucos mudou a rotina e a educação no trânsito do povo Manauara que ao meu ver era um dos mais mal educados no trânsito, e quanto a valores há uma diferença pequena de uma faixa sem o fundo e com o fundo. acho a matéria um tanto exagerada e superdimensionada, afinal não foram registrados NENHUM acidente de moto por causa da faixa, e creio que a 60km/h será quase impossível ter uma acidente, mas se o motociclista quiser dar uma de valentino rossi nem precisa de fundo vermelho pra levar uma bela de uma queda. no geral a tinta tem baixa resitencia ao tempo e realmente é escorregadia, mas é barata, talvez com avanços tecnologicos seja desenvolvida uma tinta antiderrapante por um preço módico.

    • RSM

      Já que vc tá dentro. Fica a dica, ao invés de pintar as faixas de vermelho, utilize piso de cimento vermelho (igual aqueles de praça) Pelo menos assim vai gastar bem menos tinta, fica mais seguro e só faz o serviço uma vez.

      • german&chinesehater

        Os prototipos de faixa de pedestres com pavers(pigmentados, nunca irão perder a cor) já foi implantada na ponta negra, inclusive eu que acompanhei a obra perto do chafariz, estamos adquirindo know-how e esperando os resultados de durabilidade.
        fica a dica, leia o jornal ;)

        • RSM

          É os pavers mesmo que tava falando só que não sabia o nome disso. é usado em alguns lugares aqui do rio como na ilha do governador por exemplo no entorno do detran de lá é as ruas todas assim. E que joral que vou ler não sou de manaus… sou carioxaba kkkk

          • german&chinesehater

            Ah bom, achei que fosse de Manaus, tem um usuario que usa 3 letras em sigla como usuario que é aqui de manaus :D Achei que fosse vc ^^ malz ae

  • felpsarantes

    Aqui em Uberlândia muitas faixas de pedestre estão sendo feitas de forma elevada, no nível da calçada. Isso obriga o motorista a reduzir a velocidade, e eu percebo que onde elas existem há um respeito maior.

    Agora, a cidade tem um projeto de revitalização do hipercentro, com redução das faixas de rolagem para veículos, faixa exclusiva de ônibus, alargamento de calçadas, construção de ciclovias, redução de faixas de estacionamento e construção de ciclovias, com possibilidade de aluguel, onde o cidadão poderá ir ao centro da cidade de ônibus, ou parar o carro no entorno, e fazer suas tarefas no centro de bicicleta. Isso tudo visando encorajar o cidadão a utilizar o transporte coletivo pelo menos para ir ao centro da cidade.

    Neste projeto todas as faixas de pedestres serão do tipo platô (elevadas) em nível com as calçadas…

  • Fredxyz

    o termo correto é sinalizacao horizontal e nao vertical.

  • Vichhh… falando em escorregar, imaginem o mico, pior, o King Kong de escorregar e desabar na frente de uma platéia esperando o sinal abrir… pior é se alguém frear em cima do sinal, se invadir a faixa vai derrapar direto para o meio do cruzamento, aí não vai ser engraçado…

    Putz, sem querer ser ranheta, mas se com apenas uma cor elas já vivem apagadas, imagino com duas, vai ser lindo: três meses pintadas e cinco anos aquele mosaico de restos de tinta branca e vermelha descascados…

  • GustavoMiguez

    Vi que duas das fotos são de Vitória/ES, cidade na qual resido.
    Essa pintura somente foi feita nos cruzamentos que a Prefeitura considerou mais perigosos, com grande chances de acidente.
    O maior problema é o relato acima mesmo com os motociclistas, pois já vi vários "sambando"quando freiam na faixa. Quanto aos pedestres é escorregadia mesmo, mas nada que seja a ser preocupante.
    O ideal seria utilizar uma tinta menos emborrachada (essa tinta é bem grossa e cria ate um pequeno degrau (algo que carros e motos nao percebem andando) e uma tinta própria, que a industria de tinta certamente deve possuir.

    No começo falava que essas faixas eram propaganda do PT (pq em Vitoria foi o prefeito do PT que fez), mas hoje acho válido. Mas o mais importante é conscientizar a populaçao e multar.

    Pelo menos em Vitoria os motoristas, em geral, estao respeitando as faixas.

  • johanng84

    Eu acho que a idéia é válida porém deveriam mudar algumas coisas no que diz respeito a localização das faixas de pedestres!
    Digo isso pq geralmente elas estão localizadas no fim de uma rua no cruzamento sem sinalização. E para podemos atravessar ou fazer uma curva, precisamos estar em cima da faixa de pedestres para podermos ver se tem movimentação ou não e realizar a passagem direito evitando acidentes! Então acho que ao invés de ficar pintando as faixas com vermelho (nada contra acho válido, mas existem outras prioridades como essa para evitar acidentes e xingamentos) eles deviam rever algumas coisas!

  • Delson_Silva

    Brasília não precisa dessas invenções não … aqui nós motoristas respeitamos a faixa até se ela for pintada de rosa!!! É simples: pedestre deu o sinal nós damos passagem! Muitas faixas de pedestre aqui já sem semáforo exclusivo … mas deveriam aumentar o número de passarelas e passagens subterrâneas e diminuir o número de faxias e semáforos para agilizar o lado do motorista também né!

  • ccn1410

    Não tinha conhecimento dessas faixas, mas logo que vi na foto me chamou muito a atenção, mas se tem esses problemas de escorregar, imaginem a dificuldade de uma pessoa idosa para atravessar a rua.
    Gostei e penso que seja melhor que as tradicionais pretas, mas antes é preciso encontrar um tipo de tinta que não seja escorregadia.

  • CanalhaRS

    Não adianta gastar dinheiro com campanhas de conscientização. Brasileiro não vê o trânsito como algo coletivo. Cada um quer se impor do seu jeito, pelas mais diversas desculpas esfarrapadas. Sempre querendo levar vantagem sobre o outro.

    Isso é cultural e só muda com uma formação adequada do cidadão, passando pelas noções básicas na infância, pela rigidez na hora de tirar a habilitação, pela legislação dura com os infratores e modernização dos deslocamentos nas grandes cidades, com transporte coletivo eficiente e farto.

    É um trabalho de 10 ou 15 anos para começar a dar resultados. Mas pelo visto nenhum dos governantes que passaram estavam interessados nisso.

  • Diens_mg

    Na minha cidade aqui no interior de minas, já tem 2 anos que estas faixas são utilizadas, nunca vi nenhum problema, ao contrário, é muito mais visível, os motoristas param mais para os pedestres, e nunca percebi essa dificuldade em dias de chuva não, afinal nós motoristas também somos pedrstres, e mesmo quando estou de moto (as vezes prefiro pra ir ao trabalho) também não vejo nada de anormal…

    Aqui está mas que aprovado essas cores de faixa… e quando estão recem pintadas ainda deixam a cidade mais bonita…

  • Maxtremus

    Eu concordo e acho uma boa isso, mas claro, isso vai dificultar pra alguns motociclistas trancarem os outros…

  • roddepaula

    Eu sei q o assunto é serio…mas nesse trecho do texto " Todo o motociclista sabe que em dias de chuva, andar sobre as faixas no asfalto é um convite a ter uma aproximação não muito afetiva com o chão" , eu ri mto!!!! kkkkkkkkkkkk

  • Cil

    Gostei. Qualquer lugar para indicar ao pedestre onde ele anda. O problema é que sempre tem um gaiato, leia-se a justiça, para suspender muitas coisas inerentes ao trânsito.

    1º) Um motorista não pode ser obrigado a fazer o teste do bafômetro, mesmo que ele esteja claramente embriagada.
    2º) Acabei de ver que algum órgão da justiça de Banania quer que sejam feitos testes clínicos em motoristas "supostamente" embriagados, porque só o bafômetro não basta. Querem complicar o que é simples. Não importa que cada fulano reaja de forma diferente ao álcool. Esse é o tipo de caso, onde você nivela por baixo. Ainda que algumas pessoas tolerem uma maior quantidade de álcool, alguns vão tolerar menos… e exatamente estas últimas que vão causar um problema.

    Mas, como dizia o poeta, em Banania em se plantando tudo vira pizza!

    • ccn1410

      Eu tinha o hábito de beber um cálice de vinho no almoço porque é saudável. Essa quantia equivale praticamente a um dedal daqueles usado por costureiras, mas tive que parar porque é proibido beber quando se dirige. Mas é estranho que os bares e restaurantes estão lotados de motoristas que bebem e nada acontece. Todos conhecem quem são os motoristas bebedores de uma pequena cidade, menos quem deveria saber.

  • Mak73

    A melhor faixa de pedestre é a faixa elevada,em simples palavras é uma lombada achatada de uns 3 metros.
    O motorista é obrigado a diminuir a velocidade na marra! http://www.peixotoonline.com.br/img_not/FAIXAPEDE

  • lndnfsu2

    acho legal!

    ate hj so tinha visto faixas vermelhas em ciclovias

  • joaofnf

    muito bom o texto, mas a sinaçização a qual vc se refere no quarto parágrafo e horizontal e não vertical, mas nada que estrague a qualidade de seu texto, afinal errar é humano! Parabéns.

  • RSM

    Ao invés de pintar, deveria usar calçado de cimento, ou então um platô com o desnível pintado em amarelo. é bem mais eficaz, duradouro e vai exigir menos reparação.

  • rcchicoli

    Colocaram essa faixa vermelha em Osasco (grande sp) também… Uma vez não consegui freiar em cima dela, bati na trazeira de um carro… foi batida leve, mas se fosse uma faixa normal, com certeza não teria acontecido!

  • Nickfrancebresil

    O Governo brasileiro , so se preocupa em ferrar a galera , agora investimento , para o desenvolvimento do pais, que e bom , nada

  • mal_silva

    Obrigado pelos comentários positivos sobre esse texto. Gostei bastante do retorno nos comentários, tanto dos que concordaram, quanto dos que discordaram.

    Algo que não deixei claro (por falha minha) é que não sou contra essa medida em si, mas sim com a forma que estão fazendo isso.

    Como o pessoal já falou, essa é até uma boa ideia, mas a execução deve ser adequada para que essa faixa realmente tenha o efeito desejado nos motoristas, o que não acontece na maioria dos casos. Não é só por causa de uma faixa que o comportamento dos motoristas mudará.

    Apenas pintar faixas assim, pode diminuir o número de acidentes no início, mas caso não seja feito mais nada sobre isso, como as campanhas, desde aquelas de conscientização até aquelas que doem no bolso, essa medida tem o risco de ser apenas paliativa, com os motoristas voltando à mesma taxa de desrespeito de antes de pintarem as faixas. E com o agravante de deixarem as faixas escorregadias como legado. Um exemplo recente disso é a lei seca, que apesar da grande diminuição de acidentes no começo, hoje em dia muitos dos motoristas bebem e dirigem da mesma forma que antes. Claro que serviu pra criar uma lembrança na cabeça de boa parte das pessoas, o que é já é um progresso.

    Pra tomar nota, em Manaus, o diretor do órgão responsável pelo trânsito já entrou com um pedido junto ao Contran para que essas faixas sejam regularizadas. Espero que mencionem que a sinalização deve ser feita com uma tinta mais aderente, para evitar maiores transtornos.

    • pfcmacedo

      Acho que toda medida é valida e o legado é muito grande, aqui em niteroi-rj temos lei seca até hoje e ela fez o habito dos motoristas mudar e muito, muitos bares foram abertos perto de onde as pessoas moram, para irem a pé, o sistema de taxi melhorou e está trabalhando para ganhar com isso e muitos motorista deixaram de beber ao dirigir mesmo não tendo lei seca. Muita coisa é questão de habito, se você cria o habito de não parar na faixa (mesmo que crie obrigado) com o tempo fica no automatico. Eu por muitas vezes atravesso fora de faixa e de uns tempos pra ca tenho tentado corrigir esse habito ruim (pq como motorista seu que atrapalha o transito), me forço a atravessar na faixa todas as vezes porem depois de um tempo isso será tão corriqueiro que nem perceberei e é isso que deve ficar. As vezes as medidas só tem de ter estudo e saber que um mes não muda mas quem sabe depois de anos não poderemos tirar a faixa que todos vão respeitar o espaço.Isso vale para motoristas e pedrestes pois o transito não é só responsabilidade de quem tem carro como muitos acham.

  • VictorBusnello

    Acho a ideia válida, mas como já falaram, apenas pintar a faixa de pedestres não vai dar muito resultado, o que precisa realmente é melhorar a educação brasileira em relação ao trânsito.

  • FAlniezi

    Acho a ideia ridícula! Em dia de chuva quando estou a pé, já atravesso fora da faixa convencional, para evitar quedas, esta daí então…
    Na cidade vizinha aqui(Americana) tem, e eu particularmente não vejo benefícios nela, no começo quando via a faixa, freava bruscamente, achando que era algum tipo de "calombo", é esquisito, "tosco, enquanto faixa de pedestre branca eu sempre paro.

  • coelhho

    Num dia de chuva, já tomei um escorregão lindo na faixa de pedestres, rs

    Imagina com tudo pintado, tá propenso a cair já

  • viturc

    Aqui em Vitória, local da Primeira Foto, foi até matéria de jornal pelo grande número de pedestres sofrerem dificuldades e escorregar ao passar pela faixa. Em algumas regiões do centro haviam mais faixas assim. Para não correr riscos eu atravessava fora da faixa… tempos depois as partes em vermelho foram removidas e pintadas novamente com tinta comum, que não desliza quando molhada.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend