Fiat Hatches Populares Volkswagen

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

O Fiat Palio e o Volkswagen Gol sempre travaram disputas acirradas no mercado brasileiro. Na linha 2010, a disputa ficou ainda mais “quente”. Isso porque o Palio ELX recebeu uma dianteira reestilizada (herdada do Siena) e uma gama de motores atualizada.


Tal estratégia foi encontrada pela Fiat para diminuir a vantagem do Gol frente ao Palio, visto que o modelo da Volkswagen vinha vendendo mais que o compacto italiano. Então, nada melhor que um tapinha aqui, outra mudança ali, para voltar a atrair os olhares dos consumidores.

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6 – visual e conforto

A nova linha do Fiat Palio estreou com um visual mais moderno. Os faróis ficaram mais angulosos, deixando a frente com um aspecto mais agradável. Todavia, a a traseira da carroceria seguiu com aquele aspecto bastante estranho, que fora corrigida somente na nova geração do Palio (o Novo Palio, lançado em 2011).

Por outro lado, o Volkswagen Gol ainda seguiu se destacando frente ao modelo da Fiat. Afinal, ele ganhou em 2008 sua quinta geração, que despertava os olhares nas ruas e não precisava abusar dos cromados (como no Palio) ou outros artifícios para ser um carro elegante.

A geração do Palio é a mesma lançada em 1996, mas com as devidas mudanças pontuais para seguir alinhado com o mercado.

O Gol é fruto de um projeto mais novo e dá a impressão de ser um modelo superior, pelo menos na frente da carroceria. Atrás, voltamos para a realidade: ele é um popular.

Então, vamos a algumas comparações entre Palio e Gol. O modelo italiano ganhou farol de dupla parábola, mas o Gol também tem. Além disso, o acabamento interno traz uma qualidade parecida em ambos, com uma pequena diferença no Palio por contar com uma maior área de tecido nas portas.

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

O desenho da cabine do Volkswagen Gol é mais moderno que o do Fiat Palio. Para se ter uma ideia, devido ao projeto mais antigo, as saídas de ar centrais do Fiat ficam numa posição bastante baixa, podendo até gelar a mão do motorista durante uma troca de marcha.

No caso do Gol, os comandos estão mais à mão.

A cabine do Gol também é um pouco mais espaçosa, devido ao entre-eixos ligeiramente maior. Todavia, você não sentirá grandes diferenças.

É importante citar também que o Palio é mais bem equipado. Ele sai de fábrica com recursos como direção hidráulica, encosto de cabeça para os três ocupantes do banco traseiro, computador de bordo, entre outros. Airbag duplo e freios ABS são ofertados como opcionais em ambos os modelos.

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6 – motor e desempenho

Se tratando de motor, o Palio com seu 1.4 Fire ganhou alguns cavalos, chegando a 86 cv de potência, mas mesmo assim é pouco para conseguir acompanhar o Gol, que tem 104 cv no seu 1.6 8V.

Acha que potência não importa, e que o importante mesmo é torque? Pois bem: o Palio tem 12,5 kgfm e o Gol, 15,6 kgfm. Ou seja, uma clara vantagem do Volkswagen frente ao Fiat.

Em ambos os casos, o motor está associado a um câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.

Por conta disso, o Volkswagen Gol entrega um desempenho mais satisfatório. Ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge velocidade máxima de 176 km/h. Por outro lado, o Fiat Palio cumpre a mesma prova em 13,4 segundos e tem velocidade limitada a 157 km/h.

Dá para dizer que o Volkswagen Golf mais “reserva” de potência. Essa reserva contribui no momento de uma ultrapassagem. Além disso, o Gol sofre um pouco menos quando o ar-condicionado está ligado, já que neste caso o sistema rouba um pouco menos de potência do motor.

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

Só que cavalo que anda, bebe. O Palio é mais econômico que o Gol. Ele consegue entregar consumo de 11,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol, enquanto o Gol faz 9,9 km/l nas mesmas condições.

Além disso, o Volkswagen Gol vence o Fiat Palio pela suspensão mais bem calibrada e também pelo câmbio com engates mais macios e precisos, uma característica dos carros da marca alemã.

Por outro lado, a suspensão do Palio tem um acerto um pouco mais suave, o que contribui para o conforto. Entretanto, como a do Gol é mais bem calibrada, o Volkswagen agrada no quesito condução.

O comparativo não foi feito entre Palio ELX 1.8, que é bem mais potente que o Gol 1.6 por causa da faixa de preço. O Gol 1.6 tem preço inicial de 31.150 reais, e o Palio ELX 1.4 custa 32.940, ou seja, já é quase 2.000 reais mais caro.

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6, quem é melhor?

Fiat Palio ELX 1.4 e Volkswagen Gol 1.6 – qual comprar?

Sem dúvidas, o Volkswagen Gol parece se posicionar como uma opção mais bem acertada que o Fiat Palio. Ele entrega mais conforto, motor mais potente e um projeto mais moderno como um todo. Vale ressaltar que ele ainda continua sendo produzido, enquanto o Palio já deixou de ser produzido.

Entretanto, se você busca por um popular mais bem equipado, o Palio é melhor. Vai dos seus gostos e necessidades.

[Fonte: Revista Auto Esporte]

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email