No início de 2018, a Ford apresentou uma versão especial do seu famoso utilitário esportivo. Trata-se do Ecosport Storm, uma edição diferenciada feita especialmente para o mercado brasileiro.
O Ecosport Storm estreou com atributos exclusivos para a versão. Logo de cara, chama a atenção a identificação da versão na grade dianteira, nas laterais e na capa protetora do estepe.
A cor batizada de Marrom Trancoso é exclusiva do modelo, mas o consumidor pode escolher por outras mais discretas, como preto, branco, prata ou cinza.
Quando apresentado, o Ecosport com visual mais invocado e aventureiro estava com preço de lançamento de R$ 99.990. Após alguns ajustes, o modelo ainda estava disponível por R$ 106.940, no começo de 2020.
Até o final da sua vida, em 2021, o Ford Ecosport Storm foi o topo de linha da família de SUV. Ele roubou o lugar do Titanium 2.0 automático.
O Ecosport Storm ainda tem como destaque tração 4WD inteligente, câmbio automático de seis velocidades e outros diferenciais em conectividade e segurança.
Confira abaixo todos os principais detalhes do modelo:
Detalhes específicos dessa versão
O Ford Ecosport Storm tem design ousado. Os adesivos na cor preta (que estão em várias partes do carro) podem gerar estranheza no primeiro olhar, mas reforçam sua personalidade.
O grande destaque da versão é a grade frontal com o nome “Storm” em relevo bem grande. O utilitário esportivo ainda traz faróis de xênon com máscara negra e rodas de 17 de polegadas para completar a diferenciação.
O Storm é um Ecosport mais “encorpado”. A Ford ampliou um pouco as medidas para deixá-lo “invocado”. O modelo tem 4.357 mm de comprimento, 1.785 mm de largura, 1693 mm de altura e 2521 de distância entre-eixos.
As rodas de 17 polegadas também foram modificadas para ampliar a musculatura do carro: elas receberam acabamento prata Magnetic e estão posicionadas para fora da carroceria.
Na parte traseira, mais especificamente na tampa do porta-malas, está o estepe, com a capa protetora na cor do veículo e relevo “Storm”. Lembrando que a localização do estepe gerou algumas polêmicas, dividindo opinião dos consumidores.
O item onde está acaba ampliando o comprimento do veículo e, em algumas situações, pode ser prejudicial na hora de estacionar, por exemplo.
Por falar em porta-malas, a abertura dele é lateral, o que é interesse e acaba sendo outro diferencial se comparado com os concorrentes. Podemos dizer que a abertura lateral acaba se tornando mais prática no dia a dia. No entanto, ocupa muito espaço, gerando problema para abrir em espaços apertados.
Com relação à capacidade, o bagageiro do Ford Ecosport Storm é bem pequeno. Ao todo, são 356 litros.
Já no interior, o Storm agrada por ter bons materiais, detalhes exclusivos e conectividade.
No geral, o acabamento interno é de qualidade; o painel é feito de plástico, porém o SUV traz alguns elementos semelhantes a couro, presentes na porta, por exemplo. Já os assentos e o volante são revestidos em couro.
A Ford trabalhou com apliques “alaranjados” que dão um toque final na cabine. Esse detalhe está presente nas portas, em volta do câmbio passando pelos botões do ar-condicionado e também na região da central multimídia. Além disso, bancos e tetos foram escurecidos.
Em conectividade, o Ford Ecosport Storm traz central multimídia Sync 3 de oito polegadas sensível ao toque. Além de ser a maior da categoria, esse sistema de informação e entretenimento possui boa resolução e é fácil de navegar.
Outro recurso muito interesse são as funções que ajudam o motorista do SUV, especialmente durante as viagens.
Essa central tem funções de alimentação, viagem, finanças, compras, entretenimento, saúde, comunidade, recreação e esporte, serviços domésticos e automóvel.
Por exemplo, no menu “alimentação”, o motorista ou passageiro pode procurar uma lista de sorveterias pela região.
O utilitário esportivo ainda vem equipamento com câmera de ré, conectividade com os sistemas CarPlay (Apple) e Android Auto (Google), assistência de emergência, acendimento automático dos faróis, chave com sensor de presença e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Em segurança, o SUV é comercializado com luzes de rodagem diurnas em LED, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista), sensor de estacionamento traseiro, sistema anti-capotamento, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, aviso de utilização do cinto de segurança (disponível para o motorista e passageiro), além de acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca e controle eletrônico de estabilidade e tração.
Para quem gosta de porta-objetos, vai se dar bem, pois o Ford Ecosport Storm conta com vários, inclusive para guardar a chave do carro. Espaço para colocar garrafas também não falta; são mais de dez.
Para quem vai atrás, todos os passageiros ganham encosto de cabeça e cinto de três pontos. No entanto, acaba não sobrando muito espaço, ainda mais para as pernas.
Equipamentos de série
Confira abaixo todos os itens de segurança, conforto, visual e acabamento, e tecnologia que estão presentes no Ford Ecosport Storm:
Segurança: sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista), abertura e fechamento global das portas e vidros, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, AdvanceTrac – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), alarme anti furto, alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem, assistente de partida em rampa, aviso de utilização do cinto de segurança, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, faróis com temporizador (Follow me Home), faróis de xênon, farol de neblina dianteiro, Freios ABS com EBD, sistema ISOFIX, luz elevada de freio (Brake-light), luzes de rodagem diurnas (LED), retrovisores externos com indicador de direção, retrovisores externos com ajuste elétrico e espelho de dupla curvatura, sensor de estacionamento traseiro, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, sistema anti-capotamento, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, trava elétrica das portas e travamento automático das portas.
Conforto: ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade do volante, ar-condicionado automático e digital, assoalho inteligente do porta malas, aviso de portas abertas, bancos em revestimento premium, banco traseiro rebatível e bipartido, aviso dos faróis acesos, console central com porta objetos e descansa braço, bolso porta-revistas atrás do banco do passageiro, console de teto com porta óculos, desembaçador do vidro traseiro e dianteiro, luz de cortesia, para-sol com espelho de cortesia, painel soft touch (toque macio), porta luvas climatizado, porta-malas com abertura elétrica , tapetes em borracha, vidros elétricos e volante revestido em couro.
Visual e acabamento: faróis com projetor e acabamento escurecido, grade dianteira personalizada “Strom”, bagageiro de teto com barras transversais, capa de estepe rígida personalizada, gancho para reboque dianteiro e para reboque traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, maçanetas externas, retrovisores externos e teto solar elétrico.
Tecnologia: tela multifuncional de LCD touch screen de oito polegadas, tela LCD no painel de instrumentos colorida com 4.2″, conectividade com CarPlay e Android Auto, SYNC, duas entradas USB, acendimento automático dos faróis, nove alto falantes (Sony Premium Sound), Bluetooth, câmera de ré, comandos de voz, chave com sensor de presença: acesso inteligente e Partida sem chave – Ford Power, comandos de voz, computador de bordo, controle ativo da grade frontal, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controles de áudio no volante, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, sensor de chuva, piloto automático e sistema de navegação com comando de voz em português e mapas do Brasil.
Preços do modelo usado hoje
Preços de acordo com a tabela Fipe de abril de 2024:
- Ford EcoSport Storm 2018 – R$ 74.952
- Ford EcoSport Storm 2019 – R$ 80.255
- Ford EcoSport Storm 2020 – R$ 82.272
- Ford EcoSport Storm 2021 – R$ 84.943
Cores
A Ford comercializa o Ecosport Storm nas seguintes cores:
- Preto Ebony (sólida) – grátis
- Branco Ártico (sólida) – mais R$ 750
- Prata Dublin (metálica) – mais R$ 1.550
- Cinza Moscou (perolizada) – mais R$ 1.550
- Marrom Trancoso (metálica) – mais R$ 1.550
O motor 2.0 de 176 cavalos
O motor usado no Ecosport Storm é 2.0 Direct Flex de 176 cavalos de potência, associado a uma transmissão automática de seis velocidade acompanhada de conversor de torque.
O Ecosport Storm tem velocidade máxima de 180 km. O utilitário esportivo faz de zero a 100 km/h em 11 segundos.
Consumo
Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Ford Ecosport Storm com motor 2.0 Direct Flex de 176 cavalos e câmbio automático de seis marchas são os seguintes:
- Consumo de 6,0 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada com etanol;
- Consumo de 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina;
- Nota “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.
Desempenho
No quesito desempenho, a Ford divulga os seguintes números do Ecosport Storm:
- Aceleração de zero a 100 km/h em 10,7 segundos com etanol;
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Revisão e garantia
O Ford Ecosport Storm é vendido com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.
A respeito das revisões, a Ford trabalha com revisões a preço fixo.
No pacote, estão inclusos: óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de polen da caixa de ventilação, entre outros de acordo com o período de revisão. Confira abaixo as informações:
- Primeira revisão – 12 meses ou 10 mil Km: à vista R$ 569,00 ou R$ 142,25 em quatro parcelas
- Segunda revisão – 24 meses ou 20 mil Km: à vista R$ 779,00 ou R$ 194,75 em quatro parcelas
- Terceira revisão – 36 meses ou 30 mil Km: à vista R$ 569,00 ou R$ 142,25 em quatro parcelas
- Quarta revisão – 48 meses ou 40 mil Km: à vista R$ 1.219,00 ou R$ 304,75 em quatro parcelas
- Quinta revisão – 60 meses ou 50 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
- Sexta revisão – 72 meses ou 60 mil Km: à vista R$ 989,00 ou R$ 247,25 em quatro parcelas
- Sétima revisão – 84 meses ou 70 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
- Oitava revisão – 96 meses ou 80 mil Km: à vista R$ 1.219,00 ou R$ 304,75 em quatro parcelas
- Nona revisão – 108 meses ou 90 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
- Décima revisão – 120 meses ou 100 mil Km: à vista R$ 989,00 ou R$ 247,25 em quatro parcelas
Ficha técnica
Motor |
2.0 Direct Flex 176 cv |
Tipo | Injeção Direta |
Número de cilindros | 4 (quatro) em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.999 |
Válvulas | 4 válvulas |
Taxa de compressão | 12:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Injeção multiponto |
Potência Máxima | 176 cavalos a 6500 rpm |
Torque Máximo | 22,5 kgfm a 4.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo | Sequencial automática de 6 marchas |
Tração | 4×4 (integral sob demanda) |
Freios
|
|
Tipo | Discos ventilados (dianteiro) e tambor (traseiro) |
Direção |
|
Tipo | Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
|
Rodas | Liga Leve de 17 polegadas |
Pneus | 205/50 R17 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) | 4357 |
Largura (mm) | 2057 |
Altura (mm) | 1693 |
Distância entre os eixos (mm) | 2521 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) | 1.469 |
Tanque (litros) | 52 litros |
Porta-malas (litros) | 356 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1469 |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!