Ford Ecosport Storm (2018 a 2021): Versão exclusiva do Brasil tem detalhes interessantes

Ford EcoSport

No início de 2018, a Ford apresentou uma versão especial do seu famoso utilitário esportivo. Trata-se do Ecosport Storm, uma edição diferenciada feita especialmente para o mercado brasileiro.

O Ecosport Storm estreou com atributos exclusivos para a versão. Logo de cara, chama a atenção a identificação da versão na grade dianteira, nas laterais e na capa protetora do estepe.

A cor batizada de Marrom Trancoso é exclusiva do modelo, mas o consumidor pode escolher por outras mais discretas, como preto, branco, prata ou cinza.

Quando apresentado, o Ecosport com visual mais invocado e aventureiro estava com preço de lançamento de R$ 99.990. Após alguns ajustes, o modelo ainda estava disponível por R$ 106.940, no começo de 2020.

Até o final da sua vida, em 2021, o Ford Ecosport Storm foi o topo de linha da família de SUV. Ele roubou o lugar do Titanium 2.0 automático.

O Ecosport Storm ainda tem como destaque tração 4WD inteligente, câmbio automático de seis velocidades e outros diferenciais em conectividade e segurança.

Confira abaixo todos os principais detalhes do modelo:

Detalhes específicos dessa versão

O Ford Ecosport Storm tem design ousado. Os adesivos na cor preta (que estão em várias partes do carro) podem gerar estranheza no primeiro olhar, mas reforçam sua personalidade.

O grande destaque da versão é a grade frontal com o nome “Storm” em relevo bem grande. O utilitário esportivo ainda traz faróis de xênon com máscara negra e rodas de 17 de polegadas para completar a diferenciação.

SUV

O Storm é um Ecosport mais “encorpado”. A Ford ampliou um pouco as medidas para deixá-lo “invocado”. O modelo tem 4.357 mm de comprimento, 1.785 mm de largura, 1693 mm de altura e 2521 de distância entre-eixos.

As rodas de 17 polegadas também foram modificadas para ampliar a musculatura do carro: elas receberam acabamento prata Magnetic e estão posicionadas para fora da carroceria.

Na parte traseira, mais especificamente na tampa do porta-malas, está o estepe, com a capa protetora na cor do veículo e relevo “Storm”. Lembrando que a localização do estepe gerou algumas polêmicas, dividindo opinião dos consumidores.

O item onde está acaba ampliando o comprimento do veículo e, em algumas situações, pode ser prejudicial na hora de estacionar, por exemplo.

Por falar em porta-malas, a abertura dele é lateral, o que é interesse e acaba sendo outro diferencial se comparado com os concorrentes. Podemos dizer que a abertura lateral acaba se tornando mais prática no dia a dia. No entanto, ocupa muito espaço, gerando problema para abrir em espaços apertados.

Com relação à capacidade, o bagageiro do Ford Ecosport Storm é bem pequeno. Ao todo, são 356 litros.

Já no interior, o Storm agrada por ter bons materiais, detalhes exclusivos e conectividade.

No geral, o acabamento interno é de qualidade; o painel é feito de plástico, porém o SUV traz alguns elementos semelhantes a couro, presentes na porta, por exemplo. Já os assentos e o volante são revestidos em couro.

Ford EcoSport Storm

A Ford trabalhou com apliques “alaranjados” que dão um toque final na cabine. Esse detalhe está presente nas portas, em volta do câmbio passando pelos botões do ar-condicionado e também na região da central multimídia. Além disso, bancos e tetos foram escurecidos.

Em conectividade, o Ford Ecosport Storm traz central multimídia Sync 3 de oito polegadas sensível ao toque. Além de ser a maior da categoria, esse sistema de informação e entretenimento possui boa resolução e é fácil de navegar.

Outro recurso muito interesse são as funções que ajudam o motorista do SUV, especialmente durante as viagens.

Essa central tem funções de alimentação, viagem, finanças, compras, entretenimento, saúde, comunidade, recreação e esporte, serviços domésticos e automóvel.

Por exemplo, no menu “alimentação”, o motorista ou passageiro pode procurar uma lista de sorveterias pela região.

INTERIOR SUV STROM

O utilitário esportivo ainda vem equipamento com câmera de ré, conectividade com os sistemas CarPlay (Apple) e Android Auto (Google), assistência de emergência, acendimento automático dos faróis, chave com sensor de presença e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Em segurança, o SUV é comercializado com luzes de rodagem diurnas em LED, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista), sensor de estacionamento traseiro, sistema anti-capotamento, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, aviso de utilização do cinto de segurança (disponível para o motorista e passageiro), além de acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca e controle eletrônico de estabilidade e tração.

Para quem gosta de porta-objetos, vai se dar bem, pois o Ford Ecosport Storm conta com vários, inclusive para guardar a chave do carro. Espaço para colocar garrafas também não falta; são mais de dez.

Para quem vai atrás, todos os passageiros ganham encosto de cabeça e cinto de três pontos. No entanto, acaba não sobrando muito espaço, ainda mais para as pernas.

Equipamentos de série

Confira abaixo todos os itens de segurança, conforto, visual e acabamento, e tecnologia que estão presentes no Ford Ecosport Storm:

Segurança: sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho/motorista), abertura e fechamento global das portas e vidros, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, AdvanceTrac – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), alarme anti furto, alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem, assistente de partida em rampa, aviso de utilização do cinto de segurança, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, faróis com temporizador (Follow me Home), faróis de xênon, farol de neblina dianteiro, Freios ABS com EBD, sistema ISOFIX, luz elevada de freio (Brake-light), luzes de rodagem diurnas (LED), retrovisores externos com indicador de direção, retrovisores externos com ajuste elétrico e espelho de dupla curvatura, sensor de estacionamento traseiro, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, sistema anti-capotamento, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, trava elétrica das portas e travamento automático das portas.

Conforto: ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade do volante, ar-condicionado automático e digital, assoalho inteligente do porta malas, aviso de portas abertas, bancos em revestimento premium, banco traseiro rebatível e bipartido, aviso dos faróis acesos, console central com porta objetos e descansa braço, bolso porta-revistas atrás do banco do passageiro, console de teto com porta óculos, desembaçador do vidro traseiro e dianteiro, luz de cortesia, para-sol com espelho de cortesia, painel soft touch (toque macio), porta luvas climatizado, porta-malas com abertura elétrica , tapetes em borracha, vidros elétricos e volante revestido em couro.

Visual e acabamento: faróis com projetor e acabamento escurecido, grade dianteira personalizada “Strom”, bagageiro de teto com barras transversais, capa de estepe rígida personalizada, gancho para reboque dianteiro e para reboque traseiro, lavador e limpador do vidro traseiro, maçanetas externas, retrovisores externos e teto solar elétrico.

Tecnologia: tela multifuncional de LCD touch screen de oito polegadas, tela LCD no painel de instrumentos colorida com 4.2″, conectividade com CarPlay e Android Auto, SYNC, duas entradas USB, acendimento automático dos faróis, nove alto falantes (Sony Premium Sound), Bluetooth, câmera de ré, comandos de voz, chave com sensor de presença: acesso inteligente e Partida sem chave – Ford Power, comandos de voz, computador de bordo, controle ativo da grade frontal, espelho retrovisor interno eletrocrômico, controles de áudio no volante, limpador do para-brisa com temporizador e velocidade variável, sensor de chuva, piloto automático e sistema de navegação com comando de voz em português e mapas do Brasil.

Preços do modelo usado hoje

Preços de acordo com a tabela Fipe de abril de 2024:

  • Ford EcoSport Storm 2018 – R$ 74.952
  • Ford EcoSport Storm 2019 – R$ 80.255
  • Ford EcoSport Storm 2020 – R$ 82.272
  • Ford EcoSport Storm 2021 – R$ 84.943

Cores

A Ford comercializa o Ecosport Storm nas seguintes cores:

  • Preto Ebony (sólida) – grátis
  • Branco Ártico (sólida) – mais R$ 750
  • Prata Dublin (metálica) – mais R$ 1.550
  • Cinza Moscou (perolizada) – mais R$ 1.550
  • Marrom Trancoso (metálica) – mais R$ 1.550

O motor 2.0 de 176 cavalos

O motor usado no Ecosport Storm é 2.0 Direct Flex de 176 cavalos de potência, associado a uma transmissão automática de seis velocidade acompanhada de conversor de torque.

O Ecosport Storm tem velocidade máxima de 180 km. O utilitário esportivo faz de zero a 100 km/h em 11 segundos.

Consumo

Conforme os números divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Ford Ecosport Storm com motor 2.0 Direct Flex de 176 cavalos e câmbio automático de seis marchas são os seguintes:

  • Consumo de 6,0 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “E” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.

Desempenho

No quesito desempenho, a Ford divulga os seguintes números do Ecosport Storm:

  • Aceleração de zero a 100 km/h em 10,7 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 180 km/h.

Revisão e garantia

O Ford Ecosport Storm é vendido com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.

A respeito das revisões, a Ford trabalha com revisões a preço fixo.

No pacote, estão inclusos: óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de polen da caixa de ventilação, entre outros de acordo com o período de revisão. Confira abaixo as informações:

  • Primeira revisão – 12 meses ou 10 mil Km: à vista R$ 569,00 ou R$ 142,25 em quatro parcelas
  • Segunda revisão – 24 meses ou 20 mil Km: à vista R$ 779,00 ou R$ 194,75 em quatro parcelas
  • Terceira revisão – 36 meses ou 30 mil Km: à vista R$ 569,00 ou R$ 142,25 em quatro parcelas
  • Quarta revisão – 48 meses ou 40 mil Km: à vista R$ 1.219,00 ou R$ 304,75 em quatro parcelas
  • Quinta revisão – 60 meses ou 50 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
  • Sexta revisão – 72 meses ou 60 mil Km: à vista R$ 989,00 ou R$ 247,25 em quatro parcelas
  • Sétima revisão – 84 meses ou 70 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
  • Oitava revisão – 96 meses ou 80 mil Km: à vista R$ 1.219,00 ou R$ 304,75 em quatro parcelas
  • Nona revisão – 108 meses ou 90 mil Km: à vista R$ 699,00 ou R$ 174,75 em quatro parcelas
  • Décima revisão – 120 meses ou 100 mil Km: à vista R$ 989,00 ou R$ 247,25 em quatro parcelas

Ficha técnica

Motor

2.0 Direct Flex 176 cv
Tipo Injeção Direta
Número de cilindros 4 (quatro) em linha
Cilindrada em cm3 1.999
Válvulas 4 válvulas
Taxa de compressão 12:1
Injeção eletrônica de combustível Injeção multiponto
Potência Máxima 176 cavalos a 6500 rpm
Torque Máximo 22,5 kgfm a 4.500 rpm

Transmissão

Tipo Sequencial automática de 6 marchas
Tração 4×4 (integral sob demanda)

Freios

Tipo Discos ventilados (dianteiro) e tambor (traseiro)

Direção 

Tipo Elétrica

Suspensão 

Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas Liga Leve de 17 polegadas
Pneus 205/50 R17

Dimensões 

Comprimento total (mm) 4357
Largura (mm) 2057
Altura (mm) 1693
Distância entre os eixos (mm) 2521

Capacidades 

Capacidade de carga (kg) 1.469
Tanque (litros) 52 litros
Porta-malas (litros) 356
Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1469
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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.