Ford Escort – Defeitos e Problemas

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O Escort foi um carro cobiçado, que marcou uma geração e teve concorrentes bem fortes, como o Kadett.

Teve uma queda abrupta do preço e se tornou um carro bem barato, por um certo período, hoje uma unidade bem conservada e de versões consagradas pode custar bem caro.

Se você está de olho em um desses para sua garagem, seja por gosto, seja por ser um sonho de juventude, fique de olho no nosso texto, vamos apontar os principais problemas e reclamações do modelo.

O Escort estreou no Brasil em 1983, primeiro projeto global da Ford a vir para o Brasil, trazido com o motor 1.6 com opção a álcool de 73 cv e 11,6 kgfm de torque, tinha um 0 a 100 km/h em 14s e velocidade máxima de 160 km/h.

Teve algumas outras motorizações, sendo a mais notável a 2.0 que equipava a versão XR3 a partir de 1992 que rendia 116 cv e 17,7 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 11s e velocidade máxima de quase 190 km/h.

Teve versões das mais básicas às mais completas, como a própria XR3, que tinha bancos Recaro, ar-condicionado, teto solar, toca fitas e direção hidráulica.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Versões carburadas dão mais trabalho no dia-a-dia

É bem legal (e saudosista) ser dono de um carro com carburador, é até educativo pois invariavelmente você vai ter que aprender sobre mecânica.

O problema é que o sistema requer limpezas e ajustes com muito mais frequência que a injeção eletrônica, principalmente se você andar pouco com o carro.

Então se você não dispõe de tempo (ou vontade) de pôr a mão na massa talvez compense comprar uma unidade mais nova, injetada.

Problemas na suspensão são recorrentes

As buchas precisam de troca regular e emitem ruídos quando apresentam problema.

Não são raros os relatos de barra estabilizadora quebradas e até remendadas.

Ande com o carro em pavimento ruim, se não ouvir nenhum barulho ( o que é raro) o carro provavelmente teve sua suspensão revisada recentemente, o que pode ser um bom sinal.

Vazamentos de óleo e água

Raro encontrar uma unidade com o cofre seco, são bem comuns vazamentos de óleo ou água no motor e mangueiras.

Olhe bem o cofre por dentro, se tiver extremamente limpo, certamente foi lavado, então mais atenção ainda, pois pode estar mascarando vazamentos.

Normalmente não é grave ou caro para arrumar, de qualquer forma é um gasto extra que terá, ou ira conviver com manchas na garagem.

Teste as funções elétricas e estéticas

Teste o funcionamento adequado de todos os botões do carro, bem como o ar-condicionado e o mecanismo do teto solar, são itens que se deterioram com o tempo e não são tão baratos de arrumar.

Peças de acabamento escassas

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As peças de acabamento, em especial aquelas que só saiam numa versão ou outra, podem ser bem difíceis de achar, e claro, pela lei da oferta e demanda, elas são bem caras.

Procure por unidades inteiras nesse quesito, muitas pessoas focam no motor, mas certamente essas peças dão mais trabalho de achar e podem inclusive sair mais caras.

Nem se faz mais seguro dele

Grandes seguradoras não tem mais interesse em fazer seguro para o Escort, o que pode fazer com que tenha que escolher uma seguradora menos robusta.

O fato do carro ser antigo e ter as peças difíceis de achar contribui para que seja visado para roubo e isso encarece e dificulta o seguro, se for feito.

Tempo de uso e negligência

As primeiras unidades já tem 40 anos de uso, ou seja, qualquer componente mecânico e de acabamento já cumpriu com folga sua vida útil, e qualquer coisa pode quebrar a qualquer momento, essa é a dura realidade de um carro antigo.

É claro que se o carro foi bem cuidado e teve sua manutenção à risca, isso diminui muito a chance de problema.

Infelizmente, como citado anteriormente, o Escort ficou barato por um bom período, e nessa fase sua vida não foi fácil.

Muitos compravam o carro e só usavam, sem condições de manter e muito menos realizar as devidas manutenções.

O estado de conservação geral do carro lhe dará pistas de como ele foi tratado durante a vida, evite unidades maltratadas, por mais que sejam baratas, o barato sai caro, vai por mim.

Conclusão

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O Escort é robusto, simples de arrumar, sem problemas crônicos de valor astronômico e pode ser encontrado bem barato, se garimpar.

Procure unidades bem conservadas de lataria e acabamento interno, o motor é importante, claro, mas as peças não são caras e qualquer mecânico mexe (até você).

Fuja de unidades maltratadas pois vão esconder diversos problemas “baratos” que somados ficam muito caro para arrumar.

Se você não liga de colocar a mão na massa, ele será um carro bem divertido, só não espere desempenho excepcional quando original, ele é simplesmente “OK”, porém tem ótimas margens para melhoria.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.