Brasil Ford História Pickups

Ford F-100, a clássica picape “brasileira” dos anos 60 e 70

Ford F-100, a clássica picape "brasileira" dos anos 60 e 70

Em outubro de 1957, a Ford começava a produzir em sua fábrica no bairro do Ipiranga, São Paulo, a picape F-100. O modelo seguiu o caminhão leve F-600, cuja fabricação começou um ano antes.


Derivada da primeira geração de 1953, a F-100 feita no Brasil tinha semelhanças com a versão de 1956 dos EUA, incorporando um motor V8 4.5 de 167 cv com 38,7 kgfm e transmissão manual de três marchas na coluna de direção, que era mecânica. O propulsor era importado, mas em 1958, passou a ser feito no país.

Ford F-100, a clássica picape "brasileira" dos anos 60 e 70

Com cabine simples, a F-100 tinha caçamba step-side com para-lamas salientes, mas sua caçamba estreita não agradou muitos proprietários no Brasil, especialmente aqueles que transportavam alimentos perecíveis pelo país. Assim, os donos trocavam a caçamba de aço por uma de madeira, mais espaçosa. Os freios eram a tambor, tanto na dianteira quanto na traseira.


Isso levou a Ford a lançar uma versão da F-100 sem caçamba, deixando assim os proprietários livres para escolherem o melhor implemento. Em 1959, a picape recebeu mudanças no visual, ganhando um para-brisa maior e envolvente, bem como um painel de instrumentos resenhado e nas cores verde e amarelo, fazendo referência à produção do modelo no Brasil. Vinha até com o nome “brasileiro”.

Ford F-100, a clássica picape "brasileira" dos anos 60 e 70

Com 4,67 m de comprimento e Já no ano de 1961, a Ford lança uma versão com caçamba mais larga, chamada Styleside e disponibiliza também versões perua e furgão. Mas apesar do uso comercial da maioria dos clientes, começaram a aparecer consumidores que passaram a usar a F-100 para passeio.

Assim, em 1965, a Ford lança duas versões da F-100, sendo a Passeio para o lazer, tendo esta suspensão mais macia, bem como a Rancheiro, que era voltada para o trabalho. Desde sempre, o marketing da marca americana focava na robustez e confiabilidade mecânica, bem como na grande rede de concessionárias, que nos anos 60 tinha mais de 300 lojas.

Ford F-100, a clássica picape "brasileira" dos anos 60 e 70

Três anos depois, a Ford lançava a F-100 com suspensão dianteira independente, a famosa Twin-I-Beam, que utilizava molas helicoidais. O conforto e a dirigibilidade aumentaram muito. No entanto, nos anos 70, a Crise do Petróleo obrigou ao uso do motor 2.3 de quatro cilindros, o mesmo do Maverick, entregando 120 cv.

Por fim, em 1979, a F-100 era renomeada F-1000 e vinha com opção de motor diesel, assim como direção hidráulica, freios dianteiros a disco e capacidade para uma tonelada de carga, mas compartilhando ainda muitos itens com a velha picape.

Ford F-100, a clássica picape “brasileira” dos anos 60 e 70
Nota média 3.5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Mr. Car

    Duas belezas, he, he!

    • 4lex5andro

      com dinheiro sobrando, certamente um f100 v8 seria uma opçao de compra, logico se encontrar um que ainda possa ser restaurado ..

      • Mr. Car

        Com “dinheiro sobrando”, você consegue. Já vi verdadeiros milagres, he, he!

  • JoãoAVR

    Isso aí é lata pra vida toda.

    • Anderson Rezende

      Prefiro o alumínio, se é que me entende hehehe

      • Holandês Louco

        Eu prefiro o que tem dentro da “latinha” de alumínio, de cor dourada, espumante, refrescante, revigorante….Ah não aguento, vou abrir uma…

  • Eduardo Brito

    Essa F100 57 é um dos melhores carros para fazer um Hot rod.

    • Bittencourt

      Me sonho mercenário:

    • Lucas Irrthum

      Realmente. Se você colocar um Holley no V8 então, e um escapamento preparado, o prazer de dirigir será animal.

  • CASSIO

    linda esta F100 vermelha

  • Foxtrot

    Se botassem uma dessas no crash test do Latin NCAP, eu acho que ela atravessaria a parede, haja ferro! kkkkk
    Falando sério, não canso de me surpreender com a baixa potencia dos motores antigos, hoje temos 2.0 aspirado entregando mais potência do que esse V8 ai.

    • Gustavobrtt

      tempos de gasolina barata que não voltam mais…

  • Bittencourt

    Meu sonho “mercenário” :

  • Lucas Irrthum

    Esse V8 deve ter um ronco animal! Os carros antigamente tinham um estilo muito próprio, sem dúvidas deve ser um prazer dirigir uma F-100 equipada com 8 cilindros.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email