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A General Motors detalhou as mudanças feitas no motor turbo diesel Duramax 2.8 que equipa as Novas Chevrolet S10 e Trailblazer, entregando 207 cavalos e 52 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm.
Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto, comenta: “A GM é líder global no desenvolvimento de utilitários e nosso legado está baseado na inovação. Por isso, a Nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes bem mais potentes, porém consumindo muito menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões”.
![gm duramax 3 gm duramax 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/gm-duramax-3.jpg)
O Duramax 2.8 recebe agora inteligência artificial, o software de gerenciamento é quem comanda a nova geração do motor, que trabalha em sintonia com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis velocidades.
Daniel Takehana dos Santos, engenheiro-chefe de motores a diesel na GM, explica: “O time de desenvolvimento da GM criou modelos baseados em machine learning para otimizar os parâmetros do software de gerenciamento do motor da Nova S10”.
Takehana amplia: “Essa central de controle é capaz de processar centenas de simulações por microssegundo, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar a calibração ideal. Isto permite que se extraia o máximo da capacidade do conjunto”.
![gm duramax 2 gm duramax 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/gm-duramax-2.jpg)
Usando inteligência artificial e o machine learning, o Duramax 2.8 permite um refino muito mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista, considerando mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes.
Dados externos, como a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa também são analisados a cada microssegundo. Há ainda um algoritmo de aprendizado capaz de memorizar condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante seu uso, melhorando a experiência de direção.
O propulsor diesel da GM soma mais de 30 novidades, como o perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão e até a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão.
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