GM detalha mudanças no motor diesel Duramax 2.8 das Novas S10 e Trailblazer

gm duramax 1
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A General Motors detalhou as mudanças feitas no motor turbo diesel Duramax 2.8 que equipa as Novas Chevrolet S10 e Trailblazer, entregando 207 cavalos e 52 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm.

Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto, comenta: “A GM é líder global no desenvolvimento de utilitários e nosso legado está baseado na inovação. Por isso, a Nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes bem mais potentes, porém consumindo muito menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões”.

gm duramax 3
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O Duramax 2.8 recebe agora inteligência artificial, o software de gerenciamento é quem comanda a nova geração do motor, que trabalha em sintonia com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis velocidades.

Daniel Takehana dos Santos, engenheiro-chefe de motores a diesel na GM, explica: “O time de desenvolvimento da GM criou modelos baseados em machine learning para otimizar os parâmetros do software de gerenciamento do motor da Nova S10”.

Takehana amplia: “Essa central de controle é capaz de processar centenas de simulações por microssegundo, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar a calibração ideal. Isto permite que se extraia o máximo da capacidade do conjunto”.

gm duramax 2
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Usando inteligência artificial e o machine learning, o Duramax 2.8 permite um refino muito mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista, considerando mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes.

Dados externos, como a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa também são analisados a cada microssegundo. Há ainda um algoritmo de aprendizado capaz de memorizar condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante seu uso, melhorando a experiência de direção.

O propulsor diesel da GM soma mais de 30 novidades, como o perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão e até a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X