GM interrompe produção do Onix por excesso de carros nos pátios

gm gravatai 1 1
gm gravatai 1 1

As suspeitas dos funcionários da General Motors em Gravataí, interior do Rio Grande do Sul, eram bem fundamentadas, afinal. Após acordo com a montadora, a ausência de alguns movimentos pela empresa gerou preocupação na planta e agora se confirmam.

O complexo fabril gaúcho paralisou a produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, que ficarão assim sem unidades construídas de 1 a 6 de maio, retornando somente no dia 7 deste mês que se inicia, segundo o site Automotive Business.

A paralisação aproveitou o feriado de 1 de maio e assim as linhas da GM ficarão paradas até a próxima terça-feira, com a confirmação do sindicato de que a montadora concedeu aos dois turnos de trabalho, o chamado “day-off”.

De qualquer forma, para os funcionários, a GM já vinha fazendo isso há meses, mas somente nas sextas-feiras, criando assim uma jornada de trabalho de quatro dias semanas, como acontece, por exemplo, na Europa.

O motivo da suspensão temporária da produção dos Onix e Onix Plus é a baixa demanda pela dupla de compactos da Chevrolet, que vendeu em abril exatamente 9.087 e 7.049 unidades, respectivamente.

Apesar de não serem números ruins para o mercado, são péssimos para a GM, que se acostumou com vendas mensais de 20 mil ou 22 mil unidades para o Onix em seus melhores dias e dimensionou Gravataí para 380.000 carros ao ano.

Com a concorrência mais forte, em especial do Polo, que já consegue virar de 10 mil a 12 mil carros mensalmente, o Onix perdeu espaço e agora os pátios da montadora estão cheios no Rio Grande do Sul, com o sindicato falando em 19 mil carros.

Atualmente 180.000 carros por ano podem ser feitos com os turnos atuais em Gravataí, mas mesmo isso já parece muito para a GM. Então, com um mês e meio de vendas nos pátios, a montadora precisa pisar no freio.

Para piorar, considerando o retorno, a operação da fábrica está exposta às calamidades que atingem o Estado nesse momento, inclusive com um fornecedor interrompendo suas linhas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X