Gráfico de vendas de SUVs (2024): a evolução de cada modelo

Recentemente lembramos de um seção que tínhamos aqui no NA por volta de 2011, 2012: gráficos de vendas mensais, mostrando os modelos de cada segmento e como eles competem entre si, com a evolução de vendas de cada um até aquele momento do ano.

Se por um lado, ficou mais difícil fazer estes gráficos, por termos hoje uma quantidade muito maior de modelos disponíveis em cada segmento, por outro lado ficou mais fácil, pois o mercado virou praticamente SUV e picape.

Ainda temos alguns modelos no segmento de hatches (e sempre teremos, por serem os carros mais baratos) e também temos alguns sedãs. Mas nada de gráficos separados por hatches populares e hatches médios, hoje a quantidade de modelos não é suficiente para isso.

Mostraremos estes segmentos também nos próximos dias. Vamos começar com o segmento mais quente dos últimos anos: os SUVs.

Colocamos apenas 11 modelos diferentes pois eles são os mais vendidos. O gráfico ficaria difícil de analisar com muitas linhas.

Também temos o fato de que o próximo modelo depois do Corolla Cross (com cerca de 3.500 unidades vendidas por mês) é o Duster, que em agosto vendeu apenas 1.800 unidades, ficando muito distante dos outros mostrados aqui.

grafico vendas suv agosto 2023

De uma forma geral, todos os modelos seguiram certas tendências ao passar de um mês para o outro, como queda em fevereiro e aumento em março.

Depois, em abril, maio e junho, as vendas flutuaram mas ficaram numa certa faixa previsível.

Um forte aumento foi notado em julho, por causa dos descontos de carros “populares” do governo para “pobres” com até R$ 120.000 disponíveis no banco ou em um financiamento junto ao gerente da conta bancária.

Em agosto, alguns modelos caíram fortemente, como foi o caso dos dois modelos da Volkswagen aqui presentes, o T-Cross e o Nivus.

Por outro lado, o Tracker, junto com o HR-V continuam subindo, com o modelo da Honda impressionando mais, pois o valor médio de suas versões é bem maior que o valor do Tracker e também de vários outros modelos da lista.

O SUV do contra é o Toyota Corolla Cross, que depois de um ótimo mês de março, com 4.500 unidades vendidas, só cai, a cada mês, afinal, seus preços não param de subir. E ele também não entrou no desconto do governo, por custar muito mais que R$ 120.000.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.