O Hyundai HB20 foi um sucesso já no lançamento, unindo design moderno para a época, confiabilidade mecânica e bom desempenho.
O HB20S é a carroceria sedan do modelo e Limited é a versão logo acima da de entrada, ainda com motorização aspirada 1.0.
Hoje vamos detalhar a versão para você.
Partindo de R$ 98.990,00 no site, ele vem com os seguintes itens:
Faróis de luz diurna (DRL), rodas de liga de 15”, câmera de ré, assistente de partida em rampa, smart Key (botão de partida sem chave), painel de instrumentos totalmente digital, Central multimídia blueMedia de 8 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, volante multifuncional, piloto automático, seis airbags, ABS, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, volante com ajuste de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, tomada USB tipo C e mais.
Vamos aos detalhes:
Foco em economia e manutenção
A versão Limited Plus vem com o conjunto de motor 1.0 aspirado com câmbio manual, que prometem maior economia, seja de combustível ou manutenção.
Isso faz sentido, especialmente considerando que o câmbio manual não tem uma manutenção periódica tão cara quanto o automático.
O motor rende 80 cv no etanol e 75 cv na gasolina, com um torque de 10,2 kgfm no etanol e 9,4 kgfm na gasolina.
Com o câmbio manual de 5 velocidades, faz uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,5s e velocidade máxima 162 km/h (quando abastecido com etanol).
O consumo declarado é de 9,6km/l na cidade e 10,4 km/l na rodovia, quando abastecido com o combustível da cana, 13,5 km/l na cidade 14,6 km/l na rodovia, quando abastecido no combustível fóssil.
Comparado ao Cronos 1.0 que tem o 0 a 100 km/h feito na casa dos 16s e tem a velocidade máxima próxima dos 160 km/h, o desempenho é até melhor, o consumo entretanto perde um pouco.
Interior conta com diversas funções embarcadas
Partindo da premissa que é um carro voltado para a economia, o HB20S Limited é bem completo, tendo diversos itens que não vem em carros bem superiores a ele.
A começar pelo Cluster totalmente digital, com mostradores de velocidade, rotação do motor, e computador de bordo totalmente digitais e em boa resolução.
Com as cores padrão predominantemente azul e branco, traz modernidade e tecnologia para o habitáculo.7
O painel é bonito, mas, como esperado para o segmento, não utiliza materiais de primeira, somente o bom e velho plástico duro.
O volante tem um desenho mais conservador, sem uma pegada esportiva, totalmente circular, sem base reta, porém conta com diversos comandos se mostrando de fato multifuncional.
A central multimídia salta da porção central superior do painel, sendo fixada somente pela base, é bem funcional, inclusive com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, opção que alguns carros mais caros não têm.
Os comandos de acionamento do ar-condicionado são circulares e nada modernos, poderiam ser um pouco mais caprichados.
Os bancos de tecido têm abas levemente proeminentes, que promovem um bom encaixe para os ocupantes, e a estampa até que é bonita, mas nada demais.
As forrações de porta, assim como o painel, são construídas em plástico preto e sem grande requinte.
Design modernizado foi bem aceito
Após uma primeira geração bem bonita e uma reestilização no mínimo polêmica, com o famoso “HB Bagre” apelido nada carinhoso para as unidades produzidas entre 2019 e 2022, a Hyundai parece ter acertado a mão novamente.
Os faróis tem recortes pontudos, bem marcados, e mascara negra, que dão continuidade para a grade frontal superior, que possui alguns “dentes”, transmitindo um visual moderno.
Dividindo a grande superior da inferior há uma faixa estreita pintada na cor do veículo, e nas bordas do para-choque tem dobras e vincos sobressalentes, que abrigam o acabamento e o farol de neblina.
Esses vincos dão um aspecto mais agressivo para a dianteira.
Visto de lado, o HB20S Limited mostra que está um pouco à frente da concorrência, trazendo rodas de liga leve, que vêm sendo substituídas em diversas montadoras nas versões mais básicas por rodas de aço com calotas.
Há um vinco bem marcado que começa no para-lamas e acaba na porta do passageiro de trás, que traz uma complexidade interessante ao modelo.
No final da mesma porta, se inicia um outro vinco, que termina no aerofólio, igualmente interessante.
As maçanetas e retrovisores pintados na cor do veículo também trazem um “cuidado” a mais com o modelo, por parte da Hyundai.
O para-brisa é comprido e bem angulado e quase chegando na coluna B começa a cair, tendo um formato convexo, continuando até a tampa do porta-malas, onde tem uma subida leve, que forma o aerofólio.
A traseira é a parte mais chamativa e bonita (para alguns nem tanto), mas ao menos não dá pra negar que tem personalidade.
O principal motivo para isso, certamente é a lanterna única, que vai de fora a fora na traseira, predominantemente vermelha, sem apliques fumês ou máscara negra.
O para-choque é pintado na cor do veículo, com um filete que abriga dois refletores na porção central, e a somente o final da porção inferior é pintado de preto.
Na tampa estão o logo da Hyundai e o modelo “HB20S”.
Vende bem, e se destaca em design e nível de equipamentos
O segmento de sedans pequenos costumava ter carros básicos e sem muita tecnologia, sempre focados na economia, isso mudou.
O HB20S é exemplo disso, claro que não é um Ás de refinamento ou qualidade de material no interior, porém com câmbio manual e motor 1.0 aspirado, têm um nível de equipamentos e qualidade acima do esperado.
No páreo, ainda perde para o principal rival, Fiat Cronos, que emplacou 50.755 unidades em 2023, enquanto ele emplacou 30.281.
Essa versão, devo lembrar, que não tem foco em desempenho, de fato ela tem um desempenho sofrível, porém com bons números de consumo e um habitáculo agradável e multifuncional, pode ser uma boa opção de compra, dependendo do seu perfil.
Com rodas de liga leve e design moderno, se destaca no mercado, podendo até brigar com alguns sedans compactos, claro, guardadas as devidas proporções.
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