Hyundai Accent: em 95, chegava brigando com Tipo, Logus e Verona

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O Hyundai Accent chegou ao Brasil em 1995, pouco tempo depois de seu lançamento mundial em 1994, para ficar no lugar do Excel, (modelo feito em parceria com a Mitsubishi) que vendia no Brasil desde 1991.

A troca foi uma evolução, que trouxe um desenho mais bonito, junto com um bom motor 1.5 e bastante conforto a bordo.

O Accent era menor que o Excel, com 4,06 metros de comprimento contra 4,21 do modelo anterior.

Vamos ver alguns detalhes do sedã coreano:

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Melhor desempenho e economia do que os nacionais

O Hyundai Accent vinha em versões L, LS, GS e a topo de linha GLS, que tinha preço na faixa dos 26.000 dólares.

Nessa versão topo GLS, tinha motor Alpha 1.5 (1.495 cm3) de 12 válvulas, duas de admissão e uma de escape, gerando 88 cavalos de potência.

Apesar de não ser uma potência lá muito impressionante, o pequeno sedã compacto entregava um bom equilíbrio entre ter um bom desempenho e também uma boa economia de combustível, bem à frente dos modelos nacionais de 1995.

Ele, além de ter 12 válvulas, também tinha injeção eletrônica EFCI multiponto e sequencial.

Quando comparado com um de seus principais concorrentes da época, o Tipo 1.6, dava um baile no modelo da Fiat, que apesar de ter potência similar, de 82 cavalos, ficava, por exemplo, na velocidade máxima de 160 km/h, enquanto o Accent atingia 173 km/h.

A aceleração de 0-100 acontecia em 12,7 segundos. No Fiat Tipo, longos 15,8 segundos.

Na economia de combustível, o Accent também era exemplar, entregando um consumo de 15,7 km/l na estrada rodando vazio a 100 km/h. Na cidade, média de 12 km/l, um número também muito bom para os anos 90.

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Excelente estabilidade

Um dos pontos fortes do Hyundai Accent era sua estabilidade.

Sua carroceria era mais moderna que as de seus concorrentes, contando com 40% a mais de chapas galvanizadas de alta tensão, o que fazia com que o Accent fosse mais seguro, com mais firmeza nas curvas.

A suspensão independente nas quatro rodas também ajudava na estabilidade, com uma boa aderência lateral em curvas.

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Os equipamentos de série eram escassos

O Hyundai Accent tinha poucos equipamentos de série na sua chegada ao Brasil em 1995.

Mesmo na versão topo de linha GLS, ele não tinha vidros elétricos, direção hidráulica, nem mesmo ar-condicionado como itens de série. Eles eram todos opcionais.

Itens de segurança como freios ABS e airbags não apareciam nem mesmo na lista de opcionais, apesar do teto solar elétrico ser um dos opcionais disponíveis.

Ele chegava ao Brasil de olho em modelos como VW Logus, Ford Verona, VW Voyage e Fiat Tipo, que também eram fracos nas listas de equipamentos de série.

O primeiro lote que foi importado, com cerca de 1.400 unidades, tinha preço estimado pela Hyundai em 19.700 dólares, mas o aumento repentino nas alíquotas de importação fizeram com que a marca mudasse o seu valor para mais de 26.000 dólares.

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As três outras gerações do Hyundai Accent

Lá fora, o Hyundai Accent continua sendo vendido até hoje.

Em 1999, chegou ao mercado mundial a segunda geração do modelo, durando apenas até 2005 na Coréia do Sul, mas continuando em linha em países menos, digamos, “exigentes”. Na Índia, existiu até 2016, e no Egito ficou em linha até 2019.

Já a terceira geração, lançada na Coréia do Sul em 2005, ficou sendo vendida naquele mercado até 2010.

E a quarta geração, que parece um Hyundai Elantra menor, saiu de linha no seu país natal em 2019, mas existe até hoje no Egito.

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Hyundai Accent 1995 – ficha técnica

Motor gasolina, transversal, 4 cilindros, 1.495 cm3, taxa de compressão de 10,0:1, 88 cavalos a 5.600 rpm e 13,3 kgfm de torque a 3.050 rpm.

Tanque de combustível de 45 litros, porta-malas de 308 litros, peso de 998 kg, relação peso/potência de 11,34 kg por cavalo.

Suspensão dianteira independente, McPherson, com molas helicoidais, suspensão traseira com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Freios a discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira.

Rodas de 5 por 13 polegadas, pneus 175/70 R13.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.