Impressões: Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

Passat e Jetta, dois sedãs clássicos da Volkswagen que chegam ao mercado brasileiro em suas novas gerações. O Passat já está em sua sétima geração, enquanto o Jetta apresenta sua sexta atualização. O Passat 2012 chega trazendo um novo visual, nova filosofia de estilo da VW e novos itens de segurança e conforto, utilizando tecnologia moderna em sua concepção. Diferente do modelo americano, o Passat europeu é bem mais sofisticado.


O Jetta 2012 vendido aqui, como é oriundo do México e voltado para ser barato no mercado americano, o baixo custo foi colocado quase em primeiro lugar. Mesmo assim, o modelo apresenta nível de acabamento na média da concorrência nacional. Eles não foram feitos para se confrontar, mas vamos comparar nossas impressões destes dois sedãs da Volkswagen:

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

O Passat passa a impressão de ter pegada mais esportiva, embora tenha 11 cv e 100 kg a mais. No entanto, o desempenho é inferior, já que para ir de 0 a 100 km/h, o clássico da Volkswagen precisa de 7.6 segundos, contra 7.3 do Jetta TSI (veja aqui opinião de dono sobre Jetta TSI 2012) (veja aqui opinião de dono sobre Jetta TSI 2012). O Jetta 2.0 TSI alcança 238 km/h, contra 210 km/h do Passat.

Ambos fazem uso da boa transmissão automática com dupla embreagem, chamada DSG. Ela tem seis marchas e pode ter suas trocas feitas de forma manual na alavanca e atrás do volante. Por serem suaves demais, as trocas manuais apresentam alteração do giro muito menor que em outros tipos de câmbio, e acaba um pouco por tirar a sensação de ganho de velocidade. A não ser que você reduza uma marcha e pise fundo.

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

Essa impressão vem de seus recursos tecnológicos, já que nas curvas, frenagens e no comportamento dinâmico, o Passat é superior. Ele tem controle de estabilidade, um item inexistente no Jetta, que conta apenas com o recurso EDL para equilibrar o veículo nas frenagens. O Passat ainda conta com pneus 235/45 R17 contra 225/45 R17 do Jetta 2.0 TSI, o que contribui para manter o carro mais no chão. Mesmo assim, a suspensão filtra melhor os defeitos do piso do que no Jetta.

O tratamento acústico no Passat também é melhor, embora a aparência do acabamento não seja tão distante do irmão menor. Isso é natural, não só por causa do preço e segmento maior, mas também por causa do público de maior faixa etária no Passat. O Jetta é algo mais jovem e despojado, embora apresentando conforto e alguma sofisticação, como o banco do motorista com regulagem lombar elétrica.

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

O conforto ao dirigir é maior no Passat, já que possui bancos mais confortáveis e há diversos sistemas para auxiliar o motorista, mas não fica muito distante do Jetta. Na parte de trás, graças a maior largura e entre eixos, o Passat é bem mais espaçoso.

Na estrada o comportamento dos dois Volkswagen é neutro, sem que um seja completamente diferente do outro. Como já é característica da Volkswagen, a suspensão é mais firme do que a concorrência, privilegiando mais a estabilidade do que o conforto.

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

Na cidade, ambos são bastante ágeis, mesmo tendo o Jetta tendo 4,64 metros e o Passat 4,76 metros. A direção é bastante leve, e se podem fazer manobras rápidas ou mais agressivas sem tendência a exigir maiores correções ao volante.

Como já falamos, ambos possuem muitas características em comum, mesmo com medidas e propostas diferentes. O DNA Volkswagen você sente logo que começa a andar em qualquer um deles. O que vai fazer você escolher um ou outro? O bolso e o que se deseja ter dentro do carro.

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

Afinal, o Passat freia e estaciona até de forma autônoma, e seu controle de cruzeiro mantém a distancia em relação ao veículo da frente. Enfim, tem sistemas para passar a tarde estudando para poder apresentá-los aos amigos sem cometer gafes.

O Jetta é mais despojado, embora seu sistema multimídia tenha até comandos por voz, o que também não é ruim de mostrar para os outros. No trânsito do dia a dia, também evita situações de risco e até multas, que vez ou outra pega quem está distraído ao telefone.

Impressões:  Passat 2.0 TSI (2012) x Jetta 2.0 TSI (2012)

O Jetta tem preços que vão de R$65.755 a R$89.520. Seu irmão maior, o Passat, sai por R$106.700.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.