Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-2-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Olá companheiros do NA, venho aqui relatar um pouco das minhas experiências com meu Jetta TSI, tentarei passar seus pontos positivos e negativos de forma imparcial para que os leitores tenham uma impressão real deste veículo.



Aquisição

Lembro-me muito bem do dia 8 de setembro de 2012, eu saí de casa com minha esposa e nosso Focus GLX 1.6 10/11 para procurar nosso novo filho (carro). Estávamos à procura de um veículo sedan, com bom motor para viagens, mas principalmente automático, pois minha esposa havia tirado sua 1ª habilitação e estava (ainda tem até hoje) com muita dificuldade com a embreagem.

Deparamos-nos na Ford com um Fusion SEL 12/12 prata com 6.000 km rodados (ainda com garantia) por R$ 66.000, foi paixão a primeira vista. Andei no carro e fiquei ainda mais cativado pelo seu espaço, conforto e silêncio ao rodar. Pedimos uma avaliação do nosso Focus e pagavam R$ 33.000, ficamos desmotivados pela avaliação, mas outro vendedor da mesma loja resolveu pagar R$ 36.000 no nosso carro para ficar para si e resolvemos fechar o negócio ali mesmo.

Tudo estava muito bem, em clima de lua-de-mel até nossa primeira viagem. Fomos de Maceió a Aracaju (300 km) com o Fusion e ele não apresentou problemas, o problema estava no câmbio automático tradicional que demorava para reduzir as marchas em ultrapassagens (não defeito do câmbio, mas costume próprio) e eu, que gosto muito de dirigir e sentir o carro, fiquei muito entediado pela falta de uma troca manual.

Exatamente 3 meses depois de comprado o Fusion, convenci novamente minha esposa a trocar de carro, que também não se adaptou a seu exagerado comprimento e diâmetro de seu volante. Fui a Toyota (Corolla), Honda (Civic), Ford (Focus), Chevrolet (Cruze) e Fiat (Línea). Todas agradavam pelos carros, mas sempre tinha um “se não fosse…”. Comum a todas era a avaliação de nosso Fusion, com 9.000 km na época, que não passava de R$ 55.000. Algo que considerávamos inadmissível.

Enfim fomos na VW testar o Jetta sem muita esperança. O vendedor nos apresentou um Confortline que estava no show room, gostamos muito de seu design discreto, mas continuava com o insistente “se não fosse…” que desta vez visava seu criticado motor 2.0 8v. Ainda mais quando perguntamos o preço daquele exemplar e ele nos informou R$ 72.000 (branco, automático, teto e couro bege). Quase corremos da concessionária quando ele começou a falar do modelo Highline, com motor de 200 cv entre outros mimos. Perguntamos o preço e ele informou R$ 92.000,00 (branco, couro bege, teto e rodas com detalhes pretos). Ele continuou dizendo que tinha ele para entrega em apenas 2 dias, além de ter o do gerente de mesmo modelo e cor para test drive, me dava emplacado e poderia ver com carinho a avaliação do nosso Fusion.

Muito surpreso ficamos com a avaliação (R$ 62.000) e depois do test drive no Highline não tivemos mais dúvidas… Este será nosso próximo carro. Dois dias depois estava eu saindo da concessionária com esta máquina.

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-17-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Motor/câmbio

Fácil falar deste item, pois é o destaque do carro e o item mais elogiado pela crítica neste veículo e com toda razão. O motor tem muita força, são 200 cv de potência e 28,6 Kgfm de torque, muito ágil além de silencioso, mas não muito econômico. Não sei como se retira 9,5 km/l na cidade neste carro como informa as fichas técnicas na internet.

O carro faz no máximo 8,5 km/l sem ar ligado com gasolina aditivada e de forma geriátrica (como tenho 200cv debaixo do capô esperando o peso do meu pé e não usarei de vez em quando?), com ar 100% do tempo consigo no máximo 8 km/l (diferença que considero grande para um motor potente deste). Na estrada faz na média 11,5 km/l andando entre 120 e 140 km/h com ar ligado.

O câmbio DSG de dupla embreagem também é outro show de tecnologia, são trocas muito rápidas, sem tranco e sem hesitação. A opção de troca manual na alavanca ou no volante é divertidíssima, ainda mais na estrada em uma ultrapassagem, sinto total segurança com a velocidade da manobra.

No modo Sport, o conta giro chega a 6.500 rpm tão rápido que a vista quase não acompanha, as marchas são trocadas rapidamente e voltam a subir com fôlego de um jogador de futebol de 18 anos. O velocímetro é igualmente rápido, 100 km/h chega mais rápido que o palavrão na língua com a arrancada desta máquina.

Minha crítica para este conjunto vai para o barulho de “caixa de ferramenta” (muito citado em várias matérias e que realmente acontece) que ele faz em pisos irregulares, baixa velocidade e baixo giro (apenas com estes três aspectos juntos), por exemplo a 20 km/h em 2ª marcha o carro está a mais ou menos 1.300 rpm no modo Drive…

Para resolver isso eu já tenho um macete; coloco em modo manual e volto para a 1ª marcha, o giro sobe para uns 2000 rpm e os barulhos cessam. Reparei também que este problema dá em maior intensidade na 2ª marcha, com menos intensidade na 3ª, mas nunca nas outras… talvez pelo ruído dos pneus na 4ª, 5ª e 6ª ou a falta de muito balanço em 1ª. Na próxima revisão relatarei o problema para a concessionária e veremos qual será a solução (ou não).

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-6-700x933 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Suspensão

Esta é a parte que poderia ser foco da maior de minhas críticas por ter uma suspensão muito rígida para a realidade das ruas brasileiras, chegando a tornar seu andar um pouco desconfortável dependendo do nível de asfalto, ou falta dele, que se esta atravessando. Contudo enxergo que isto é uma característica do carro e é o preço a se pagar por ter um conjunto voltado para a esportividade.

Gosto demais de sua estabilidade e tenho total ciência de que isso se deve a rigidez de sua suspensão aliada aos pneus e geometria do veículo.

Equipamentos

Este modelo é recheado de equipamentos, mas julgo não ser completo, sinto a falta de bancos elétricos (que são opcionais) com memórias pré-programadas (que não tem nem como opcional), pois eu tenho 1,83m e posiciono o banco de uma forma, já minha esposa com seus 1,62m, posiciona o banco com todos seus ajustes completamente diferentes (pelo menos ela não mexe nos ajustes de volante).

Apesar disso, o veículo é muito completo, são seis airbags, ABS, controle de tração e estabilidade (falta um botão para desligá-lo), controle de som e telefone no volante, piloto automático, CD para 6 discos com MP3, USB e Bluetooth (que troquei por uma central multimídia com DVD e GPS e encostos de cabeça com telas em LED), ar digital bizone com saída traseira, sensor de estacionamento na traseira e dianteira com gráfico no rádio (muito útil), vidros elétricos com one touch nas 4 portas, recolhimento do retrovisor elétrico (muito útil para vagas apertadas e nas ruas), rebatimento do retrovisor direito com engate da ré (muito útil, pois as rodas são muito bonitas para arranharem), rodas 17”, entre outros muitos itens.

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-1-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Segurança

Com seus seis airbags, ABS e controles de tração e estabilidade, considero um veículo muito seguro tanto para mim quanto para Pedro, meu filho de 2 anos que anda em sua cadeirinha presa no cinto de segurança. O carro oferece ancoragem tipo ISOFIX, mas ainda não encontrei nenhuma cadeirinha com este dispositivo aqui em Maceió regulamentada pelo INMETRO a venda.

Design

Este item eu considero o mais pessoal de todos nestas avaliações, falar de design é falar de beleza e cada um tem seu patamar de beleza ideal, considero o design do Jetta muito bonito, discreto e charmoso, este veículo não chama tanta atenção pela exuberância como um Veloster, nem passa tão despercebido como um Civic 2014 (em minha opinião), mas ele gosta de chamar a atenção e por respeito pelo seu desempenho e charme. Não compro carro para chamar atenção de “A” ou de “B” e sim, compro o carro com o design que eu goste e não vá cansar em pouco tempo pelos seus exageros.

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-7-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Custo/Benefício

Como a empresa em que trabalho me pega e me deixa em casa com seu veículo, uso o Jetta apenas para uso particular, não rodo muito (média de 850 km por mês), portanto posso julgar o custo/benefício dele como bom, pois o que teria que ter um carro para justificar R$ 92.000?? Na estrada ele dá show e me deixa plenamente satisfeito, na cidade ele bebe um pouco quando o clima esta quente, mas tem muito conforto e agilidade e isto também me deixa satisfeito. Devido a isto não reclamo do seu custo vendo o benefício que ele esta me trazendo e vislumbrando a realidade de preços de veículos no Brasil hoje.

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-10-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Defeitos apresentados

Assim que tirei o carro da concessionária, o forro da porta do carona soltou alguns pinos, problema resolvido com a troca do forro num prazo de 30 dias. Com 5 dias de uso, a direção desalinhou sem explicação, depois de levar a concessionária, me informaram que o agregado não estava muito bem apertado o que causou o problema, agregado apertado, a concessionária não acertava mais o alinhamento perfeito da direção. Depois de 3 tentativas levei em outra loja especializada neste serviço e problema resolvido.

Toda vez que chove o som da buzina modifica ficando mais fina, algo que parece até engraçado, mas esta me deixando chateado com a VW. Reclamei quando deixei o carro para a 1ª revisão (6 meses) e me informaram que tinham resolvido um pequeno problema no aterramento da buzina, voltou a acontecer e levei o carro em outra concessionária, me informaram a mesma coisa, mas semana passada com uma chuva mais forte voltou a acontece e retornarei a concessionária assim que tiver tempo.

No fim do mês passado, no caminho de Recife, perto da cidade de Cabo-PE, bati num buraco (que parecia um poço de tão grande), estava a uns 140 km/h e foi uma pancada que pensei que tivesse desmontado o carro !!! Quando parei o carro vi um amassado na roda, mas o pneu estava intacto. Continuei viagem percebendo claramente que afetou o alinhamento e balanceamento das rodas, portanto, eu não passava mais de 100 km/h por segurança.

Chegando a Maceió, pedi o desempeno da roda amassada visualmente e um check-up geral de suspensão. Para minha surpresa, a suspensão nada sofreu, meu gasto foi somente com o desempeno de duas rodas (a dianteira e a traseira que pegou no buraco) e novo alinhamento e balanceamento.

Considero estes problemas, além do barulho do câmbio já relatado anteriormente, poucos e não muito graves (com exceção do que eu causei na estrada), por isso meu nível de satisfação com o veículo tende a aumentar, porém a mesma com concessionárias VW só cai.

usado-semana-volkswagen-jetta-tsi-2012-9-700x525 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Jetta TSI 2012

Conclusão

O Jetta hoje esta com um pouco mais de 13.000 km rodados, até o momento o carro é excelente, estou satisfeitíssimo como nunca fiquei com nenhum outro carro que já tive, são muitos elogios principalmente ao conjunto motor/câmbio. Algumas críticas para o consumo com ar ligado e acredito que não posso reclamar muito da suspensão, pois acho que o defeito esta mais na qualidade do asfalto brasileiro.

Não vejo no Brasil uma concorrência real para ele até R$ 100.000, pois o Civic e o Corolla que chegan perto dele (EXS e Altis) tem motores iguais aos modelos mais baratos. Não deveriam nem competir com o Jetta TSi, seus concorrentes poderiam ser BMW, Mercedes e Audi que tem melhor acabamento, refino e presença, porém mais caros e menos motor. O único que agora consegue fazer frente a ele é o novo Fusion 2.5, que tem um câmbio seqüencial por um botão que é uma piada de tão ruim (o botão), mas é muito bem equipado e bonito, além de seu irmão o Titanium que passa de R$ 100.000 como os concorrentes alemães já citados.

Espero ter acrescentado,

Por Leonardo V. Rocha

4.0

COMPARTILHAR:
  • Janilson

    Pra mim os concorrentes diretos do Jetta TSI são o 408 THP, C4 Lounge THP e FLuence GT. Todos são sedans médios turbinados.
    Você chegou a congitá-los?

    • leo.tqr

      O Fluence GT e o C4 ainda não era vendido em Dezembro de 2012, o 408 THP eu não me lembro se ja´era ofertado, mas acredito q sim…
      Não o cogitei, mas ele tb teria o “Se não fosse…” Acho q a Peugeot a partir do 207 perdeu um pouco de proporcionalidade no seu design… Vide os faróis do 207 e seguindo essa lógica (na minha opnião é lógico !!!) a lanterna traseira do 408. Claro q não deixaria de comprar um carro só por esta característica (salvo o 207 q acho muito feio devido aquele farol), mas era uma entre outras “Se não fosse” do 408 e da Peugeot.

      • Martini Stripes

        Vc diz não poder reclamar do consumo, mas meu amigo diz não conseguir passar dos 10km/L com o carro. Acho um tanto muito para os padrões de hj. Dependendo do quanto a pessoa rodar, ela deveria levar isso em conta, mas pra uso em lazer, acho que nem tanto.

    • Danillo

      Nenhum deles chega aos pés do Jetta TSI. O Lounge e o 408 tem boa lista de equipamentos, bom custo x benefício, um bom motor 1.6 THP, ambos tem design matador (mais bonitos que o Jetta), porém eu prefiro os 200cv (211cv de agora, 231cv do dinamômetro da fullpower) do Jetta.

      Fluence GT nem honra a esportividade. Tomou uma surra no fullpower lap de carros comuns como Corolla, Focus e pasmem, Peugeot 208.

  • TiagoNA

    Realmente… Assim como o Golf está para os demais hatchs. Parabéns!

    • leo.tqr

      Obrigado Tiago… Gostei da comparação, acho o Golf um dos melhores hatchs do Brasil tb, só tenho pena q os preços dos hatchs médios se aproximem tanto dos sedan médios, algo q eu considero q inviabiliza os hatchs (fica apenas para quem gosta mesmo do estilo “sem bunda” rsrsrs)

      • Osvaldo Moreira

        Interessante que na Europa um Hatch é mais caro que um Sedã.

        No Brasil e nos EUA colocam Sedã muito acima de um Hatch. Ainda bem que nem todos pensam assim.

        • leo.tqr

          Gosto tb de Hatch Osvaldo, não quero desmerece-los, mas acho mesmo q o sedan devem ser mais caros… pq questão de tamanho e porta-malas… No meu inconciente, há tipo um ranking desse gênero… tipo assim:
          1- hatchs
          2- sedans
          3- wagons
          4- suvs

          É algo hipotético, mas costumo classificar assim… claro q um voyage (sedan) não pode ser mais caro q um Golf, mas acho q vc conseguiu entender o q quis dizer… rsrs

      • Adriano Gonçalves de Camargos

        Leonardo o que me fala do seguro total eda mamanutenção? Coincidentemente tenho um Focus tmb, gosto demais, demais mesmo! !!!! Mas estou procurando o que vc procurou, um carro com maior espaço interno e porta malas, o que me diz sobre isto? O que o Jetta além de motor tem de melhor que o Focus? Valeu!

        • leo.tqr

          Adriano, considere q meu Focus era um hatch GLX 1.6 com ABS, a diferença do Jetta para o Focus é imensa, mas reforço q a maior parte dessa distância está no motor/câmbio… Não tem nem comparação…
          O Focus tem uma suspensão mais macia e não menos estável….
          Agora o Jetta tem mais espaço de porta-malas, espaço interno, conforto e acabamento dos bancos, 6 air bags contra 2 do Focus, Controle de estabilidade e tração (algo muito importante tb), Teto solar, rodas 17″, tecnologia no painel de instrumentos(por exemplo, o Jetta tem um velocimetro digital no meio do painel, entre outras informações q o Focus não dá), controle do rádio e telefone no volante, tela lcd no painel de série (7″ eu acho), saída de ar para o banco traseiro no console central, piloto automático (cruise control), etc….

          E por ai vai Adriano… O Focus não é um carro ruim, muito equilibrado e estável, mas o Jetta oferece mais coisas e o desempenho lidera essa lista.

          • Adriano Gonçalves de Camargos

            Leonardo, meu Focus é um Ghia 2009 automático, com suas informações fiquei mais próxima de comprá-lo, o que ainda não me permitiu de vez decidir foi a filosofia de construção da VW linhas mais simples e diretas, porém bem trabalhadas diga-se de passagem, procuro um carro com o perfil que procurava, tudo que vc valoriza num carro valorizo também, mas nunca havia passado pela minha cabeça comprar um VW, nunca mesmo, a pouco tempo fui na Bienal do Automóvel de Minas Gerais e pude apreciar como a VW é inteligente, linhas simples, porém com muito capricho, resumindo estou levando em consideração verdadeiramente a compra de um Jetta ou Tiguan, em breve espero que decida rsrs. Valeu pela sua Atenção!!!

        • leo.tqr

          O seguro otal do Jetta para mim (31 anos, casado, não trabalho com o carro, garagem fechada em casa, Maceió-AL, bonus 4) ficou em R$2.200,00 pela porto seguro…
          As revisões são mais caras um pouco q do Focus, em torno de 30% mais cara

          • Adriano Gonçalves de Camargos

            Tenho 36 anos e sou casado tmb, o valor do seguro ficou com um bom preço.

            No geral, voltaria para a Ford? Ficará com na VW com outros modelos?

            • leo.tqr

              Eu voltaria para a Ford pelo atendimento q tinha na concessionária Ford Cycosa aqui em Maceió-AL q é infinitamente melhor q o da VW Importadora e VW Mapel. Por isso eu voltaria, mas teria q ir pro Fusion Titanium para fazer esse retorno.
              Acredito esse um dos poucos atrativos do Fusion comparando ao Jetta.

      • TiagoNA

        Pois é meu caro, já li suas justificativas e gostos nos outros comentários… Mas é questão de gosto mesmo, eu já acho o contrário hehe. Pra mim o Hatch deve ter mais valor agregado, por que sempre é mais bonito. E o Sedan a pessoa compra por pura necessidade de espaço no porta-malas. Aí, sempre é necessário procurar o mais bonito dentre os sedans. Repito: Gosto pessoal mesmo e achismo.

        • Jose Cotolino

          Com todo respeito, acho que sua filosofia está equivocada. Os sedans ofererecem mais espaço (porta malas) e são mais bonitos e harmoniosos. Têm frente e traseira. Por falta de dinheiro ou necessidade desse extra, ou plus, a pessoa pode (no meu ponto de vista) comprar um modelo mais barato com a traseira reduzida e sem harmonia com a frente. Assim, a esportividade (menos peso resulta em melhor desempenho) torna-se mais atraente para os jovens e solteiros, abrindo-se mão dos outros benefícios do sedan. Mais emoção do que razão. Mas é como se montassem o carro sem a parte final para baratear os custos, em detrimento do espaço e beleza. O Golf, por exemplo (que me perdoem seus fãs), parece que não conseguiu passar a tempo por baixo de uma guilhotina gigante e perdeu o porta malas. Não vejo nenhuma beleza naquela traseira. Já fui jovem e atraído pelo preço, esportividade e associação com a juventude dos hatches. Hoje sou mais racional.

  • Antoniokings1

    Painel simples demais. Parece de carro médio. O único interior da VW que achei interessante foi o do Touareg.

    • Louis

      é carro médio…

      • Antoniokings1

        Estou dizendo para os padrões nacionais.

        • Leandro1978

          hã?

        • Willy Augusto

          Não deixa nada a desejar para civic e corolla, que são os dois concorrentes mais vendidos. Na verdade, o interior do jetta só perde para o próprio golf…

        • Edson Fernandes

          E o fato é que para os padrões nacionais, o Jetta é um médio!

    • leo.tqr

      Antonio, parece com um carro médio, talvez pq o Jetta seja um carro médio…

      • Antoniokings1

        Tirando filigranas classificatórias, para a quase totalidade da população Jetta, Corolla, Civic e etc são carros grandes que devem ter refinamento no acabamento interno. Tecnicidades nesse momento, apenas tornam as discussões meio chatas.

        • Edson Fernandes

          Porque todos os modelos que vc citou são médios e não grandes. Grandes são Azera, Cadenza….

        • Zoran Borut

          Civic, Corolla, Jetta são hoje o que em outros tempos eram Santana, Versailles, Monza. Ou seja, médios. Não ocupam o nicho que o Omega nacional ocupava, por exemplo.

  • FelipeBR14

    Parabéns pelo brinquedo. Esse Jetta TSI é sensacional.

    • leo.tqr

      Obrigado Felipe… Estou mesmo muito satisfeito com o brinquedo rsrsrs

  • Alex

    Se vc tivesse procurado, vc teria achado um Linea T-Jet por uns 40 mil. Teria sobrado metade da grana pra dar de entrada num Golf pra sua mulher.

    • Gran RS 78

      Mas o Linea nao tem opcao de cambio automatico, portanto acho que isso pesou na escolha do Jetta.

      • leo.tqr

        Isso pode ter pesado na escolha do Jetta Ricardo, mas o desempenho do Jetta, a pouca fluidez (aceitação do mercado) e o espaço do Linea foi o q mais pesou nesta comparação

    • leo.tqr

      Alex, não cogitei o Linea TJET pq acho um carro pequeno, de pouca fluidez e tb não havia para ele o câmbio automático, apesar de achar o design muito elegante…
      Não há necessidade de dois carros aqui em casa o q gera dois IPVAs, seguros, manutenções etc…
      Outra coisa… lembre-se q adquiri o Jetta em Dezembro de 2012, esse preço do Linea é de um usado hoje, será q naquela época já se encontrava neste preço??

  • Lucas de Lucca

    Apenas empenar a roda e perder o alinhamento sem danificar nenhuma peça da suspensão depois de cair em um buraco grande a 140 km/h deveria entra na lista de elogios e não críticas!! Conheço carro que literalmente desmontariam nessa situação.
    No mais, nem tem o que falar do TSi, pra quem gosta de carro é o melhor da categoria na minha opinião. Quanto ao design, agrada uns, desagrada outros, mas nem Jesus agradou a todos então… Só acho que interior podia ser mais caprichado…
    Parabéns pela máquina!

    • leo.tqr

      Obrigado pelo comentário Lucas, realmente há carros muito mais frágeis, não necessáriamente mais baratos ou mais caros, mas q não aguentariam a P…. q minha suspensão tomou

  • Bruno Pires

    Caro legalzinho, em motor ele é o melhor na sua categoria. Mas pelo valor cobrado ficaria mais um tempo sem carro e pegaria um sedan médio-grande (Fusion 2.0 ecoboost ou um Altima), ou até mesmo um A3 sedan ou BmW 320.

    • pzl

      Custo de revisão A3/320 >>> Jetta
      Seguro A3 >> Seguro 320 >>>> Seguro Jetta

      • Bruno Pires

        Amigo se eu tenho mais de 100 mil pra dá em um carro o seguro e a manutenção é o de menos pra mim, saia desse mundo de quem tem popular e entre no mundo dessa categoria, se todos usassem a sua lógica ninguém iria comprar BMW ou Audi por ai.

        • pzl

          Não necessariamente. Existem pessoas que compram carro por status, existem pessoas que compram carro racionalmente. Não que BMW e A3 não sejam bons, mas conheço muita gente que não tem nem onde cair morto e tá andando de bmw a audi pra manter aparência.
          E te garanto que 90% dos donos de bmw, mesmo com dinheiro, reclamam dos abusos das revisões do carro da marca.

          • Bruno Pires

            Eu nem tenho onde cair morto, mas se tivesse grana com certeza iria quer uma BMW, sou apaixonado pela marca, mas tenho certeza que daqui 4 anos poderei ter a minha quando tiver morando no exterior. Mas concordo com esse fator de reclamar das CSS, no brasil como a maioria vive de status social essas CSS inflam demais os valores dos produtos, o mesmo ocorre com o veiculo que tenho, a Nissan infla demais o valor final, mas nada que uma importação individual não resolva.

  • Marcos Vinicius Bittencourt

    Leonardo, Jetta TSI + Teto + Exclusive ou Fusion Titanium? São só 7mil de diferença.

    • leo.tqr

      Kinhomx, vale dizer q o Fusion novo foi lançado em Janeiro de 2013 e eu comprei o Jetta em Dezembro de 2012, outra consideração seria q o modelo do meu Jetta não tinha esse opcional Exclusive…
      Agora hoje se eu fosse comprar acho q eu ficaria com o Jetta se eu quisesse descrição com desempenho (lobo em pele de cordeiro) e ficaria com o Fusion se eu quisesse mais visibilidade, espaço e conforto sem abrir mão tb de desempenho, mas acho q o Fusion titanium é mais beberrão q o Jetta; de contra partida, o Fusion tem o botão de memória do banco do motorista q muito me faz falta no Jetta como eu relatei.

    • Cristiano_RJ

      Kinhomx. De fato a diferença é pequena. E o Fusion, além de mais espaçoso é claramente um modelo de segmento superior. Basta entrar na cabine para perceber isso. E aquele design então… matador!
      O problema é que nem todo mundo precisa ou quer um sedan tão grande quanto o Fusion. Eu por exemplo, não tenho filhos, e o porte do Fusion, mais do que uma qualidade, para mim é um transtorno. Pois estacionar em cidades como o Rio de Janeiro hoje em dia é uma verdadeira aventiura. E se com o Jetta já é difícil, com p Fusion é ainda pior. Ademais, o Fusion tem um grave problema no meu ponto de vista: ele facilmente entra em cpontato com o solo. Já tive um 307 que padecia do mesmo mal, guardadas suas devidas proporções, e ficquei complexado com isso. Por isso, pensaria 2 ou 3 vezes antes de optar pelo Fusion.

  • _William

    Esse Jetta TSI tá bonitão! Gostei do interior tambem, apesar de curtir os mais “modernos”, um funcional e simples como esse quando se está dirigindo é a melhor coisa.

    • Lem0nade

      Pra mim esse Jetta TSi branco com interior bege mata a pau!! show

      • _William

        Fica sensacional mesmo, e mesmo sendo discreto chama muita atenção, ainda mais se tiver sem Insulfilm.

    • leo.tqr

      Estou percebendo agora q faltou colocar algumas fotos dos bancos dianteiros e traseiros, assim como do teto solar… será q posso colocar (enviar) isso agora q já foi publicado?

  • Leandro1978

    Legal, parabéns pela compra. Este branco com o interior claro fica muito bom. Uma curiosidade sobre a buzina, meu pai teve um Del Rey que tinha o mesmo problema, era chover e a buzina dar problema, só foi resolvido quando ele a trocou de lugar. Ela ficava numa posição meio baixa e pegava água, ao passar para uma posição mais alta, acabou o problema…rs…

    • leo.tqr

      Leandro, eu tava estudando colocar uma buzina marítima, mas destoa do princípio discreto do carro.
      Vou levar sua sugestão a autorizada para ver o q eles dizem.

      • CharlesAle

        Já reparei várias buzinas em fiorinos(trabalhei em frotas),que ficam atrás do para-choque dianteiro,e depois de chuva “afinavam” o som.Resolvi invertendo a posição de forma que não entrasse mais água,(deixei com a boca para baixo,com a boca para cima vira uma espécie de bacia)pode ser que resolva a questão….

  • Marco Antônio

    Eu andei no jetta TSI em um test drive da vw aqui de Cuiabá… apesar da suspensão um pouco mais dura, é um senhor carro.. muito confortável e o motor trabalha como um relógio Inglês… Parabéns pela aquisição…

  • Preetinho

    lindo o veículo.
    gosto muito desse modelo.
    cada comentário positivo do mesmo só aumenta a minha vontade de adquirir um.
    quem sabe daqui uns 5 anos rs..

  • Muito bacana o relato, realmente um carro e tanto e esse interior bege é sensacional! O buraco que danificou seu carro ficava em estrada pedagiada?

    • leo.tqr

      Não cassiano, ficava, ou fica, na BR-101 em Cabo-PE chegando em Recife

  • Stark

    “Na cidade ele bebe um pouco quando o clima esta quente”. Ou seja: bebe sempre, porque Maceió é um inferno, só ando com AC ligado! Brincadeiras à parte, parabéns pelo carro, é um dos sedans médios mais bonitos. O consumo com AC ligado até que está bom pra um motor desses, meu Palio Fire faz 9 km/l, o Sonic Sedan AT de uma amiga faz 8km/l.

    • leo.tqr

      Sephirot1, hoje ando com o ar 90% do tempo não só pelo calor, até pq vc deve saber q em Maceió venta bem e a noite a temperatura fica agradável, mas muito mais pela violência q assusta esta cidade.

      • Marcelo_Machado

        Em SP faço 6,5 Km/l. O transito aqui é bem pesado e uso o carro 100% ligado e por causa da violencia que esta bem pior o carro é blindado e portanto pesa um pouco a mais.
        Mas no desempenho ele não sente o peso extra nem um pouco.
        O meu é 2011 e não ouço os falados barulhos do câmbio.

  • Bruno1905

    Esse carro arrebenta. Aqui em casa temos um Voyage 1.0 Branco kkkkk, sonhamos com o Jetta. Interessante é que mesmo sendo muito inferior (claro, é compacto e custa quase 1/3), algumas características do Jetta podem ser notadas no Voyage. Parabéns pelo carro, e o considero melhor que o Fusion anterior e atual 2.5.

  • FFSB

    Nesta faixa de preço, também não vejo melhor opção do que o Jetta TSI. Mais interessante, inclusive, que o novo A3 Sedã 1.4 (custo de manutenção bem melhor; nível de equipamentos e desempenho superior).

  • GUGASP

    Meu irmão tem um TSI 13/13 com teto e GPS, comprado por 92 mil em Outubro de 2013 (já é o de 211cv).
    Não tem carro igual para acelerar como ele aqui no Mercosul.
    Andamos no Fusion 2.0 EcoBoost, que é mais bonito, mais equipado…mas custa mais caro e não arranca como o Jetta

    • Vitor

      todos os TSI 2.0 sao 211 cv!

      • Edson Fernandes

        Não. O Jetta antes da atualização de motor tinha motorização de 200cv.

      • Cristiano_RJ

        Pois é. Como bem disse o Edson, até 2012 os Jetta, assim como os Tiguan e os Passat, tinham 200 cv. Este é o caso do meu. Mas na prática, acho que é tudo a mresma coisa. Que o diga a Full Power, que tem registrado valores reais de potência muito acima do que a VW divulga.

    • leo.tqr

      O meu Jetta é 12/13 tem 200cv, mas o mesmo torque q o 13/13, acho mais interessante nessa leva de Jetta 211 cv os novos faróis com leds… Ficaram muito legais

      • asasa

        são opcionais bem caros! acho que uns 12 mil

      • GUGASP

        Oi leo.tqr, acho que era bem mais caro com led. Meu irmão é anestesista e tinha negociado o i30 com um colega residente dele, então pegou um TSI 13/13 que já estava faturado na VW de Botucatu-SP.
        O seu faz bastante barulho de vento no retrovisor, mesmo andando a 120km/h? Ele tem reclamado bastante disso e disseram na agência que muitos reclamam também, mas não tem o que fazer.

        • leo.tqr

          GUGA/SP, o meu não tem este barulho… já cheguei a 205 km/h com ele (digo logo que não fui a velocidade maior pq chegou um trevo e tive q reduzir… digo antes q pernsem q era a máxima dele e fiz isso uma só vez !!) em uma boa pista e não ouvi nenhum ruído aerodinâmico fora o dos pneus e do ronco do motor em qualquer velocidade.

        • Cristiano_RJ

          Fala GUGASP. Tenho um TSI 12/12. O meu não faz nenhum barulho em altas velocidades. Pelo contrário, o ruído é bem contido na cabine. O problema é em baixa em pisos irregulares, que parece que tem alguma coisa metálica solta embaixo dele.

          • leo.tqr

            Idem meu conterrâneo Cristiano_RJ rsrsrs

      • OAS

        Caro leo.tqr, tenho um Jetta TSI 2013/13 com motor de 200cv. O carro é muito bom em todos os aspectos, design (meu gosto) e motor/câmbio (unanimidade, inclusive, aqui na NA). É o mais completo, com teto, banco elétrico, GPS e faróis com leds. O único senão fica por conta do consumo… :(
        Com ar condicionado, não faço mais do que 6,0km/l!!! e sem ar condicionado ligado no máximo 7,3km/l na cidade, o que acho muito pouco, não sei como conseguem obter os números informados em testes. Parece-me que falam de outro carro. Agora na estrada já fiz mais de 11,0km/l, andando a 120km/h, bem razoável (minha opinião). Enfim, tirando o item consumo, é um excelente carro. Quando for trocar, somente penso em um carro como os alemães ou outro Jetta TSI 2015 (https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-jetta-2015-e-revelado-antes-de-nova-iorque/) se realmente vier para o Brasil. Abs!

    • Lucas de Lucca

      Só uma dúvida, era AWD ou FWD o Fusion?

  • Pedro

    Perai… Brasileiro Realmente não entende NADA de carro… primeiro todos são babas ovo do GOLF, carro muito bom, porém não é a coca cola , supra sumo que falam… agora, (apesar das qualidades do Jetta), o cara me escreve que o Jetta compete com BMW, Mercedes… ai meu deus….

    O povo aqui vem e coloca, um GOLF GTI e melhor que um A200 ou BMW 118i….. Pessoal GOLF GTI compete com no minimo BMW 125 ou A250 Sport…. na Europa e assim… e PERDE em todos em desempenho…

    o Jetta melhor que Focus Sedan novo ? não e oque as vendas mundiais dizem…. … porém gosto é gosto…

    • leo.tqr

      Pedro, não quis comparar diretamente o Jetta com BMW, mercedes e audis, apenas relacionei eles pq afirmei q no mercado nacional, entre os sedans médios, não há nenhum q se compare a ele com relação a motor e câmbio… Os q chegam perto de seu desempenho são esses citados… Tenho total consciência q BMW., mercedes e audis são muito superiores em acabamento, tamanho, status, etc… Mas convenhamos q o conjunto motor/câmbio do Jetta está compatível com este nível.
      Agora vc conhece bem de carro né Pedro? Vc mora no Brasil ou na europa?? Se vc mora no Brasil, Golf GTi compete sim com A200 e afins. O Focus não se compara ao Jetta TSi… nem o Titanium… Vide críticas especializadas…. Agora, vc disse algo certo… gosto é gosto… se formos por gosto de estilo somente… compro um Focus sedan mais simples, subsituo as rodas e… tharããã… temos quase o Focus titanium de 92 mil, pois tem o mesmo motor… agora pegue um Jetta mais simples e tente colocá-lo parecido com o TSi !!!

      • Pedro

        Me desculpe Leo, o Golf GTI e a versão esportiva do GOLF e este compete diretamente com as respectivas versões da BMW e Mercedes nestes mercados europeus e Brasil sim, já que existe aqui A250 Sport e BMW 125 Sport, inclusive nas propagandas… não coloquei os Audi pq e tiro “domestico”

        Conheço muito bem a Europa, morei em Londres, e já estive na Italia, Londres, Alemanha….. e posso afirmar isto…..

        Sobre seu comentário, o Focus possuie motorização unica ? existe 1.6 e 2.0, e na europa a Gama de motores e ainda maior do que do jetta, detalhe eu não curto o Focus.. estou citando apenas que ele é bem mais vendido que o GOLF…

        Sobre a questão de desempenho ? você está meio mal informado, a BMW 320 tem desempenho superior, menor consumo, e novamente está comparado a BMW de entrada com um Carro TOP…. e sempre assim, o básico do superior bate com top do inferior….

        Sobre Acabamento, etc… Não tem oque Falar….

        a titulo de referencia, tenho uma A200, se eu quise-se diversão e desepenho, eu iria de 118i.. nem o GOLF GTI se compara na relação geral, ele até acelara mais de 0-100, porém em comportamento dinamico, distribuição de peso (50/50) e técnologia passa longe….e não esquecendo tração Traseira…

        Não estou falando mal do Jetta, nunca faria isto, e um BIG CARRO… mas é apenas um sedan Médio…. e deve ser tratado assim

        Sobre Painel e acabamento, veja o que o povo acha do Civi em geral nas revendas e do jetta….

        • leo.tqr

          Pedro, entendo seu lado, mas entenda o meu…
          não quero muito entrar neste assunto de comparação entre BMW, mercedes e audis com o Jetta, pois sei q não tem comparação e para não parecer (mas já parecendo rsrsrs) um “puxa saco irracional” do Jetta… No primeiro paragrafo quis deixar claro q TENTARIA ser imparcial, estou mesmo tentando, me desculpe se não consegui neste ponto rsrsrs
          Só quero q saiba q fiz uma suposição de comparação, já q não vejo nenhum sedan médio nacional q se compare (pelo menos na relação custoxdesempenho) com o Jetta TSI.
          Me referi ao Focus na motorização 2.0 é claro, desculpe se não ficou claro no meu comentário…
          Agora… Não sei não se 320 anda mais q o TSi em?

          • Pedro

            Sim sim, lhe entendo sim… a BMW anda principalmente por conta da faixa de ação do turbo, que entra em giro menor e o cambio de 8 Marchas, contra 6 do jetta, pois tem uma troca “mais curta” sempre mantendo o giro mais perto da faixa ideal de rotação e disponibilidade de torque… alias este é o segredo dos novos carros, Técnologia que mantem a faixa de torque maximo ideal, sempre disponivel….

            Agora… veja que falei, o GOLF anda mais rapido sim que uma 118 ou A200, porém e menos carro técnologicamente falando

            o Focus é feio q doi ao meu Ver

            Hoje na minha opinão realmente Jetta e Civic estão anos e anos luz… mesmo o novo corolla p mim e ruim, pior carro da categoria em Custo x Beneficio….

            Alias, depois dos dois carros citados, acho o Sentra uma opção valida.. apesar que não é minha faixa de preço de carros e sempre dificil opniar em faixa que agente não costuma navegar, seja acima ou abaixo..

            • leo.tqr

              Pedro, tb acho o Sentra muito bom, mas não consigo engolir o câmbio CVT, apesar de muito elogiado, ele tem um limite máximo de torque, pq senão ele não aguenta… Acho q penso assim pq eu nunca dirigi um carro com este câmbio, mas acho realmente o design do Sentra muito elegante

        • Jupiteus

          BMW 320 tem desempenho superior ao Jetta TSI?!?!?!? Claro que não, pesquise melhor, faça um test drive, estude mais… E ainda pior fala “…e sempre assim, o básico do superior bate com top do inferior….” isto é algo ridículo, por isso montadoras com BMW e Mercedes cobram muito mais aqui, e em outros mercados a diferença é pequena para as outras montadoras… Cada coisa…

        • Maxxx

          Realmente o Golf GTI não se compara a A200. O GTI é muito melhor que os 2 que você citou. Que tecnologia o A200 tem e a 118 tem a mais em relação ao Golf? Pessoal superestima demais essas marcas premium.

          • Cristiano_RJ

            100% de acordo. O único trunfo do A200 em relação ao Golf GTI é o design, muito mais descolado em minha opinião. Mas está muito longe de justificar seu preço. E o desempenho, o A200 faz pena ao lado do GTI.

          • Paulo Oliveira

            Concordo Maxxx…

            Sugiro ao pessoal dar uma assistida no episódio 5 da temporada 21 do Top Gear!!!

            Abraços!

    • leo.tqr

      repare bem q eu coloquei “…seus concorrentes PODERIAM ser BMW, Mercedes e Audi que tem melhor
      acabamento, refino e presença, porém mais caros e menos motor.”

      • Pedro

        Leo

        este e outro erro comum de Brasileiros… Motor apenas nao diz muito, o que vale mais é relação Peso x Potencia….

        teoricamente o Motor da BMW 118i e do A200 são menos potentes do que o Jetta TSI (vide Data Sheet), porém os dois andam mais que o jetta, de aceleração e final….. veja testes da Full power… pq ?! Peço x Potencia….

        Não adianta ter 5000 CV e pesar 15 mil Kilos….

        • leo.tqr

          Sei exatamente o q diz e acrescento… não só pesoxpotência, mas tb muito importante é o pesoxtorque…
          Com todo respeito… algum momento eu disse que Jetta Tsi anda mais ou não q 118i ou A200?? Para falar a verdade, nem tenho muito conhecimento sobre os dados técnicos desses dois veículos. É vc quem está comparando-os primeiramente com o GOLF GTi e agora com o Jetta…

          • Pedro

            Fiz a Comparação apenas a titulo de referencia, justamente p conta do ponto que destacou… Peso x Torque

            o A200 tem segundo datasheet “apenas” 156 CV e o BMW 176CV, porém os respectivos torque são elevados se considerar peso, uns 26 na Mercedes e 27,5 na BMW

            usei o GOLF GTI, pq aqui mesmo na NA tudo e GOLF GTI…. ahhh carro X….. mas o GOLF GTI anda mais…. ahhh Ferrari… mas o GOLF e melhor pq custa 10000 menos e cada CV custa menos… e por ai vai a chorateira

          • Cristiano_RJ

            leo.tqr. O Pedro está parcialmente enganado. O Jetta anda muito mais do que o A200. O hatch da Mercedes na verdade anda junto com o Golf Highline, de motor 1.4 TSI e com o BMW 116i. Já o BMW 118i, este anda junto com o Jetta e o BMW 320i. O Golf GTI se equivale ao BMW 328i.

        • Dionatan

          parei de ler na hora que a 118i e A200 anda mais que o Jetta TSI kkkkk caro pedro vc esta muito equivocado vc deve estar entrando agora no mundo automobilístico

          teimoso é quem teima com vc e não nós !

        • Benjamin Breeg

          Pedro eu gostaria de convidá-lo a se calar. Também morei na Europa e o Golf ganha em muitos aspectos dos seus concorrentes BMW e Mercedes lá na casa deles. Golf é referência, você parece mulher traída com raivinha!

          Estranho para um cidadão que se acha evoluído, para mim você não aprendeu nada na Alemanha ou não saiu do seu quintal.

      • PrGirafales

        Leo, nao fique discurtindo com entendido de internet, o cara le materias e fica teimando…. kkk, se divirta com sua maquina e nao fique sendo cordial demais com quem nunca andou com jetta imagine com uma mercedes A200 ou uma 118i

        • leo.tqr

          PrGirafales… agradeço a dica, mas logo no primeiro comentário o Pedro diz q não entendo NADA de automóveis… Isso atinge o ego sabe? rsrs
          Tipo, sou apaixonado por carros, sempre estou lendo em varios canais especializados sobre o assunto e tenho a certeza q ainda sei pouco sobre este mundo, mas saber NADA é demais… Aprendi muito q NADA, TUDO, NINGUÉM E TODOS são palavras muito fortes para serem ditas sem um excelente argumento !!por isso insisti em levar adiante a discussão, mas seguirei sua dica com todo respeito a todos q aqui estão me prestigiando inclusive ao Sr. Pedro.

    • Osvaldo Moreira

      Desde quando vender mais é sinônimo de ser melhor?

      • Pedro

        Na cabeça de Brasileiro sim……

        porém o Focus (EUROPEU) e melhor carro sim que o golf…. minha opinão…. apesar de achar o carro feio d+ da conta e o jetta MUITO mais estilo… falo como carro…

        • Osvaldo Moreira

          Ainda bem que a sua opinião não é da maioria. Pois quem ganha os prêmios na Europa é o Golf e não o Focus. Quem ganha os comparativos no mundo inteiro é o Golf, e não o Focus. Até no Japão quem ganhou o prêmio de melhor carro foi o Golf, e não o Focus.

          E como você gosta de vendas… No ranking de vendas da Europa, o Golf é o primeiro, o Focus não é nem o 5 lugar.

          Aí você vai vir com a conversa que o Focus é o mais vendido do mundo. Porém é o hatch + sedã. Computadas as vendas só do hatch, o Golf é o hatch médio mais vendido do mundo. E ainda tem o fato que agora é que a VW está entrando forte com o Golf nos EUA e na China, maiores mercados do mundo, onde o Focus já vende há muito tempo. Tendência do Golf assumir em pouco tempo o primeiro lugar de vendas mundiais, pois na Europa já domina.

        • Dionatan

          Só se for na Europa porem tem um detalhe que estamos no Brasil isso faz seu comentário totalmente irrelevante como todos os seus comentários !

          • Osvaldo Moreira

            E?

    • Jupiteus

      Porém o Golf GTI pela faixa de preço pode ser comprarar sim a 118i e a A200, mas estes 2 últimos são bem inferiores ao GTI, tanto que na Europa, que tem a Mercedes e a BMW com preços mais justos, compara-se com a 125 e A250, que custam uma fortuna aqui no Brasil e ainda perdem em comparativos. Quer comparar Jetta TSI com Focus sedan e ainda justifica com vendas mundiais, kkkk sabe nada inocente brasileiro!!!!

      http://www.autoevolution.com/news/bmw-125i-vs-golf-gti-vs-mercedes-benz-a250-vs-volvo-v40-comparison-test-video-72321.html

    • Cristiano_RJ

      “o Jetta melhor que Focus Sedan novo ?”
      Mas é óbvio que o Jetta TSI é superior ao Focus sedan! Qual é a dúvida a respeito disso?
      Para começar, quando falamos em sedans médios, fatores como espaço interno e porta malas fazem toda a diferença; pois são carros familiares aqui no Brasil. E o Jetta dá show nesses quesitos. Espaço de sobra para os passageiros traseiros e para a bagagem. Já o Focus sedan, esse é uma lástima em ambos. O espaço para as pernas dos passageiros traseiros lembra o de carros compactos. E o porta malas, além de ter pouca capacidade, possui uma “boca” extremamente apertada, o que impede o carregamento de objetos maiores.
      Já do ponto de vista mecânico, não vou nem me dar ao trabalho em comparar o motor 2.0 TSI da VW com o 2.0 GDi da Ford. Pulemos essa parte porque é como chover no molhado. Já o câmbio DSG é unanimidade: seu funcionamento é muito melhor do que o do Power Shift. Isso sem falar que o Jetta possui paddle shifts enquanto o Focus possui aqueles botõezinhos mequetrefes. Resultado: enquanto o Jetta possui um desempenho arrebatador, pau a pau com um BMW 320i, o Focus é apenas regular; um pouco melhor do que a mediocridade dos sedans 2.0 aspirados, como Civic e o Corolla.

  • Murilo Custódio Oselame

    8km/L complica viu, tem que ter mt grana mesmo, ou carro de fim de semana. Pra quem usa carro todo dia não rola, nesse preço o golf 1.4 agradaria mais…

    • leo.tqr

      concordo em gênero, número e grau com vc Murilo… se eu tivesse q rodar com este carro muito mais q rodo por mês, não teria condições de manter seu combustível, pois o preço da “mijolina” Brasileira é um assalto, só consigo tê-lo e me vale a pena devido exatamente ao q vc disse… é um carro de fim de semana, durante a semana o carro da empresa me pega e me deixa em casa.

    • luciano gavioli

      Bem, cada um faz suas escolhas. Eu ando de Azera 2011 com Podium e faço 7 km/l na cidade, depende da prioridade de cada um , na minha opinião vale cada centavo, obviamente consigo “andar” bem mais que alguem que está no transito de SP por exemplo ( estou em Florianópolis ). No caso do Jetta acredito que seja a mesma coisa, cada um deve priorizar o que acha mais correto. Quanto ao Focus Sedan ser melhor, acho bem difícil, fiz test-drive no mesmo dia no Golf 1.4 DSG e no Focus Hatch 2.0 Powershift, pra quem gosta de dirigir o Golf é melhor, em acabamento e desempenho.

      • Murilo Custódio Oselame

        Moro em floripa tbn, tenho um new fiesta mexicano faço 13km/l na cidade e 16-17 na estrada.. penso no futuro comprar um desses que você comentou, principalmente por serem mais econômicos.. 1.4 do golf me disseram ser bem economico, e como ando bastante isso acaba pesando na hora da compra.. não compraria uma carro que faz 7km/l, mas é só a minha opinião, cada um tem a sua.. abraço!

  • RX8

    Show esse Jetta!! Só trocaria pelo Golf GTI,

  • Elton Lopes

    Meu primo tem um idêntico, e esse carro anda muito.

  • Helder Quintino Maia

    Ao ler a matéria pensei ser a minha história, exceto pelo fato que passei de um Nissan Sentra para o Jetta TSI em 04/12/2012 e manter o mesmo sistema de som e, estarmos muito distante (BH e Maceió) as histórias são iguais. Concordo plenamente com o Leonardo. Meu carro está um pouquinho mais rodado (17.000km), pois, já fiz longas viagens entre Belo Horizonte e Porto Seguro, entre outras e, até agora não deu um único defeito. Acho um absurdo fazer obrigatoriamente revisão semestral para troca de óleo, quando rodei apenas 3.000 km entre elas. No mais o carro é fantástico e só quem não o conhece a fundo poderá falar mal. Detalhe: Não sou fanboy da VW e tenho carros de outras montadoras (Fiat e Renault).

    • leo.tqr

      Helder, o teu tb faz um som de “caixa de ferramenta” da caixa de marcha?? Fiquei impressionado q ninquém, até agora, comentou sobre esse fato aqui nos comentários… Falo isso pq em outros posts, era a primeira coisa q falavam quando diziam Jetta DSG… Já era quase sinônimo e aqui… ninquém comentou ainda.. rsrsrs

      • Marcos Candido

        Acho estranho esse barulho, pois a caixa do jetta é banhada em óleo diferentemente do golf por isso são poucas reclamações quanto a isto no jetta.

        • leo.tqr

          Marcos… tb acho estranho, mas talvez por ter um eu tenha reparado mais quando associam o câmbio do Jetta com o barulho e realmente o meu faz este barulho.

      • Helder Quintino Maia

        Leo, sim faz o barulho de “caixa de ferramenta” quando está em baixa velocidade e em pisos irregulares. Porém de tanto ver comentários, nem ligo mais, até porque o barulho não é percebido quando os vidros estão fechados.

  • Janilson

    Na minha opinião o Jetta TSI tem concorrente sim no Brasil: 408 THP, C4 Lounge THP e Fluence GT!

    • leo.tqr

      Janílson, realmente eles são concorrentes do Jetta, mas me referi no texto na época q adquiri o carro esses modelos q o Sr. mencionou ainda não eram vendidos, salvo o 408.

  • moncorongo

    Lindo por fora e simples demais por dentro, parece até um Gol com central multimídia e acabamento em 2 tons. Sei lá, se não fosse o conjunto mecânico, não valeria…

  • ALVIN_1982

    Me apresentem um sedan até 100 mil reais que bate de frente com o Jetta TSI… o carro é realmente sensacional. É caro, mas na visão do nosso mercado vale cada centavo. Parabéns pelo bólido…

  • Rodrigo C N

    e os fãs da VW vão ao orgasmo com a avaliação… KKKKKKKK Sempre que aparece qualquer coisa da VW aqui na NA sempre acontece isso!
    O Jetta é um ótimo carro, assim como civic, Corolla … Tudo é questão de gosto e necessidades…

    • Preetinho

      esqueceu de comentar que o haters também odeiam quando um carro, que é referencia em desempenho, é avaliado.

  • Felipe Lange

    Perto do Corolla de R$93 mil sem ESP e motor turbo, com certeza o Jetta TSI tem bom custo benefício. Vai perder mesmo é no consumo e na maciez da suspensão.

    Certamente um 1.4 TSI seria bom para o carro, talvez mais econômico.

  • Mateus

    Jetta TSI é um carro fantástico seu único porém fica por conta do acabamento e dos barulhos no interior, fora isso apenas elogios .

  • Joildo Dias

    O Jetta TSI seria minha opção de compra no momento, o que me desanima nesse carro é o acabamento muito simples e o já relatados por todos o cambio barulhento, no mais penso que o branco com bancos em couro preto, teto, gps, rodas pretas, kessy e faróis com leds, bem completo e ao contrario do que muitos acham eu acho o Jetta um dos mais bonitos sedam médio no mercado atual, parabéns pelo carro uma bela máquina…………….

  • Jose Nunes

    Ótimo carro, excelente avaliação, parabéns pela compra. Vou deixar só um “porém”, carro lindo tirando a parte das sacolas de lixo pretas no lugar de vidros, de gosto duvidoso, mas cada um tem o seu.

    • leo.tqr

      José… particularmente tb sou contra, mas esses plásticos estão lá por questão de segurança… Vou explicar:
      Quando comprei o carro, ainda deixei uns 6 meses sem as películas, mas minha esposa dirige ele e algumas vezes sozinha a noite e por muitas ocasiões com meu filho de 2 anos no banco traseiro… imagina uma mulher jovem, de porte pequeno, com aparência frágil em um carro desses e todo mundo de fora consegue ver q ela está sozinha….
      Entendeu o pq dos “sacos de lixo” no vidro?
      Abraços

  • LeandroBalmant

    Um carro com motor de 200 cv fazendo médias de 8 na cidade. Nosso Palio Fire 1.0 faz isso…

    • leo.tqr

      Leandro, eu concordo, até pq meu pai tinha um Omega 4.1 (163 cv se não me engano) quando eu era adolecente e não me lembro dele fazer mais de 6 km/l com menos potência q o Jetta, reclamo pq leio muitos “dados técnicos” por aí q dizem q ele chega a fazer 9,5 km/l em ciclo urbano… queria saber como consigo para o meu fazer isso.

  • Renan21

    Ótima avaliação. Escuto muita gente falar bem do jetta (motor)
    Estamos querendo trocar de carro aqui em casa também e a principal opção é um jetta tsi ou um Tiguan ambos 2011.
    Você disse que rodava pouco, porém média de 850 km por mês?
    Eu rodo por mês cerca de 600 km e acho muito kkkkkk

    • leo.tqr

      Muitos dos q conheço rodam pelo mesmo 1500 km/mês
      Acho a Tiguan lindíssima e tem o mesmo câmbio e motor do Jetta, agora teria q ser com as novas lanternas q dão de dez nas antigas…
      Eu escolheria a Tiguan se eu andasse muito mais na cidade e ela fosse esburacada ou pegasse muita rua de terra… Agora se vc gosta de pegar estrada e se divertir com curvas… vai de Jetta Tsi de olhos fechados !! rsrs

      • zeuslinux

        Pelo que eu sei o Tiguan ainda não usa o motor de 211 cv que foi revisado recentemente e usado no Jetta e Fusca 2014.

        O Tiguan também não usa câmbio AT de dupla embreagem e sim o convencional de 6 marchas.

        Também acho o Tiguan um baita carro mas com custo-benefício bem inferior ao Jetta TSI, Golf e Fusca, por esses motivos e por ser um carro bem mais pesado, o que reduz um pouco o desempenho. O porta-malas também não é lá grande coisa.

        • leo.tqr

          Vc está certo zeus, depois de algumas pesquisas descobri q eu estava errado… Peço perdão ao amigo Renan e agradeço o amigo Zeus pela correção.

  • PrGirafales

    quem tem sabe o que é esse carro, quem nao tem critica, e eu me divirto com meu Jetta com cara de gol….. inveja mata … ai vem as criticas, dentro do seu valor, nao existe nd igual (minha opinião)

  • Neanderthal_Man

    A respeito do design, realmente é subjetivo. Mas eu vou falar, outro dia vi um TSi azul escuro, meu deus que coisa mais linda! Sóbrio, elegante, atraente (sem ser chamativo) e imediatamente passa a impressão de ser um carro que não se deve “provocar”.

    • leo.tqr

      Neanderthal… quando fui pegar esse Jetta Branco, havia chegado um TSI desta cor… Azul marinho metálico… ele estava no Sol, do lado do meu… Perguntei na hora para o vendedor se eu podia trocar ali mesmo, eu disse q pagava a diferença da pintura metálica… Ele me disse q não, pois meu carro já estava emplacado no meu nome e aquele já estava vendido !!! Não acho o Branco feio, mas depois q vi o Azul fiquei doido, mas já era tarde… rsrsrsrs
      P.S> Tb acho o Cinza médio (não sei ao certo o nome da cor) espetacular.

  • zeuslinux

    O carro realmente é excelente e é o único sedã médio que estaria tentado a comprar se fosse trocar de carro hoje. Um parente meu tem um Jetta TSI prata desse mesmo ano e adorou o carro. Tinha antes um Civic e comprou o Jetta usado por indicação minha. Só que o dele tem interior preto, que acho que suja bem menos do que esse couro claro.

    E na versão 2014 usa motor de 211 cv, o mesmo do fusca.

    O Golf TSI 1.4 é muito bom mas o carro perfeito para mim (que prefiro hatches e SUVs por não gostar do terceiro volume em carros) seria o novo Golf com o motor 2.0 TSI do Jetta e Fusca. Claro que estou ignorando o Golf GTI, que é ainda melhor e mais potente.

  • EH Alcantara

    Como é pagar por um carro comum, o valor de uma BMW? E ainda pagar de rico!! :) Brasileiro é bobo mesmo…

    • zeuslinux

      Que BMW dá para comprar com o valor da Tiguan ?!

      BMW, Mercedes e Audi são excelentes marcas, mas os carros de entrada dessas marcas são um péssimo negócio em termos de custo-benefício. São pelados e com motores menos potentes do que carros mais top de marcas comuns.

      • EH Alcantara

        Duas coisas: a matéria é sobre o Jetta e não Tiguan!
        Você leva em consideração apenas o CV dos carros, mas considere o torque! Além disso, compare (se é que isso é possível) o acabamento de um VW com uma BMW…a tecnologia utilizada, etc. Você está sendo ingênuo. Novamente, brasileiro é bobo!

        • zeuslinux

          Eu confundi os carros porque estava com outra janela aberta numa notícia que falava de tiguan.

          Mas mesmo assim, BMW, Mercedes e Audi de luxo só começam do segundo nível de modelos para cima.

          Compraria um Golf GTI mas não um A3, um Jetta TSI mas não um BMW 116i ou mesmo um 118i (125i para cima é outra estória) ou um Mercedes A200 (A250 também é outra estória).

          Que tecnologias do BMW série 1 fazem realmente diferença ?

          Tecnologias tipo start&stop são legais mas no trânsito pesado das grandes cidades e no nosso clima tropical não é nada prático.

          A transmissão com mais marchas é realmente legal, mas foi colocada também para compensar a potência menor dos série 1 de entrada. No final, um carro mais simples, com menos marchas mas mais potência consegue equivaler em desempenho por preço menor e manutenção mais barata e simples.

          O maior diferencial dos BMW é a tração traseira, que no entanto, requer mais experiência do piloto para andar no limite.

    • leo.tqr

      Alcantara… Perdoe desde já minha opnião, mas considerei a sua um pouco preconceituosa…. Tipo, tú nem me conheces e já diz q quero pagar de rico?? Não sabe se tenho muito dinheiro e o Jetta é um carro bem fácil de comprar para mim ou se não tenho o q comer em casa e tenho este carro para aparecer para o vizinho…. Acho q foi infeliz, tb pq não gosto de aparecer para ninquém por isso não cogitaria um Veloster, uma das coisas q mais me agrada no Jetta é q ele é um carro muito forte com design DISCRETO !!
      Sempre fui apaixonado por carros e da mesma forma me apaixonei pelo Jetta desde quando o conheci… De forma alguma compro carro para parecer de rico, pegar mulher (sou casado) ou coisa assim… me desculpe se assim pareci para vc, mas para q estou me explicando? Preciso me explicar a vc? Paga minhas contas?? Vamos falar do carro e não de minha vida??
      Qual BMW eu compraria com 92mil? 116i? 118i? Da licença !!! Não tem comparação, podem até ter melhor interior, mas por fora o Jetta eu acho mais elegante sem falar da parte mecânica. Se o 320 ainda fosse este preço eu até aceitaria a sugestão, mas não é !!
      Outra coisa… comprar BMW por ser BMW não seria querer pagar de rico?? Prefiro ter um “lobo na pele de cordeiro” do q o contrário !!!

      • EH Alcantara

        mimimimimimimimi

        • leo.tqr

          Sem argumento?? Tá chorando?? Ou pegou ar?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Lucas Lira

    Cara, gostei bastante da análise e opinião, acho belíssimo o Jetta com o couro bege e sendo TSi então?! rsrs… Parabéns pelo bom gosto, é um carrão! Também sou de Maceió!

  • Raimundo Aguiar

    Depois desta considerações, acho que o Passat é carro para competir tanto em preço quanto em desempenho com BMWs, Audis e Mercedes. Mas, a Audi já está lançando uma versão que fica ao preço de Jetta, bem como já temos o BMW flex. A nova reestilização do Jetta, pena que não tenha adotado o motor 1.4 TSI turbo a não ser na versão híbrida (meu sonho de consumo, e que por falar em consumo deve consumir muito pouco combustível).
    Gosto de carros com câmbio manual, mas acho que a reestilização do Jetta 2015, só terá aqui no Brasil, no segundo semestre deste ano, o câmbio manual com o jurássico motor AP 2.0 de 116/120 cv. O TSI 1.4 flex deve ficar para 2015, porque a VW tem que utilizar seus estoques de motores de Santana e muita gente ainda compra, como os taxistas.
    É por isso que o Jetta vende tão pouco.
    Quando adotar o motor do novo Golf, 1.4 turbo, terá condições de competir com seus concorrentes. Ninguém aguenta ficar esperando pela próxima geração com plataforma MQB, ou seja a do Golf geração 7. Quero comprar logo o meu Jetta, que poderá ser um híbrido.

  • Alex

    Leo, parabéns pelo relato, muito interessante e imparcial. Não se importe com alguns desinformados que falam besteira pois são test drivers de youtube… falar que bmw320i anda mais que jetta tsi é assinar o atestado de ignorante em carro… basta procurar na imprensa especializada, car and driver, 4r, carro, etc. O TSI é o sedã médio de referencia em termos de performance, anda mais que fusion 2.0 ecoboost, faz curva melhor, e custa menos. Como vc escreveu, o jetta é discreto (verdadeiro lobo em pele de cordeiro) ao passo que o fusion é mais elegante, bonito, completo, mas bebe mais e anda menos. Cada um tem seu espaço ao sol, mas em termos de desempenho o Jetta é o carro a ser superado.

  • Cristian Bittencourt

    Muita grana investida pra quem roda pouco. Mas como o din din é dele e não meu…

    • leo.tqr

      Cristian, rodo pouco, mas gosto de ter prazer quando rodo… Por isso gastei “muita grana”…
      Confesso q se eu rodasse MUITO MAIS na cidade, compraria um carro mais econômico e macio, compreende?
      Abraço
      Leo

      • Cristian Bittencourt

        Já eu penso o contrário. Se ainda estivesse na fase de ”car lover”, e rodasse muito, compraria um carro igual ao seu, sem pensar duas vezes, pois ele seria totalmente aproveitado, não deixaria ele pouco rodado pro próximo dono aproveitar. Mas essa é a minha opinião.

    • leo.tqr

      Cristian, se vc gosta de carros, mesmo q vc rode pouco vc não investiria em um carro q vc gostasse?
      Ou se vc gosta muito de filmes, mas ultimamente não tem muito tempo em casa, não contrataria uma boa TV por assinatura (salvo as proporções)??
      Companheiro se vc não investe no q gosta, vc trabalha pra viver ou vive pra trabalhar??
      Entendeu o pq dessa relação?

      • Cristian Bittencourt

        Já fui apaixonado por carros. Apaixonado mesmo. Hoje encaro como meio de transporte apenas. Carro é que nem amante. O prazer que ele (e a amante) te proporciona cobra um alto valor na fechamento da fatura, pois os gastos são globais. Vale quanto seu automóvel hoje?

        • leo.tqr

          Cristian, acredito q eu consiga uns 75 mil no meu carro hoje, mas estou ciente q carro não é investimento, é custo. Mas não me ligo em desvalorização, pois não comprei o Jetta para revender e sim para aproveitá-lo (mesmo q rodando pouco como vc diz).
          Rodo pouco não para poupá-lo e sim, pq não necessito… Sempre q posso e há necessidade ando com ele, não fico poupando carro para passar para outros, mas tb não fico arrumando coisa para fazer para sair com o carro, sempre q PRECISO saio com o carro sem cerimonia e aproveito ele neste tempo.

      • Max

        Tenho esse mesmo pensamento, Leo!
        Temos que fazer/possuir o que nos dá prazer.
        Sou apaixonado por carros e por mulheres e gasto muito bem minha grana com esses prazeres… rssss

  • Max

    Muito bom o relato. Parabéns!
    Com certeza você fez uma ótima aquisição. O carro é realmente espetacular. Fiz teste drive em um há 3 meses, ocasião na qual estava trocando de carro. Olhei vários carros e no final fiquei entre um Jetta de 211 CV bem completinho, tinha até xenon, e um Golf highline exclusive. Ambos 92k. Passei uns dois dias para tomar a decisão. No final acabei indo de Golf em razão dos quesitos economia e tecnologia, em detrimento de maior desempenho e consumo. O desempenho do Golf é até razoável comparado ao Jetta. Entretanto, nunca dirigi um carro com tanto desempenho quanto o Jetta. É animal! Rssss

  • Cellusgt Marcellus

    Fala a verdade para gente, no começo voce diz que coloca gasolina aditivada, mas é podium não é. Fala que digitou errado.

    • leo.tqr

      Negativo Cellusgt, coloquei Podium apenas uma vez no Jetta quando ele era ainda bem novinho (uns 2000 km rodados mais ou menos) e particularmente não senti diferença no carro.
      Coloco a aditivada da shell (V-power) em apenas um posto de confiança.
      Vc me recomendaria colocar a Podium novamente para fazer outro teste agora q o motor já esta mais aberto?

  • André Vidigal

    Qdo for vender vem à Caruaru!

    • leo.tqr

      Por qual motivo?? rsrsrs

  • Fábio Ramos

    Ótimo relato Leonardo, tbm possuo um jetta porem com motor convencional 2.0 e confesso que fiquei com uma inveja branca sua, tive oportunidade de andar em um TSi e fiquei surpreso com a monstruosidade desse motor, enfim, mesmo o meu sendo o jurassico 2.0 120cv gosto bastante do carro e o seu sendo Turbo com 80cv a mais fazendo a media de 8km/l está uma maravilha! moro em Recife e o meu não passa de 7,5km/l na cidade, na estrada já cheguei nos 11km/l e olhe que não tenho um pé pesado, possuia um golf 1.6 11/11, o mesmo fazia uma media de 9km/l na cidade, estou sentindo no bolso essa diferença! Abç e parabéns pela máquina!

  • Danillo

    Jetta TSI é uma super-máquina!!!!

    O carro é um verdadeiro lobo em pele de carneiro. Quem vê um passando na rua, não dá nada pra ele, pensa que é carro de tiozão, que é lentão e tals. Mas eu adoro esse tipo de carro disfarçado.

    Porém comprar um desses tá cada dia mais complicado. Um zero km custa muito caro, um usado eu fico com seríssimas dúvidas, já que ele tem um motor extremamente forte, eu DUVIDO que o dono anterior dele tenha andado “numa boa” com ele.

  • tiago

    tive um jetta tsi desse, o carro é incrível…. melhor carro do Brasil

  • toni

    Algumas dúvidas :
    – voce usa gasolina Podium ou qq outra especial ? qual o consumo médio cidade / estrada
    – o câmbio nunca apresentou problema de superaquecimento ?
    Grato

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email