Matérias NA

Instalação de teto solar automotivo – preço, detalhes, vale a pena?

Instalação de teto solar automotivo - preço, detalhes, vale a pena?

Nos últimos anos, temos visto a crescente oferta de teto solar em novos veículos pelas montadoras – entrando como um equipamento de série ou opcional. É claro que nem todos os automóveis oferecem esse item e por isso alguns consumidores acabam optando por incluir por fora, em empresas especializadas ou até mesmo de forma caseira, o que é um tanto arriscado.


Há muitas vantagens em ter um teto solar, como: o efeito visual (design) pode ser positivo, a ventilação é privilegiada, a redução de temperatura interna pode chegar em até 10ºC (quando o veículo está estacionado/parado com o teto aberto), ajuda também a desembaçar os vidros em dias frios e a possibilidade de circulação com as janelas fechadas – inibindo assaltos.

Quando o teto solar foi inventado?

O teto solar foi inventado na Alemanha por Wilhelm Baier, na cidade de Stockdorf. O primeiro automóvel a receber o acessório foi o Mercedes-Benz V170, em 1937. Sendo assim, o teto solar completa agora em 2018 uma idade de nada menos que 81 anos. Wilhelm fundou a Webasto em 1901 e forneceu o teto para a Mercedes.

VEJA TAMBÉM:

Não podemos negar que colocar o teto solar depois de adquirir o veículo acaba gerando uma grande polêmica. Algumas pessoas dizem ser arriscado, outros dizem que há problemas para revender e que também prejudica o carro.

Para outros isso é muito fácil, de forma caseira o próprio proprietário poderá instalar um teto solar no veículo. Mas, essa não é a prática recomendada, isso porque o proprietário estará mexendo na estrutura do automóvel e por isso o serviço deve ser realizado por um especialista na área.

Instalação de teto solar automotivo - preço, detalhes, vale a pena?

Como escolher o material e a empresa para instalar o teto solar no carro?

Uma das coisas que o consumidor deve ficar atento na hora de solicitar o orçamento, é referente ao material utilizado. Em alguns modelos, só é possível instalar o teto de vidro. Em outros, por um trecho mais amplo do teto, permitem de lona.

Esse é mais um ponto importante, até porque o vidro pode custar ainda mais caro, mas apresenta algumas vantagens como resistência à temperatura e ainda consegue fornecer mais segurança em comparação com a lona.

Ao escolher a empresa que realizará o serviço, procure conhecer os equipamentos e peças utilizadas. Tetos de baixa qualidade pode afetar toda a estrutura, gerando infiltração e ferrugem. Atente-se também a vedação.

Algumas empresas realizam testes com simulador para analisar a eficiência do teto instalado. Esse teste inclui intervalos pequenos de penetração de um alto volume de água desde garoa até uma tempestade em uma câmara climática para certificar a impermeabilidade. Com isso, é possível analisar e garantir que todo o sistema está saindo da empresa com os altos padrões de qualidade.

Instalação de teto solar automotivo - preço, detalhes, vale a pena?

Instalar teto solar – viabilidade e desvalorização

Para entender como funciona todo esse processo, os benefícios, prejuízos e se qualquer automóvel pode receber um teto solar, o Notícias Automotivas conversou com o Victor A. L. Göltl, que é engenheiro mecânico e trabalha no setor de desenvolvimento de produtos numa indústria de autopeças.

Segundo o especialista, é possível instalar um teto solar em qualquer veículo que possua teto rígido. As medidas e o tipo de teto solar dependem das dimensões do veículo.

Ainda assim, há muito questionamento sobre desvalorização na hora de vender o carro quando houve instalação fora do fabricante original. Perguntamos para Göltl se instalar o teto sem ser original da montadora desvaloriza na hora da revenda. Segundo o engenheiro mecânico, vai depender muito do tipo de veículo, se ainda tem tempo de garantia e também do mercado.

Ao se fazer esse tipo de alteração perde-se a garantia da montadora, o que deve fazer com que o veículo fique desvalorizado ao menos até a garantia acabar. Em veículos que a montadora oferece teto solar como opcional, o recomendado é que os possíveis compradores busquem os carros com esse acessório de fábrica.

Qualquer modificação no veículo, por exemplo: rebaixamento e alteração no motor, pode afetar negativamente hora de revender. No caso de teto solar podemos analisar duas situações diferentes. É possível que seja desvalorizado por lojistas, mas, por outro lado pode ganhar valorização por um comprador específico que busca adquirir um carro com teto solar.

Instalação de teto solar automotivo - preço, detalhes, vale a pena?

Instalação de teto solar – documentação

Informação dada pelo leitor Ubiratã, nos comentários:

Desde o início da vigência da Portaria Nº 159 do Denatran, de 26 de julho de 2017, é necessária a emissão de CSV (Certificado de Segurança Veicular) para a instalação de teto solar em veículos que não o possuam de fábrica, e a informação deverá constar do CRV/CRLV “Veículo com teto solar”.

Preço para instalar um teto solar no carro

Já os valores, podem variar de R$2.000,00 podendo chegar a R$10.000,00. Eles alteram de acordo com as dimensões do teto solar e se ele possui partes móveis ou se é somente fixo.

Victor ainda reforça para quem deseja colocar um teto solar fora da fábrica deve pesquisar bem as empresas especializadas nesse tipo de modificação, procurar opinião de outros clientes destas empresas e, se possível, acompanhar a instalação de perto.

Instalação de teto solar automotivo - preço, detalhes, vale a pena?

Tipos de teto solar

Ainda é muito importante ficar de olho nas variedades. Eles estão disponíveis em vários tamanhos, estilos e formas.

Um modelo muito popular é o Manual/Pop-up, costuma ser em vidro e removível, além disso, é instalado em muitos veículos e por isso possui um preço mais acessível.

O Elétrico/Spoiler, é recomendado para veículos menores, proporcionando um design esportivo. Esse modelo conta com algumas características do Manual/Pop-up, deslizando o vidro para trás. Ainda é possível ter alguns adicionais como fechamento automático e tapa sol.

O Embutido/Inbuilt, possibilita uma abertura grande do teto, podendo abaixar de 5 a 10 centímetros. Além disso, possui vantagens de segurança como sensor de chuva, antiesmagamento, fechamento automáticos e muitos outros itens.

Já o Panorâmico é muito comum de ver em veículos da Citroen e em outros modelos como Hyundai Veloster, Volkswagen Golf, Jeep Compass, Peugeot 3008 e etc. Visto com muita frequência nos dias de hoje, esse teto é composto por um ou vários painéis grandes, oferecendo uma ótima luminosidade e circulação de ar para motorista e passageiros. O modelo é elétrico e pode possibilitar alguns itens a mais de segurança e conforto.

Conheça os 10 carros mais baratos com teto solar panorâmico.

Agora, com todas essas informações, fica mais fácil analisar a empresa, o tipo de teto e realizar a comparação de preço. No entanto, vale verificar com a montadora a possibilidade de incluir diretamente com eles, obviamente que o serviço pode sair mais caro.

É importante não esquecer de realizar os testes e de solicitar a garantia que também pode variar de acordo com a empresa.

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • oloko

    Pode ficar bom e bonito e tal mandar colocar um teto solar… mas eu acho nada ver, se o carro não vem com ele de fábrica, fazer o que, compre um carro que já venha com ele e não faça essa gambiarra, já vi uns carros que nunca tiveram teto solar, com teto solar e achei bizarro sei lá, não faria

    • Louis

      Tem carro com teto solar falso, procura no mercadolivre, R$ 300 conto o manolo coloca um “basculante” e sai pagando de preibói KKKK
      Ou tem o adesivo preto imitando teto também.

      • sepchampions

        Kkkkk. ou então película preta.

      • Huehauaheuae, não pode ser. Tem que ser muito maluco pra fazer uma coisa dessas, kkkkk

        • Fabão Rocky

          Aqui na Bahia tem uns manos q colocam película preta no teto inteiro p/ dá impressão de o carro tem teto de vidro. Fica ridículo!

          • MMM

            Não é só na Bahia, rs. Também acho terrível.

          • Ubiratã Muniz Silva

            isso é comum pra caramba, tem muita gente que faz. eu acho feio, mas se tem marca oferecendo isso até como opcional (vide os absurdos 2k que a JAC cobra no T40 CVT pelo adesivo) é porque deve ter gente que curte.

            Eu particularmente só faria isso se a pintura do teto estivesse ruim e estivesse sem grana pra repintar. rsrsssrrssr

            • Fabão Rocky

              Cara, onde moro n tem garagem coberta, como meu carro é preto até cogitei em colocar essa película no teto p/ dar uma “maquiada” pq a grana tava curta, me cobraram 200 reais p/ por uma película dessa q c/ o tempo ela vai descolando, perde o brilho, ou rasga. Os lugares onde eu fui me deram garantia de 2 anos, mas como eu pretendia ficar c/ meu carro por mais tempo, preferi pagar apenas 100 reais a mais nesse preço da película e pintar.

        • Itamar

          mas tem bastante cara, esses dias eu vi um punto com uma pelicula presta imitando o sky dome, so na metade do teto, ridiculo rs

        • Lucia C.

          Eu comprei um Fox Pepper 2016, na época o teto preto era um opcional de mais de 1K. Tirei da css e envelopei com película preta brilhante da 3M por 300 reais aqui em SP. Só quem conhece muito consegue diferenciar.

      • oloko

        Cara eu vi isso hahaha, ainda se o cara manda colocar um teto solar que funciona e tal beleza, agora esse ai pqp, pior gosto possível

      • El Gato Negro

        Nossa… esse “adesivo preto” é de chorar. O desespero por querer ostentar algo leva o ser humano a atitudes ridículas como essa. Lamentável.
        Outra: basta olhar as milhões de fotos no Instagram com “mensagens motivacionais de bom dia” e um ângulo baixo para mostrar a criatura dentro do carro e registrar o teto solar, para parecer algo sem intenção… cara, é de uma pobreza de espírito sem tamanho…

        • Edson Fernandes

          O cara quer mostrar sim! Eu tnho carro com teto (o terceiro), eu desde que me conheço, qdo tive o primeiro com teto tirei foto assim (fiquei feliz e quis mostrar o teto na foto) e depois apenas porque um amigo queria assim. Mas geralmente é ostentaçao sim. (e eu quis mostrar na epoca que tinha teto solar, pq era algo legal pra mim… coisa besta claro…rs)

        • Victorio Lopes

          A questão da foto realmente eu concordo com você, na maior parte (se não todos) dos casos é realmente para “mostrar o teto”.
          ja o adesivo preto (digo cobrindo o teto inteiro, não aqueles que imitam o teto solar mesmo) eu ja não acho que seja, eu por exemplo, colocaria no meu carro, pq ja ví em um modelo igual e achei muito bonito o contraste que o teto preto da com o carro preto e a mascara negra do farol.

          • El Gato Negro

            Quanto ao adesivo, eu realmente me referia ao ridículo retângulo preto que tenta remeter a um teto solar inexistente. Agora, envelopar o teto, acredito que seja uma questão de gosto mesmo. Eu, nunca faria. Mas respeito quem gosta.

      • Fabão Rocky

        Aqui na Bahia tem uns manos q colocam película preta no teto inteiro p/ dá impressão de o carro tem teto de vidro. Fica horrível!

        • Lareiro

          Não é a mesma coisa que os caras que envelopam o teto de preto?
          Eu acho bonito em alguns carros. Mas querer parecer que tem teto solar, aí não dá kkkk

          • leomix leo

            Isso, aqui em Feira de Santana-Ba a galera é meio sem noção, e aplica essa película achando um máximo.

          • Fabão Rocky

            Eu chamo esse envelopamento de teto panorâmico de pobre. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • leomix leo

        Tem um HB 20x aqui no bairro, nunca procurei entender direito, mais sei que ele não tem o acessório de fabrica, fica muito esquisito.

        • Ubiratã Muniz Silva

          já vi isso num Miny Cuper (Lifan 320, Mini Cooper genérico), adesivo inclusive com “cortes” para imitar o teto original que é estilo panorâmico. Detalhe: no show room da concessionária da marca.

    • XandeeM

      Não teria coragem de fazer esse procedimento num carro novo.Infelizmente a GM não traz o Cruze Sedan com teto solar,ainda não entendi o motivo.

      • oloko

        Também não entendo, desde o modelo anterior o sedan aqui não vinha com teto, sendo que fora do brasil ele tinha essa opção… e vários sedans aqui tem teto, vai saber o que a chevrolet pensa

        • Victor Eduardo

          Toyta também… Nem na top da top da top tem o acessório. Ao menos a Honda coloca desde 2012.

      • Uranium

        Possivelmente estão guardando o item para uma futura versão Premier.

      • Mr Tony

        Pois é. to pra pegar um e não entendo também.

      • Fábio A.

        Essa é uma das coisas que eu acho ruim no Cruze sedan.

      • sepchampions

        Se for um basculante é melhor nem por. Hj em dia teto tem que ser panorâmico ou então Sky Windows (achei ousado a Fiat ter ofertado no grande Siena)

    • Davi Millan

      E se mesmo assim a pessoa ainda estiver afim de colocar, que vá no melhor lugar possível nem que seja o mais caro da região. Porque para dar ruim depois é grande.

    • Edson Fernandes

      Eu tive um C3 antes do Fluence que teve o teto instalado como prototipo para a versão Solaris. Até hoje foi o unico C3 1.4 com teto.

  • Eduardo Gregório

    O cara fundou a marca em 1901 e foi ter o primeiro cliente em 1937? Está certo esse dado?

    • Ubiratã Muniz Silva

      a Webasto fazia carrocerias, foi fundada em 1901, mas o teto solar surgiu em 1937.

      • Eduardo Gregório

        Agora sim!

  • Ubiratã Muniz Silva

    Um detalhe MUITO importante que não foi mencionado na matéria, é que desde o início da vigência da Portaria Nº 159 do Denatran, de 26 de julho de 2017, é necessária a emissão de CSV (Certificado de Segurança Veicular) para a instalação de teto solar em veículos que não o possuam de fábrica, e a informação deverá constar do CRV/CRLV “Veículo com teto solar”.

    Vejam o item 51:

    http://www.denatran.gov.br/images/Portarias/2017/Portaria1592017.pdf

    • Obrigado, vamos inserir essa informação.

      • Ubiratã Muniz Silva

        sempre feliz em ajudar. :)

    • Waldenor Junior

      Pois é! Aqui no RJ, acho que fui o primeiro a instalar teto Webasto num novo Chevrolet Classic. E este ano fui obrigado a pagar ao detran para por no DOC… Deu muito trabalho!

  • Jefferson Ferreira

    Teto Solar só de fábrica! Após ter o primeiro carro com teto a pessoa dificilmente terá outro sem! Principalmente aqui no Brasil que é um país quente para climatizar o carro com teto é extremamente mais rápido!

    • Leonardo

      Não vejo como um teto pode ser tão importante assim aqui, se for climatização, ar-condicionado faz o trabalho umas 10 vezes melhor, fora que com o teto você ainda aumenta a incidência solar dentro da cabine. Eu mesmo só uso a noite, em dias frescos, porque de manhã acho impossível.

      • Jefferson Ferreira

        Se vc tem o teto basta abrir um pouco e ligar o ar que refrigerar o habitáculo bem mais rapidamente do que abaixando os vidros… Acredito que não exista carro com teto original de fabrica sem ar… não faz sentido ter um carro somente com o teto sem ar…

        • Davi Millan

          Outro exemplo é para quem sofre com rinite alérgica, como eu. Dificilmente uso o ar condicionado quando estamos no outono e inverno. Já na primavera o uso do AC é 100% devido aos pólens, e já que o filtro é anti pólen fica melhor ao usar. Já no verão o uso do teto solar e do AC acabam se mesclando.

        • Edson Fernandes

          Acredite… no passado os Escort tinham teto solar sem ar…. (Uno turbo e mpi 1.6 tbm)

    • cepereira2006

      Eu já tive carro com teto solar e cheguei à conclusão de que não preciso disso. É caro, aumenta a probabilidade de problemas com vazamentos e ruídos, em viagem não dá para usar pois faz um barulhão, não vi vantagem alguma em ter um em um carro que tem ar condicionado. Fora que em caso de capotamento vira um item que pode quebrar e invadir a cabine, reduzindo a segurança dos ocupantes. Totalmente dispensável para mim.

  • Daniel dos Santos

    gambiarra pra se aparecer para os outros!!!!….tem manolo por aí que gasta quase 50% do valor do carro num teto solar e na hora de vender o carro, não recuperada nada…e ainda perde pela depreciação….

    • Edson Oliveira

      Que é gambiarra eu concordo. Agora xingar quem opta pela modificação só porque tem opinião contrária da sua, acho que é exagero. Por outro lado concordam que sejam burros, mas jamais diria isso em uma área como essa que é pública, acho falta de respeito com quem acha que é vantajoso. Quanto ao “incompentente”, não entendi… É necessário ter competência para consumir algo? Visto que o significado de competente não se aplica ao teor da sua crítica. Se vai criticar, tenha embasamento e não saia por aí falando besteira, pesquise, estude e crítique construtivamente.

  • Eng Turbo

    Teto solar, ta ai uma coisa que o meu carro tem e eu nem me lembro da ultima vez que usei…..No inicio era a novidade, todos os conhecidos queriam ver como funcionava, acionamento elétrico, etc……Como eu uso ar condicionado 100% do tempo, não faz o menor sentido ter o teto no meu caso.

    • Daniel dos Santos

      me lembro quando tive um omega com teto solar, quando estacionava sob sol forte, eu deixava o teto solar semi aberto, assim não aquecia muito o interior…e a noite no verão, sempre andava com ele aberto.

      • Edson Fernandes

        Só se for lá em Curitiba para deixar entre-aberto e isso não acontecer…rs

        Vai deixar assim onde vc mora hoje… vai sofrer…rs

        Na pratica vejo que ajuda a tirar o calor de dentro ao andar com o carro com maior eficiencia, mas para manter entre-aberto depois de fechar o carro, eu já acho ruim pq ajuda a acumular calor.

        • Ubiratã Muniz Silva

          exato, o ar quente sobe e sai pela fresta, e se o ar-condicionado estiver ligado, o ar frio desce. vai gelar mais rápido.

          agora, deixar entreaberto com o carro estacionado, pra mim, não tem sentido não.

          • Edson Fernandes

            Ele faz exatamente o inverso. Vai acumular mais calor vindo de fora e não troca-se calor com calor né ? (qdo desligado)

            Enfim… é valid mesmo para refrigerar mas não para deixar entre aberto e fechado.

    • Ubiratã Muniz Silva

      quando o carro fica parado muito tempo no sol, deixá-lo basculado (na hora que sair com o carro, depois que ligar o ar) ajuda a expulsar o ar quente e o interior gelar mais rápido. o ar quente tende a subir e o frio a descer. eu sempre fiz isso nos carros que eu tive com teto solar.

  • REDDINGTON

    Eu acho legal, agora instalar??? NUNCA faria isso… Ou vem no carro ou fico sem.

  • Hugo Victor

    Eu prefiro um teto panorâmico do que o solar (como o do 208, C3..).
    Creio que a aceitação seria melhor se adaptação fosse só essa: Trocar o teto de metal por parte em vidro (fixo), com forro para fechamento interno.
    É ótimo pra andar a noite e dias frios.
    Já o teto solar é mais problema que solução. Má vedação causando infiltração, entupimento das calhas de escoamento d’agua, falha na abertura elétrica, etc…

  • Leonardo azevedo

    So vale a pena se for pra instalar num fusquinha… fica show ainda mais considerando que ajuda na climatização

    • afonso200

      Cornowagen

    • Ubiratã Muniz Silva

      mas no fuque tem que ser ragtop

  • Christian Balzano

    Já vi um New Civic com teto. Provavelmente instalado pois não vinha de fábrica nessa geração. E digo, foi estranho.

  • Sidney Rufino

    GAMBIARRA!

  • Mr Tony

    Tenho um no meu Grand Siena e uso diariamente, principalmente quando estou na rua ou estrada após as 17:00hrs. Não consigo viver mais sem.

  • Russel Riehle

    Eu só compro carro com teto solar!
    O meu atual é um Nissan Sentra com teto.
    Primeiro pelo rescaldo do carro estacionado.
    Segundo por poder aproveitar as noites frias de outono e inverno aqui no Rio sem ter que sair de janela aberta e sem depender de ar condicionado (acessório que me dá desespero ter que usar sempre).
    E terceiro por motivos de segurança.. É uma saída a mais no carro! Já até mencionei aqui uma vez.. Mas lá nos anos 90 eu presenciei uma Pajero cair em um buraco inundado na cidade de Teresina. Começou a ficar submerso e ss portas não abriam por que o carro foi engolido pelo buraco e o espaço lateral não permitia que ele saísse… Enfim, o ocupante saiu pelo teto!

    Penso que teria morrido afogado não fosse essa alternativa.

  • Luis Burro

    Curioso ter sido inventado num país de clima frio.Gostaria de saber se na segurança ele tbm ñ afeta,pq a carroceria ficará mais mole com um buraco ao invés de material no lugar.

    • Hugo Victor

      Inventado num país de clima frio pra aproveitar o máximo de sol que aparecia.

    • Cesar Santos

      Pensando por esse lado, como as ruas esburacadas, a corroeria deve retorce bastante, podendo causar aqueles rangidos.

  • Luis Burro

    Tbm penso nos tetos solares panorâmicos,como um modelo com um se sairia nos crashtests em relação ao teto de aço.

  • afonso200

    esses dias vi esse ultimo PALIO com teto solar na versao Sporting, kkkk de sporting nao tem nada e era Dualogic se nao me engano,,,, o cara deve ter pago uma grana pra andar de palio com teto, kkkkkk

    • Ubiratã Muniz Silva

      detalhe pouco conhecido é que os primeiros 1.6 16v (96/7) tinham teto solar de fábrica. São raríssimos nessa configuração.

      • Hugo Victor

        Sim. É até mais raro que a Strada cabine estendida com teto.
        Aqueles Palios eram revolucionários: Airbags duplo e ABS, (mesmo opcionais) em carro de entrada eram surpreendentes no Brasil. Coisa que o líder de vendas, o Gol, só oferecia na versão GTi.

        • Ubiratã Muniz Silva

          e outro dia que vi outra (rara) Strada Sporting (dos últimos)… acabadassa, tava sendo usada pra trabalho.

    • sepchampions

      Era opcional da Fiat, no Grande Siena ficou legal.

  • Edson Fernandes

    Eber, só uma correção: Os elétricos / spoiler também possuem a depender da versão fechamento automatico além de anti esmagamento. Isso é segurança e exigida por lei.

    Exemplo disso é o teto solar Webasto que equipou C3 Solaris/C4 Solaris e 206 Moonlight. Eles possuem 2 memorias e fecham automaticamente se o carro tiver alarme (com travamento automatico)

    Sobre os tetos: Precisa também a curvatura do teto. Muita gente gostaria de colocar panoramico, mas as empresas que instalam tem dois modelos sendo um totalmente reto (logo com o teto plano) e outro curvado, que precisa ter um teto com essa curvatura. Senão tiver como, eles ofertam dois pequenos para “parecer” um panoramico.

    Outra coisa: Quanto maior o teto, mais peso e interferencia com ventos (desde que seja do que abre para fora) pode existir. Os que entram para dentro do forro, sofrem menos ação de rodar aberto, mas…. precisam de uma instalação bem feita (para que evite que o vidro entre para dentro do forro raspando e coisas do tipo).

    Por fim, ter um teto mesmo colocado por fora nunca desvaloriza como citado. Isso só acontece com aquele teto com problema. Alias, falando de problemas, teto solar tem especificação para rodar com ele aberto e alguns tem restrição de velocidade. Podem ter quebra por estourar o apoio do vidro do mesmo.

    Algo que me deixa revoltado é ver gente usando o teto basculado em dia d echuva. AGUA ESTRAGA, vedação, borrachas, canaleta (acumulam sujeiras) e o proprio mecanismo de abertura que geralmente é de plastico. (que pode se quebrar por ressecamento ou falta de lubrificação).

    • Hugo Victor

      Exato. Creio que só desvalorize se estiver defeituoso.
      Por exemplo, muita gente vende o Escort XR3 barato devido o teto ter problema de infiltração. “Sem o teto solar, esse seria mais valorizado, pois não teria o problema”. Errado: Ele só esta desvalorizado pelo problema em si, não pelo acessório.

      • Edson Fernandes

        Exatamente! Certamente um Escort Ghia e um Escort XR3 se esse tem o apelo do teto funcional, esse rouba o cliente do Ghia mesmo que ocarro seja melhor equipado. (e tem dessas bizarrices na Ford, onde um XR3 pode vir bem simples apesar do teto solar. Experiencia com o pai de uma ex que teve um Ghia 89 e um XR3 91, alias esse 1991 o cabo do acelerador travou acelerado e eu tive que voltar com o pé no freio. Quase pegou fogo! Como era novo de carta… eu vi o que ele fez para resolver: Pisou com força e vontade no acelerador, desengripou o cabo…rs

        Mas teve de trocar. E pensar que seria o carro de passeio nosso (eu fui dirigindo ele de Santo André a Mogi Guaçu sem problemas… uma das minhas primeiras viagens na estrada de carro alias).

        • Ubiratã Muniz Silva

          cara, esse problema de travar acelerador era crônico nesses Escorts. Eu tive um Escort 87 e um Verona 92 e os dois “travavam” de vez em quando.

          A solução era essa mesmo, socar o pé. rsrsrsrsrs

          • Edson Fernandes

            Eu era inexperiente… passei um susto danado…rs

  • Fábio A.

    Não teria coragem de mandar instalar um teto solar num carro que não o tenha.

    Meu atual carro, adquirido à 3,5 anos, tem teto solar. Uso constantemente o acessório e pra mim é útil e melhora bastante a estética do veículo. As vezes deixo entreaberto com o carro estacionado, também uso constantemente à noite, é bem melhor, menos ruidoso e mais seguro que abrir as janelas.

  • Ricardo Blume

    Teto solar para mim somente original. Jamais colocaria. Conheço quem colocou e se arrepende até hoje de tanta dor de cabeça que teve.

  • El Gato Negro

    Pqp… kkk

  • Schlatter70

    Teto solar e ar condicionado, só de fábrica. E ainda assim muitas vezes dão problemas, imagina instalado fora. Melhor vender o carro e comprar outro com o acessório.

  • Ediomar

    Teto solar SkyWindow ,esse sim o verdadeiro e mais top teto solar que dificilmente será visto em um veiculo de produção em serie no Brasil novamente,aquilo aberto é coisa de outro mundo,simplesmente dá vida ao Stilo,que sem ele não parece ter graça nenhuma,curiosamente a Webasto desenvolveu esse teto pra Mercedes Classe A na Europa e a Fiat Comprou o direito de uso para instalar no Stilo sendo conhecido como marca registrada do modelo em todos os países onde foi vendido.

  • FocusMan

    Muita gente não sabe mas alguns modelos tem esse acessório instalado na Concessionária como acessório e vendido como equipamento de fábrica, como na época do Ar-Condicionado opcional

    Se bem feito e seguindo a instrução do fabricante do teto/veículo é uma modificação fácil.

    Se seu carro tem barra que liga os pilares B e precisa cortar ela, esqueça a modificação entretanto….

  • driguetto

    Lembro quando vi pela primeira vez a atual versao do Golf com teto solar, achava fantástico pelo tamanho dele, eu imaginava que por dentro com ele aberto ficaria uma abertura enorme, mas quando eu tive a oportunidade de entrar dentro de um fiquei chateado, era apenas uma abertura de tamanho padrao de teto solar pequeno, mas que por fora engana.

  • Waldenor Junior

    Poxa, meu Classic virou garoto propaganda do NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS, mas não mediram autorização e ainda erraram o nome…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email