Chevrolet Meriva: uma minivan versátil com público cativo

Chevrolet Meriva 2008–12

Uma das minivans mais amadas da Chevrolet, a Meriva ainda tem seu público cativo, mesmo depois do encerramento de sua produção em 2012, quando foi substituída pela Spin.

Um projeto feito totalmente pela General Motors do Brasil, o modelo cativou até mesmo os europeus depois de sua estreia em 2001 no Salão do Automóvel de Detroit, quando foi apresentada como conceito de picape chamado Sabiá.

Vamos ler aqui tudo sobre a Meriva:

Meriva no lançamento em 2002

A Meriva debutou no Brasil em 2002, como uma minivan compacta premium. O modelo, baseado no Corsa, que tinha sido atualizado no mesmo ano, chegava inicialmente em duas versões, denominadas de CD 8v e CD 16v, em referência aos dois motores oferecidos, que não eram Flex, usavam apenas gasolina. O motor Flexpower chegaria em 2003, como modelo 2004.

A Chevrolet queria atrair compradores jovens e solteiros, que até então comprava apenas modelos hatch mais compactos ainda.

Comparando com a sua irmã maior Zafira, que tinha chegado ao mercado no ano anterior, a Meriva era 28 centímetros menor, mas o entre-eixos era apenas 7 centímetros menor, mostrando o bom aproveitamento do espaço interno.

Ela tinha um design europeu sofisticado e elegante, dotado de um sistema de bancos inteligente, chamado de Flexspace, que permitia que o banco traseiro pudesse ser movido e até dobrado para aumentar o volume de carga.

Isso a colocou no topo de vendas do seu nicho por muito tempo, fora o seu design carismático e amigável. Conquistava fãs de Honda Fit, Fiat Idea e da Volkswagen SpaceFox. O modelo chegou com dois tipos de motores no início de sua jornada.

Duas variantes de motor 1.8, sendo a primeira com 8 válvulas e a outra com 16. A potência para o motor com 8 válvulas era de 102 cavalos e 16,8 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de 5 velocidades.

Na versão com 16 válvulas, o motor rendia 122 cavalos – bem que a GM poderia ter usado esse motor no Cobalt/Spin né? – Com 17,3 kgfm de torque. Ambos eram apenas movidos a gasolina.

Chevrolet Meriva 2003–08

Preços das versões e dos opcionais em 2002

A versão CD 8v chegou em 2002 ao mercado custando R$ 28.210. Não tinha ar-condicionado de série, apenas direção hidráulica.

E se você pensa que a versão topo de linha tinha ar-condicionado, também não. A versão CD 16v era vendida por R$ 31.890. Ela adicionava á direção hidráulica os seguintes itens: alarme, rodas de liga leve, ajuste de altura do banco do motorista e trio elétrico.

O único pacote de equipamentos trazia os seguintes itens: ar-condicionado, faróis de neblina, mostrador digital no centro do painel e os bancos Flexspace. Custava R$ 7.400 na versão 8v e R$ 8.200 na versão 16v.

Airbag para o motorista e freios ABS seriam oferecidos como opcionais alguns meses depois do lançamento.

Em 2003, motor 16v desaparece

Já no ano seguinte, a Chevrolet deixa de oferecer o motor com 16 válvulas e aposta no motor 1.8 Flexpower que tinha 109 cavalos quando abastecido com álcool, e 105 cavalos com gasolina, já o torque era de 18,2 kgfm com álcool e 17,3 com gasolina.

O câmbio ainda era o mesmo de 5 velocidades manual.

Novas versões em 2004 e novo câmbio em 2008

Em 2004, a GM apresenta novas versões de acabamento para a Meriva, sendo elas a Joy, Maxx, Premium e SS – essa última com apelo esportivo, mas que continuava usando o mesmo motor das outras versões.

Em meados de 2008, a GM apresenta a Meriva com câmbio automatizado Easytronic – mesmo que seja um projeto europeu, o câmbio trouxe muita dor de cabeça para ambos os lados, tanto para nós quanto para os europeus.

A opção de câmbio automatizado estava disponível apenas para a versão Premium.

Meses após o lançamento do novo câmbio, a GM apresenta a Meriva com opção de motor 1.4 8 válvulas, que desenvolve 105 cavalos quando abastecido com álcool, e 99 cavalos na gasolina. O torque com álcool fica em 13,4 kgfm, e com gasolina vai para 13,2 kgfm.

Interior Chevrolet Meriva 2008–12

A caixa de câmbio para o motor 1.4 Flexpower era a manual de 5 velocidades.

O câmbio Easytronic passou a ser oferecido nas versões Expression de entrada, Premium e SS.

No mesmo ano, a Meriva ganhava um discretíssimo facelift, onde o desenho da grade era mais limpo e o símbolo da Chevrolet era trocado pela gravata dourada, ela não ficava mais vazada e dentro de um círculo como se fazia a tempos.

Chevrolet Meriva SS 2005–08

O fim dos tempos em 2012

Já em 2012, quando o modelo estava com 10 anos de mercado, e na Europa o modelo vendido sob as bandeiras Opel e Vauxhall, ganhava sua segunda geração.

No mesmo ano, a Meriva perde as versões Expression e SS, devido também a muitos problemas com o câmbio Easytronic.

Em julho de 2012, a Meriva encerrava sua carreira junto da Zafira, com a versão de despedida chamada Collection, que eram limitadas a 500 unidades de cada modelo, usando um tom esverdeado e um bom pacote de equipamentos.

Chevrolet Meriva SS 2008–10

Meriva – versões

  • Meriva 1.8/CD 1.8 102 cv (2003 a 2004)
  • Meriva 1.8/CD 1.8 122 cv (2003 a 2004)
  • Meriva 1.8/CD 1.8 Flexpower (2004)
  • Meriva Joy 1.8 Flexpower (2005 a 2008)
  • Meriva Maxx 1.8 Flexpower (2005 a 2008)
  • Meriva Premium 1.8 (2005 a 2009)
  • Meriva SS 1.8 (2006 a 2009)
  • Meriva SS 1.8 Easytronic (2009 a 2011)
  • Meriva Expression 1.8 Easytronic (2009 a 2012)
  • Meriva Joy 1.4 (2009 a 2012)
  • Meriva Maxx 1.4 (2009 a 2012)
  • Meriva Premium 1.8 Easytronic (2008 a 2012)
  • Meriva Collection 1.4 (2012)

Meriva – preços

  • Meriva 1.8/CD 1.8 102 cv – R$ 18.077 (2003) a R$ 20.840 (2004)
  • Meriva 1.8/CD 1.8 122 cv – R$ 19.730 (2003) a R$ 21.608 (2004)
  • Meriva 1.8/CD 1.8 Flexpower – R$ 24.068 (2004)
  • Meriva Joy 1.8 Flexpower – R$ 20.349 (2005) a R$ 23.354 (2008)
  • Meriva Maxx 1.8 Flexpower – R$ 22.423 (2005) a R$ 25.110 (2008)
  • Meriva Premium 1.8 – R$ 20.428 (2005) a R$ 27.388 (2009)
  • Meriva SS 1.8 – R$ 24.494 (2006) a R$ 29.041 (2009)
  • Meriva SS 1.8 Easytronic – R$ 28.252 (2009) a R$ 30.752 (2011)
  • Meriva Expression 1.8 Easytronic – R$ 25.161 (2009) a R$ 29.584 (2012)
  • Meriva Joy 1.4 – R$ 24.680 (2009) a R$ 28.464 (2012)
  • Meriva Maxx 1.4 – R$ 26.202 (2009) a R$ 31.005 (2012)
  • Meriva Premium 1.8 Easytronic – R$ 26.659 (2008) a R$ 32.250 (2012)
  • Meriva Collection 1.4 – R$ 31.121 (2012)
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.